A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 10 de março de 2011

A.J. Foyt

Sua primeira corrida com um Ford.

Admiração essa é minha palavra para definir a carreira dele. Ontem no Facebook alguns amigos e eu falávamos sobre ele depois que coloquei uma frase sua ao ser perguntado quem era seu assessor de imprensa de pronto Foyt respondeu “meu assessor de imprensa é meu pé direito!” assim hoje deu vontade mostrar um pouco da carreira desse incrível piloto.
Nascido em 16 de Janeiro de 1935 na cidade de Hockley no Texas começou a correr em 1953 em corridas típicas dos EUA, Stock, Midget e outras. Sua carreira demorou a decolar, mas já no final da década era um nome consagrado nos EUA. Em 1960 vieram as primeiras vitórias de peso e daí para frente a consagração, 61 a primeira das quatro vitórias em Indianápolis as outras foram nos anos de 1964, 1967 e a ultima em 1977 já com 42 anos de idade e pilotando um carro construído por ele o Foyt/Coyote.
 Indianapolis 1977 sua quarta vitória com um Foyt/Coyote. 
A.J e seu pai Tony em Indianapolis.
A.J. e seu pai Tony em um enrrosco nos Midgets.




1991 classificado na primeira fila em Indianapolis aos 56 anos.

Em 1965 sofreu o pior acidente de sua carreira, correndo de NASCAR em Riverside foi considerado morto pelo medico da pista, seu amigo e outro grande piloto Parnelli Jones reanimou-o no local. Dez semanas depois Foyt voltava às pistas para vencer ainda cinco corridas na temporada.  
No ano de 1967 correndo com outro grande piloto americano Dan Gurney venceu as 24 Horas de Le Mans pilotando o maravilhoso Ford Mark IV. 

Pilotando o Ford GT Mark IV em Le Mans 1967, na vitória com Dan Gurney.

O Mercury na vitória nas 500 Milhas de Daytona 1971.

Venceu as 500 Milhas de Daytona no ano de 1971 pilotando um Mercury.
Enfim correu e venceu em todas categorias que participou, Nascar, Stock Cars, Indy, IMSA entre outras, venceu 77 vezes e foi sete vezes campeão americano nas várias categorias. 
Piloto, construtor, dono de equipe Foyt conquistou todas as glorias possíveis no automobilismo. A você A.J. nossas homenagens.  

Vale conhecer mais de sua história em seu site: http://www.foytracing.com/AJFoyt/aj_bio.html   



quarta-feira, 9 de março de 2011

40 Anos - Para os amigos.

Na foto um pouco desfocada estou no Sol, notem os pneus bem cheios, o dianteiro esquerdo apoiando e o direito querendo levantar.


Meus amigos pediram então vou contar um pouco do que foi minha estréia, já contei aqui mas vamos lá novamente.
Queria começar a correr mas não tinha grana e nem meus pais me autorizavam, não fiz escola de pilotagem mas já andava bem forte pelas ruas do Pacaembu e era antes de mais nada fã de carteirinha de grandes pilotos que via em Interlagos e alguns em minha casa amigos de meu irmão que é 12 anos mais velho que eu.
O primeiro carro que andei forte era um Impala SS 64 de minha mãe, era o ano de 1966/67 e com 14/15 anos aprendi duas coisas importantes com esse carro; andar com cinto de segurança e enfiar cinqüenta libras nos pneus.
Um dia na casa de amigos conheço o Carlos Mauro Fagundes, dono da Muray e irmão do Tigrão da Torke,  conversamos bastante e ele me convidou a correr e ao perguntar com que carro ele apenas disse “usa o Dart”.
Alguns amigos me falavam que eu ia tomar um baita “pau” dos Opalas que já corriam na categoria, que o Dart não se adaptaria e muitas outras coisas.
Minha vontade de estrear era tanta que não ouvi nada disso e dias depois lá estava o Dart na Muray sendo preparado.
Para preparar o carro contei com a valiosa ajuda de meus amigos e de minha namorada de então, quase não tinha grana. Outra coisa muito valiosa foi a experiência do Carlos Mauro.
Carro na oficina, abaixamos a suspensão traseira, a dianteira ainda não sabíamos como, fizemos o Sto. Antonio, escapamento, o motor foi muito bem regulado, filtro de ar retirado. Instalamos um volante e contagiros emprestados por um amigo, e no banco dianteiro inteiriço amarramos no lugar do piloto um cobertor ou manta bem enrolados e presos para que mesmo com o cinto bem apertado não escorregasse.  
Já contei a manobra para conseguir minha carteira de piloto, me inscrevi no clube do Expedito e na sexta feira fui andar pela primeira vez na pista como piloto.
Logo nas primeiras voltas, já com os pneus com as 50 libras, o Carlos Mauro me disse que já andava forte, mas ele queria me dar uns palpites, e foi dar umas voltas no carro comigo pilotando. Hoje isso beira o absurdo mas eram outras épocas.
Andando o Mauro me disse que telegrafava muito - acelerar fundo e tirar o pé acelerando fundo novamente para fazer a traseira escapar, resquícios das tocadas de rua com o SS e esse mesmo Dart - falou para andar mais redondo possível acelerando progressivamente para transmitir a potencia ao solo. Ele certamente foi a pessoa mais importante para que progressivamente eu fosse me acostumando à pista e cada vez andar mais forte.
Não lembro se nesse primeiro treino ou no segundo ter rodado na Junção, vinha muito forte e a traseira escapou. Fiquei lá parado atolado no barro do acostamento que na época passava por reformas, logo vieram tirar o carro e continuei a andar.
Não larguei na Pole, o tempo mais rápido foi do Wanderlei, que já havia corrido outras vezes. 
Ah! Uma coisa quero contar e acabei de me lembrar! Sempre fui muito tranqüilo e aquela ocasião apesar de muitoooooo especial não seria diferente, então quem levou meu carro para o Grid foi meu chefe Carlos Mauro Fagundes!
Na largada tomei a ponta e já fiz a Um em primeiro, e ao contrário do que escreveram nos jornais o Wanderlei me acompanhava bem de perto, a conselho do Mauro pilotava redondo, um olho no contagiros nos lugares necessários outro nos retrovisores e os outros na pista.
Algumas voltas depois meus freios começaram a apresentar sinais de fadiga, já tinha aberto um pouco do Opala e achei que ele ia chegar, mas acho que ele tinha os mesmos problemas que eu e fui abrindo aos poucos.
Os lugares mais assustadores, onde os freios representam muito no tempo de volta, eram a freada da Três, depois aquela freada linda do Sargento, e na Junção onde a curva tinha que ser feita bem redonda para aproveitar a potencia do motor em sua saída para percorrer forte a Reta dos Boxes e chegar forte à Um.
Já descrevi aqui a ultima volta, pilotando na ponta dos dedos, olhos grudados nos relógios, nos retrovisores e na pista. Na Reta dos Boxes as lágrimas já embaciavam ( era assim que o Expedito falava ) minha visão e logo vi meu amigo com a Quadriculada agitada na mão dando um pulo, meu braço esquerdo para fora levantado e as lágrimas, aí escorrendo à vontade.
Depois foram os abraços dos amigos, os beijos da namorada e os parabéns de muita gente, inesquecível!
Não disputei a segunda corrida que reuniu todos os carros pois minha namorada na correria da largada e querendo me ver tomando a Ferradura levou um tombo e cortou embaixo do queixo e enquanto eles corriam nós estávamos em um pronto socorro na Av. Rebouças costurando a ferida.
A todos meus amigos que me ajudaram e muito nesta primeira e muitas outras corridas, a todos meus amigos que fiz nas pistas e todos amigos que vou fazendo nesta caminhada. Cada um sabe muito bem de quem falo e do meu carinho por todos. Alicatões!
Ao Francisco.      


terça-feira, 8 de março de 2011

40 anos

 8 de Março de 1971 "apenas" quarenta anos atrás entrei pela primeira vez em um autódromo como piloto, parece que foi ontem. Sempre levei o automobilismo muito a sério, talvez até demais, e apesar deste primeiro ano em que tive boas atuações no Torneio União e Disciplina e na Copa Sulam, por motivos outros minha carreira não deslanchou. Em 1972 apesar do convite que tive para correr na Argentina em uma grande equipe mal pude correr, trabalhei boa parte do ano com meu amigo Expedito fazendo um Divisão 3. Apenas não podia correr pois minha filiação original levada ao clube, FPA e Confederação tinha a "assinatura" de meus pais feita por mim e não consegui renovar minha licença, tinha então 19 anos e eles nunca dariam tal autorização.
 Desse primeiro ano ficaram as lembranças dos amigos que me ajudaram a colocar os carros na pista e dos amigos que ganhei nas pistas, não vou citar nenhum nem os que já foram nem  mesmo os que aqui estão, cada um sabe muito bem de quem escrevo. 
 O amor pelo esporte continua o mesmo e não me arrependo nadinha do que fiz, apenas do que não fiz.
 A meu filho Francisco.
      

Na porta da MURAY do Carlos Mauro Fagundes.
Esta foto não é a mesma da Auto Esporte, é de um cartaz anunciando as 25 Horas.

Revista Auto Esporte Abril de 1971.

Jornal Folha de São Paulo  8 de Março de 1971.


segunda-feira, 7 de março de 2011

FORD COSWORTH DFV 1967 - II


Jim Clark e o Lotus 49 com o motor Ford Cosworth DFV.
Como não poderia deixar de ser foi dele a primeira vitória deste grande motor. No GP da Holanda e Zandvoot 1967.

Grahan Hil e o Lotus 49 Campeão do Mundo de Formula Um 1968.


“Sem duvida alguma eu sabia que era o futuro. Percebi na organização da Cosworth, na vinculação com a Ford e nas modernas técnicas de fabricação que isto era um vislumbre dele. A situação tinha se tornado muito complicada e isto significava o início.E o começo do futuro em que o motor era o chassi.” Dan Gurney.





Outro “pulo do gato” do mestre Chapman, o motor teria de fazer parte da estrutura do chassi na traseira do carro, saindo dele apoio para suspensão e cambio. Era o começo de uma nova era como disse Gurney.
Ao final de 1965 Colin Chapman precisava de um motor para fazer frente a seus adversários, Ferrari, BRM, Maserati e o Weslake que estava por vir. Chapman e Keith Duckworth resolveram projetar e construir um motor para nova Formula de 3 litros. A eles se juntou Mike Costin que já trabalhava na Lotus e começaram a empreitada. A decisão foi por um motor V8 por ter um menor numero de peças assim sendo menos vulnerável a quebras e ter menos atrito entre as partes, podendo assim gerar mais potencia.







O V8 a 90º tinha 2.993 c , quatro válvulas por cilindro e desenvolvia no começo de 1967 410 HP a 10.000 rpm chegando mais tarde a 470 HP a 10.750 rpm.
Em busca de investidores para empreitada Chapman encontrou a Ford que depois de rejeitada pela Ferrari procurava um grande motor para se firmar no cenário automobilístico mundial. Nascia o Ford Cosworth DFV.





A contragosto de Chapman a Ford logo após a vitoriosa estreia abriu sua comercialização para outras equipes, dando em pouco tempo condições de surgirem varias equipes de ponta usando o binômio cambio Hewland e motor Ford-Cosworth.

Nessa época cada motor custava US $ 12.000.

O Ford Cosworth DFV e suas atualizações teve de 1967 a 1983 “apenas” 155 vitórias na Formula Um, fazendo após sua estreia sete campeões do mundo de 1968/74. E depois sendo campeão mais cinco vezes.

Ah! Cosworth é a junção dos nomes COStin e DuckWORTH.

                                          Todas vitórias desse incrível motor.

18 Jun 1967 Dutch Jim Clark Lotus 49 

15 Jul 1967 British Jim Clark Lotus 49 

1 Oct 1967 US Jim Clark Lotus 49 

22 Oct 1967 Mexican Jim Clark Lotus 49

1 Jan 1968 South African Jim Clark Lotus 49
12 May 1968 Spanish Graham Hill Lotus 49
26 May 1968 Monaco Graham Hill Lotus 49B

9 Jun 1968 Belgian Bruce McLaren McLaren M7A
23 Jun 1968 Dutch Jackie Stewart Matra MS10 
20 Jul 1968 British Jo Siffert Lotus 49B 
4 Aug 1968 German Jackie Stewart Matra MS10 
8 Sep 1968 Italian Denny Hulme McLaren M7A 
22 Sep 1968 Canadian Denny Hulme McLaren M7A 
6 Oct 1968 US Jackie Stewart Matra MS10 
3 Nov 1968 Mexican Graham Hill Lotus 49B 
1 Mar 1969 South African Jackie Stewart Matra MS10 
4 May 1969 Spanish Jackie Stewart Matra MS80 
8 May 1969 Monaco Graham Hill Lotus 49B 
21 Jun 1969 Dutch Jackie Stewart Matra MS80 
6 Jul 1969 French Jackie Stewart Matra MS80 
19 Jul 1969 British Jackie Stewart Matra MS80 
8 de Março 1969 German Jacky Ickx Brabham BT26A 
7 Sep 1969 Italian Jackie Stewart Matra MS80 
20 Sep 1969 Canadian Jacky Ickx Brabham BT26A 
5 Oct 1969 US Jochen Rindt Lotus 49B 
19 Oct 1969 Mexican Denny Hulme McLaren M7A 
7 Mar 1970 South African Jack Brabham Brabham BT33 
19 Mar 1970 Spanish Jackie Stewart March 701 
10 May 1970 Monaco Jochen Rindt Lotus 49C 
21 Jun 1970 Dutch Jochen Rindt Lotus 72C 
5 Jul 1970 French Jochen Rindt Lotus 72C 
18 Jul 1970 British Jochen Rindt Lotus 72C 
2 Aug 1970 German Jochen Rindt Lotus 72C 
4 Oct 1970 US Emerson Fittipaldi Lotus 72C 
18 Apr 1971 Spanish Jackie Stewart Tyrrell 003 
23 May 1971 Monaco Jackie Stewart Tyrrell 003 
4 Jul 1971 French Jackie Stewart Tyrrell 003 
17 Jul 1971 British Jackie Stewart Tyrrell 003 
1 Aug 1971 German Jackie Stewart Tyrrell 003 
19 Sep 1971 Canadian Jackie Stewart Tyrrell 003 
3 Oct 1971 US François Cevert Tyrrell 002 
23 Jan 1972 Argentine Jackie Stewart Tyrrell 003 
4 Mar 1972 South African Denny Hulme McLaren M19A 
1 May 1972 Spanish Emerson Fittipaldi Lotus 72D 
4 Jun 1972 Belgian Emerson Fittipaldi Lotus 72D 
2 Jul 1972 French Jackie Stewart Tyrrell 003 
15 Jul 1972 British Emerson Fittipaldi Lotus 72D 
13 Aug 1972 Austrian Emerson Fittipaldi Lotus 72D 
10 Sep 1972 Italian Emerson Fittipaldi Lotus 72D 
24 Sep 1972 Canadian Jackie Stewart Tyrrell 005 
8 Oct 1972 US Jackie Stewart Tyrrell 005 
28 Jan 1973 Argentine Emerson Fittipaldi Lotus 72D 
11 Feb 1973 Brazilian Emerson Fittipaldi Lotus 72D 
3 Mar 1973 South African Jackie Stewart Tyrrell 006 
29 Apr 1973 Spanish Emerson Fittipaldi Lotus 72E 
20 May 1973 Belgian Jackie Stewart Tyrrell 006 
3 Jun 1973 Monaco Jackie Stewart Tyrrell 006 
17 Jun 1973 Swedish Denny Hulme McLaren M23 
1 Jul 1973 French Ronnie Peterson Lotus 72E 
14 Jul 1973 British Peter Revson McLaren M23 
29 Jul 1973 Dutch Jackie Stewart Tyrrell 006 
5 Aug 1973 German Jackie Stewart Tyrrell 006 
19 Aug 1973 Austrian Ronnie Peterson Lotus 72E 
9 Sep 1973 Italian Ronnie Peterson Lotus 72E 
3 Sep 1973 Canadian Peter Revson McLaren M23 
7 Oct 1973 US Ronnie Peterson Lotus 72E 
13 Jan 1974 Argentine Denny Hulme McLaren M23 
27 Jan 1974 Brazilian Emerson Fittipaldi McLaren M23 
30 Mar 1974 South African Carlos Reutemann Brabham BT44 
12 May 1974 Belgian Emerson Fittipaldi McLaren M23 
26 May 1974 Monaco Ronnie Peterson Lotus 72E 
9 Jun 1974 Swedish Jody Scheckter Tyrrell 007 
7 Jul 1974 French Ronnie Peterson Lotus 72E 
20 Jul 1974 British Jody Scheckter Tyrrell 007 
18 Aug 1974 Austrian Carlos Reutemann Brabham BT44 
8 Sep 1974 Italian Ronnie Peterson Lotus 72E 
22 Sep 1974 Canadian Emerson Fittipaldi McLaren M23 
6 Oct 1974 US Carlos Reutemann Brabham BT44 
12 Jan 1975 Argentine Emerson Fittipaldi McLaren M23 
26 Jan 1975 Brazilian Carlos Pace Brabham BT44B 
1 Mar 1975 South African Jody Scheckter Tyrrell 007 
27 Apr 1975 Spanish Jochen Mass McLaren M23 
22 Jun 1975 Dutch James Hunt Hesketh 308 
19 Jul 1975 British Emerson Fittipaldi McLaren M23 
3 Aug 1975 German Carlos Reutemann Brabham BT44B 
17 Aug 1975 Austrian Vittorio Brambilla March 751 
2 May 1976 Spanish James Hunt McLaren M23 
13 Jun 1976 Swedish Jody Scheckter Tyrrell P34 
4 Jul 1976 French James Hunt McLaren M23 
1 Aug 1976 German James Hunt McLaren M23 
15 Aug 1976 Austrian John Watson Penske PC4 
29 Aug 1976 Dutch James Hunt McLaren M23 
12 Sep 1976 Italian Ronnie Peterson March 761 
3 Oct 1976 Canadian James Hunt McLaren M23 
10 Oct 1976 USA East James Hunt McLaren M23 
24 Oct 1976 Japanese Mario Andretti Lotus 77 
9 Jan 1977 Argentine Jody Scheckter Wolf WR1 
3 Apr 1977 USA West Mario Andetti Lotus 78 
8 May 1977 Spanish Mario Andretti Lotus 78 
22 May 1977 Monaco Jody Scheckter Wolf WR1 
5 Jun 1977 Belgian Gunnar Nilsson Lotus 78 
3 Jul 1977 French Mario Andretti Lotus 78 
16 Jul 1977 British James Hunt McLaren M26 
14 Aug 1977 Austrian Alan Jones Shadow DN8 
11 Sep 1977 Italian Mario Andretti Lotus 78 
2 Oct 1977 USA East James Hunt McLaren M26 
9 Oct 1977 Canadian Jody Scheckter Wolf WR1 
23 Oct 1977 Japanese James Hunt McLaren M26 
15 Jan 1978 Argentine Mario Andretti Lotus 78 
4 Mar 1978 South African Ronnie Peterson Lotus 78 
7 May 1978 Monaco Patrick Depailler Tyrrell 008 
21 May 1978 Belgian Mario Andretti Lotus 79 
4 Jun 1978 Spanish Mario Andretti Lotus 79 
2 Jul 1978 French Mario Andretti Lotus 79 
30 Jul 1978 German Mario Andretti Lotus 79 
13 Aug 1978 Austrian Ronnie Peterson Lotus 79 
27 Aug 1978 Dutch Mario Andretti Lotus 79 
21 Jan 1979 Argentine Jacques Laffite Ligier JS11 
4 Feb 1979 Brazilian Jacques Laffite Ligier JS11 
29 Apr 1979 Spanish Patrick Depailler Ligier JS11 
14 Jul 1979 British Clay Regazzoni Williams FW07 
29 Jul 1979 German Alan Jones Williams FW07 
12 Aug 1979 Austrian Alan Jones Williams FW07 
26 Aug 1979 Dutch Alan Jones Williams FW07 
30 Sep 1979 Canadian Alan Jones Williams FW07 
13 Jan 1980 Argentine Alan Jones Williams FW07 
30 Mar 1980 USA West Nelson Piquet Brabham BT49 
4 May 1980 Belgian Didier Pironi Ligier JS11/15 
18 May 1980 Monaco Carlos Reutemann Williams FW07B 
29 Jun 1980 French Alan Jones Williams FW07B 
13 Jul 1980 Britain Alan Jones Williams FW07B 
10 Aug 1980 German Jacques Laffite Ligier JS11/15 
31 Aug 1980 Dutch Nelson Piquet Brabham BT49 
14 Sep 1980 Italian Nelson Piquet Brabham BT49 
18 Sep 1980 Canadian Alan Jones Williams FW07B 
5 Oct 1980 USA East Alan Jones Williams FW07B 
15 Mar 1981 USA West Alan Jones Williams FW07C 
29 Mar 1981 Brazilian Carlos Reutemann Williams FW07C 
12 Apr 1981 Argentine Nelson Piquet Brabham BT49C 
3 May 1981 San Marno Nelson Piquet Brabham BT49C 
17 May 1981 Belgian Carlos Reutemann Williams FW07C 
18 Jul 1981 British John Watson McLaren MP4 
2 Aug 1981 German Nelson Piquet Brabham BT49C 
17 Oct 1981 Caesars Palace Alan Jones Williams FW07C 
4 Apr 1982 USA West Niki Lauda McLaren MP4B 
9 May 1982 Belgian John Watson McLaren MP4B 
23 May 1982 Monaco Riccardo Patrese Brabham BT49D 
6 Jun 1982 USA John Watson McLaren MP4B 
18 Jul 1982 British Niki Lauda McLaren MP4B 
15 Aug 1982 Austrian Elio de Angelis Lotus 91 
29 Aug 1982 Swiss Keke Rosberg Williams FW08 
25 Sep 1982 Caesars Palace Michele Alboreto Tyrrell 011 
27 Mar 1983 USA West John Watson McLaren MP4/1C 
15 May 1983 Monaco Keke Rosberg Williams FW08C 
5 Jun 1983 USA Michele Alboreto Tyrrell 011



Fonte de pesquisa:  http://forix.autosport.com/8w/dfv.html