A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Carroll Shelby, 89 Anos de Velocidade







CARROLL SHELBY – nascido em Leesburg, Texas, era filho de um carteiro e foi uma criança doente, que passou a maior parte da infância na cama, devido a problemas de coração. Aprendeu a dirigir quando estudava na Woodrow Wilson High School, em Dallas. Em 1940 alistou-se na Força Aérea, atuando como instrutor de vôo e piloto de testes, nos dias da II Guerra Mundial, reformando-se como 2º tenente. Seu primeiro negócio foi com uma frota de caminhões, passando depois para o ramo do petróleo. Participava de corridas de Força Livre com um Ford 1932, mas logo passou para a categoria Sport-cars, com um MG TC. A partir de 1952 torna-se piloto profissional e faz sucesso com um Austin Healey 100 S modificado, com o qual estabelece 16 recordes norte americanos e internacionais de velocidade. Vence a Auto Mount Washington Hillclimb em 1956, com uma Ferrari especialmente preparada, e em 58 chega à Fórmula 1, participando dos GPs da França, Grã-Bretanha, Portugal e da Itália, com um Maserati 250F. Em Monza chega na quarta colocação em dupla com Masten Gregory, mas é desclassificado. No ano seguinte, troca o Maserati pelo Aston Martin DBR4 e corre nos GPs da Holanda, Grã-Bretanha, Portugal e Itália, mas seu maior feito nessa temporada é a vitória nas 24 Horas de Le Mans, correndo junto com Roy Salvadori, de novo pela Aston Martin. No final da década de cinqüenta, Carroll abandona as pistas e volta-se para outro desafio. Ele começa a importar um esportivo inglês, o AC,mas opta pelo motor Ford V8 ao invés do motor original Bristol: nascia o AC Cobra ( ou Shelby Cobra) um dos mais famosos carros de competição do mundo. Sua parceria com a Ford Motor Co. foi marcante e como construtor produziu o Daytona Coupe, o célebre GT40, os Mustangs GT350 e GT500 além do 427 Cobra. Também trabalhou para a Dodge e foi o mentor do projeto do Dodge Viper. Em 2003, retornou à Ford e de imediato surgiu o Ford Shelby GR1, um carro conceito provando que o velho Mestre ainda sabia o que estava fazendo. Sem nunca se afastar dos carros, continua na ativa e em 2008 foi agraciado com o Executive Automotive of the Year Award.

Carlos Henrique Mércio-Caranguejo

 Corvette transformada por Carroll com design de  Scaglietti.
 A GM perdeu uma grande oportunidade de fazer um campeão!

AC recebendo o V8 Ford/Shelby




Largada 24 Horas de Le Mans 1959, vitória de Carroll e Roy Salvadori, Aston Martin DBR1/300.


Targa Florio 1964, Dan Gurney/Allen Grant, 8º lugar.

24 Horas de Le Mans 1966, Ford GT40 MKII, Bruce McLaren/Chris Amon, vencedores.
Le Mans 1966 a chegada.
#2 MacLaren/Amon, #1 Ken Miles/Denis Hulme, #5 Ronnie Bucknum/Richard 'Dick' Hutcherson




Ken Miles
Ken Miles/Lloid Ruby vencem as 12 Horas de Sebring 1966 

24 Horas de Le Mans 1968, vitória de Pedro Rodriguez/Lucian Bianchi. GT40.
Le Mans 1967 vencedores Dan Gurney/A.J. Foyt, Ford GT40 MK IV



Os pequenos foguetes feitos para Chrysler, os Dodges Daytona, Lancer e Charger.

Le Mans 1966
http://ruiamaraljr.blogspot.com/search/label/Ford%20Gt%2040%20Mark%20II

Le Mans 1967
http://ruiamaraljr.blogspot.com/search/label/Ford%20GT%2040



Cevert e a Divisão 3


Cevert e Stewart
Tyrrel 006
F3



Valeu Belair

-----------------------------------------------

Alvaro Guimarães, Rui Amaral Jr, Ricardo Mogames, Laercio dos Santos, Elcio Pelegrinni e José Manuel Ferraz.

Mogames
Laercio
Rui
Elcio
Alvaro #38 entre Conde - Luiz Henrique Pankowski- e Elcio.
Ferraz

À todos que dividiram esse podium. Foi um honra senhores!





segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

QUEM, QUANDO, ONDE?



domingo, 8 de janeiro de 2012

QUEM, QUANDO, ONDE?

Johnny Servoz-Gavin com seu March Cosworth 701 no GP de Kyalami de 1970, da Equipe de Ken Tyrrell. Caranguejo

As respostas;

Rui,

Acredito que seja o Cevert com um Tecno da Fórmula 2, 3em 1970 ou 1971.

Abraço,

Danilo Kravchychyn
Ponta Grossa - PR

Rui,

Depois de pesquisar, falei bobagem no post anterior, é a Matra Ford MS 84, 4x4, pilotada por Servos-Gavin em 1969.

Abraço,

Danilo Kravchychyn
Ponta Grossa - PR


Caramba...
To na dúvida.
Esse é o March 701, o primeiro March na F-1, também usado por Stewart, por Siffert.
O piloto é o Johnny Servoz - Gavin.
A pista, não reconheço.


Walter
O piloto seria o Reuteman?

Claudinho

¿March 701 1970?
Abrazos!


Juanh

Pronto, as respostas quase todas certas, apenas o Claudinho errou feio. Gostaria de saber onde ele foi achar o Carlos pilotando um March em 1970?
Obrigado a vocês, acho que o Caranguejo está procurando algo mais difícil, mas como sabem tudo...

Abraços


Rui