A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 6 de maio de 2011

GP da Turquia 2011 - Treinos

 Jenson Button

Pancada feia de Vettel que não participou da segunda seção de treinos.



Após uma pancada muito feia de Vettel na primeira seção realizada com chuva, Jason Button cravou o melhor tempo do dia na segunda já com a pista seca.


Fernando Alonso



PRIMEIRA SEÇÃO.



1) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min38s670
2) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min40s072
3) Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1min40s132
4) Nick Heidfeld (ALE/Lotus Renault) - 1min40s338
5) Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault) - 1min40s401
6) Kamui Kobayashi (JAP/Sauber)- 1min40s421
7) Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min40s697
8) Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) - 1min41s094
9) Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min41s178
10) Nico Hulkenberg (ALE/Force India) - 1min41s347
11) Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min42s564
12) Pastor Maldonado (VEN/Williams) - 1min42s597
13) Paul di Resta (ESC/Force India) - 1min43s525
14) Rubens Barrichello (BRA/Williams) - 1min43s913
15) Karun Chandhok (IND/Team Lotus) - 1min43s986
16) Vitantonio Liuzzi (ITA/HRT) - 1min44s787
17) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min44s954
18) Timo Glock (ALE/Virgin) - 1min45s183
19) Jerome D'Ambrosio (BEL/Virgin) - 1min45s237
20) Narain Karthikeyan (IND/HRT) - 1min48s461
21) Jarno Trulli (ITA/Team Lotus) - 1min51s676
22) Sergio Pérez (MEX/Sauber) - 1min55s791
23) Jenson Button (ING/McLaren) - 2min00s666



SEGUNDA SEÇÃO

1) Jenson Button (ING/McLaren) - 1min26s456
2) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min26s521


3) Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min27s033
4) Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1min27s063
5) Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min27s149
6) Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min27s340
7) Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault) - 1min27s517
8) Paul di Resta (ESC/Force India) - 1min27s725
9) Sergio Perez (MEX/Sauber) - 1min27s844
10) Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min28s052
11) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min28s069
12) Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min28s153
13) Nick Heidfeld (ALE/Lotus Renault) - 1min28s475
14) Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min28s765
15) Pastor Maldonado (VEN/Williams) - 1min28s828
16) Rubens Barrichello (BRA/Williams) - 1min28s946
17) Jarno Trulli (ITA/Team Lotus) - 1min29s409
18) Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - 1min29s637
19) Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus) - 1min30s281
20) Jerome D'Ambrosio (BEL/Virgin) - 1min31s035
21) Timo Glock (ALE/Virgin) - 1min31s221
22) Narain Karthikeyan (IND/HRT) - 1min31s320
23) Vitantonio Liuzzi (ITA/HRT) - 1min31s989


FOTOS: AFP, AP

 

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Ivan Fairbanks



Eu não conheci Ivan Fairbanks. Tomei conhecimento de sua existência através de amigos seus, que me falaram quem ele era. Homem corajoso,determinado, visionário e com aquela chama dos que não se contentam facilmente, nos olhos. Um dos que batalham. Ingredientes que teriam conduzido este bom filho, bom irmão e amigo dos seus amigos ao local onde encontrou seu destino: as torres gêmeas do World Trade Center. Ivan Fairbanks também era piloto. Combativo, adversário leal, andou dividindo freadas com o nosso José Ferraz . Agora, que Ivan faz parte da história, não estamos aqui para lembrá-lo com tristeza mas sim recordarmos um jovem dedicado, que viveu intensamente e ao qual enviamos o melhor de que dispomos, os nossos pensamentos de positividade, para que possa ele ter a sua frente um caminho largo e iluminado, recordando que a vida nunca termina e ninguém está realmente sozinho.

C.Henrique


A seus pais, Marilena e Ivan e sua irmã Roberta.

Rui Amaral Jr

A seguir o link para o primeiro post que fiz sobre o Ivan em 14/4/2009 e o link do YouTube em que ele aparece. Todo material e informações do amigo José Ferraz.




quarta-feira, 4 de maio de 2011

Fala Expedito!

Um texto de meu amigo Expedito Marazzi para revista Motor3 de Setembro de 1982.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Fangio - GP da Alemanha, Nurburgring 4 de Agosto de 1957


Como se vê na classificação ,colocou quase três segundos no segundo colocado .

Nurburgring , 4 de Agosto de 1957 GP da Alemanha , Juan Manuel Fangio chega à ultima corrida do Campeonato já com seu quinto titulo conquistado , com sua Maserati tinha 25 pontos no campeonato contra 13 de Luigi Musso com Ferrari e 10 de Tony Brooks com Vanwall . Na classificação larga na pole , 15 segundos mais rápido que o recorde da pista , que era seu no GP de 1956 com o tempo de 9,41,6s .

 Juan Manuel Fangio e a Maserati 250F.

Na corrida Fangio largaria com meio tanque de combustível e pneus macios Pirelli sua parada estava programada para depois do meio da corrida onde abasteceria e trocaria os pneus , as Ferrari com pneus Engelbert não fariam paradas .
As duas Ferrari de Hawthorn e Collins largaram em sua frente , como ele vinha mais leve e bem mais rápido ultrapassou-as na terceira volta , começando a girar cada vez mais rápido na volta doze do circuito de 22,772 km vinha com 28s de vantagem , quando parou para reabastecer e trocar os pneus . A Maserati vinha treinando esta parada em 30s , só que na corrida durou demorados 58s , voltando Fangio cerca de 30s atrás das Ferrari . Ele já havia batido o recorde da pista por seis vezes , virando na volta mais rápida 9,29,5s quando de sua parada Collins abaixa seu tempo virando 9,28,9s .

Início da última volta, na entrada do Karroussel, Fangio vem em 3º.

Ai veio a loucura , tentando chegar aos ponteiros , abaixou o recorde da pista mais quatro vezes , nas voltas 17,18,19 e 20 quando virou absurdos 9,17,4 tempo 24 segundos mais rápido que o recorde de 1956 , 11s abaixo de sua Pole !!!! Este era o estilo Fangio , já campeão do mundo , consagrado , em sua ultima corrida , querendo o lugar que era seu , o primeiro .

Já tomando o lugar de Peter Collins a frente Mike Hwthorn ambos com Ferrari 801.

Entrou na ultima volta em terceiro , com Hawthorn em 1º e Collins em 2º , na volta anterior já havia passado Collins que retomou a posição . Na Curva Norte entra por dentro de Collins e tomar- lhe em definitivo a segunda posição , e parte para cima de Hawthorn . Na descida que precede a curva Breidscheid encosta na Ferrari e passa Hawthorn na entrada desta curva . No vídeo vê-se a loucura que foi esta volta , com Fangio guiando como nunca , andando de lado , freando no limite , fazendo tudo que sabia e tinha aprendido nos seus 47 anos de vida .
Ao final no podiun vê-se a alegria de Hawthorn e Collins , como se não acreditassem que alguém poderia pilotar daquele modo .
Desta corrida Fangio disse "Nunca pilotei desta forma e não o faria novamente"


Classificação final da corrida .
1º Juan Manuel Fangio Maserati 3h30m38,3s
2º Mike Hawthorn Ferrari 3h30m41,9s
3º Peter Collins Ferrari 3h31m13,9s
4º Luigi Musso Ferrari 3h34m15,9s
5º Stirling Moss Vanwall 3h35m15,8s
6º Jean Behra Maserati 3h35m16,8s


Porsche RS550 #27 do folclórico Carel Godin de Beaufort. Foi o terceiro entre os F2 e chegou em 14º na geral.


PS: Post de 27 de Junho de 2009. Depois desta etapa o mundial teve mais duas corridas, as etapas 7 e 8 em Pescara e Monza ambas na Itália, Fangio voltou a pilotar novamente em Buenos Aires em 1958. 

                                           http://www.youtube.com/watch?v=fubOA6Ub4rI

No excelente vídeo do YouTube a vitória do Grande Campeão.