A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach
segunda-feira, 18 de abril de 2011
sábado, 16 de abril de 2011
Sidney "Grandão" Frigo acelera o dragster nos Estados Unidos - março 2011
Parabéns ao amigos Sidney "Grandão" Frigo e a equipe Artivinco Racing por mais esta bela conquista!!!
O pessoal do site Dragsterbrasil está nos Estados Unidos acompanhando o piloto Sidney ''Grandão" Frigo que está acelerando o A/Fuel para disputar as provas da NHRA, eles estão passando por diversos estados americanos confira abaixo na reportagem feita por Fabio Felix Pascoal do site Dragsterbrasil
1º de março , 13:00, Palm Beach, EUA Sidney "Grandão" Frigo está nos EUA treinando para a estreia em uma prova oficinal da NHRA. Em sua primeira puxada do dia, Grandão registrou o tempo de 5s464 a 434 km/h! O A/Fuel número 88, que leva para os Estados Unidos a bandeira brasileira e a logomarca da SPID, ainda está com a mistura bem rica, e este tempo deverá cair mais durante o dia!
2 de março, Palm Beach, EUA A equipe Artivinco Racing passou o dia revisando o motor V8 big block do A/Fuel de Sidnei Frigo. Vale ressaltar que grande parte do trabalho é feito pelos mecânicos brasileiros, chefiados pelo preparador Hugo Nani. 2 mecânicos americanos completam a equipe e passam os conhecimentos necessários para o bom funcionamento do A/Fuel. É interessante observar que o dragster, que queima nitrometano, é ligado com metanol, e só após atingir a temperatura ideal de funcionamento, ocorre a troca do combustível. Este é um procedimento delicado, que não admite erros! Enquanto o dragster era revisado, tivemos a oportunidade de acompanhar os treinos de alguns carros da Titan Motorsport! Com o motor revisado, a estrutura da Artivinco Racing foi desmontada e acomodada no caminhão que seguiria rumo ao estado da Georgia, onde será realizada a prova da divisão 2 da Lucas Oil Drag Racing, na pista South Georgia Motorsport Park. A viagem para a Georgia aconteceu no periodo da noite.
3 de março, Georgia, EUA
Sidney "Grandão" Frigo e a equipe Artivinco Racing já estão na pista pista South Georgia Motorsport Park, onde será realizada a prova da divisão 2 da Lucas Oil Drag Racing. Será a primeira vez que um brasileiro participará de uma prova da NHRA. A equipe passou o dia armando sua estrutura para a prova, e nós do DragsterBrasil.com aproveitamos para fazer algumas imagens dos treinos.
4 de março, Georgia, EUA Sidney "Grandão" Frigo passou por um teste final para poder acelerar na prova da NHRA. Com os olhos vendados e todo o aparato utilizado em uma largada (macacão, tempo cronometrado, capacete, luvas, hans, etc), teve que desligar o A-Fuel, tirar o cinto de segurança e sair do carro em tempo cronometrado. Grandão passou pelo teste com facilidade, e agora aguarda ansioso para acelerar nos 402 metros!
5 de março, Georgia, EUA
Finalmente a tão esperada estréia de Sidney Frigo em uma prova oficial da NHRA aconteceu! Grandão mostrou que os brasileiros vão para cima e se classificou em quinto lugar para as puxadas de domingo!
Sidney "Grandão" Frigo representou o Brasil na prova da divisão 2 da Lucas Oil Drag Racing, NHRA, Eua. Os americanos pararam para ver a puxada entre o piloto brasileiro e o experiente Duane Shields, bi-campeão da NHRA. Na largada, o A-Fuel de Grandão saiu destracionando e mesmo assim o piloto não tirou o pé do acelerador, pois no formato mata-mata, segue para a próxima fase quem passa na frente! Quem levou a melhor foi Duane, com 5s395. Mas Grandão mostrou grande competitividade, ao passar perto do piloto americano no final dos 402 metros, com 5s458! Este com certeza foi o pega do fim de semana! Após a puxada, a equipe Artivinco Racing e o piloto Sidnei Frigo receberam os cumprimentos de diversos americanos que obervaram na equipe brasileira muita dedicação, organização e principalmente competitividade! Desta puxada decisiva, saiu um dos competidores que disputará a puxada final que definirá o campeão da etapa. A Final não pôde acontecer devido ao horário já avançado, e será disputada junto a próxima etapa. A próxima participação de "Grandão" na terra do Tio Sam acontecerá entre 10 e 13 de março, em Gainesville, na Florida.
9 e 10 de março, Gainesville, Florida, EUA
No dia 9 de março, a equipe Artivinco Racing chegou a Gainesville, na Florida (EUA).
A pista Gainesville Racing receberá, entre os dias 11 e 13 de março, uma etapa da NHRA Full Trottlhe Series, divisão que reúne os maiores pilotos e equipes de Arrancada dos Estados Unidos!
A estrutura do evento impressiona, com diversas máquinas para tratamento da pista.
Além disso, podemos encontrar diversas lojas comercializando seus produtos e serviços.
O Dragster A-Fuel de Sidney "Grandão" Frigo passou por uma rigorosa vistoria e, além disso, ítens de segurança foram verificados. Detalhes como costura das luvas e muitos outros não passaram desapercebidos!
Já no dia 10 a equipe Artivinco Racing fez os útimos ajustes no A-Fuel, pois nesta sexta-feira, a partir das 12:30 (horário de Brasilia) serão iniciadas as puxadas classificatórias!
OBS: Os textos e as fotos acima foram retirados do site Dragsterbrasil e é de toda autoria do mesmo, o blog Snake Customs está só repassando a notícia! Sidney "Grandão" Frigo acelera o dragster nos Estados Unidos
Postado por
Graziela Marques da Rocha
quinta-feira, 14 de abril de 2011
CARCARÁ - II
16 DE JUNHO DE 2009 Quando mal começava a escrever este blog meu amigo Crispim me enviou este depoimento. Tenho um grande apreço e respeito por meu amigo e fiquei muito honrado com essa sua participação e com várias outras.
Tenho ficado uns dias afastado mas logo volto com força total.
A meus amigos que sempre me acompanham e em especial ao Pedro Garrafa, Carlos Jaqueire e ao Danilo Kravchychyn.
O CARCARÁ , na sua frente a história .
O CARCARÁ foi uma criação do Departamento de Competição da VEMAG comandado por Jorge Letri , junto com Rino Malzoni e Anisio Campos , feito para estabelecer o record Brasileiro de velocidade para veículos até 1.000cc . Sua história é contada em muitas publicações e blogs e sites , aqui quero contar uma parte desta história que me foi contada pelo Crispim uns trinta anos atrás . Ontem liguei para o Crispim e perguntei se ele lembrava de ter me contado , e ele com aquela simpatia de sempre começou a contar de novo , ai eu disse põe num e-mail e me manda . Hoje ao abrir meu e-mail vejo ele contando o que segue .
"Caro Rui, bom dia. Com respeito ao motor do Carcará, quero informar que chegou no Rio para procedermos a aferição da marca, equipado com um motor de mais de 100 CV, e durante os primeiros testes em que notamos o problema de estabilidade direcional, sofreu um engripamento em um dos pistões e deve ter perdido em torno de 10% da potência, este fato era muito comum nos Motores DKW porque para obtermos melhor potência, trabalhávamos com mistura bastante pobre, em torno de 16 : 1 quando o certo seria de 15 ou 14 : 1, isto em função da perda de parte do poder de queima da gasolina 100 / 130 octanas em que adicionávamos óleo Castrol R, que prejudicava menos que os óleos 2 Tempo normais. Isto provocava um aumento de temperatura na câmara de combustão que fazia com que o pistão delatasse ao ponto de prender nas paredes dos cilindros aumentando o atrito e ,as vezes, prendendo os anéis de seguimento e prejudicando a compressão do Motor.
Tínhamos motor de + ou – 98 CV e poderíamos ter trocado mas o problema de estabilidade era mais importante e tínhamos pouco tempo para efetuar o teste, resolvemos então não substituir o motor, certo.
Rui creio que era isto que você queria saber.Qualquer dúvida entre em contacto.
Grande abraço, Crispim "
Talvez se tivesse escrito no começo que o Crispim foi uma parte importante deste projeto ele contestasse , mais importante para nós é hoje este seu depoimento , uma página viva da história .
Norman Casari ao volante , Jorge Letri olha o motor e Rino Malzoni observa .
Aí ele vinha de pé embaixo para estabelecer o Record Brasileiro de Velocidade .
Raio X do carro , revista Quatro Rodas de meu acervo pessoal .
Nesta foto vemos , Sr Casari , Norman Casari ,Italo Antonangeli,Antonio Paulo Araujo, Bob Charp , Miguel Crispim Ladeira , Jorge Letri e Rino Malzoni .
Convite para comemoração dos do Record 27 anos depoi , organizado por meu amigo Eduardo Pessoa de Mello em 23 de Março de 1993.
Capa do convite .
Réplica do CARCARÁ , um magnifico trabalho de Toni Bianco feito para Paulo Trevisan . No Forum na FEI organizado por meu amigo Ricardo para homenagear Bird Clemente.
Postado por
Rui Amaral Lemos Junior
quinta-feira, 7 de abril de 2011
ATITUDE CORAJOSA - II
ACIDENTE E RESGATE DE NIKI LAUDA EM NURBURGRING 1976
Niki Lauda - Nurburgring 1976
GP do Japao de Formula 1 - 1976
Postado por
Rui Amaral Lemos Junior
Assinar:
Postagens (Atom)