A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 29 de maio de 2012

ALFA ROMEO T33

 Nino Vacarella pilota, em sua vitória em dupla com Toine Hezemans na Targa Florio 1971

A bela tomada de ar para os carburadores rendeu o apelido de "IL PERISCOPIO"

A Alfa Romeo 33 foi produzida por mais de dez anos a partir de 1967, eram carros feitos para principalmente as corridas de longa duração. Sua fabricação e desenvolvimento foi entregue à Autodelta de Carlo Chitti e Ludovico Chizzola que era o departamento de competições semi oficial da Alfa, a idéia inicial era colocar no carro o motor quatro cilindros em linha das Alfas GT/GTA que eram preparados pela Autodelta. Carlo Chitti tinha outros planos, um motor V8 com quatro comandos de válvulas, e a partir do final de 67 esse motor foi construído, tinha 1.995cc 78mm x 50,4mm, quatro válvulas por cilindro, e já desenvolvia 200 HP à 6.500 rpm.
O chassi tubular como era a tradição da Alfa foi projetado por Orazio  Satta Puliga engenheiro chefe de projetos da Alfa e de grande prestigio na marca, já que fora responsável por grandes carros desde as Alfettas 158 até as Alfa Romeo GTV.
O chassi era de tubos de magnésio fundidos e a carroceria de fibra de vidro e o peso do protótipo era de apenas 580 kg. Era apelidada na Italia de IL PERISCOPIO por conta da tomada de ar para os carburadores sobre o motor, bem antes de qualquer carro de Formula Um.
A T33/2  correu em 1967/68 e venceu muitas corridas, mas já corria contra os Porsches de 3 litros e vencer apenas na categoria não era a idéia da Alfa.
Ainda em 1968 começaram os testes do motor V8 de 3 litros e a aparência da T33/3 já mudara muito.


Rolf Stommelen em Brands Hacth 1971



O motor V8 de 3 litros

Em 1971 seu motor já bem desenvolvido tinha a potencia de 450 HP,  seu peso total com o novo motor era de 650 kg. Esse carro venceu algumas corridas importantes como a Targa Florio, 6 Horas de Watikins Glen e as 6  Horas de Brands Hatch.
Na Targa Florio 1971 uma vitória empolgante do ídolo italiano Nino Vacarella em dupla com Toine Hezemans. 
Em 1972 foi desenvolvido o motor 12 cilindros flat, estreando em 73 na Targa Florio, tinha 2.995cc com curso de 77mm x diâmetro de 53,6mm. Esse motor equipou alguns Formula Um como a Lola de Grahan Hill em 74 , a  March 721X de 72 e a MacLaren  em 1970, era beberão para F I e produzia 530hp à 12.000 rpm.


Andrea de Adamich em Brands Hatch 1971
 Arturo Merzario na TT33/3 12 cilindros
 Rolf Stommelen nos 1.000 KM de Nurburgring 1973
Andrea de Adamich TT33 nos 1.000 KM de Brands Hacth 1972.

A Alfa Romeo, já com problemas financeiros, entregou a equipe ao alemão Willy Kausen, e no ano de 1975 foi campeã do Campeonato Mundial de Marcas. Nesse ano já corria com o motor flat 12 com a cilindrada reduzida para 2.134cc e com a ajuda de um turbo a 1.4 atmosferas de pressão. Esse motor tinha 640 HP de potencia a 11.000 rpm e a denominação do carro era 33TT12, pesava 770 kg. TT significava Telaio Tubulare - chassi tubular.
Uma grande geração de carros que ficou na lembrança de que acompanhou o automobilismo de competição da época. 

Targa Florio 1971








Post de 13 de Novembro de 2010



segunda-feira, 28 de maio de 2012

Takuma

Na ponta das 500 Milhas
"O segundo é o primeiro dos últimos" frase atribuída à Ayrton Senna.

Hoje alguns “comentaristas” escreveram sobre o final da 500 Milhas de Indianápolis de ontem. A maioria duvidando e ironizando a capacidade de Takuma Sato assumir a ponta e vencer a corrida. Acredito que a grande maioria, dos que escreveram, nunca puseram seus traseiros em um carro de corridas, e ainda mais com a obrigação de fazer tempo e vencer. 
Jornalistas competentes, sabem o quanto é difícil a lida do automobilismo, ainda mais como correr numa categoria de ponta como a Indy, e mostrar resultados, é difícil. A grande verdade é que a maioria que o criticou, conhece o automobilismo sentados à frente de sua TV, e ouvindo locutores que por um motivo ou outro distorcem as informações.
A verdade é que Takuma é um piloto de ponta, combativo, como pouco se vê atualmente nas categorias maiores. Anda forte e com firmeza, sempre!
Parabéns Takuma, foi grande sua corrida, e o acidente só aconteceu por você querer a ponta, coisa muito natural a quem se dispõe a competir!
Sou seu fã!     


FOTOS: REUTERS


Obrigado Joel!

Valeu meu amigo, obrigado pelo carinho!!



domingo, 27 de maio de 2012

Indy 500 - 2012 - corrida

Dario Franchitti, vitória sob bandeira amarela
Tony Kanaan, vinha na ponta, na relargada faltando 6 voltas perdeu  a vitória. 
Torci muito por ele!

 Mike Conwai voa e tira Will Power da corrida...


Grande corrida de Takuma Sato, foi com muita sede ao pote e rodou na última volta.


RESULTADO

1. Dario Franchitti (ESC/Ganassi) 
2. Scott Dixon (NZL/Ganassi) 
3. Tony Kanaan (BRA/KV)
4. Oriol Servia (ESP/Dreyer Reinbold) 
5. Ryan Briscoe (AUS/Penske) 
6. James Hinchcliffe (CAN/Andrett) 
7. Justin Wilson (GBR/Dale Coyne) 
8. Charlie Kimball (EUA/NN-Ganassi)
9. Townsend Bell (EUA/ Sam Schmidt Motorsports)
10. Hélio Castroneves (BRA/Penske)
11. Rubens Barrichello (BRA/KV)

12. Alex Tagliani (CAN/Team Barracuda)
13. Graham Rahal (EUA/SC-Ganassi) 
14. JR Hildebrand (EUA/Panther) 
15. James Jakes (GBR/Dale Coyne) 
16. Simon Pagenaud (FRA/Schmidt-Hamilton) 
17. Takuma Sato (JPN/Rahal-Letterman-Laningan)
18. EJ Viso (VEN/KV) 
19. Michel Jourdain (MEX/Rahal Letterman Lanigan)
20. Sebastien Bourdais (FRA/Dragon)
21. Ed Carpenter (EUA/Ed Carpenter) 
22. Katherine Legge (GBR/Dragon)
23. Ana Beatriz Figueiredo (BRA/Andretti)

FOTOS: Reuters , GettyImages/Brasil , EFE , AP