A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

ANTOLOGICAS

Voando em Donnington Park. 

 

Manfred Georg Rudolf von Brauchtsch(1905 - 2003).
Piloto alemão dos anos trinta, competiu pela Mercedes-Benz. Embora não lhe faltasse velocidade, lutava contra a falta de sorte e sempre foi eclipsado por companheiros de equipe mais talentosos, como Rudolf Caracciola ou Hermann Lang. Venceu três GPs, o ADAC Eifelrennenem Nurburgring/1934; Mônaco/1937 e França/1938. Em sua vitória em Mônaco, registrou uma volta com o tempo de 1`46,5s,11,9 que perdurou por dezoito anos. Utilizava um capacete vermelho, cor que foi rejeitada por muito tempo pelos pilotos germânicos, que não queriam compartilhar o azar de Manfred, até um certo Michael Schumacher quebrar essa escrita.




Brauchtsch teria sido o criador do mito das "Flechas de Prata", quando sugeriu que a Mercedes abrisse mão da cor oficial da Alemanha em competições - o branco. As novas W125 monopostos eram um quilo mais pesadas do que permitia o regulamento e ninguém sabia o que fazer. Os carros haviam sido planejados pensando justamente em sanar esse problema, através da utilização de materiais mais leves. Das engrenagens das marchas ao diferencial, tudo era leve. Até a alavanca de marchas era furada para aliviar o peso. Manfred disse a Alfred Neubauer, o chefe da equipe, que a saída era lixar a cor branca até o alumínio e depois continuar até tirar um quilo do carro. Neubauer primeiro achou que era um absurdo, mas depois colocou a equipe inteira (mecânicos, engenheiros e auxiliares ) a lixar os carros. No dia da prova, o International Eifel Race em Nurburgring/1934, ao serem pesadas as W125, os alemães constataram que haviam "aliviado" mais de um quilo. A vitória de Brauchtsch confirmou que o caminho era aquele.
Brauchtsch ficou mais famoso pelas corridas que perdeu do que por aquelas onde foi o vitorioso, principalmente porque elas tinham um certo tom trágico. Em 1935, ele vinha liderando o GP da Alemanha mas teve um furo de pneu na última volta e foi superado pelo grande Tazio Nuvolari, naquela que foi para sempre considerada a maior das vitórias do Mantuano. Por essa e outras corridas que perdeu, Manfred era conhecido como "Pechvoguel" (Pássaro sem Sorte). Nascido em uma família de militares prussianos, era sobrinho do general Walther von Brauchtsch, que participou da II Guerra Mundial. Manfred contudo, foi rejeitado pelo serviço militar, devido aos muitos ferimentos que sofrera competindo. Faleceu em 2003, após ver o retorno triunfal de sua antiga equipe às pistas.
Carlos Henrique Mércio - Caranguejo


Fórmula 1, GP da Espanha 1990 - Por Cariocadorio

Chegada ao Circuito de Jerez

Na Espanha pouco se falava de fórmula 1 naquela época. Pesquisei como faria para chegar em Jerez e alguém me contou que um brasileiro, dono de uma agência de viagens em Madrid, vendia entradas para o GP da Espanha. Como eu, outros foram até ele e assim formou-se aquele heterogêneo grupo de brazucas.
O eficiente agente de viagens preparou um ótimo pacote para irmos até Jerez de la Frontera. De Madrid a Sevilha fomos de trem e lá alugamos um Citroen BX, versão esportiva. Dividi a direção com a Mércia, uma publicitária que conhecia fórmula 1 a fundo, fã incondicional do Senna. Eu preferia o Piquet, de quem era fã desde os tempos de Super Vê nos anos 70.




Citroen BX no posto CEPSA

O Citroen, muito rápido e silencioso, era novidade para quem estava acostumado com as carroças brasileiras e com um ultrapassado, ainda que muito confortável, Peugeot 505.
Rubens lidera no europeu de F3

A turma era tão versada em automobilismo que, terminada a preliminar de F3, o arquiteto baiano perguntou um tanto surpreso e decepcionado:
“Só isso? Já acabou?…”
O vencedor desta prova foi um brasileiro que, para o bem e para o mau, viria a ser muito conhecido e até hoje detem uma vaga na Fórmula 1. Terceiro colocado nesta prova, outro brasileiro foi posteriormente parar em terras norte americanas. Rubens Barrichedlo e Gil de Ferran representam bastante bem o automobilismo brasileiro. Há controvérsias, é bem verdade.

Senna lidera Prost e Mansel


Com Senna na pole position a corrida começou bem do nosso jeito. Com a famosa McLaren ele saltou na ponta e liderou as Ferraris de Prost e Mansel nas primeiras voltas. Um problema no radiador o fez perder posições e abandonar mais tarde.
Na hora dos pit stops, ainda vimos uma liderança efêmera do Piquet.
No final tive que aturar o Alan Prost vencendo novamente assim como fizera na última vez que estive em um autódromo vendo a fórmula 1 no Rio em 87. Depois dele, Mansel e Nannini, de Beneton, completaram o pódio.
Ao contrário das tantas idas a Interlagos e ao autódromo do Rio para ver a fórmula 1 de perto, esta foi uma viagem muito tranquila. Nada do tumulto e dos problemas tradicionais em solo brasileiro. O trânsito insuportável, o achaque dos flanelinhas para estacionar, a briga para arranjar um bom lugar na arquibancada e outras mazelas conhecidas.
A Espanha ainda não tinha um ídolo como o asturiano da Ferrari que leva multidões de espanhóis aos autódromos. Aliás, a Espanha passou de mero coadjuvante a um país de ponta em vários esportes. Até futebol, quem diria?
Em 1990 a Espanha se preparava para ser uma nação européia de verdade. As obras de infra-estrutura culminaram com a Olimpíada de Barcelona em 92 e a exposição de Sevilha. As gerações seguintes são fruto de um trabalho incansável por todos os esportes, uma paixão espanhola.
Se o Brasil e o Rio de Janeiro conseguirem tirar da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016 50% do proveito que teve Espanha em seu desenvolvimento teremos progredido enormemente após estes eventos.
O passeio a Jerez de La Frontera e Sevilla, cidade formidável com uma história riquíssima, foi muito divertido.

Sevilha e sua herança árabe.

Fotos e texto: Cariocadorio, post de seu blog Carioca do Rio.
   


domingo, 30 de outubro de 2011

Campeonato Brasileiro de Marcas - Rio de Janeiro



Paulo Valiengo Comunicação

PAULO VALIENGO comunicação e marketing
Duda Bairros/Vicar
Clique na imagem para fazer o Donwload...
O Astra de Galid

Alta | Web
Duda Bairros/Vicar
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Carlão Alves abraçando Thiago Camilo

Alta | Web
Duda Bairros/Vicar
Clique na imagem para fazer o Donwload...
O Astra de Thiago Camilo

Alta | Web
Campeonato Brasileiro de Marcas: Thiago Camilo chega em terceiro e dispara na liderança do torneio
Camilo está 43 pontos na frente do segundo colocado

Rio de Janeiro - 30/10/2011- Embora tenha largado apenas na oitava colocação do grid, Thiago Camilo fez uma ótima corrida e chegou na terceira colocação, na segunda corrida da sexta etapa do Campeonato Brasileiro de Marcas, que aconteceu neste domingo, do Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Jacarepaguá, zona Sul do Rio de Janeiro.

Camilo que havia vencido a primeira corrida, teve que largar em oitavo para esta segunda corrida, em função do regulamento estipular a inversão do grid de largada até a oitava posição. O primeiro larga em oitavo e assim por diante, justamente com o intuito de estimular as disputas entre as equipes.

Com a saída do carro de serviço na quarta volta, Camilo já estava ocupando a quarta colocação, colado no carro do gaúcho Juliano Moro. Chegou até a ultrapassar Moro, mas este recuperou novamente a posição e continuaram nessa árdua disputa, até a bandeirada final, com a vitória de Serafin Jr, Moro em segundo e Camilo em terceiro.

Galid Osman, companheiro de Camilo na Carlos Alves Competition Team, que vinha fazendo uma ótima corrida mantendo a segunda posição, teve um problema em seu Astra nº 28 e teve que abandonar a disputa. Com esta terceira colocação, Camilo dispara na liderança do campeonato, com 192 pontos conquistados, 43 pontos na frente do segundo colocado, Daniel Serra.

Carlão Alves, o titular da equipe, deu seu ponto de vista a respeito da etapa carioca do Brasileiro de Marcas:

"Vamos sair daqui do Rio com uma vitória e um terceiro lugar na nossa bagagem. Estamos acumulando experiência e pontos, que vão nos ajudar na busca do campeonato. O Camilo fez duas ótimas corridas e marcou 41 pontos, agora está totalmente isolado na liderança do torneio. A nossa equipe também lidera e a Chevrolet também está muito perto do título de marcas. Não temos do que reclamar, apenas sinto pelo Galid, que vinha fazendo uma boa corrida firme na segunda posição, mas teve um problema no carro e teve que abandonar, senão teríamos tido um fim de semana completo", contou Carlão Alves.

A próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Marcas, será no dia 20 de novembro, no Autódromo Internacional Ayrton Senna em Londrina (PR).

Resultado oficial da segunda corrida da sexta etapa do Campeonato Brasileiro de Marcas:
1 17 Serafin Jr. AMG Motorsport Astra
2 6 Juliano Moro Auto Racing Civic
3 21 Thiago Camilo Carlos Alves Competições Astra
4 1 Thiago Marques Navegador 4 Rodas Astra
5 10 Alceu Feldmann Fertipar Civic
6 82 Wiliam Freire Bassani Racing Corolla 0
7 47 Claudio Caparelli Amir Nasr Racing Focus
8 3 Denis Navarro Bassani Racing Corolla
9 72 Fabio Fogaça Officer ProGP Focus
10 71 Marcelo Lins Amir Nasr Racing Focus
11 28 Galid Osman Junior BMC / Zoomlion
12 20 Fabio Carbone Full Time Sports Civic
13 12 Carlos Eduardo Padovan Serra Motorsport Civic
14 77 Valdeno Brito XCMG Astra5
15 50 Rodrigo de Paoli Bassani Marcas Corolla
16 29 Daniel Serra Serra Motorsport Civic
17 16 Bruno Junqueira Bassani Racing Corolla
18 23 Duda Pamplona Officer ProGP Focus

Os quatro primeiro colocados do campeonato de pilotos:
1°. Thiago Camilo. 192 pontos
2°. Daniel Serra, 149
3°. Thiago Marques, 143
4°. Valdeno Brito, 120

Assessoria de imprensa da Carlos Alves Competition Team
PAULO VALIENGO comunicação e marketing MTb 56052
11 98387470 paulinhoxx@yahoo.com.br
visite: paulovaliengocomunicacao.blogspot.com
PAULO VALIENGO comunicação e marketing - MTb 56.052
(11)9838-7470
paulinhoxx@yahoo.com.br
paulovaliengocomunicacao.blogspot.com

 PAULO VALIENGO comunicação e marketing

Duda Bairros/Vicar
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Camilo no pódio

Alta | Web
Duda Bairros/Vicar
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Galid Osman

Alta | Web
Duda Bairros/Vicar
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Camilo e Carlão Alves

Alta | Web
Campeonato Brasileiro de Marcas: Thiago Camilo vence com categoria a primeira corrida do domingo
Galid Osman chegou em oitava a vai poder largar na pole para segunda corrida

Rio de Janeiro - 30/10/2011 - O paulistano Thiago Camilo, piloto da Carlos Alves Competition Team, equipe oficial Chevrolet, que participa da primeira versão do Campeonato Brasileiro de Marcas, com o modelo Astra, venceu a primeira corrida da sexta etapa do torneio, realizada no Autódromo Internacional Nelson Piquet, zona sul do Rio de Janeiro.

Camilo além de ser um dos pilotos mais rápidos do automobilismo brasileiro, também vem continuamente demonstrando uma grande maturidade, como fez nesta prova carioca, onde largou na segunda posição do grid com cinqüenta quilos de peso de "lastro de sucesso", e aos poucos e com paciência foi se aproximando do pole, o carioca Serafin Jr, diminuído a distância entre os dois carros.

Na hora certa, na décima volta, sem forçar ou esbarrar no carro de Serafin Jr, Camilo colocou por dentro no meio da curva Sul e conseguiu a ultrapassagem "abrindo" 0,5 segundo já nesta volta. Pilotando com muita concentração e tranqüilidade, foi ganhando distância e cruzou a linha de chegada com mais de sete décimos de vantagem.

Com mais esta vitória, a quinta nesta temporada, Camilo se isolou na liderança do Campeonato Brasileiro de Marcas, está agora com 176 pontos e também manteve sua equipe Carlos Alves Competition Team solitária na liderança do campeonato de equipes.

"Eu sabia desde o começo da corrida, que o Serafin seria um adversário difícil de ser batido, porque ele conhece muito bem o circuito e estava largando na pole position. Mas, depois de algumas voltas, eu vi que ele tinha certa dificuldade na Curva Sul, o seu carro esparramava um pouco e achei que era ali o lugar de tentar a ultrapassagem. Deu tudo certo, consegui passar e vencer minha quinta corrida nesta temporada. Estou muito feliz por mim e por toda a equipe", concluiu Thiago Camilo.

Para o titular da equipe Carlão Alves, a vitória de Camilo teve um sabor especial, porque a equipe AMG vinha dominando todos os treinos e a classificação:

"O pessoal da AMG fez um bom trabalho aqui no Rio e nós tivemos que fazer de tudo para conseguirmos esta vitória, principalmente porque o nosso carro está muito pesado por causa do lastro. Mas, o Camilo fez uma ótima corrida, teve paciência para pegar a ponta na hora certa e teve competência para não errar e buscar a vitória. É a sua terceira consecutiva", contou o animado Carlão Alves.

O outro piloto da equipe, o paulistano Galid Osman, cruzou a linha de chegada na oitava posição e agora vai poder largar na pole position para a segunda corrida, em função do sistema de inversão de grid, que acontece até o oitavo colocado.

A segunda corrida desta sexta etapa acontece a partir das 14h, com transmissão ao vivo da RedeTV!.

Resultado oficial da primeira corrida:
1 21 Thiago Camilo Carlos Alves Competições Astra
2 1 Thiago Marques Navegador 4 Roda Astra
3 17 Serafin Jr. AMG Motorsport Astra
4 77 Valdeno Brito XCMG Astra
5 6 Juliano Moro Auto Racing Civic
6 29 Daniel Serra Serra Motorsport Civic
7 16 Bruno Junqueira Bassani Racing Corolla
8 28 Galid Osman BMC / Zoomlion Astra
9 10 Alceu Feldmann Fertipar Civic
10 82 Wiliam Freire Bassani Racing Corolla
11 47 Claudio Caparelli Amir Nasr Racing Focus
12 20 Fabio Carbone Full Time Sports Civic
13 12 Carlos Eduardo Padovan Serra Motorsport Civic
14 72 Fabio Fogaça Officer ProGP Focus
15 3 Denis Navarro Bassani Racing Corolla
16 50 Rodrigo de Paoli Bassani Marcas Corolla
17 23 Duda Pamplona Officer ProGP Focus
18 71 Marcelo Lins Amir Nasr Racing Focus

Assessoria de imprensa da Carlos Alves Competition Team
PAULO VALIENGO comunicação e marketing MTb 56052
11 98387470 paulinhoxx@yahoo.com.br
visite: paulovaliengocomunicacao.blogspot.com
PAULO VALIENGO comunicação e marketing - MTb 56.052
(11)9838-7470
paulinhoxx@yahoo.com.br
paulovaliengocomunicacao.blogspot.com

GP da Índia 2011 - A corrida


Vettel e Button.
Dick foi bem...


Resultado

1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 60 voltas em 1h30m35s002
2 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 8s433
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 24s301
4 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 25s529
5 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 1m05s421
6 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 1m06s851
7 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 1m24s183
8 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 1 volta
9 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 1 volta
10 - Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 1 volta
11 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - a 1 volta
12 - Bruno Senna (BRA/Renault-Lotus) - a 1 volta
13 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 1 volta
14 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - a 2 voltas
15 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 2 voltas
16 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - a 2 voltas
17 - Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) - a 3 voltas
18 - Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth) - a 3 voltas
19 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - a 4 voltas


Fotos: AP , REUTERS