A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Long Beach 1980 um Candango na ponta!

#5 Nelson, #16 Rená Arnoux, a Alfa de Depailler ... na última fila o Rato parte para seu derradeiro podiun na Formula Um.

1980 tudo meio confuso para nós brasileiros na Formula Um, depois de estrear na categoria em 1978 pilotando um Ensign N177 e fazer sua segunda corrida com um MacLaren M23 por uma equipe particular a BS, Nelson Piquet é contratado pela Brabham já para última corrida do campeonato no Canadá para pilotar a problemática BT46 com motor Alfa Romeo 12 Flat. 1979 foi um ano difícil também já que na primeira corrida da temporada na Argentina usou o mesmo carro e na seguinte no Brasil estreou a Brabham BT48 com motor Alfa Romeo de 12 cilindros em V e com ele correu doze corridas da temporada sendo o melhor resultado um 4º lugar no GP da Holanda. Para a décima terceira e quarta corridas do campeonato a Brabham estréia o seu BT49 com o super confiável motor Cosworth DFV V8 e Nelson quebra tanto no Canadá quanto nos EUA.

Alan Jones, Willians FW07B. 
Gilles sempre espetacular.

Chega 1980 e muitos testes foram feitos e lá vai o Cadango para sua segunda temporada completa e com toda bagagem que os testes lhe deram. Nas três primeiras corridas do ano chega em segundo em Buenos Aires  atrás da Willians FW07 de Alan Jones, quebra em São Paulo e chega em 4º em Kyalami sendo que em ambas a vitória foi de René Arnoux com  o Renault RE21.
Chega Long Beach e Piquet crava a pole quase um segundo mais rápido que o segundo tempo que é de Arnoux e Patrik Depailler que com a Alfa Romeo 179 larga em terceiro.

Patrese em Interlagos a frente de uma MacLaren.

Na largada um tanto forçada pelas Alfas de Depailler e Bruno Giacomelli, Nelson fica em terceiro para logo passar Giacomelli e na segunda volta Depailler e seguir andando forte rumo à vitória. Ainda na primeira volta Ricardo Zunino , Mario Andretti, Jochen Mass e Jean-Pierre Jarier  batem ficando Andretti e Zunino fora da corrida.
 Na volta 4, Giacomelli perdeu o controle de seu Alfa Romeo na freada para o Hairpin , e leva junto Reutemann, Jody Scheckter , Elio de Angelis , Cheever e Jarier, desses pilotos apenas Giacomelli e Cheever conseguem volta à corrida tendo Emerson Fittipaldi que largara em 24º lugar conseguido passar pelo local sem ser atingido. 

Mario Andretti.

Volta 51, a batalha entre Regazzoni, Fittipaldi e Watson, que começou nas três últimas  posições no grid, e estavam agora lutando pelo 4 º lugar. Emerson Fittipaldi com o Fittipaldi F7 vinha a menos de um segundo atrás de Regazzoni no Ensign N180 e o freio do carro do Suíço bloqueia no final da reta e segue em frente no Hairpin e Regazzoni bate no carro de Zunino parado no local depois na proteção de pneus e por último na barreira de concreto.

Clay. 

Seria o ultimo dos 132 GPs de Rega, ele sobreviveu à pancada mas ficou tetraplégico. Parece que a pedaleira do Ensign era feita de liga leve e o pedal do freio se quebrou na forte freada.
E Nelson vence seu primeiro GP tendo colocado 1 minuto e meio de vantagem sobre o segundo Riccardo Patrese na Arrows A3 que chegava a 200 centésimos à frete do bicampeão Emerson Fittipaldi, neste que foi seu ultimo podiun na Formula Um. Nós tínhamos um novo futuro campeão, mas não seria naquele ano pois a vitória coube a Alan Jones na Willian FW07, mas 81...



A todos meus amigos que comentaram no post da foto e em especial ao Luiz Guimarães o Guima e  Ararê Novaes que com sua arte maravilhosa está retratando todos os carros do Piquet.


QUEM, COMO, ONDE?


Ia escrever sobre essa corrida, emblemática para nós brasileiros, mais tarde e se o Caranguejo me ajudar e não for viajar faço o post. Por enquanto pergunto aos senhores que sabem tanto ou mais do que eu, quem, como e onde? 

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Evento do MP Lafer Auto Clube em Antonina foi um sucesso

O MP Lafer Auto Clube do Paraná acaba de contabilizar em seus registros mais uma grande conquista, ou seja, a realização por dez anos consecutivos, em parceria com a Prefeitura Municipal local, do Encontro de Veículos Antigos e Especiais de Antonina/PR, cuja décima edição aconteceu de 29 a 31 de julho, reunindo centenas de antigomobilistas e veículos oriundos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Homenagens, concursos, premios, espetáculos artísticos, confraternização e muito turismo movimentaram a antiga e litorânea cidade, tendo como palco, entre outras atrações, o velho Teatro Municipal.

Desta vez os organizadores tiveram a honra de recepcionar uma das figuras ilustres e de grande importância na história da indústria automobilística nacional, na pessoa do Administrador de Empresas e professor de Desenho Industrial Antonio Adolfo De Mitry, responsável, entre outros, pelo projeto e desenvolvimento de dezenas de ítens que incorporam veículos das marcas Lafer, Puma e Willys, além de carroçarias de ônibus da Companhia Americana.

Foi resgatada a história e prestada homenagem aos pilotos e preparadores de carreteiras da década de 1950, no Paraná, José Luiz Barbosa e João Augusto Buso.

Um automóvel Rolls Royce 1972 modelo Corniche, conversível, deu ao seu proprietário - Rafael Castilho - de Curitiba, o prêmio "The Best", o melhor de todos.

Foram premiados ainda os antigomobilistas Clotário Portugal - Pontiac Silver Strak 1949; Alcione Polycarpo - Tryumph May Flower 1951; Luiz Fernando Bettega - Chevrolet Impala 1961; Mauro Mello - Dodge Challenger 1970; Sergio Viana Gurski - DKW Vemag Pracinha 1965; Ivacir Soares - Chevette 1979; Cristiano Ribas - Dodge Dart 1977; Roberto Zagonel - Puma GTS 1980; Álvaro Franco - Ford Maverick 1976; Altair Brock - Jeep Willys 1960; e ainda os caminhões Diamond T 1952 (Reinaldo) e GMC 1946 (Herbert), ambos de Curitiba e ainda Passat 1987 (Luis), Volkswagen 1972 (Murilo Abagge) e o Hot Rod Ford 1934 (Vladimir, de Curitiba).

Um dos antigomobilistas que vieram de mais longe, Zacarias Balbi, de Porto Alegre/RS, foi premiado com seu Miura Sport 1979 também. O troféu "Motor Beleza" (veículo com motor mais bonito) coube a: primeiro - João Prendim - Austin Pick Up - 1950; segundo - Fabrício Cordeiro - Fiat 147 - 1979; e terceiro lugar - Luiz Carlos Hobold - Ford Maverick Super Luxo - 1976. Nas fotos, carreteira Ford 1946 e Rolls Royce Corniche; e, Austin Pick Up (centro). Até 2012!

Por Ari Moro



Publicado primeiramente no jornal Paraná On line
http://www.parana-online.com.br/canal/automoveis/news/550453/?noticia=EVENTO+DO+MP+LAFER+AUTO+CLUBE+EM+ANTONINA+FOI+UM+SUCESSO

11/08/2011

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A primeira vitória de Fangio na Formula Um


GP de Mônaco - Monte Carlo 1950 

Curva da Tabacaria na primeira volta, uma onda invadiu a pista e sua consequenci foi o abandono de nove carros.

Já contei aqui sobre a primeira corrida da nova categoria, a Formula Um, vencida por Nino Farina em Silverstone, escrevi também sobre a Alfa Romeo 150/50 usado nos dois primeiros anos da categoria e finalmente o Caranguejo e eu já escrevemos inúmeros posts sobre essa época e seus grandes campeões.
Hoje mostro a vocês a primeira vitória de Juan Manuel Fangio el Chueco na Formula Um no segundo GP da temporada em Mônaco.
A equipe Alfa Romeo em 1950 era poderosa nela corriam grandes campeões de antes da guerra e grandes promessas do automobilismo. Nela corriam Nino Farina, Luigi Fagioli e a grande promessa do futuro El Chueco ou Juan Manuel Fangio  apesar de já ser quarentão.

Fangio a caminho de sua primeira vitória passa pelos carros que ficaram na Tabacaria o #32 de Nino Farina. 

Em Mônaco após largar em terceiro em Silverstone el Chueco fez a pole seguido por seu companheiro Nino Farina em terceiro e entre eles a Ferrari 125 de Luigi “Gigi”Villoresi. 
Fangio com a propriedade que lhe era peculiar largou na ponta e foi seguido por Nino e Giggi e logo quando chegam à curva da Tabacaria uma onda vinda do porto invadiu a pista e Nino no segundo lugar roda e provoca o caos tendo oito carros ficado de fora da corrida logo de cara. Vejamos  #32 Nino Farina, #36 Luigi Fagioli, #16 Louis Rosier, #52 Toulo de Graffenried, #24 Cuth Harrison, #10 Robert Manzon, #44 Franco Rol, #12 Maurice Trintignant, #8 Harry Schell. 
A corrida continuou com Fangio na ponta e mesmo após a primeira volta a pista molhada na Tabacaria fez novas vitimas.
Após 3h13m18s e 70/100 Fangio cruza a linha de chegada em primeiro, fazendo ainda a melhor volta da corrida com 1m51s e chegando quase um minuto à frente do segundo colocado Alberto “Ciccio” Ascari com a Ferrari 125 #40, Louis Chiron, Raymond Sommer, Príncipe Bira Bhandubandh, Bob Gerard e Johnny Claes sendo esses os únicos carros a terminarem após vinte e um haverem largado.
Naquele ano Nino Farina foi o campeão, mas essa foi a primeira vitória do Grande Chueco que ao final de 1957 o levaria ao quinto titulo mundial. 


Rui Amaral Jr


Há sobre essa corrida, além do fato de ser a primeira da série de 24 triunfos do Chueco na F1, alguns fatos bem interessantes. Marcou a estréia da Ferrari na categoria; Stirling Moss venceu a prova preliminar de F3 e o "Quíntuple" deu uma demonstração de que não só era só o melhor piloto daquela geração e tinha "faro" para escolher seus carros: após a largada, o pelotão principal foi colhido por uma onda (!!) na Curva da Tabacaria. Como era o líder, Fangio foi o único que escapou ileso. Na segunda volta, mesmo sem ser alertado pelos fiscais de pista, o Chueco intuiu que havia perigo adiante, pois notou que nas arquibancadas, os torcedores não olhavam para ele e sim para a frente. Diminuindo a velocidade, conseguiu passar pelos destroços e venceu com larga margem sobre Alberto Ascari (uma volta). Ganhou, mas não compareceu à cerimônia de premiação. Motivo, foi ao hospital ver como estavam os compatriotas Froilan Gonzalez e Alfredo Pian. Pepe Gonzalez havia enfrentado um incêndio em seu carro e Pian fraturou a perna numa batida no treino de sábado. Campeão dentro e fora da pista também.
Caranguejo