A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Primeiro 500 Km de Porto Alegre - Circuito da Pedra Redonda - 1958


Amanhece o domingo, vento minuano havia dado trégua, para esta que seria a primeira prova dos 500 Km de Porto Alegre que se tornaria um clássico do automobilismo gaúcho.
A cidade estava movimentada com porto-alegrenses e o público vindo da região e outros Estados.
Os ânimos exaltados, adrenalina em alta, agitava e muito os pilotos, mecânicos e preparadores. Seria o primeiro, grande e belo confronto entre os paulistas e gaúchos após os incidentes da final das Mil Milhas Brasileiras de 1957. E ainda com a participação dos ‘hermanos’ exímios pilotos argentinos e uruguaios o que só engrandeceria esta.
De São Paulo vieram os pilotos Camillo Christófaro, Celso Lara Barbéris, Chico Landi, José Gimenez Lopes e Luiz Margarido.
Os gaúchos que participaram, Aristídes Bertuol, Catharino Andreatta, Ítalo Bertão, José Asmuz, Nacticvo Camozzato, Orlando Menegaz entre outros.
Os argentinos Juan Galvez e Felix Peduzzi e o uruguaio Rômulo Buonavoglia entre outros.
Os treinos de sábado foi de muita emoção e tristeza, o piloto José Gimenez Lopes, bateu em uma árvore destruindo sua Chevrolet N° 82 tirando também Chico Landi.
A prova consistia em 40 voltas no Circuito da Pedra Redonda. A largada foi às 8h e 45min, com Barbéris na ponta, sendo logo ultrapassado por Orlando Menegaz, fazendo a segunda volta com média de 140 km/h, em sua cola Juan Galvez e Aristides Bertuol. Que superou com maestria Galvez, dando início a um duelo entre os gigantes gaúchos com suas possantes Chevrolet/Corvette N° 24 e N° 4.
O ritmo forte fez com que Menegaz abandonasse a prova na 25ª volta, com problemas no diferencial. Os pilotos que já se encontravam fora desta eram Galvez, Barbéris, Christófaro, Catharino, Felix e Menegaz.
Peduzzi capotou na Praça da Tristeza, saindo também da prova, mesmo assim teve muita sorte pois não teve nenhum ferimento.
Nactivo Camozzato, que vinha em segundo lugar, assumiu a liderança da prova ultrapassando Bertuol que tentou alcançar Camozzato, na 26ª volta Bertuol, perde o controle de sua carretera N° 4, batendo forte em uma árvore e ficando entalado entre duas outras, na rótula da Caixa d’Água de Ipanema. Camozzato conquistou a vitória com bravura.
A prova que iniciou com 19 pilotos, acabou com apenas 6, se tornando num festival de carreteras quebradas e acidentes. O Circuito da Pedra Redonda exigia muita habilidade dos pilotos e resistência das máquinas.

Curiosidades sobre esta prova:

- Aristides Bertuol com sua Chevrolet/Corvette N. 4, que tinha câmbio de quatro marchas para frente e a ré embaixo, como se fosse um afogador, ao ser dada a largada não viu que estava com a ré engatada e largou de marcha ré. Por sorte não bateu em nenhum concorrente, mas teve de ser dada uma segunda largada;
- Aristides Bertuol e Orlando Menegaz, cada um com sua respectiva Chevrolet/Corvette , apostaram Um Milhão de Cruzeiros para ver qual deles seria o vencedor. Quando Daniel Winik e outros pilotos ficaram sabendo rasgaram o cheque, pois isto levaria-os a pilotarem em extrema alta velocidade que poderia ocasionar grave acidente.


Agradeço ao amigo Rui Amaral Lemos Jr. pelo convite para escrever sobre esta tão importante fase do automobilismo gaúcho. A Fabio Poppi que nos presenteou com as fotos e a Carlos de Paula que nos apoiou. Aos amigos Daniel Winik, único piloto passo-fundense de carretera, ainda vivo e meu pai, Nelson Marques da Rocha, ambos enciclopédias vivas que me auxiliaram neste.

Graziela Marques da Rocha
Passo Fundo-RS

Cantando o Hino Nacional - antes da largada
Momentos antes de alinharem

Largada
"Cupecita la Galera" dos argentinos hermanos Dante e Torcuato Emiliozzi
 Carretera Ford N. 52


Ford 1 e Juan Galvez a direita
Chevrolet N. 3 de Peduzzi
 Ford N. 18, a Gilda, de Nicanor Ollé
 Ford N. 30 e ao fundo Ford N. 53 de Buonavoglia
 Chico Landi e Celso Lara Barberis
 Carretera Ford N. 6 com Camozzato a esquerda
 Ítalo Bertão que correu com a Ford N. 48 de Daniel Winik
Orlando Menegaz com sua carretera Chevrolet/Corvette N. 24
 Aristides Bertuol com sua Chevrolet/Corvette N. 4
Buonavoglia com sua Ford N. 53 
Carretera Chevrolet N. 16 de João Galvani
 Diogo Ellwanger com sua Ford N. 22 - descida para a curva da Pedra Redonda

 Rótula da Caixa d'Água
 Saída da Praça Tristeza, Bertuol com sua Chevrolet/Corvette N. 4 atrás de Menegaz com sua Chevrolet/Corvette N. 24
Camozzato com sua Ford N. 6

Carretera Chevrolet N. 82 de Chico Landi
NT: Quem está ao lado parece se José Gimenez Lopez

Quadriculada vai para... 
Aldo Costa com sua Ford N. 12 - ao completar a prova

________________________________________________--

Aproveito para mostrar novamente o vídeo dos  500 KM de Porto Alegre de 1962, que recebi de meus amigos Nelson e sua filha Graziela Marques da Rocha, editado e disponibilizado no You Tube  por meu amigo Fernando Fagundes.



____________________________________________

Interessante, hoje ao abrir a pagina de estatísticas do Historias mais de 10 visitas a este post. 
Foi a primeiro post da sempre competente Graziela, nas fotos que eu havia recebido do Fabio Poppi.
São  fotos antológicas de nosso automobilismo, de uma época de raça e pilotos privilegiados, que corriam com dificuldades e amor ao esporte.
Com este post, me aproximei de alguns amigos do Sul, entre eles o sempre presente Caranguejo e Leandro Sanco que em seu ótimo blog, conta muitas das historias do automobilismo.
À Graziela, Nelson, Fernando e Fabio meu muito obrigado, e um forte abraço!


Rui Amaral Jr

Post original de 13 de Julho de 2009




domingo, 14 de outubro de 2012

GP da Coreia 2012

 






Alonso

O que parecia difícil aconteceu, faltando quatro corridas para o final da temporada, Vettel assume a ponta do campeonato, desbancando Alonso e vencendo de forma incontestável. Tomou a ponta na largada e liderou tranquilamente, andandorápido e forte até o final, escudado por seu companheiro Webber. Alonso em quarto, ainda tem esperanças, mas ao contrário do que foi dito antes, sua Ferrari não tem condições de brigar com as Red Bull nem em corridas. Hoje teve a ajuda de Massa que ficando entre ele e Kimi tirou alguns pontos importantes do terceiro classificado no campeonato.
E as MacLarens? Vindas de três vitórias, parece que simplesmente perderam toda competitividade!   

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull Renault): 55 voltas
2. Mark Webber (AUS/Red Bull Renault): +8s2
3. Fernando Alonso (ESP/Ferrari): +13s9
4. Felipe Massa (BRA/Ferrari): +20s1
5. Kimi Räikkönen (FIN/Lotus Renault): +36s7
6. Nico Hulkenberg (ALE/Force India Mercedes): +45s3
7. Romain Grosjean (FRA/Lotus Renault): +54s8
8. Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso Ferrari): +1min09s5
9. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso Ferrari): +1min11s7
10. Lewis Hamilton (GBR/McLaren Mercedes): +1min19s6
11. Sergio Perez (MEX/Sauber Ferrari): +1min20s0
12. Paul di Resta (GBR/Force India Mercedes): +1min24s4
13. Michael Schumacher (ALE/Mercedes): +1min29s2
14. Pastor Maldonado (VEN/Williams Renault): +1min34s9
15. Bruno Senna (BRA/Williams Renault): +1min36s9
16. Vitaly Petrov (RUS/Caterham Renault): +1 volta
17. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham Renault): +1 volta
18. Timo Glock (ALE/Marussia Cosworth): +1 volta
19. Charles Pic (FRA/Marussia Cosworth): +2 voltas
20. Narain Karthikeyan (IND/HRT Cosworth): +2 voltas

CAMPEONATO

1  Sebastian Vettel 215
2  Fernando Alonso 209
3  Kimi Raikkonen 167
4  Lewis Hamilton 153
5  Mark Webber 152
6  Jenson Button 131
7  Nico Rosberg 93
8  Romain Grosjean 88
9  Felipe Massa 81
10 Sergio Perez 66

FOTOS: Reuters , GettyImagesBrasil , EFE , AP



Formula Truck

Parece, segundo noticias de hoje à tarde que o piloto, Diumar Bueno se encontra bem e em recuperação. Teve as duas pernas quebradas e algumas outras escoriações. Seu acidente foi impressionante, parece que apagou dentro do cockpit, pois nenhuma reação houve enquanto atravessava o gramado no centro da pista.
Força Diumar, um abraço e fique com Deus!



  


sábado, 13 de outubro de 2012

Formula Truck Guaporé 2012




Pelas últimas noticias, inclusive de amigos no Facebook, parece que Diumar está bem.
Acredito que a categoria deveria correr em autódromos próprios, já que é impossível as defesas de uma pista preparada para carros, conter um caminhão e ainda mais à essa velocidade, Interlagos uns dois anos atrás já nos mostrou isso. Tenho grande apreço pela organização da categoria, mas penso que alguma coisa deve ser feita.
Diumar, estamos com você, e espero que se recupere logo. Fique com Deus.    


LINK

GP da Coreia 2012 - GRID

 Canguru na pole! 

Webber
 Por pouco Karthikeian não atropela uma Force India! 
 Dick entra na frente de Hamilton, quando ele foi campeão do mundo fez muitas dessas, só que em corrida!

GRID

1.  Mark Webber (AUS/Red Bull Renault): 1min37s242
2.  Sebastian Vettel (ALE/Red Bull Renault): 1min37s316
3.  Lewis Hamilton (GBR/McLaren Mercedes): 1min37s469
4.  Fernando Alonso (ESP/Ferrari): 1min37s534
5.  Kimi Räikkönen (FIN/Lotus Renault): 1min37s625
6.  Felipe Massa (BRA/Ferrari): 1min37s884
7.  Romain Grosjean (FRA/Lotus Renault): 1min37s934
8.  Nico Hulkenberg (ALE/Force India Mercedes): 1min38s266
9.  Nico Rosberg (ALE/Mercedes): 1min38s361
10. Michael Schumacher (ALE/Mercedes): 1min38s513
11. Jenson Button (GBR/McLaren Mercedes): 1min38s441
12. Sergio Perez (MEX/Sauber Ferrari): 1min38s460
13. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber Ferrari): 1min38s594
14. Paul di Resta (GBR/Force India Mercedes): 1min38s643
15. Pastor Maldonado (VEN/Williams Renault): 1min38s725
16. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso Ferrari): 1min39s084
17. Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso Ferrari): 1min39s340
18. Bruno Senna (BRA/Williams Renault): 1min39s443
19. Vitaly Petrov (RUS/Caterham Renault): 1min40s207
20. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham Renault): 1min40s333
21. Timo Glock (ALE/Marussia Cosworth): 1min41s371
22. Pedro de la Rosa (ESP/HRT Cosworth): 1min42s881
23. Narain Karthikeyan (IND/HRT Cosworth): sem tempo
24. Charles Pic (FRA/Marussia Cosworth): 1min41s317 

FOTO: Reuters

TERRA FORMULA UM 

Vídeo completo da classificação