A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 6 de abril de 2011

ATITUDE CORAJOSA

Lauda, Ferrari 312 T e a sua frente Carlos Pace Brabhan BT45 em Nurburgring momentos antes do acidente que quase tira a vida do Austríaco.  


1976 Niki Lauda estava no topo, havia vencido o mundial de pilotos e construtores no ano anterior para a Ferrari, o que não acontecia à equipe desde 1964, do começo tendo que comprar um lugar para pilotar um Formula Um era agora um dos mais altos salários da categoria.
Vinha liderando o campeonato tinha vencido os Gps do Brasil em Interlagos e da Argentina em Buenos Aires, da Inglaterra em Brands Hacth, quando  a 1º de Agosto no GP da Alemanha em Nurburgring após uma saída da pista e batida seu carro ficou envolto em chamas e ele demorou demais para ser tirado. Resultado ficou alguns dias em coma entre a vida e a morte. Antes dessa corrida tinha 64 pontos no campeonato contra 38 do James Hunt que com a vitória em Nurburgring, após o reinicio da corrida com a vitória passou então a somar 47.
Incrivelmente Lauda se recuperou a tempo de disputar o GP da Itália em Monza, corrido em 12 de Setembro apenas 41 dias após o acidente que quase lhe tira a vida, apesar do rosto deformado e ainda ter problemas devido as queimaduras. 
Resumindo o campeonato e Formula Um chega ao Japão com Lauda tendo 68 pontos e James Hunt 65.

A largada.

Aquele foi o primeiro GP do Japão e a expectativa em torno dele era enorme, afinal o campeonato se decidiria ali. 
Andretti de Lotus 77 foi o pole a seu lado Hunt e na segunda fila com o terceiro tempo largaria Lauda, apenas mantendo a posição o austríaco seria o Campeão. 
Na hora da corrida chovia e a neblina era forte alguns pilotos entre eles Hunt achavam que ela devia ser adiada mas a organização mesmo com algum tempo de atraso resolveu dar a largada assim mesmo.

Lauda

A largada é dada às 3 horas e Hunt dispara na ponta enquanto Lauda entra nos boxes e diz “É um crime corre desse jeito, e eu não vou fazer isso”  e abandona dando o titulo de mão beijada a Hunt.
Vendo tudo que está acontecendo em nosso automobilismo penso quantos pilotos teriam a coragem de tomar essa atitude. Muitos dirão”ele era Campeão do Mundo”. Nada disso ele foi é corajoso, muitos de nós naquela situação inventariam uma quebra, uma saída de pista em um lugar qualquer, para depois se desculparem do erro. Ele não, desceu do carro e falou a verdade coisa que falta a muitos pilotos hoje em dia em várias situações.
Quanto aos dirigentes, “ora dirigente é dirigente” poucos deles já puseram suas preciosas bundas em um carro numa situação dessas para poderem avaliar com isenção como é difícil  pilotar nessa situação.  

Hunt






F1 - 1973 Nürburgring



Belo vídeo, comentado anos depois por ninguém menos que David Hobbs e Jackie Stewart, veja Moco -Carlos Pace - e sua Surtees, Emerson e a Lotus...  


CLASSIFICAÇÃO


Pos Piloto Equipe
1 5 Jackie Stewart Tyrrell
2 6 François Cevert Tyrrell
3 30 Jacky Ickx McLaren
4 24 Carlos Pace Surtees
5 11 Wilson Fittipaldi Brabham
6 1 Emerson Fittipaldi Lotus
7 31 Jochen Mass Surtees
8 17 Jackie Oliver Shadow
9 8 Peter Revson McLaren
10 26 Henri Pescarolo  Iso Marlboro



terça-feira, 5 de abril de 2011

LE MANS 1966 GT 40 Mark II 1º , 2º , 3º - II


GT 40 Mark II vencedor ,Chris Amon e Bruce MacLaren nº 2

A Ford Motor Company foi a Le Mans no ano de 1966 com toda sua força , apostou nos GT 40 Mark II com motores de 4.7 L para enfrentar as Ferrari 330 P3 , levou os melhores pilotos da época , foi com nada menos do que quatorze carros GT 40 entre eles Mark II , J . Carros da equipe Ford e mais da Ford France e outras equipes todas com apoio da fábrica . A Ferrari para se opor a essa força entrou com duas 330 P3 oficiais e quatro 365 P2 de equipes semi oficiais como a NART e Filipinetti . Na classificação a Ford ficou com os quatro primeiros lugares , em quinto a Ferrari nº 27 365 P 2/3 da NART - North Americam Racing Team - pilotada por Pedro Rodriguez , Mario Andretti e Richie Ginther , o pole abriu mais de quatro segundos da Ferrari .

GT 40 Mark II , 2º colocado Denny Hulme e Ken Miles nº1
GT 40 Mark II 3º colocado Ronnie Bucknum e Dick Hutcherson nº 5

Na corrida o que se viu foi um massacre , as Ferrari não aguentando o ritmo dos Ford e já nas primeiras horas da manhã a corrida estava definida , só faltaria ver qual dos GT 40 Mark II seria o vencedor . Depois dos Ford vieram os Porsches na 4ª , 5ª , 6ª e 7ª colocação sendo o primeiro deles vinte e uma voltas atrás do vencedor . Na oitava colocação a primeira Ferrari , vencedora na categoria GT era uma 275 GTB/C tocada por ninguém menos que Piers Courage , Innes Ireland , Roy Pike e David Hobbs chegando 47 voltas atrás do vencedor .
A chegada foi com os três primeiros juntos , sendo que o terceiro estava com doze voltas a menos , e apesar da dupla Miles/Hulme cruzar na frente de Amon/MacLarem , estes foram declarados vencedores por terem largado em 4º enquanto Miles/Hulme haviam largado em 2º .

Porsche 906 LE 4º colocado , Jo Sifert e Colin Davis nº 30


Porsche 906 LE 4º , 6º e 5º colocados , nº 32 Udo Schültz e Peter de Klerk , nº 31 5º lugar Hans Hermann e Herbert Linge.

Ferrari 275 GTB/C 8ª colocada , vencedora da categoria GT , tocada só por Piers Courage , Roy Pike , Innes Ireland e David Hobbs


Ferrari 330 P3 de Lorenzo Bandini , Jean Guichet e Ludovico Scarfiotti acidentada na volta 125.

24 Horas de Le Mans 18/19 de Junho de 1966

Date: June 18-19, warm, dry, drizzles on sunday Track Length (m): 13 461
Attendance: 350 000 Pole Position: Dan Gurney, USA, Ford GT Mk II, 3'30"6 = 230.103 km/h
Entries:   Fastest Lap: Dan Gurney, USA Ford GT Mk II, 3'30"6 = 230.103 km/h
Practiced: 57 Distance (km): 4843.090
Starters: 55 Average Speed (km/h): 210.795
Classified: 15    

Pos Cla. # Team / Entrant
Car - Engine / Tuner
Drivers, Nationality Engine
Vol
(cc)
Engine
Type
Tyres Group Laps
Km
Time (of ret)
Reason Out
1 1 2 Shelby American Inc., USA
Ford Mk II
Bruce McLaren, NZ
Chris Amon, NZ
DNS Bob Grossmann, USA
DNS Dan Gurney, USA
6982 V8 F P 360
4843.09
 
2 2 1 Shelby American Inc., USA
Ford Mk II
Ken Miles, GB/USA
Denis Hulme, NZ
DNS Lloyd Ruby, USA
DNS Lucien Bianchi, B
DNS Richard Thompson, USA
DNS Mark Donohue, USA
6982 V8 GY P 360
4843.07
 
3 3 5 Holman & Moody, USA
(Essex Wire Corporation, USA)
Ford Mk II
Ronnie Bucknum, USA
Richard 'Dick' Hutcherson, USA
DNS A.J. Foyt, USA
DNS Fred Lorenzen, USA
DNS Bob Grossman, USA
DNS Bruce McLaren, NZ
DNS Peter Arundell, GB
6982 V8 GY P 348
4681.57
 
4 4 30 Porsche System Engineering, D
Porsche 906/6 Carrera 6 Langheck
Jo Siffert, CH
Colin Davis, GB
DNS Gerhard Mitter, D
1991 F6 D P 339
4562.13
 
5 5 31 Porsche System Engineering, D
Porsche 906/6 Carrera 6 Langheck
Hans Herrmann, D
Herbert Linge, D
DNS Dieter Glemser, D
1991 F6 D P 338
4534.93
 
6 6 32 Porsche System Engineering, D
Porsche 906/6 Carrera 6 Langheck
Udo Schütz, D
Peter (Piet) de Klerk, ZA
DNS Peter Nöcker, D
1991 F6 D P 337
4534.93
 
7 7 58 Porsche System Engineering, D
Porsche 906/6 Carrera 6
Günther Klass, D
Rolf Stommelen, D
DNS Dieter Glemser, D
1991 F6 D S 330
4440.73
 
8 8 29 Maranello Concessionaires, GB
Ferrari 275 GTB/C
Piers Courage, GB
Roy Pike, USA
DNS Innes Ireland, GB
DNS Mike Salmon, GB
DNS David Hobbs, GB
3286 V12   GT 313
4212.50
 
9 9 62 Société des Automobiles Alpine, F
Alpine A210 - Renault
Henri Grandsire, F
Leo Cella, I
1292 L4   P 311
4185.19
 
10 10 57 Ecurie Francorchamps, B
Ferrari 275 GTB
Pierre Noblet, F
Claude Dubois, B
DNS "Jean Beurlys"(Jean Blaton), B
DNS "Eldé" (Leon Dernier), B
3286 V12   GT 310
4171.62
 
11 11 44 Ecurie Savin-Calberson, F
Alpine A210 - Renault
Jacques Cheinisse, F
Roger Delageneste, F
DNS Jean-Pierre Hanrioud, F
1296 L4   P 307
4124.45
 
12 12 45 Société des Automobiles Alpine, F
Alpine A210 - Renault
Guy Verrier, F
Robert Bouharde, F
DNS Mauro Bianchi, B
DNS Jean Vinatier, F

DNS Jean-Pierre Hanrioud, F
DNS Patrice Grandsart, F
1292 L4   P 307
4124.42
 
13 13 46 Société des Automobiles Alpine, F
Alpine A210 - Renault
Mauro Bianchi, B
Jean Vinatier, F
DNS Jean-Pierre Hanrioud, F
DNS Bernt Jansson, S
DNS Pauli Toivonen, SF
1292 L4   P 306
4107.39
 
14 14 35 "J. Franc", F
Porsche 911 S
"J Franc" (Jacques Dewes), F
Jean Kerguen, F
1991 F6   GT 284
3821.53
 
15 15 50 Jean Louis Marnat & Cie, F
Marcos Mini GT 2+2 - BMC
Claude Ballot-Léna, F
Jean-Louis Marnat, F
DNS Jean-Pierre Jabouille, F
DNS René Trautmann, F
1287 L4   P 258
3464.42
 
                     
16 DNF 33 Porsche System Engineering, D
Porsche 906/6 Carrera 6
Peter Gregg, USA
Sten Axelsson, S
DNS Günther Klass, D
1991 F6 D S 321
15:49
Engine
17 DNF 3 Shelby American Inc., USA
Ford Mk II
Dan Gurney, USA
Jerry Grant, USA
DNS Richard Thompson, USA
DNS Sir John Whitmore, GB
6982 V8 GY P 257
09:44
Holed radiator
18 DNF 49 Donald Healey Motor Co Ltd, GB
Austin Healey Sprite
Paddy Hopkirk, IRL
Andrew Hedges, GB
1293 L4   P 237
11:37
Head gasket
19 DNF 14 Scuderia Filipinetti, CH
(Comstock Racing /F.R. English, GB)
Ford GT40
Peter Sutcliffe, GB
Dieter Spoerry, CH
DNS Herbert Müller, CH
DNS Willy Mairesse, B

DNS Innes Ireland, GB
DNS Mario Casoni, I
4727 V8   S 233
08:15
Accident
20 DNF 21 SpA Ferrari SEFAC, I
Ferrari 330 P3
Lorenzo Bandini, I
Jean Guichet, F
DNS Umberto Maglioli, I
DNS Bob Bondurant, USA
DNS Giancarlo Baghetti, I
3978 V12 F P 226
08:26
Engine
21 DNF 26 Ed Hugus, USA
Ferrari 275 GTB/C
Giampiero Biscaldi, I
Prince Michel de Bourbon-Parma, F
DNS Ed Hugus, USA
3286 V12   S 218
09:32
Clutch


segunda-feira, 4 de abril de 2011

Chapa - III


O primeiro carro que o Chapa preparou para mim.
Com a ajuda do Chico Lameirão comprei este carro do Luiz Pereira Bueno.

Seu nome é Flávio ele e sua mulher Mari são meus amigos a mais de trinta anos , preparou o primeiro motor para mim em 1977 , já fazia naquela época motores fortíssimos , se juntos não ganhamos nenhuma corrida , podem ter certeza que a culpa não foi dele.

1982 em Interlagos o #40 de Amadeu Rodrigues e eu.

Em 1982 resolvi fazer uma temporada na Turismo Especial Paulista que nada mais era que a D3 , amortecedores nacionais , cambio de 4 marchas , pneus slic da Pneubras , e outras modificações para baixar o custo da categoria.
Tínhamos feito já duas corridas da temporada , o Carlão tinha feito para mim um ótimo acerto de chassi , na corrida inicial quebrei quando disputava a segunda colocação , na segunda corrida fui terceiro ,atrás do Mogames e do Laércio , só que tínhamos feito a melhor volta da corrida .

Eu, Ricardo Mogames e Laercio dos Santos.

O Carlão em Portugal com o Jr Lara Campos na Stock Car marcamos um treino o Chapa e eu para o meio da semana , íamos testar três motores , com diferentes configurações que ele havia preparado.
Os motores tínhamos ido buscar no dia anterior , o Chapa os tinha montado na SALECAR de nossos amigos Marcos , Arno e Fabinho Levorin .
Cedo naquele dia fui buscá-lo na Freguesia do Ó onde ainda hoje é sua oficina , eu morava na V Olímpia e íamos para Interlagos , pensem só na volta que dei. Carro na carreta , dois motores para testar , um jogo de pneus , um monte de tralha mais dois ajudantes e fomos embora para a pista.

Em foto de 1978/79 o #27 de Ricardo Bock e meu #14 com a carreta Karman comprada do Chico Lameirão.

Já na marginal , ele guiando a Caravan branca , puxando a carreta com o Fusca , me falava a cada cinco minutos " tem um fusca vermelho nos seguindo" , eu todo feliz pensava ,"que bom três motores , dois jogos de pneus , um monte de tralhas , o autódromo quase que só para nós , vai dar para andar o dia inteiro".
Arrumado o box , a esta altura ele já tinha queimado meu anorak vermelho , preto e branco no escapamento do carro , logo ele que é corintiano . "Vai se trocar" obedeci ,coloquei macacão , entrei no carro , um ajudante afivelou meu cinto , e ele ordenou "ignição" , colocando o capacete outra ordem , "liga o motor" liguei o motor que já havia sido esquentado e lá vem outra ordem "sai".

1982 eu e Elcio Pelegrini no S.

Ai começou toda confusão , engatei a primeira , fui tirando o pé da embreagem bem de vagar , por causa da caixa 3 , e nada do carro sair ,coloquei segunda e nada , ele lá fora gesticulava ,e falava alguma coisa , mais não dava para ouvir por causa do barulho do motor . Gesticulei que as marchas não estavam entrando , ele uma fera colocou meio corpo para dentro do carro engatava as marchas , e me mandava tirar o pé da embreagem . Desliguei o motor , e num lampejo lhe disse , "está sem o disco de fricção" pra que? ele ficou uma fera ,falou um monte de bobagem , até que eu disse "olha nos outros motores". Nenhum deles tinha o tal disco de fricção , colocaram o platô e num descuido esqueceram os discos .
Desci do carro e eu que não sou de maltratar os carros , eles nos dão as vitórias , as derrotas na maioria das vezes é nossa culpa , bati a porta que era bem leve com força , ele me olhou e disse "vou arranjar um disco" , mais aquela altura o treino já estava arruinado.
Voltando para oficina pela marginal , eu já fulo da vida desci do carro e fui para casa de táxi , não sem antes falar uns impropérios a ele .
 Esta é a parte da história que ele conta até hoje , só os meus impropérios e ainda reclama , por eu ter descido do carro na marginal .

Este é o Chapa , amigão , de tanto tempo... 

PS: No dia seguinte quando me entregou de volta o anorak queimado disse-lhe para ficar com ele ao que me retrucou "queimado!".