A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 11 de março de 2011

Graziela Fernandes

quinta-feira, 10 de março de 2011

A.J. Foyt

Sua primeira corrida com um Ford.

Admiração essa é minha palavra para definir a carreira dele. Ontem no Facebook alguns amigos e eu falávamos sobre ele depois que coloquei uma frase sua ao ser perguntado quem era seu assessor de imprensa de pronto Foyt respondeu “meu assessor de imprensa é meu pé direito!” assim hoje deu vontade mostrar um pouco da carreira desse incrível piloto.
Nascido em 16 de Janeiro de 1935 na cidade de Hockley no Texas começou a correr em 1953 em corridas típicas dos EUA, Stock, Midget e outras. Sua carreira demorou a decolar, mas já no final da década era um nome consagrado nos EUA. Em 1960 vieram as primeiras vitórias de peso e daí para frente a consagração, 61 a primeira das quatro vitórias em Indianápolis as outras foram nos anos de 1964, 1967 e a ultima em 1977 já com 42 anos de idade e pilotando um carro construído por ele o Foyt/Coyote.
 Indianapolis 1977 sua quarta vitória com um Foyt/Coyote. 
A.J e seu pai Tony em Indianapolis.
A.J. e seu pai Tony em um enrrosco nos Midgets.




1991 classificado na primeira fila em Indianapolis aos 56 anos.

Em 1965 sofreu o pior acidente de sua carreira, correndo de NASCAR em Riverside foi considerado morto pelo medico da pista, seu amigo e outro grande piloto Parnelli Jones reanimou-o no local. Dez semanas depois Foyt voltava às pistas para vencer ainda cinco corridas na temporada.  
No ano de 1967 correndo com outro grande piloto americano Dan Gurney venceu as 24 Horas de Le Mans pilotando o maravilhoso Ford Mark IV. 

Pilotando o Ford GT Mark IV em Le Mans 1967, na vitória com Dan Gurney.

O Mercury na vitória nas 500 Milhas de Daytona 1971.

Venceu as 500 Milhas de Daytona no ano de 1971 pilotando um Mercury.
Enfim correu e venceu em todas categorias que participou, Nascar, Stock Cars, Indy, IMSA entre outras, venceu 77 vezes e foi sete vezes campeão americano nas várias categorias. 
Piloto, construtor, dono de equipe Foyt conquistou todas as glorias possíveis no automobilismo. A você A.J. nossas homenagens.  

Vale conhecer mais de sua história em seu site: http://www.foytracing.com/AJFoyt/aj_bio.html   



quarta-feira, 9 de março de 2011

40 Anos - Para os amigos.

Na foto um pouco desfocada estou no Sol, notem os pneus bem cheios, o dianteiro esquerdo apoiando e o direito querendo levantar.


Meus amigos pediram então vou contar um pouco do que foi minha estréia, já contei aqui mas vamos lá novamente.
Queria começar a correr mas não tinha grana e nem meus pais me autorizavam, não fiz escola de pilotagem mas já andava bem forte pelas ruas do Pacaembu e era antes de mais nada fã de carteirinha de grandes pilotos que via em Interlagos e alguns em minha casa amigos de meu irmão que é 12 anos mais velho que eu.
O primeiro carro que andei forte era um Impala SS 64 de minha mãe, era o ano de 1966/67 e com 14/15 anos aprendi duas coisas importantes com esse carro; andar com cinto de segurança e enfiar cinqüenta libras nos pneus.
Um dia na casa de amigos conheço o Carlos Mauro Fagundes, dono da Muray e irmão do Tigrão da Torke,  conversamos bastante e ele me convidou a correr e ao perguntar com que carro ele apenas disse “usa o Dart”.
Alguns amigos me falavam que eu ia tomar um baita “pau” dos Opalas que já corriam na categoria, que o Dart não se adaptaria e muitas outras coisas.
Minha vontade de estrear era tanta que não ouvi nada disso e dias depois lá estava o Dart na Muray sendo preparado.
Para preparar o carro contei com a valiosa ajuda de meus amigos e de minha namorada de então, quase não tinha grana. Outra coisa muito valiosa foi a experiência do Carlos Mauro.
Carro na oficina, abaixamos a suspensão traseira, a dianteira ainda não sabíamos como, fizemos o Sto. Antonio, escapamento, o motor foi muito bem regulado, filtro de ar retirado. Instalamos um volante e contagiros emprestados por um amigo, e no banco dianteiro inteiriço amarramos no lugar do piloto um cobertor ou manta bem enrolados e presos para que mesmo com o cinto bem apertado não escorregasse.  
Já contei a manobra para conseguir minha carteira de piloto, me inscrevi no clube do Expedito e na sexta feira fui andar pela primeira vez na pista como piloto.
Logo nas primeiras voltas, já com os pneus com as 50 libras, o Carlos Mauro me disse que já andava forte, mas ele queria me dar uns palpites, e foi dar umas voltas no carro comigo pilotando. Hoje isso beira o absurdo mas eram outras épocas.
Andando o Mauro me disse que telegrafava muito - acelerar fundo e tirar o pé acelerando fundo novamente para fazer a traseira escapar, resquícios das tocadas de rua com o SS e esse mesmo Dart - falou para andar mais redondo possível acelerando progressivamente para transmitir a potencia ao solo. Ele certamente foi a pessoa mais importante para que progressivamente eu fosse me acostumando à pista e cada vez andar mais forte.
Não lembro se nesse primeiro treino ou no segundo ter rodado na Junção, vinha muito forte e a traseira escapou. Fiquei lá parado atolado no barro do acostamento que na época passava por reformas, logo vieram tirar o carro e continuei a andar.
Não larguei na Pole, o tempo mais rápido foi do Wanderlei, que já havia corrido outras vezes. 
Ah! Uma coisa quero contar e acabei de me lembrar! Sempre fui muito tranqüilo e aquela ocasião apesar de muitoooooo especial não seria diferente, então quem levou meu carro para o Grid foi meu chefe Carlos Mauro Fagundes!
Na largada tomei a ponta e já fiz a Um em primeiro, e ao contrário do que escreveram nos jornais o Wanderlei me acompanhava bem de perto, a conselho do Mauro pilotava redondo, um olho no contagiros nos lugares necessários outro nos retrovisores e os outros na pista.
Algumas voltas depois meus freios começaram a apresentar sinais de fadiga, já tinha aberto um pouco do Opala e achei que ele ia chegar, mas acho que ele tinha os mesmos problemas que eu e fui abrindo aos poucos.
Os lugares mais assustadores, onde os freios representam muito no tempo de volta, eram a freada da Três, depois aquela freada linda do Sargento, e na Junção onde a curva tinha que ser feita bem redonda para aproveitar a potencia do motor em sua saída para percorrer forte a Reta dos Boxes e chegar forte à Um.
Já descrevi aqui a ultima volta, pilotando na ponta dos dedos, olhos grudados nos relógios, nos retrovisores e na pista. Na Reta dos Boxes as lágrimas já embaciavam ( era assim que o Expedito falava ) minha visão e logo vi meu amigo com a Quadriculada agitada na mão dando um pulo, meu braço esquerdo para fora levantado e as lágrimas, aí escorrendo à vontade.
Depois foram os abraços dos amigos, os beijos da namorada e os parabéns de muita gente, inesquecível!
Não disputei a segunda corrida que reuniu todos os carros pois minha namorada na correria da largada e querendo me ver tomando a Ferradura levou um tombo e cortou embaixo do queixo e enquanto eles corriam nós estávamos em um pronto socorro na Av. Rebouças costurando a ferida.
A todos meus amigos que me ajudaram e muito nesta primeira e muitas outras corridas, a todos meus amigos que fiz nas pistas e todos amigos que vou fazendo nesta caminhada. Cada um sabe muito bem de quem falo e do meu carinho por todos. Alicatões!
Ao Francisco.      


terça-feira, 8 de março de 2011

40 anos

 8 de Março de 1971 "apenas" quarenta anos atrás entrei pela primeira vez em um autódromo como piloto, parece que foi ontem. Sempre levei o automobilismo muito a sério, talvez até demais, e apesar deste primeiro ano em que tive boas atuações no Torneio União e Disciplina e na Copa Sulam, por motivos outros minha carreira não deslanchou. Em 1972 apesar do convite que tive para correr na Argentina em uma grande equipe mal pude correr, trabalhei boa parte do ano com meu amigo Expedito fazendo um Divisão 3. Apenas não podia correr pois minha filiação original levada ao clube, FPA e Confederação tinha a "assinatura" de meus pais feita por mim e não consegui renovar minha licença, tinha então 19 anos e eles nunca dariam tal autorização.
 Desse primeiro ano ficaram as lembranças dos amigos que me ajudaram a colocar os carros na pista e dos amigos que ganhei nas pistas, não vou citar nenhum nem os que já foram nem  mesmo os que aqui estão, cada um sabe muito bem de quem escrevo. 
 O amor pelo esporte continua o mesmo e não me arrependo nadinha do que fiz, apenas do que não fiz.
 A meu filho Francisco.
      

Na porta da MURAY do Carlos Mauro Fagundes.
Esta foto não é a mesma da Auto Esporte, é de um cartaz anunciando as 25 Horas.

Revista Auto Esporte Abril de 1971.

Jornal Folha de São Paulo  8 de Março de 1971.