A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Na contra mão com o FD04.

Outrio dia estava lembrando do teste do FD04. Não me lembro bem o porque, eu, como sempre, não fui para os boxes. Mas lembro de ter chegado ao autodromo e pulado o muro.
Depois, caminhei do portão 2 até a entrada dos boxes. Um grupo de 20 fanaticos estavam lá. Devia ser o terceiro ou quarto dia de teste do FD04. Me sentei ao lado de um rapaz e perguntei:
-E ai ? O carro ja foi para a pista ?
-Foi sim, deu umas 3 voltas..
-E como esta ?
-Rapido. O Emeron esta exigindo do carro...
-É mesmo ? Qual o tempo por volta ?
-Não marquei, mas ele esta muito rapido.
Pensei.
-Cara, todo F1 é muito rapido, mas temos que saber o quanto ele é rapido. Sem o tempo não da para saber.
-Você esta certo..
Fiquei uns quinze ou vinte minutos conversando com o sujeito que não tinha marcado o tempo do FD04.
Finalmente o motor roncou.
Otimo, a caramga vai para a pista...
De onde eu estava, ali na arquibancada, quase na estrada do box, levantei esperando o FD04 entrar na curva 2, mas que surpressa...O FD04 vinha na contra mão do circuito. O rapaz ao meu lado comentou.
-Ele vai voltar de pé em baixo.
Concordei com a cabeça e fiquei esperando o FD04 passar em frente. Que nada...
Era a mais linda versão do FD04, com aquele enorme bigode na frente. Lindo.
O Emerson acelerou a caranga e partiu para a junção.
Até hoje é complicado descrever o que o Emerson fez, andar o circuito todo ao contrario era bem engraçado de se ver.
Mas, no final ele tinha dado 4 voltas no circuito ao contrario.
Marquei uma das voltas, dava mais de 45 segundos contra um tempo normal para a época.
O carro entrou pela saida dos boxes. Fiquei esperando por uns dez minutos, até que resolvi ir para mais perto dos boxes. O FD04 estava sendo puxado por uma kombi.
Hoje pode-se pensar que seria uma coisa mal feita.
Arrastar o FD04 por uma Kombi ?
Mas a F1 era assim, o F6 foi levado por um Jeep.
No dia seguite, fiquei sabendo o porque das "Anti-Voltas" do Emerson.
Eles tinham abaixado tanto o carro, que nas freiadas mais fortes, como na três, o carro raspava de mais, e estava destruindo o chassis do FD04, andando ao contrario, o problema era bem menor.
No treinos livres para o GP Brasil daquele ano, o Copersucar fez o quarto tempo. Na primeira curva o Emerson já estava em terceiro para papar o segundo. Mas ai, o motor Ford Cosword começou a falhar...Putss...
O carro chegou lá atras, acho que em 13°. Mas o Emerson estava empolgado com o FD04, que infelismente, não teve nenhum resultado expressivo, a não ser em Mônaco.
Interresante como a avaliação dele foi erronia. Emerson dizia que se o carro andasse bem em Interlagos, andaria bem em qualquer pista. Mas não foi assim.
Até os deuses erram.

Mario Marcio G. Souto Maior- Cuca

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

GP da Coreia 2011 - Ferrari NL

Alonso

Não sei o que acontece, talvez eu implique um pouco com o Felipe Massa, pode ser por muitos motivos. Fiquei chateado quando ele jogou seu carro contra os fiscais de pista depois do GP do Brasil no ano passado, até por que meu amigo José Ferraz estava entre eles e ficou muito magoado, pode ser das besteiras que ouço de vez em quando ao ouvir o locutor oficial da emissora que transmite as corridas para o Brasil despejar suas sandices.
O certo é que talvez a Ferrari não esteja feliz com seu trabalho, ontem no FB ao comentar o que meu amigo Carlos escreveu sobre ele e a corrida um piloto achou estranho ele largar na frente de Alonso, andar boa parte da corrida nessa posição e depois perder rendimento e ficar para trás.
Até coloquei lá um comentário de Stephano Domenicalle afirmando saber que para o Massa é difícil andar junto de um piloto tão rápido quanto Alonso mas que ele não entendia o motivo de Massa ter ficado tão atrás.



Massa a frente de Alonso e Button no inicio da corrida.





Chegada, Alonso 5º, Massa 6º.


Com as fotos estou colocando uma parte da News Letter da Ferrari e que cada um tire suas conclusões.


"Yeongam, 16 ottobre – La domenica come il sabato. Se ieri le due Ferrari avevano ottenuto la quinta e la sesta prestazione in qualifica oggi il risultato della gara è stato identico. L’unico cambiamento è legato alle posizioni dei due piloti, con stavolta Fernando davanti a Felipe. Eppure la classifica finale non dice tutta la verità. In gara il ritmo con la pista libera mostrato dai due piloti, soprattutto dallo spagnolo, è stato all’altezza dei migliori. Il fatto di essersi ritrovati dietro Rosberg dopo la prima serie dei pit-stop ha creato quel gap fra i due ferraristi e il trio Hamilton-Webber-Button che ha impedito di lottare per il podio. Una volta superata la Mercedes del tedesco si è visto il potenziale della vettura ma ormai era troppo tardi."

"O domingo foi como o sábado. Apenas que na classificação Felipe estava à frente de Alonso e na corrida as posições se inverteram.
Apenas que a classificação final não mostrou a verdade da corrida, nela principalmente o espanhol estava á altura dos melhores. E o fato de ficar atrás Rosberg após o primeiro pit-stop fez com que os dois ferraristas não pudessem acompanhar o ritmo do trio Hamilton-Webber-Button o que os impediu de chegar ao pódio.
Uma vez superado o alemão da Mercedes vimos todo potencial dos carros porem já era tarde."   


A tradução abaixo é minha e desculpem se tiver algum erro.


Quem, quando, onde???


domingo, 16 de outubro de 2011

RIP Dan Wheldon


 Dan depois da vitória nas 500 Milhas de Indianópolis