A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 27 de abril de 2011

500 KM de Interlagos 1961

 Ns 500 Km de Interlagos de 1961 a vitória foi de um grande piloto, Celso Lara Barberis, que viria a perder a vida na mesma prova na edição de 1963 quando tentava sua quarta vitória nesta que era a corrida mais rápida disputada em nosso país. O segundo lugar ficou com Agnaldo de Goes Filho. Não escrevo para contar sobre a corrida, mas para mostrar alguns recortes de jornais da época.
Alguns sites e blogs divulgam com alguma incorreção o resultado desta prova, nomes errados e outras coisas mais, inclusive o site oficial dos 500 KM, sendo que li certa vez em algum blog que o "Porchinho" não era um carro para disputar tal prova.
Nesta edição o Porsche 550 Spyder # 8A pilotado por meu irmão Paulo e seu amigo Luciano chegou em sexto lugar, vencendo na categoria até 2.000cc.      












terça-feira, 26 de abril de 2011

Nelson,Ayrton e a Brabham BT52


Bernie, Ayrton e Gordon Murray.


Sobre Senna, em 83 ele barbarizou em testes privados com todos os carros que experimentou, andando mais rápido que os pilotos titulares. Fizera isso com a Williams, a Toleman e a McLaren.
Em novembro de 83, porém, testando a Brabham em Paul Ricard, Senna não conseguiu bater o tempo de 1:05.90 do então campeão mundial, Nelson Piquet e ficou com 1:07.90.
Bernie havia convidado Senna para o teste e desafiara Piquet, dizendo que Ayrton bateria seus tempos. Na bronca, Nelsão topou.
"OK. Aposto 100 mil dólares".
O Brabham BT52 era um carro criado à concepção de Piquet. Era veloz e competitivo mas tinha macetes que só Nelson conhecia.
O resto é lenda. Bernie deve ter ficado chateado com a aposta e para vingar-se, foi à imprensa, contar que Piquet havia "boicotado" Senna, chegando até mesmo a apelar para o patrocinador, pois temia a concorrência de Ayrton.

Caranguejo


Ayrton na Brabham em mais uma bela ilustração do Ararê.


UMA VITÓRIA

 Alguns dos pilotos que apesar de uma carreira brilhante venceram apenas uma vez na Formula Um.

 José Carlos Pace o Moco ou ainda Zé, GP do Brasil 1975 Interlagos. Brabham BT42. 

Scott Innes - Innes de Ireland - GP da Inglaterra 1961, Lotus 25. A primeira vitória da Equipe Lotus na Formula Um, apesar de Stirling Moss haver vencido antes com um carro da marca mas correndo por outra equipe.

Jean Pierre Beltoise, BRM P160C -GP de Monaco 1972.

Piero Taruffi - Ferrari 500, GP da Suiça 1952.

 Peter Gethin, BRM P160, GP da Itália - Monza, 1971.

 Luigi Fagiolli, Alfa Romeo, GP da França, Reims 1951.

 Lorenzo Bandini, Ferrari, GP da Áustria 1964.

 Jean Alesi, sua única vitória foi com uma Ferrari no GP do Canadá 1995, na foto pilotando uma Tyrrel.

 Vittorio Brambilla, March 751, GP da àustria 1975. Na foto seguido de Niki Lauda e Carlos Pace. 

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Mestre Ararê

Algum tempo atrás recebi do Ararê duas caricas de dois amigões o Ricardo Bock e Jr Lara Campos, pois bem, cheio de problemas arquivei e esqueci. Não mostrei a eles e muito menos agradeci o carinho do Velho Mestre. 
Ararê muito obrigado por tudo e que o Senhor continue a te iluminar e de suas mãos continuem a sair todas essas maravilhas com que você nos brinda. Um abração meu amigo. 


Ricardo


Ricardo Bock e seu VW D3 #27, notem em seu capacete Azul Alicatão, certamente quando ele ver a obra do Ararê vai ficar muito feliz e emocionado.


Jr

Parece que o Jr está com a "faca entre os dentes" mostrando toda a garra com que sempre disputou as corridas da Divisão 3.