A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Panseca, o último dos Buso faleceu aos 81 anos

Eles eram três irmãos - João, Paulo e Celestino - todos portadores de "gasolina na veia" e a mesma paixão: carro de corrida. Durante parte de suas vidas, respiraram muita poeira, vapor de gasolina, fumaça de combustível queimado, afrouxaram e apertaram centenas de parafusos no ajuste de cabeçotes, regulagem da mistura e da centelha que dá vida ao motor, conviveram com o perigo da velocidade, mas, experimentaram o prazer da vitória e proporcionaram muita emoção e alegria ao público espectador.

O primeiro deles a falecer foi João Augusto Buso, o mais velho. Depois, em 2002, Paulo José Buso deixou este mundo. Agora, lamentavelmente, registramos o falecimento - dia 13 de junho, aos 81 anos de idade - de Celestino Jacó Buso que, na década de 1950, era conhecido nas corridas de carros pelo apelido de Panseca.

Todos eles tiveram carreteira, sempre Ford e sempre motor V8. O mais destacado de todos foi Paulo, vencedor de inúmeras provas em circuitos de rua e em estradas, entre as quais a Prova Centenário do Paraná, em 1953, com sua carreteira Ford 1939 e motor de Mercury 1951.

Celestino, brincalhão, há cerca de 1 ano dizia: "Também pudera, o que tinha de equipamento melhor sempre ia para a carreteira do Gordo (Paulo). O que sobrava, estava usado ou estragado, ia para a minha."

Com efeito, na véspera de uma corrida Curitiba-Ponta Grossa/PR, por estrada de chão, Panseca teve que "emprestar" o distribuidor especial do seu carro para Paulo colocar na sua carreteira, que estava melhor preparada.

Com isso, Panseca teve de usar o distribuidor ruim da carreteira de Paulo e o motor do seu carro pifou o tempo todo. Noutra corrida, vencida por Haroldo Vaz Lobo com um Morgan (Turismo), capotou seu carro numa curva do final da rua Mal. Floriano Peixoto.

Panseca pilotava a carreteira número 54, Ford 1937, motor 59AB com cabeçotes de alumínio, coletor de dois carburadores (que pegou do Paulo) e câmbio de Lincoln.

Retirou-se mais cedo das corridas - 1956 - para estudar e prestar vestibular ao curso de medicina. Sua carreteira, trocou-a com o amigo de colégio Clodoaldo Moreira, por uma espingarda, terreno e o resto em dinheiro.

Fecha-se mais uma página da história do tempo das carreteiras, abafando o ronco de um motor V8 pelas ruas da cidade, de um sorridente e agitado Panseca que deixou importante contribuição ao desenvolvimento do automobilismo de competição. Na foto, Panseca no circuito do Passeio Público.



Por Ari Moro


Publicado primeiramente no jornal Paraná On line
http://www.parana-online.com.br/canal/automoveis/news/540881/?noticia=PANSECA+O+ULTIMO+DOS+BUSO+FALECEU+AOS+81+ANOS
30/06/2011 às 00:00:00 - Atualizado em 29/06/2011 às 22:37:11


A famíla Buso nossos sentimentos.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

PASSO FUNDO SOBRE RODAS, DAS BARATAS ÀS CARRETERAS

No dia 26 de setembro de 1948 acontecia a Copa Rio Grande do Sul, promovida pelo Diário de Notícias e patrocinada pelo Banco Agrícola Mercantil S.A., esta grande prova, a maior acontecida no Estado, em 824 km e com gride de largada de 28 carros.
Largada e chegada em Porto Alegre, passando pelas cidades: São Leopoldo, Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Vacaria, Lagoa Vermelha e Passo Fundo; fim da primeira etapa, onde os carros e pilotos foram abastecidos.
Esta etapa foi vencida por Ernesto Ranzolin, bom de braço e pé pesado, gaúcho de Antônio Prado-RS, mas radicado em Lages-SC, assediado por Alcídio Schröeder, o Leão da Serra, representando Passo Fundo, e bota assédio nisso.
Para o trecho final, com chegada na capital, inverteram-se as posições, em 1º lugar, chegou Alcídio e em 2º lugar Ranzolin.
Na soma dos tempos, Alcídio levou os lucros da vitória.
Alcídio teria dito na parada, em Passo Fundo, que a corrida seria dele, pois conhecia o trajeto como a palma da mão. Eis que era motorista de ônibus, da linha Passo Fundo/Porto Alegre.
As bandeiradas de largada e chegada foram dadas pelo governador do Estado, Valter Jobim.


Resultado:
1º lugar: Alcídio Schröeder com Ford V/8, 1939, Nº 14
2º lugar: Ernesto Ranzolin com Ford V/8, 1947, Nº 10
3º lugar: Oscar Antônio Silva com Mercury, 1941, Nº 20
4º lugar: José C. F, Bastos com Ford V/8 Nº 40
5º lugar: Nicola Corvina com Mercury, Nº 54
Da grande festa automobilística, a lamentar o gravíssimo acidente em que participou o piloto Antônio Fonini Filho com a carretera Ford V/8, Nº 30, de Guaporé, um dos últimos pilotos a partir, quando sobrou na fechada curva, já no fim da Av. Farrapos, atropelando muitos assistentes: quatro morreram no local e quarenta ficaram feridos, a prova não foi suspensa.


Curiosidades:Germano João Rigotto, correu com Cadilac Sedanete, Nº 28 (pai do ex-governador Rigotto, do RS.)
Com caminhonete Ford V/8, Nº 12, participou Ulisses Bottaro
Com Stubacker, Nº 22, disputou Felipe Mollé
Com Jaguar Mk-V, Nº 50 disputou Erwino Franke
A rádio Farroupilha que transmitiu toda a prova, deslocou posto para Passo Fundo.
O Ministro da Defesa, Nelson Jobim é neto do Governador Valter Jobim.


Relação dos Acompanhantes:Alcídio: Carlos E. Rochester;
Ranzolin: Hélio Malta;
Oscar: Guilherme G. Haas;
Bastos: Ivo Dienstmann;
Nicola provavelmente correu só. A mídia não cita acompanhante.

Assim fica mais um registro da 1ª Copa do Rio Grande do Sul


Fontes:


Antônio Ranzolin, filho do exímio piloto Ernesto Ranzolin, EUA
Museu da Comunicação Social, José Hipólito da Costa, Porto Alegre-RS
Armando C. Burlamaque, Passo Fundo-RS
Nelson Marques da Rocha, Passo Fundo-RS

Por Graziela Marques da Rocha

terça-feira, 5 de julho de 2011

Fangio e a Squadra Primavera.


Juan Manuel Fangio

O campeonato mundial de 1956, parece ter sido o mais difícil dos cinco conquistados por Juan Manuel Fangio em sua gloriosa carreira. No titulo de 51, a Alfetta 159 ainda era um carro competitivo e Ascari e a Ferrari 375 só tornaram-se uma ameaça depois de metade da temporada; em 54 e 55, com a fabulosa Flecha de Prata W196, o Chueco era quase imbatível e em 57, Fangio jogava com a tática do reabastecimento para ter alguma vantagem frente a adversários com carros mais evoluídos.
Mas em 56, a F1 estava em um momento de transição. A Mercedes Benz havia se retirado das pistas após a tragédia de Le Mans no ano anterior e a Lancia, também atingida por uma tragédia, a morte de Alberto Ascari, doara seus modelos D50 à Ferrari.

Fangio e a D50.

Para Enzo fora um grande negócio. A Ferrari havia fracassado com seus modelos 625, 553 e 555 (Supersqualo) e fora fragorosamente batida pela Mercedes. Com os novos carros, projetados por Vittorio Jano, o Comendador tinha a chance de voltar a dominar a categoria com nos bons tempos de Ciccio Ascari, em 52-53.
Com a contratação de Fangio, um tricampeão, a Scuderia mostrava que não estava brincando e compusera o time com mais três jovens pilotos: Luigi Musso, Eugenio Castellotti e Peter Collins. El Chueco já contava com 45 primaveras e não correria para sempre. Era preciso achar-lhe um sucessor.

Fangio no GP da Argentina em Buenos Aires.

A temporada começou pelo GP da Argentina e logo o Maestro veria que tinha agora um carro veloz...e não confiável.
Para sua sorte, o regulamento permitia que um piloto fosse inscrito em uma prova também com os carros de seus companheiros de equipe. Assim, em caso de problemas, ele poderia continuar na corrida com o carro de um parceiro, com quem dividiria os pontos obtidos.
E é o que acontece em Buenos Aires, quando Fangio, líder da corrida, tem problemas com a bomba de combustível e abandona. Imadiatamente, pega o carro de Luigi Musso e volta à pista, mas não evita uma rodada na Curva Ascari e o consequente atolamento na lama existente na curva. O Campeão é colocado de volta na corrida, graças ao empurrão de cinco comissários de prova, o que caracterizaria auxílio e lhe custaria uma desclassificação.
Mas quem teria peito para desclassificar o Chueco, numa corrida em Buenos Aires?
Ele então prossegue, recupera posições e ultrapassa Stirling Moss, cujo motor quebra, vencendo assim sua primeira corrida pela Ferrari.

Stirling Moss e a Maserati 250F em Mônaco.
Eugenio Castelloti e a D50 em Mônaco com o carro batido de Fangio.

Em Mônaco, após fazer a pole, um incidente bizarro: bate num fardo de feno quando tenta desviar de um acidente à sua frente. Com o carro desalinhado, troca-o pelo de Peter Collins. Enquanto isso, Eugenio Castellotti, que enfrenta problemas com o câmbio em sua Ferrari, troca-a pela que Fangio estava usando, já consertada e termina na quarta posição. Fangio por sua vez é segundo, nessa que é a classificação mais esquisita da F1: um mesmo piloto (Fangio) em 2ª e 4º lugares. Vitória de Stirling Moss.

Spa, o  piloto e jornalista Paul Frere levou sua Ferrari D50 ao segundo lugar.
Frere foi brilhante em ambas atividades e nos deixou o ano passado.

Em Spa, problemas de transmissão na 23ª volta produzem o primeiro abandono do Fangio em um ano. Vitória de Peter Collins. Moss perde uma roda, troca de carro com Cesare Perdisa e chega em 3º. Em Reims, o Chueco lidera a corrida, mas uma mangueira de combustível danificada o faz terminar em 4º lugar. Desconfiado de uma sabotagem, parece ter tomado nesse dia a decisão de deixar a equipe no final da temporada. Nova vitória de Collins, líder do campeonato, enquanto o argentino é apenas terceiro, seis pontos atrás. 

Silverstone.
Nurburgring, #2 Peter Collins, #1 Fangio, #7 Moss.
Monza, no começo da corrida Fangio à frente de Moss.
Moss vence em Monza e Fangio vence seu quarto Campeonato Mundial de Formula Um.
Capa da revista Autosport, Collins entrega seu carro a Fangio.

Silverstone, reação de Fangio, que vence sem maiores problemas, enquanto Collins precisa do carro de Fon de Portago para ser o segundo. Em Nurburgring, prova dura. Todas as D50 ficam pelo caminho, exceto...a de Fangio, que faz a pole e chega à frente de quatro Maseratis: Moss, Behra, Godia e Rosier. Passa também à frente no campeonato com oito pontos. Finalmente em Monza, decisão emocionante: Fangio larga na pole, mas o líder é Stirling Moss. O Maestro ocupa uma confortável segunda posição quando na volta 20, passa a ter problemas com a direção da Ferrari. Nos boxes, é surpreendido com a recusa de Musso em ceder-lhe o carro. O romano diria depois que estava bem colocado e não viu razão para "sacrificar-se". Fangio receberá a ajuda voluntária de Peter Collins, que entrega-lhe seu carro: "Siga você, Maestro. Sou jovem e terei tempo de lutar por outros campeonatos", disse-lhe Collins, sem saber que em dois anos morrerá em Nurburgring. O Chueco volta à corrida e para os que pensavam que sua estrela perdera o brilho, ela volta com força total. Terceiro no retorno, é beneficiado com a quebra do rebelde Musso e nas voltas finais, o eterno vice, Moss fica sem combustível longe dos boxes. Mas mesmo o azar de Stirling tinha limites e ele  é empurrado pelo carro de Luigi Piotti até os boxes, onde reabastece e volta à pista antes de ser ultrapassado. Vitória de Moss na corrida e do Fangio no campeonato.
Caranguejo

A Squadra Primavera

Castelotti.
Peter Collins.
Luigi Musso.

Após a morte de Ciccio Ascari, Enzo dedicou-se a procurar um outro campeão e criou a Squadra Primavera, um projeto que selecionou jovens pilotos e tentou fazer de um deles um novo Alberto Ascari, talvez.
Esses pilotos eram os italianos Luigi Musso, Eugenio Castellotti e Cesare Perdisa, os ingleses Mike Hawthorn e Peter Collins e o alemão Wolfgang von Trips. Perdisa foi o primeiro a ser rejeitado e talvez trocado por Alfonso de Portago. Fangio trabalhou ou competiu contra todos eles. Apenas Perdisa morreu de causas naturais.

Caranguejo

No link abaixo alguns outros posts de meu amigo Caranguejo. 

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Mais Divisão 3


Teleco - Luiz Antonio Siqueira Veiga - um bota!
Paulo Prata


Ricardo Bock
Pedro Garrafa, aqui numa configuração que corriam no Sul com motores 1.800cc.
# 74  Voltaire Moog.
Luiz Eduardo Duran, parece numa bela rodada mas ele afirma que não!
O Jr e eu usávamos conta giros JONES idêntico a este de acionamento mecânico e com espia.