Keke e a Willians FW08
Muito se tem falado e escrito sobre a atual temporada da Formula Um, vários vencedores, vários carros se destacando em algum período. Vence Vettel ou Alonso? A três corridas do final e com 75 pontos em jogo, ninguém pode afirmar nada.
Em 1982 os Formula Um eram diferentes, efeito asa, era a aerodinâmica “criada” por Chapman, o efeito solo, dando seus frutos, motores de 1.500cc turbo alimentados, que desenvolviam potencia altíssimas, entrava no páreo um novo material, a fibra de carbono. A volta de Lauda, o desaparecimento de Gilles, o acidente na largada que ceifou a vida de Palleti, o acidente de Didier, na Willians saía o campeão Alan Jones e entrava o rápido Keke Rosberg...
A briga FISA e FOCA, a desclassificação de Piquet no Brasil, o boicote ao GP de San Marino, onde largaram apenas 14 carros...
Foram 16 corridas, doze vencedores diferentes, uma seqüência de nove corridas com diferentes vencedores, nenhum teve mais de duas vitórias no campeonato.
E Keke, que no ano anterior não havia marcado um ponto sequer quando corria na equipe Fittipaldi, e vencedor de um só GP, o da França em Dijon é o novo campeão!
Rui Amaral Jr
Gilles, Ferrari 126 C2, o Campeão sem titulo não daria mais o espetáculo!
Piquet e a Brabham BT50
Dois anos após dizer que não ficaria mais dando voltas em um circuito, para não chegar a lugar algum, Niki volta!
Elio com a Lotus 91 vence Keke em Zeltweg por 50/1.000
Jonh Watson e a MacLarem MP4B
NT: Foi a última vitória dos motores aspirados sobre os turbo!
PS: Alguns pensamento me levaram a escrever este post, as palavras do Grande Fangio "carreras son carreras", a lembrança de um grande chefe de equipe brasileiro, que ao ver seus pilotos reclamarem que os carros dos adversários eram mais fortes disse, "corrida termina na bandeirada!", e eles venceram!
Duas atuações minhas neste ano de 1982, uma quando assumi a ponta em uma corrida, foi na entrada da curva do "Sol" em Interlagos, fiquei feliz para alguns metros depois, quando coloquei a 2ª marcha na curva do "Sargento" meu motor ir para o espaço! Foi apenas um eixo do balanceiro que quebrou, e minha corrida terminou ali. Outra quando corremos pelo circuito externo do mesmo Interlagos, final mente eu teria uma 1ª marcha curta para pular com os outros. Mas acho que errei ao engatar a segunda!
É carreras son carreras!
PS: Direto de Bagé,
1982, não consigo colocar comentários no "Histórias...", mas lembrei alguma coisa.
Cinco pilotos venceram dois GPs; Pironi (Ímola e Zandvoort); Wattie (Bélgica e Detroit); A.M.P.Prost (Kyalami e Brasil); Lauda (Long Beach e Brands Hatch) e Arnoux (Paul Ricard e Monza)
Seis pilotos venceram uma vez: Rosberg(Dijon);Tambay (Hockenheim); Alboretto (Las Vegas); De Angelis (Áustria); Patrese (Mônaco) e Piquet(Canadá).
Temporada cheia de esquisitices e pontuada de histórias engraçadas, tristes ou simplesmente curiosas.
O GP da Suiça, disputado em território francês (Dijon Prenois); o maluquíssimo GP de Mônaco; o drama de Villeneuve; o final empolgante do GP da Áustria; a briga entre A.M.P e Arnoux; a perda sentida de Palletti e a saída à francesa do Lole Reutemann, sem contar o teste de Tommy Byrne na McLaren.
Permita que discorde de ti e do Soffa: a última vitória de um V8 DFV foi em Detroit/83, com Alboretto, vinte dias depois da vitória de Rosberg em Monte Carlo.
Se lembrar mais alguma coisa, mando foto.
Caranguejo
Outra nota! Eu esqueço de escrever e depois de alguns e-mails trocados com o Caranguejo vou adicionando! Cinco pilotos venceram pela primeira vez na Formula Um nesta temporada; Elio de Angelis, Keke Rosberg, Patrick Tambay, Michele Alboreto, Ricardo Patrese.
PS: Alguns pensamento me levaram a escrever este post, as palavras do Grande Fangio "carreras son carreras", a lembrança de um grande chefe de equipe brasileiro, que ao ver seus pilotos reclamarem que os carros dos adversários eram mais fortes disse, "corrida termina na bandeirada!", e eles venceram!
Duas atuações minhas neste ano de 1982, uma quando assumi a ponta em uma corrida, foi na entrada da curva do "Sol" em Interlagos, fiquei feliz para alguns metros depois, quando coloquei a 2ª marcha na curva do "Sargento" meu motor ir para o espaço! Foi apenas um eixo do balanceiro que quebrou, e minha corrida terminou ali. Outra quando corremos pelo circuito externo do mesmo Interlagos, final mente eu teria uma 1ª marcha curta para pular com os outros. Mas acho que errei ao engatar a segunda!
É carreras son carreras!
PS: Direto de Bagé,
1982, não consigo colocar comentários no "Histórias...", mas lembrei alguma coisa.
Cinco pilotos venceram dois GPs; Pironi (Ímola e Zandvoort); Wattie (Bélgica e Detroit); A.M.P.Prost (Kyalami e Brasil); Lauda (Long Beach e Brands Hatch) e Arnoux (Paul Ricard e Monza)
Seis pilotos venceram uma vez: Rosberg(Dijon);Tambay (Hockenheim); Alboretto (Las Vegas); De Angelis (Áustria); Patrese (Mônaco) e Piquet(Canadá).
Temporada cheia de esquisitices e pontuada de histórias engraçadas, tristes ou simplesmente curiosas.
O GP da Suiça, disputado em território francês (Dijon Prenois); o maluquíssimo GP de Mônaco; o drama de Villeneuve; o final empolgante do GP da Áustria; a briga entre A.M.P e Arnoux; a perda sentida de Palletti e a saída à francesa do Lole Reutemann, sem contar o teste de Tommy Byrne na McLaren.
Permita que discorde de ti e do Soffa: a última vitória de um V8 DFV foi em Detroit/83, com Alboretto, vinte dias depois da vitória de Rosberg em Monte Carlo.
Se lembrar mais alguma coisa, mando foto.
Caranguejo
Outra nota! Eu esqueço de escrever e depois de alguns e-mails trocados com o Caranguejo vou adicionando! Cinco pilotos venceram pela primeira vez na Formula Um nesta temporada; Elio de Angelis, Keke Rosberg, Patrick Tambay, Michele Alboreto, Ricardo Patrese.