A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

1978

Um Candango à caminho da Formula Um
Piquet
Serra e Stefan Johanson
Derek Warwick

Andrea di Cesaris 


SILVESTONE 9 de Julho de 1978

Pole Position: Nelson Piquet, 54.9"
Volta mais rápida: Nelson Piquet, 54.9"

1º  Nelson Piquet, Ralt RT1 - Toyota/Novamotor 27'44.6"  
2º  Chico Serra, BR Toyota/Novamotor 27'56.4"  
3º  Derek Warwick, Ralt RT1- Toyota/Novamotor 27'58.8"  
4º  Andrea De Cesaris, Ralt RT1- Toyota/Novamoto   27'58.8"  
5º  Geoff Brabham, Ralt RT1- Toyota/Novamotor 28'07.4"  
6º  Derek Lawrence, Chevron B38- Toyota/Novamotor 28'17.9"  
7º  Jorge Caton,  Ralt RT1- Toyota/Novamotor 28'17.9"  
8º  John Stokes, Chevron B38- Toyota/Novamotor 28'38.8"  
9º  Barry Green,  Chevron B38- Toyota/Novamotor 28'40.5"  
10ºFermin Velez, Ralt RT1- Toyota/Novamotor 28'40.8"

CAMPEONATO BP de F3

1º  
Nelson Piquet    91 PONTOS

2º  
Chico Serra E
  Derek Warwick   61
4º  Phillip Bullman  22


5º  Andrea di Cesaris  19
6º   Tiff Meedell  18


Testando a MacLaren em Silverstone
  

A MacLaren M23 da estréia em Zeltweg. 


Estreando na Brabham, com BT46, Montreal






F-Truck e Marcas

F-Truck encerra ausência de cinco anos em Cascavel
João Maistro

A Fórmula Truck encerra neste fim de semana um período de cinco anos longe de Cascavel. A simpática cidade paranaense recebe a sexta etapa da temporada em um circuito completamente reformado, mas com o traçado original intacto.

Para os pilotos do Paraná, o retorno de Cascavel é mais uma oportunidade para correr em seu Estado natal. No caso da Fórmula Truck, cinco deles terão incentivo extra, entre eles, João Maistro, da equipe Girho's, um dos destaque da temporada com a décima posição na tabela de pontos.

"São 268 km de distância da minha cidade, Maringá, para Cascavel. Algo em torno de três horas e meia de carro. Como não corremos em Londrina, que fica a 93 km de Maringá, essa é praticamente nossa corrida de casa", comenta Maistro, que corre com o Volvo número 14.

"Pelas fotos que circulam na internet, estão fazendo um belo trabalho no circuito e isso é bom para o automobilismo, que ganha uma praça revitalizada ao mesmo tempo em que perde um importante circuito, que é o do Rio de Janeiro. E Cascavel merece, pois respira automobilismo", destaca o piloto paranaense.

A sexta-feira recebe os dois primeiros treinos livres, às 11h e 14h, com o sábado sendo o dia mais agitado do fim de semana: mais dois treinos livres, às 9h e 11h, além da classificação, às 14h, e o Top Qualifying, às 15h. O domingo, dia principal, começa cedo, com um Warm Up às 8h, antes da corrida, que está marcada para as 13h10 (horários de Brasília). A Band transmite ao vivo.


MARCAS

 Toyota RZ quer fechar a última etapa no Rio com vitória

Thiago Marques
Ricardo Zonta

Equipe paranaense vem de duas vitórias nas duas últimas rodadas duplas e busca se despedir de Jacarepaguá com estilo.
Enquanto as Olimpíadas acontecem a todo vapor em Londres, a Copa Petrobras de Marcas não para. Neste fim de semana, o palco dos próximos jogos, o Rio de Janeiro, recebe pela última vez uma competição de nível nacional no autódromo de Jacarepaguá, que será desativado para a construção de um Parque Olímpico.
O encontro, que compreende as etapas 7 e 8 de 2012, marca o fim da primeira metade do campeonato, que já passou por São Paulo, Brasília e Curitiba. Com vitórias obtidas nas duas últimas rodadas duplas, a Toyota RZ busca fechar esta metade com mais dois bons resultados para se estabelecer como uma das principais forças da parte final da temporada.
"Estamos mostrando uma evolução crescente. Fomos a equipe que mais somou pontos em uma única corrida neste ano (39, em Brasília) e uma das duas que já tem duas vitórias neste ano (junto com a Full Time Sports, da Honda). Os números provam que estamos crescendo e nossa meta é comprovar na pista neste fim de semana", comenta Ricardo Zonta, vencedor da última corrida, em Curitiba.
Primeiro lugar na quarta etapa, de Brasília, Thiago Marques espera se despedir do Rio com uma reação no campeonato. "Não tivemos o melhor dos finais de semana em Curitiba, por isso preciso de duas boas corridas em Jacarepaguá para compensar. O campeonato está aberto, temos muito pela frente e espero que consigamos dar mais um passo nessa franca evolução que estamos mostrando", completa.
As atividades da Copa Petrobras de Marcas em Jacarepaguá têm início às 9h deste sábado, com o treino livre 1. O segundo treino acontece às 12h40, com a classificação acontecendo às 16h. No domingo, as duas corridas estão marcada para as 10h e 13h20 (horários de Brasília).





quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Sensacional!

Racing In Slow Motion IV

Dino

Dino Ferrari, na Ferrari 125 GPC

Alfredo Ferrari ou Alfredino ou simplesmente Dino, nasceu na cidade de Modena em Janeiro de 1932, filho de Enzo e sua esposa Laura Gaurello, seu nome é em homenagem ao avô paterno.
Após o seu nascimento o pai, piloto da Alfa Romeo, abandonou as pistas como piloto e se transformou no grande chefe de equipe que foi. Primeiro na própria Alfa depois na sua querida Ferrari.
Enzo esperava que Dino o sucedesse na direção da Ferrari, e para isso  o preparou. Primeiro mandou à Suíça, onde Dino estudou  economia e depois para Bologna onde começou a estudar engenharia mecânica. Sua doença, que tornava seus movimentos rígidos, só lhe permitiu fazer dois anos de Engenharia. 
Mas isto não impedia de Enzo chamá-lo de “engenheiro”, doente, Dino voltou e na Ferrari foi trabalhar como projetista ao lado de Vitório Jano.
É creditado à ele a Ferrari 750 Monza e o desenvolvimento do motor 1,5 L DOHC V6 motor para F2.
Dino sofria de distrofia muscular, e veio a falecer em Junho de 1956, aos 24 anos, Enzo nunca mais se recuperou de sua perda. 
Até 1988, o autódromo de Ímola tinha o nome de "Dino Ferrari". Com a morte do Commendatore, passou a ser "Enzo e Dino Ferrari".

Caranguejo e Rui

Aos amigos Vasco e André.

NT:Laura morreu em 1978 e só aí Enzo reconheceu publicamente que tivera um filho fora do casamento, Piero.


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125 GPC A PRIMEIRA FERRARI MONOPOSTO
post de 22 de Setembro de 2010

Nino Farina no GP da Itália em Turim 1948


A 125 F1 foi primeiro monoposto com a marca Ferrari. Na época ainda não existia a categoria Formula Um e ela corria na categoria GP. Estreou no Grande Prêmio da Itália, GP  de Torino em 5 de Setembro de 1948 pilotada pelo grande campeão Giuseppe Farina, este carro usava um compressor Rooths simples em seu motor V12, mas no ano seguinte foram feitas mudanças radicais nos cabeçotes, adotando cabeçotes com comando de válvulas duplos e a adoção do compressor Rooths de duplo estágio.
A suspensão dianteira manteve-se praticamente similar aos modelos esportivos com rodas independentes , enquanto a traseiro foi originalmente formada por eixos oscilantes e depois  De Dion. 
Em 1949 vieram as primeiras vitórias com Giuseppe Farina, então piloto da Alfa  Romeo emprestado à Ferrari, vencendo o GP de Rosário na Temporada Argentina e depois com  Ascari vencendo o Grande Prêmio da Suíça, GP da Bélgica , GP da Holanda, e o  Grand Prix da Itália. 
Para o ano seguinte a Ferrari abandonou a configuração de motor 1.500cc com compressor, mas aí já é o começo da Formula Um e fica para outro post. 




Motor: Dianteiro, longitudinal, 12V 60° 
            Diâmetro x curso       55 x 52,5 mm 
            Cilindrada unitária    124,73 cm3 
            Cilindrada total         1496.77 cm3 
            Taxa de compressão  6.5 : 1 
            Potencia máxima       230 CV a 7000 giros/min 
            Potencia especifica    154 CV/litro 

            Distribuição
            Um comando por cabeçote, 2 válvulas por cilindro 
            Alimentação 
            Um compressor volumétrico e um carburador Weber 40 DO 3C 

            Lubrificação cárter seco
            Fricção monodisco
    
Chassi: Tubular em aço 

Suspensão dianteira: Independente com triângulo e mola transversal inferior. Amortecedores hidráulicos Houdaille. 

Suspensão traseira: Independente, semi eixo oscilante, barra de torção.Amortecedores hidráulicos  Houdaille.

Freios a tambor
             
Cambio 5 marchas mais ré.

Reservatório de combustível capacidade 120 l 

Pneus: Dianteiro  5.50 x 15 
            Traseiro     7.00 x 15 

Peso 710 kg com água e óleo. 

Velocidade máxima 260 km/h.