A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

domingo, 3 de junho de 2012

Formula Indy 2012 Detroit

Dixon e Power

GRID

1. Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi): 1min10s316
2. Will Power (AUS/Penske): 1min10s320
3. Alex Tagliani (CAN/BHA): 1min10s668
4. Simon Pagenaud (FRA/Schmidt Hamilton): 1min10s842
5. E. J. Viso (VEN/KV): 1min11s085
6. Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti): 1min1s455
7. Ryan Briscoe (AUS/Penske): 1min10s996
8. Hélio Castroneves (BRA/Penske): 1min11s007
9. Sébastien Bourdais (FRA/Dragon): 1min11s162
10. Justin Wilson (ING/Dale Coyne): 1min11s337
11. Takuma Sato (JAP/Rahal Letterman): 1min11s812
12. Josef Newgarden (EUA/Fisher Hartman): 1min12s106
13. James Hinchcliffe (CAN/Andretti): 1min11s651
14. Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi): 1min12s327
15. Mike Conway (ING/A. J. Foyt): 1min11s652
16. Oriol Servià (ESP/Panther Dreyer & Reinbold): 1min12s575
17. Graham Rahal (EUA/Chip Ganassi): 1min10s943 (*)
18. Tony Kanaan (BRA/KV): 1min11s808
19. J. R. Hildebrand (EUA/Panther): 1min12s583
20. Rubens Barrichello (BRA/KV): 1min12s405
21. Charlie Kimball (EUA/Chip Ganassi): 1min12s584
22. Ed Carpenter (EUA/Carpenter): 1min14s881
23. Marco Andretti (EUA/Andretti): 1min12s653
24. James Jakes (ING/Dale Coyne): 1min12s846
25. Simona de Silvestro (SUI/HVM): 1min12s601 (*)
*Punidos em 10 posições no grid

FOTO: AP


A corrida começa à 16.30h e recomendo o link abaixo. Clic em MOTOSPORT e são vários links para o mesmo evento.


sábado, 2 de junho de 2012

REVISTA ILUSTRADA - Junho 2012

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Antonio Carlos Avallone - I

Jornalista, político, revendedor de automóveis, construtor de carros de rua, pista e motocicletas, dirigente e piloto. Inteligente e experto estava sempre na vanguarda dos acontecimentos, conversar com ele era uma lição de vida e com ele tive papos de horas quando trocávamos informações e ele me contava muitos dos acontecimentos de sua vida. Tive esse imenso prazer e agora recebi de seu filho Cadu essas fotos e espero que em breve possamos contar algumas histórias desse homem incrível, o Baixinho.

Cadu, de pancheta de cronometragem nas mãos, ao lado de sua mãe Ecila, observa seu pai no Avallone A11.




500 KM de Interlagos 1972

1) Reinhold Joest (ALE, Porsche 908/3 - 3000), 156 voltas em 2h25min57s627 (média de 205,655 km/h)
2) Luís Pereira Bueno (SP, Porsche 908/2 - 3000), 155 voltas
3) Herbert Müller (SUI, Ferrari 512S - 5000), 153 voltas
4) Marivaldo Fernandes (SP, Alfa Romeo T33/3 - 3000), 149 voltas
5) Nilson Clemente (SP, Avallone/Ford 5000), 144 voltas
6) Paul Blacpain (SUI, Chevron B19/Ford 2000), 141 voltas


Melhor Volta: Herbert Müller (SUI, Ferrari 512M), 53s02 (média de 217,752 km/h)
Largada: 22 carros

Post original de 9 de Maio de 2010


terça-feira, 29 de maio de 2012

ALFA ROMEO T33

 Nino Vacarella pilota, em sua vitória em dupla com Toine Hezemans na Targa Florio 1971

A bela tomada de ar para os carburadores rendeu o apelido de "IL PERISCOPIO"

A Alfa Romeo 33 foi produzida por mais de dez anos a partir de 1967, eram carros feitos para principalmente as corridas de longa duração. Sua fabricação e desenvolvimento foi entregue à Autodelta de Carlo Chitti e Ludovico Chizzola que era o departamento de competições semi oficial da Alfa, a idéia inicial era colocar no carro o motor quatro cilindros em linha das Alfas GT/GTA que eram preparados pela Autodelta. Carlo Chitti tinha outros planos, um motor V8 com quatro comandos de válvulas, e a partir do final de 67 esse motor foi construído, tinha 1.995cc 78mm x 50,4mm, quatro válvulas por cilindro, e já desenvolvia 200 HP à 6.500 rpm.
O chassi tubular como era a tradição da Alfa foi projetado por Orazio  Satta Puliga engenheiro chefe de projetos da Alfa e de grande prestigio na marca, já que fora responsável por grandes carros desde as Alfettas 158 até as Alfa Romeo GTV.
O chassi era de tubos de magnésio fundidos e a carroceria de fibra de vidro e o peso do protótipo era de apenas 580 kg. Era apelidada na Italia de IL PERISCOPIO por conta da tomada de ar para os carburadores sobre o motor, bem antes de qualquer carro de Formula Um.
A T33/2  correu em 1967/68 e venceu muitas corridas, mas já corria contra os Porsches de 3 litros e vencer apenas na categoria não era a idéia da Alfa.
Ainda em 1968 começaram os testes do motor V8 de 3 litros e a aparência da T33/3 já mudara muito.


Rolf Stommelen em Brands Hacth 1971



O motor V8 de 3 litros

Em 1971 seu motor já bem desenvolvido tinha a potencia de 450 HP,  seu peso total com o novo motor era de 650 kg. Esse carro venceu algumas corridas importantes como a Targa Florio, 6 Horas de Watikins Glen e as 6  Horas de Brands Hatch.
Na Targa Florio 1971 uma vitória empolgante do ídolo italiano Nino Vacarella em dupla com Toine Hezemans. 
Em 1972 foi desenvolvido o motor 12 cilindros flat, estreando em 73 na Targa Florio, tinha 2.995cc com curso de 77mm x diâmetro de 53,6mm. Esse motor equipou alguns Formula Um como a Lola de Grahan Hill em 74 , a  March 721X de 72 e a MacLaren  em 1970, era beberão para F I e produzia 530hp à 12.000 rpm.


Andrea de Adamich em Brands Hatch 1971
 Arturo Merzario na TT33/3 12 cilindros
 Rolf Stommelen nos 1.000 KM de Nurburgring 1973
Andrea de Adamich TT33 nos 1.000 KM de Brands Hacth 1972.

A Alfa Romeo, já com problemas financeiros, entregou a equipe ao alemão Willy Kausen, e no ano de 1975 foi campeã do Campeonato Mundial de Marcas. Nesse ano já corria com o motor flat 12 com a cilindrada reduzida para 2.134cc e com a ajuda de um turbo a 1.4 atmosferas de pressão. Esse motor tinha 640 HP de potencia a 11.000 rpm e a denominação do carro era 33TT12, pesava 770 kg. TT significava Telaio Tubulare - chassi tubular.
Uma grande geração de carros que ficou na lembrança de que acompanhou o automobilismo de competição da época. 

Targa Florio 1971








Post de 13 de Novembro de 2010