A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 19 de julho de 2011

HEWLAND

Um câmbio montado e um desmontado, vejam que as engrenagens das marchas são retas, apenas a coroa e pinhão são helicoidais.

Começo dos anos 60 com a vitória da Cooper 59/60 e da Lotus 63 as coisas estavam mudando no mundo da Formula Um e do automobilismo, pequenas equipes construíam seus carros e faziam frente às grandes. Para isso precisavam de uma série de equipamentos que seriam altamente custosos para serem fabricados tais como motores, freios e principalmente câmbios/diferenciais.
Acertar as relações de cambio em um carro de corridas sempre foi primordial para o bom desempenho, ainda mais naquela época quando os motores tinham uma faixa de utilização muito pequena. Hoje em dia os motores de Formula Um trabalham numa faixa que vai das 6.000rpm até as 19.000rpm graças a toda tecnologia eletrônica, antigamente em um motor de corridas que girava 10.000rpm sua faixa de utilização era se tanto dos 6.500rpm até o limite e para seu bom aproveitamento uma boa relação de marchas era essencial. 
Em 1957 nascia na Inglaterra  a Hewland Engineering Limited com um sistema criado por seu proprietário Mike Hewland em que todas as relações de marchas podiam ser trocadas em minutos, tanto do eixo primário como do secundário, e para isso havia uma grande quantidade de relações para cada marcha. Podia-se assim acertar as relações de marcha para cada pista assim como também a relação de diferencial, tornando as opções múltiplas.
As engrenagens eram retas e não helicoidais como nos câmbios de rua, para facilitar a troca e baratear os custos de fabricação. Faziam ou fazem um pouco de barulho e eu sei disso muito bem.
A Hewland fabrica suas caixas em carcaças próprias ou em carcaças de varias marcas, fornecendo câmbios que venceram e vencem em várias categorias, desde os nossos VW Divisão 3 até a Formula Um, passando por todas categorias do automobilismo mundial. Hoje são feitos pela Hewland treze tipos de caixas. 

Colin Chapman supervisiona a troca de relações de uma Lotus, segundo meu amigo e consultor José Ferraz é um Hewland MK8.
 A esquerda Mike Hewland, notem as engrenagens retas e ele segura um semi-eixo.
A parte traseira da caixa (esquerda) abria para troca das engrenagens.
Um planetário com a coroa e pinhão.
Mike Hewland foi piloto e dono de equipe,  aqui um de seus carros acredito que um Formula 5.000.


Neste post conto um pouco da nossa Caixa 3; http://ruiamaraljr.blogspot.com/2009/03/caixa-tres.html

Link interessante que achei sobre caixa de cambio.



  

DOS AMIGOS


segunda-feira, 18 de julho de 2011

Toda beleza da Formula Um.

Emerson na Lotus 72 no reabastecimento, Peter War o chefe de equipe segura o extintor enquanto os mecânicos colocam o combustível. 

Stewart come uma coxinha e bebe agua no cockpit da Tyrrel.
Colin Chapman observa seus mecânicos trocarem as engrenagens de um cambio Hewland de uma Lotus 49.


Nesta Ferrari uma dúvida, seria uma 126 C2 ou uma C3? Certamente é um dos carros do grande Gilles.

Richie Ginther no Honda com seus mecânicos japoneses.

Froilan Gonzalez na Ferrari.


Mecânicos da Ferrari num belo almoço com certamente um bom vinho tudo em cima de uma T3.

Emerson, Chapman e John Milles.

Emerson, Chapman, John Milles e sentado numa Lotus 72 Jochen Rindt.

1984, Derek Warwick , Reanault RE50.

Box da Ferrari em Mônaco 1971 a 312 B2 #4 de Jacky Ickx, # 6 de Mario Andretti e #5 de Regazzoni.

Mecânicos trabalham numa Lotus 72.

Pelo macacão e pelas belas pernas ambos parecem ser de François Cevert.

Box da Ferrari, no chão motor e cambio de uma 312 B.

 Dez dias atrás recebi essas belas fotos do Jr, acontece que fiquei todos esses dias afastado da Internet e só hoje estou mostrando todas. Os comentários das fotos são meus e do Caranguejo  e apenas hoje vi um comentário do Humberto Corradi dizendo que elas apareceram em seu blog  http://f1corradi.blogspot.com/ antes . A ele meu muito obrigado por autorizar a sua divulgação. E a todos que me acompanham um belo inicio de semana. 

Marcas em Interlagos vitória de Thiago Camilo



Marcas: Dobradinha da Carlos Alves em Interlagos - Thiago Camilo em primeiro Galid Osman em segundo
Camilo é o líder do torneio e Galid fez a volta mais rápida da 2ª corrida
São Paulo - 17/07/2011 - Num domingo ensolarado, com a temperatura bem elevada como num dia de verão, o Autódromo José Carlos Pace em Interlagos recebeu a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Marcas, com vitória de Valdeno Brito na primeira corrida e dobradinha da Carlos Alves Competition Team, com o primeiro lugar de Thiago Camilo e o segundo de Galid Osman, na segunda corrida.

Depois de todos os acontecimentos preocupantes e desanimadores da sexta feira e do sábado, onde os dois carros da equipe apresentaram graves problemas elétricos, Galid Osman conseguiu apenas o nono lugar no grid de largada e Thiago Camilo ficou com o décimo tempo. Foi uma pane elétrico-eletrônica intensa, muito parecida com a que aconteceu na primeira etapa do campeonato, em Tarumã no Rio Grande do Sul.

O experiente Carlão Alves, que correu na Stock Car por vinte anos consecutivos, não se desesperou e manteve a cabeça fria, acreditando num bom resultado no domingo. Trabalhou muito com os mecânicos para fazer um bom acerto para a corrida, embora os dois carros tivessem andado muito pouco, com poucas referências de pista.

"Hoje por causa do calor, me preocupei muito mais com a temperatura dos pneus. Não mexi muito nos carros, acreditei que eles estavam bons e que nos faltou sorte na classificação. Como os nossos carros não andam de reta, eles têm que ter um ‘chão’ muito bom para compensar. Acertei na calibragem", contou Carlão.

"Na verdade a sorte da equipe voltou, tanto o Camilo como o Galid fizeram uma ótima prova e foram premiados com o primeiro e segundo lugares na corrida. Os dois estão construindo um espírito de equipe onde um sempre ajuda o outro. Isso é o mais importante que está acontecendo. Em quatro corridas, ganhamos duas e estamos na liderança do torneio das equipes. Todo o nosso time está de parabéns. Estou muito feliz", concluiu Carlão Alves.

O paulistano Thiago Camilo, que é o atual líder do torneio e terminou a primeira prova em quarto, não esperava conseguir vencer neste domingo:

"O meu carro é muito bom de chão, mas anda muito pouco de reta, ainda mais com esse lastro de 40 quilos. Então tenho que aproveitar tudo nas freadas e nas curvas, porque depois na reta, as coisas ficam complicadas. Eu saio quatro cinco carros na frente e quando olho novamente no retrovisor, os concorrentes estão em cima de mim", contou Camilo.

"Hoje contei com a sorte, e com a fundamental ajuda do Galid Osman, meu companheiro de equipe, porque fomos juntos pra frente um puxando o outro e ganhando posições. Estou na liderança da Stock Car e agora também do Brasileiro de Marcas, mas tenho que manter os pés no chão, conservar a humildade porque nenhum campeonato está definido. Quero agradecer ao Galid e a toda equipe por mais essa vitória", finalizou Thiago Camilo.

Galid Osman piloto do Astra 28 fez duas ótimas corridas e subiu ao pódio por duas vezes, na primeira prova chegou em terceiro e na segunda terminou em segundo:

"Hoje foi um domingo para não ser esquecido. Justamente aqui em Interlagos, subi duas vezes no pódio, que é o alvo de todo piloto. Toda nossa equipe sofreu muito na sexta e no sábado, mas hoje deu tudo certo e pudemos mostrar o potencial e a união de nosso time. O meu carro estava muito rápido e fiz uma boa largada na primeira prova, o que me garantiu o pódio", disse Galid.

"Na segunda corrida fui trocando posições com o meu parceiro Thiago Camilo e assim partimos pra cima dos ponteiros. Claro que contamos com a sorte, mas sem sorte ninguém consegue nada no automobilismo. Também fiquei muito feliz por ter feito a melhor volta da corrida e por estar agora no terceiro lugar no campeonato", concluiu Galid.

A próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Marcas será realizada no dia 31 de julho, no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro.

Resultado da primeira corrida:

1) Valdeno Brito, Micos Racing (Chevrolet Astra) - 15 voltas, em 31min04s848
2) Juliano Moro, Auto Racing (Honda Civic) - a 1s645
3) Galid Osman Júnior, Carlos Alves Competition (Chevrolet) - a 2s627
4) Thiago Camilo, Carlos Alves Competition Team (Chevrolet) - a 3s363
5) Gustavo Martins, Amir Nasr Racing (Ford Focus) - a 5s916
6) Alceu Feldmann, FullTime Sports (Honda Civic) - a 6s382
7) Fabio Carbone, FullTime Sports (Honda Civic) - a 6s741
8) Denis Navarro, Bassani Racing (Corolla) - a 6s944
9) Chico Serra, Serra Motorsport (Honda Civic) - a 7s326
10) Rodrigo Miguel, Bassani Racing (Corolla) - a 8s614
11) Henrique Assunção/Ronaldo Kastropil, Bassani Racing (Corolla) - a 13s126
12) Cristiano ‘Tigrinho’ Almeida, Auto Racing (Honda Civic) - a 22s728
13) Andersom Toso, Officer ProGP (Ford Focus) - a 23s541
Não completaram:
14) Fabio Fogaça, Officer ProGP (Ford Focus) - a 6 voltas
15) José Cordova, Amir Nasr Racing (Ford Focus) - a 6 voltas
16) Lico Kaesemodel, Micos Racing (Chevrolet Astra) - a 8 voltas
17) Daniel Serra, Serra Motorsport (Honda Civic) - a 9 voltas
18) Átila Abreu, AMG Motorsport (Chevrolet Astra) - a 14 voltas
19) Thiago Marques, AMG Motorsport (Chevrolet AMG) - a 15 voltas
20) Michelle de Jesus, Bassani Racing (Corolla) - a 15 voltas
Melhor volta: Juliano Moro (Auto Racing) com 1min47s613

Resultado da segunda corrida:

1) Thiago Camilo, Carlos Alves (Chevrolet) - 16 voltas, em 27min42s119
2) Galid Osman Júnior, Carlos Alves (Chevrolet Astra) - a 0s988
3) Chico Serra, Serra Motorsport (Honda Civic) - a 3s161
4) Alceu Feldmann, FullTime Sports (Honda Civic) - a 8s305
5) Thiago Marques, AMG Motorsport (Chevrolet AMG) - a 28s979
6) José Cordova, Amir Nasr Racing (Ford Focus) - a 31s411
7) Denis Navarro, Bassani Racing (Corolla) - a 1 volta
Não completaram:
8) Gustavo Martins, Amir Nasr Racing (Ford Focus) - a 4 voltas
9) Henrique Assunção/Ronaldo Kastropil, Bassani Racing (Corolla) - a 5 voltas
10) Valdeno Brito, Micos Racing (Chevrolet Astra) - a 5 voltas
11) Rodrigo Miguel, Bassani Racing (Corolla) - a 8 voltas
12) Daniel Serra, Serra Motorsport (Honda Civic) - a 9 voltas
13) Lico Kaesemodel, Micos Racing (Chevrolet Astra) - a 9 voltas
14) Átila Abreu, AMG Motorsport (Chevrolet Astra) - a 10 voltas
15) Fabio Carbone, FullTime Sports (Honda Civic) - a 11 voltas
16) Andersom Toso, Officer ProGP (Ford Focus) - a 11 voltas
17) Juliano Moro, Auto Racing (Honda Civic) - a 13 voltas
18) Cristiano ‘Tigrinho’ Almeida, Auto Racing (Honda Civic) - a 13 voltas
19) Fabio Fogaça, Officer ProGP (Ford Focus) - a 15 voltas
20) Michelle de Jesus, Bassani Racing (Corolla) - a 15 voltas

Melhor volta: Galid Osman Júnior (Carlos Alves Competition Team), com 1min48s461

Campeonato de Pilotos:
1 21 Thiago Camilo 73
2 10 Alceu Feldmann 52
3 28 Galid Osman 51
4 77 Valdeno Brito 50
5 29 Daniel Serra 40
1 Thiago Marques 40
7 20 Fabio Carbone 31
8 85 Rodrigo Miguel 30
9 11 José Cordova 26
10 26 Juliano Moro 25
11 33 Chico Serra 23
12 3 Denis Navarro 17
13 5 Martins/Pinheiro 12
14 76 Wellington Justino 10
15 73 Sergio Jimenez 7
9 Andersom Toso 7
17 12 Carlos Padovan 6
18 75 Assunção/Kastrolpil 5
19 52 Átila Abreu 4
27 Cristiano de Almeida 4
72 Fábio Fogaça 4
22 71 Duda Pamplona 0
82 Willian Freire 0
30 Michelle de Jesus 0

Campeonato de equipes:
1 Carlos Alves Comp 124
2 Full Time Sports 83
3 Serra Motorsport 69
4 Micos Racing 60
5 Amir Nasr Racing 50
6 AMG Motorsport 44
7 Bassani Racing 30
8 Bassani Marcas 29
Auto Racing 29
10 Officer ProGP 7

Campeonato de Marcas:
1 Chevrolet 164
2 Honda 128
3 Ford 53

Assessoria de imprensa da Carlos Alves Competition Team 
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