A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 9 de maio de 2011

PERNAS-CURTAS por Henrique Mércio

Paul Richard “Richie” Ginther

Phill Hill e Richie Ginther.

Nascido em 1930 na Califórnia, na infância conheceu alguém de suma importância em sua carreira, o futuro campeão da F1, Phil Hill, que era amigo de seu irmão mais velho. Através de Hill, Ginther teve seus primeiros contatos com as corridas em 1948. Ao terminar os estudos, passou a trabalhar com seu pai na Douglas Aircraft e dividia seu tempo participando de corridas em Laguna Seca ou Riverside. Porém, no começo dos anos cinqüenta, o pequeno californiano teve de largar seu MG, chamado que fora por seu país, para lutar na Guerra da Coréia. Lá aperfeiçoa seus conhecimentos de mecânica, trabalhando com motores de aviões e ao retornar, junta-se ao amigo Phil Hill na famosa Carrera Panamericana, pilotando uma Ferrari 4.1.

Richie e Hill na Ferrari 4.1 na Carrera Panamericana.
Richie e a Ferrari 250 Testarossa na Targa Florio 1960.

 Em 1954 retoma a carreira solo, participando de provas com um Austin Healey. Nessa época, torna-se contemporâneo de um jovem piloto que também era muito participativo, um certo James Dean. Os resultados de Richie chamaram a atenção de Johnny von Neumann, chefe de equipe e revendedor da Porsche para a Califórnia, que confia-lhe um desses carros alemães. Mas sua grande chance surge em 1956 quando passa a pilotar Ferraris. Logo, estava conversando com Luigi Chinetti, chefão da NART (North American Racing Team) e representante de Enzo Ferrari nos Estados Unidos. Esse contato abriu as portas para Ginther tanto em provas européias como as 24 Horas de Le Mans, e também em corridas norte-americanas como as 12 Horas de Sebring ou as 24 Horas de Daytona, sempre com a marca do “Cavalinho Rampante”. 

1961, Richie lidera Von Tripps no GP de Monaco, ambos de Ferrari 156 "Shark Nose".


Em 1960, Richie é chamado para correr na F1 pela equipe italiana, apadrinhado tanto quanto o possível por seu amigo Hill. Estréia com uma sexta colocação em Mônaco, pilotando uma Ferrari Dino 246. Participa em mais três corridas em 60, em uma delas o GP da França, com o pouco conhecido Scarab Type 1, mas é com a Ferrari que obtém o seu melhor resultado: uma dobradinha com Phil Hill em Monza/60. Em 61,divide a equipe Ferrari com Wolfgang von Trips, Phil Hill, Olivier Gendebien e os novatos Giancarlo Baghetti e Ricardo Rodriguez. Consegue boas colocações como um segundo lugar em Mônaco e dois terceiros, em Spa e Aintree, no ano em que Hill vence o campeonato mundial. De 62 a 64, correrá pela BRM, fazendo em 63 sua melhor temporada, com 3 segundos lugares (Mônaco, Monza e Watkins Glen) e 2 terceiros (Nurburgring e México), terminando com a terceira posição no Mundial. 

Oulton Park 1963 Ginther #2 larga na primeira fila ao lado de Grahan Hill #1, Jim Clark #4 e Trevor Taylor ambos de Lotus.
 Honda RA272.
 GP da Holanda, Zanvoort 1965, #10 Grahan Hill BRM P261, Jim Clark #6 Lotus 33, Richie Guinther #22 Honda P261, John Surtees #2 Ferrari 158, Dan Gurney #16 Brabham BT11 e Mike Spence #8 Lotus 25.

   GP do Máxico 1965 Richie e a Honda RA272 largam para vitória.
Comemorando a vitória no México 1965.

Em 65, vai para a Honda com a missão de acertar o modelo RA272 (motor 1.5 litro, 270 cavalos à 12.000 rotações). Apesar da experiência de Ginther, o carro era de difícil acerto e a vitória só veio na última prova do ano, no México, graças ao ar rarefeito da pista de Magdalena (2.245 metros de altitude). Não só é a primeira vitória de Richie na categoria, mas também da Honda e dos pneus Goodyear. Em 66, enquanto espera que o novo motor Honda de 3 litrosfique pronto, atua como consultor do filme “Grand Prix”, de John Frankenheimer, que retrata o mundo das pistas, onde também faz uma ponta. Participa de três corridas com a equipe japonesa sem resultados de relevo e no ano seguinte, une-se a Dan Gurney no projeto do Eagle-Weslake, mas decide abandonar as pistas após um acidente nos treinos para as 500 Milhas de Indianápolis. Daí para frente, o “aposentado” Richie tornou-se um cigano, rodando pelos desertos californianos em seu “Trailer”. Em 1989 está passando uns tempos no sul da França quando um sofre um ataque cardíaco. Tinha 59 anos.

Henrique Mércio

Richie Ginther e a Eagle Weslake 1967.

domingo, 8 de maio de 2011

GP da Turquia 2011 - A corrida

Tião e os outros.


Sinceramente gostei da corrida, a pista do autódromo Turco é empolgante, e foram muitas as disputas durante o GP. 
Tião sobrou e foi embora, Webber foi um companheiro a altura e quando precisou ultrapassar Alonso o fez com propriedade, apesar das baboseiras ditas pelo locutor da emissora oficial. Don Fernando mostrou que faz a diferença apesar de Massa ser traído pela equipe em duas trocas de pneus, acredito entre outras coisas que está sendo fritado pela Casa de Maranello. Hamilton e Button fizeram belas corridas, sendo Button prejudicado no final pois fez uma parada a menos e seus pneus abriram o bico. Como comentei antes Rosberguinho não tinha carro para acompanhar as feras e conseguiu um belo quinto. 
Daí para trás foi briga de foice no escuro, Petrov e Haidfeld se pegando de tapas várias vezes, ótimo, Kobayashi, Sutil e Buemi também. E falando em ultrapassagens creio que Dick Vigarista conseguiu bater o próprio recorde, de uma corrida que comentei e agora não lembro qual, deve ter levado umas 150 ultrapassagens, de todas as formas possíveis, em tomadas de curva, no meio delas, nas saídas, em retas e até uma tripla, sinceramente não acredito que seja a idade.  


    



1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1h30min17s558
2. Mark Webber (AUS/Red Bull) - 8s807
3. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 10s075
4. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 40s232
5. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 47s539
6. Jenson Button (ING/McLaren) - 59s431
7. Nick Heidfeld (ALE/Renault) - 1min00s857
8. Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1min08s168
9. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min09s300
10. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - 1min18s000
11. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min19s800
12. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1min25s400
13. Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 1 volta
14. Sergio Perez (MEX/Sauber) - a 1 volta
15. Rubens Barrichello (BRA/Williams) - a 1 volta
16. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - a 1 volta
17. Pastor Maldonado (VEM/Williams) - a 1 volta
18. Jarno Trulli (ITA/Lotus) - a 1 volta
19. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - a 2 voltas
20. Jerome D'Ambrosio (BEL/Virgin) - a 2 voltas
21. Narain Karthikeyan (IND/Hispania) - a 3 voltas
22. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania) - a 5 voltas
FOTOS: AP 



TERRA: http://esportes.terra.com.br/automobilismo/formula1/2011

SAUDADES

 A todas as mães desse mundo meu beijo mais carinhoso.

Minha mãe Arinda e eu.

sábado, 7 de maio de 2011

Peças à venda.

 O Pedro Garrafa e os irmãos  Fernando e Fábio Jaqueire estão vendendo algumas peças e também fabricando, quem se interessar favor deixar seu e-mail em comentários.

Coletor de escape AP.
Coletor de escape ROCAN.

Caro amigo Rui

Passo-lhe abaixo os preços das peças que estamos comercializando, para arrecadar-mos verba para construção e montagem de nossa oficina (JG COMPETIÇÕES), juntamente com os irmãos Jaqueire.Lembrando que algumas peças iremos passar a fabrica-las, outras estamos dispondo, como já disse para arrecadar fundos, porem tudo faremos com um unico objetivo: a nossa oficina, para nosso trabalho.

Banco em Fibra reforçado - 400,00
blocante importado(usado mas em condições)- 800,00
coletores de escape -  +ou - 500,00 dependendo do modelo
ponteira saida dupla 4¨- 100,00
ponteiras reta de 2,5¨- 40,00
junção p/escape com molas - 90,00
coletor p/carros turbinados - 800,00 tambem de acordo com o modelo
capa de farol em fibra - 70,00 cada
painel do gol p/ instr.auxiliares - 120,00
retrovisor modelo LOLA - 250,00 cada
retrovisor formula - 150,00 cada
copinho do snorkel p/jeep - 60,00 cada
spoiler p/ fusca - 75,00
defletor diant. em aluminio p/ fusca -100,00
entrada de ar universal em fibra - 80,00
jg.rodas em ferro original divisão 3 (varias talas)  - 1.000,00 raridades originais
jg.rodas especiais em liga leve (alargadas)  - 1.000,00
jg.rodas em liga leve p/ divisão 3 ou prototipos (tala larga) 1.500,00

Ainda temos muito mais coisas, inclusive peças de motores e lataria, incluindo tambem carburadores e motores completos feitos pelo Carlos Jaqueire.
Vamos ter tambem carros montados ou semi montados para venda, e faremos tambem carros e replicas sob encomenda.
Teremos peças em fibra de vidro como capo dianteiro e trazeiro, portas, paralamas e acrilicos para os vidros.
Temos também carrinho em fibra para mecanica embaixo dos carros.
E pretendemos ter muito mais coisas..


Um grande abraço

Pedro Garrafa
JG COMPETIÇÕES

Emenda de  escapamento.
 Coletor de admissão do Vectra para Turbo.
Blocante.

Retrovisores Lola.
Retrovisor Formula.
Tomada de ar.