CARROLL SHELBY – nascido em Leesburg, Texas, era filho de um carteiro e foi uma criança doente, que passou a maior parte da infância na cama, devido a problemas de coração. Aprendeu a dirigir quando estudava na Woodrow Wilson High School, em Dallas. Em 1940 alistou-se na Força Aérea, atuando como instrutor de vôo e piloto de testes, nos dias da II Guerra Mundial, reformando-se como 2º tenente. Seu primeiro negócio foi com uma frota de caminhões, passando depois para o ramo do petróleo. Participava de corridas de Força Livre com um Ford 1932, mas logo passou para a categoria Sport-cars, com um MG TC. A partir de 1952 torna-se piloto profissional e faz sucesso com um Austin Healey 100 S modificado, com o qual estabelece 16 recordes norte americanos e internacionais de velocidade. Vence a Auto Mount Washington Hillclimb em 1956, com uma Ferrari especialmente preparada, e em 58 chega à Fórmula 1, participando dos GPs da França, Grã-Bretanha, Portugal e da Itália, com um Maserati 250F. Em Monza chega na quarta colocação em dupla com Masten Gregory, mas é desclassificado. No ano seguinte, troca o Maserati pelo Aston Martin DBR4 e corre nos GPs da Holanda, Grã-Bretanha, Portugal e Itália, mas seu maior feito nessa temporada é a vitória nas 24 Horas de Le Mans, correndo junto com Roy Salvadori, de novo pela Aston Martin. No final da década de cinqüenta, Carroll abandona as pistas e volta-se para outro desafio. Ele começa a importar um esportivo inglês, o AC,mas opta pelo motor Ford V8 ao invés do motor original Bristol: nascia o AC Cobra ( ou Shelby Cobra) um dos mais famosos carros de competição do mundo. Sua parceria com a Ford Motor Co. foi marcante e como construtor produziu o Daytona Coupe, o célebre GT40, os Mustangs GT350 e GT500 além do 427 Cobra. Também trabalhou para a Dodge e foi o mentor do projeto do Dodge Viper. Em 2003, retornou à Ford e de imediato surgiu o Ford Shelby GR1, um carro conceito provando que o velho Mestre ainda sabia o que estava fazendo. Sem nunca se afastar dos carros, continua na ativa e em 2008 foi agraciado com o Executive Automotive of the Year Award.
Carlos Henrique Mércio-Caranguejo
Corvette transformada por Carroll com design de Scaglietti.
A GM perdeu uma grande oportunidade de fazer um campeão!
AC recebendo o V8 Ford/Shelby
Largada 24 Horas de Le Mans 1959, vitória de Carroll e Roy Salvadori, Aston Martin DBR1/300.
Targa Florio 1964, Dan Gurney/Allen Grant, 8º lugar.
24 Horas de Le Mans 1966, Ford GT40 MKII, Bruce McLaren/Chris Amon, vencedores.
Le Mans 1966 a chegada.
#2 MacLaren/Amon, #1 Ken Miles/Denis Hulme, #5 Ronnie Bucknum/Richard 'Dick' Hutcherson
Ken Miles
Ken Miles/Lloid Ruby vencem as 12 Horas de Sebring 1966
24 Horas de Le Mans 1968, vitória de Pedro Rodriguez/Lucian Bianchi. GT40.
Le Mans 1967 vencedores Dan Gurney/A.J. Foyt, Ford GT40 MK IV