A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

MONZA


Tazio Nuvolari vence as Auto Union.
Tazio vencendo nas motos 
 1967 Graham Hill, Lotus 49 e Jack Brabham
1967, Jonh Surtees, Honda RA300 vence com Black Jack em , Brabham BT 24 em segundo à 200/1000
1967 largada
1983 Piquet, Brabham BT 52B, larga na ponta para vencer  
1966, Ludovoco Scarfiotti - Ferrari 312/66 V12  
 1972, Emerson vence com a Lotus 72D
1971, Chris Amon, Matra-Simca MS 120B,  nesta corrida ele perdeu a viseira, e a oportunidade de brigar pela vitória.
1971, Peter Ghetin, BRM P160 o vencedor à 10/1000 de Peterson e 80/1000 de Cevert, Tyrrel 002
Ghetin, Ronnie Peterson, March 711 e Clay Regazzoni, Ferrari 312 B2   
 1955 Jangio e Moss, Mercedes Benz W196

  
1978, acidente de Ronnie 
 Vitória de Rubens Barrichello, Brawn BGP 001
 Fangio e a Maserati 250F, 2º lugar no ano de seu 5º titulo 
 1974, Ronnie, Lotus 72D vence com Emerson, MacLarem M23 em sua cola, e a caminho de seu 2º titulo 

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Spa 1950

Fangio à frente de Fagioli

1950 o GP da Belgica em Spa era o quarto GP da primeira temporada da Formula Um, fora Indianápolis, a Alfa Romeo com o modelo 158/50 vinha dominando amplamente o campeonato, com seus três pilotos Nino Farina, Luigi Fagioli e Juan Manuel Fangio.


Silverstone com Nino seguido por Fagioli

Sobre a primeira corrida do campeonato já escrevi aqui, foi a vitória de Nino Farina em Silverstone, depois veio Mônaco, onde Fangio deu um show, sabendo aproveitar a maré de acidentes, em Bremgarten no GP da Suíça nova vitória do italiano. E agora chegavam em Spa.
Nino e Fangio fizeram o mesmo tempo na classificação, 4m37s cravados, mas Il Dottore largava na pole, por ter feito antes, a seguir a outra Alfa com Fagioli com 4.41 e depois já bem longe Gigi Viloresi com a Ferrari 125 exatos 10s mais lento que a pole.
Na largada Nino toma a ponta, mas já na segunda volta é ultrapassado por Fangio, e durante muitas voltas andam nestas posições, até que Nino com problemas em seu carro é ultrapassado por Fagioli na outra Alfa e Louis Rosier com o Talbot-Darracq T26C-DA.
Nino termina em quarto e Ciccio Ascari com a Ferrari 125/275 em quinto e Gigi Villoresi com Ferrari 126 em sexto.
Nesta altura do campeonato, Farina e Fangio tinham duas vitórias cada, tendo o italiano 22 pontos, contra 17 do argentino, e faltavam duas corridas para o final do campeonato, Reims e Monza... 

Rui Amaral Jr

    


"Na verdade, o GP de Spa de 50 foi o início de uma reação do Chueco, que depois de vencer em Mônaco, tivera mau resultado em Bremgarten. Era preciso uma boa colocação na pista belga pois Farina estava muito confortável.
A prova foi esvaziada pela falta de carros. Apenas catorze apareceram: as Alfas dominantes, as Ferraris e alguns Talbots-Lago que eram a metade do grid, além de um Alta filho único, de Geoffrey Crossley. Destaque-se a presença de Pierre Levegh, mais tarde tristemente conhecido por Le Mans-55.
Fangio largou na frente e brigou muito com o Dottore. Prova longa, tiveram que parar para o pit e Sommer com um Talbot assumiu a ponta. Mas quando parou, Ciccio assumiu a ponta com sua Ferrari 125/275. Ele estava com um dos novos V12 atmosféricos com que a equipe se dispunha a enfrentar a Alfa (que usava motores comprimidos).
Carro novo, problemas novos. Ascari explodiu o engenho e Fangio voltou na frente e lá ficou. O Dottore teve problemas de transmissão nas voltas finais e terminou em quarto. Uma colocação que se revelaria decisiva meses mais tarde."


Caranguejo



domingo, 2 de setembro de 2012

Spa 2012 Formula Um e GP2 - corrida

A Formula Um e a GP2 saíram de Spa vitoriosas, pois nada de mais grave aconteceu nos acidentes do final de semana. Ontem na GP2 e hoje a lambança horrível provocada por Grosjean na largada da FI e um pouco antes, a feia atitude de James Calado colocando o brasileiro Luiz Razia para fora da pista em um lugar perigosíssimo.
Grosjean foi punido e não participa do GP da Itália em Monza, vamos ver o que acontece com Calado.
Foi uma grande vitória de Button, em GP bem bem disputado, marcado pela bela ultrapassagem de Kimi sobre Dick antes da Eau Rouge! 


 Button
 Kimi e Schummi



A LARGADA


RESULTADO

1. Button McLaren-Mercedes 
2. Vettel Red Bull-Renault 
3. Raikkonen Lotus-Renault + 25.334
4. Hulkenberg Force India-Mercedes 
5. Massa Ferrari + 29.845
6. Webber Red Bull-Renault 
7. Schumacher Mercedes + 53.374
8. Vergne Toro Rosso-Ferrari 
9. Ricciardo Toro Rosso-Ferrari 
10. Di Resta Force India-Mercedes 
11. Rosberg Mercedes 
12. Senna Williams-Renault 
13. Kobayashi Sauber-Ferrari 


CAMPEONATO DE PILOTOS

1. Alonso 164 
2. Vettel 140 
3. Webber 132 
4. Raikkonen 131 
5. Hamilton 117 
6. Button 101 
7. Rosberg 77 
8. Grosjean 76 
9. Perez 47
10. Schumacher 35



CAMPEONATO DE CONSTRUTORES

1. Red Bull-Renault 272
2. McLaren-Mercedes 218
3. Lotus-Renault 207
4. Ferrari 199
5. Mercedes 112
6. Sauber-Ferrari 80
7. Force India-Mercedes 59
8. Williams-Renault 53



GP2

GP2: líderes se envolvem em incidente na primeira volta

Luiz Razia e Davide Valsecchi têm corrida prejudicada após uma confusão envolvendo o inglês James Calado, que jogou brasileiro para fora da pista em Spa
Um acidente logo na primeira volta praticamente tirou de combate os dois líderes do campeonato da GP2 na segunda corrida do fim de semana em Spa-Francorchamps. O brasileiro Luiz Razia e o italiano Davide Valsecchi se envolveram em uma confusão com James Calado e, por conta disso, passaram longe da zona de pontos. No entanto, seguem na ponta da tabela.
Largando da terceira posição, Razia manteve o posto na primeira curva, La Source, e um bom desempenho na subida da Eau Rouge, entrando na grande reta com velocidade suficiente para passar Calado pelo lado de fora da pista. Contudo, o piloto inglês espremeu Razia para fora, e o representante da Arden acabou rodando ao tocar com as quatro rodas na grama, cruzando a pista bem à frente de Valsecchi. Como resultado, ambos deixaram a pista em direção ao guard-rail.
Os dois conseguiram retornar à pista, mas Valsecchi foi forçado a abandonar após nove voltas, enquanto Razia recebeu a bandeirada em 20º, a menos de um minuto do vencedor, Josef Kral. "A largada foi normal. Saí da La Source em terceiro, fiz uma boa Eau Rouge, saí com bastante velocidade e ia passar o Calado; entrei na reta com minha roda dianteira à frente da traseira dele. Mas, infelizmente, ele puxou para fora, sem dar espaço, acabei rodando e isso comprometeu a corrida", descreve.
Sem intervalo, a GP2 parte para mais duas corridas em Monza, na Itália, no próximo fim de semana, com Razia e Valsecchi empatados em 204 pontos, 44 à frente de Calado, o terceiro. O brasileiro leva a melhor no desempate ao ter uma vitória a mais que o italiano. "Estamos empatados e vamos decidir o campeonato em Monza e Cingapura. Vamos nos concentrar nesta primeira corrida, fazer uma boa classificação e continuar lutando", completa.


 CAMPEONATO

1. Luiz Razia (BRA), 204 pontos
2. Davide Valsecchi (ITA), 204
3. James Calado (ING), 160
4. Esteban Gutierrez (MEX), 150
5. Giedo van der Garde (HOL), 141
6. Max Chilton (ING), 124
7. Fabio Leimer (SUI), 103
8. Marcus Ericsson (SUE), 89
9. Felipe Nasr (BRA), 85






UMA VOLTA EM SPA 


__________________________________________

NOSSO PAPO DEPOIS DA CORRIDA

sábado, 1 de setembro de 2012

Spa 2012 - GP2 primeira corrida e FI grid


 Button
Kobayashi 
Raikkonen

GRID

1 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m47s573
 2 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m47s871
 3 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - 1m48s205
 4 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - 1m48s219
 5 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m48s313
6 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - 1m47s893*
 7 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m48s394
 8 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - 1m48s538
 9 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m48s890
 10 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m49s722
 11 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - 1m49s362
12 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m48s392**
 13 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m49s742
14 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m49s588
 15 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - 1m49s763
 16 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - 1m49s572
17 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - 1m49s958
 18 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - 1m51s739
 19 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - 1m51s967
 20 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - 1m52s336
 21 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - 1m53s030
 22 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - 1m53s493
23 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m50s181**
 24 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - 1m54s989
 * Pastor Maldonado foi punido com a perda de três posições no grid por bloquear Nico Hulkenberg durante o Q1.
 ** Mark Webber e Nico Rosberg perderam cinco posições no grid por trocarem o câmbio, respectivamente, da RBR e da Mercedes.

GP2

Razia pontua em etapa caótica na Bélgica

Brasileiro vai de 18º para sexto na corrida deste sábado, mantém liderança do campeonato e larga da terceira posição neste domingo.

O brasileiro Luiz Razia conseguiu reverter neste sábado o resultado negativo da classificação e terminou nos pontos a primeira corrida da GP2 em Spa-Francorchamps. Com uma grande atuação, o piloto da equipe Arden saiu da 18ª para a sexta posição, mantendo-se na liderança do campeonato com 206 pontos, o mesmo número de pontos que Davide Valsecchi; contudo, com uma vitória a mais, Razia leva a vantagem. Largando da nona fila, o piloto de 23 anos subiu para 15º e se valeu de um ótimo pit stop (realizado logo após o piloto Nigel Melker sofrer um forte acidente e provocar a entrada do safety car, instantes antes da interrupção da prova), para se colocar entre os nove primeiros entre os que já pararam.

Na relargada, Razia se valeu de confusões à frente para efetuar boas ultrapassagens e subir para quinto quando todos realizaram suas paradas, perdendo uma posição para Van der Garde no fim. Com o resultado, ele larga em terceiro na corrida do domingo; Valsecchi, por sua vez, foi terceiro e sairá em sexto. "A corrida foi muito complicada. A gente largou com os pneus certos, foi uma boa opção. Fiz uma boa largada e, durante o período de safety car, a gente trocou os pneus. Quando a corrida ficou parada, fizemos algumas modificações no carro e precisei me manter focado", destaca Razia, que subiu 12 posições no decorrer da prova deste sábado.

"Quando a prova recomeçou eu ataquei logo e ganhei duas posições. Depois de mais algumas voltas, passamos mais outros dois e passei para nono. Ainda faltavam parar quatro carros e pulei para quinto, mas perdi rendimento no final e o Garde me passou. Ele tinha trocado os pneus e não dificultei. Cheguei em sexto, o que foi bom para o campeonato e me deixou em uma boa posição para chegar no pódio amanhã", completa. A prova deste domingo está marcada para as 5h30 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do canal por assinatura SporTV.

_________________________________________

Logo após a GP2 e a classificação da F I fui convidado por meu amigo Washington para participar de um bate papo no Blog A Voz do Coelho, do super simpático Andre, junto com Gabriel e o Vitor.
Abaixo nosso papo sobre a GP2 e Formula Um.