A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

INTERLAGOS 1980 - Tudo era festa no Templo! Algumas fotos da Divisão 3

 Ontem a noite em um longo papo ao telefone com o Jr a certa altura ele dispara " como o pessoal gosta da Divisão 3! ". É verdade, então hoje resolvi scannear algumas fotos do arquivo do Ricardo e mostrar um pouco da festa que eram nossas corridas. Amigos ajudando, box cheio, agitação a vontade. Muitas lembranças e saudades. Um forte abraço a todos os amigos que aqui aparecem, alguns os nomes não me vem a lembrança agora e com o tempo e outros amigos lembrando vou colocando.



Mesmo expandindo as fotos não consegui identificar ninguém, nesse burburinho todo muitos, ou quase todos, são amigos. 
Box do Ricardo, a loira é a Claudinha mulher do Adolfo Cilento com a camiseta do jeans Mac Queem, patrocinadores do carro dele.
Vidros quebrados, na época alem da pista ter muitos pedregulhos alguns moleques ficavam no muro da curva "Três" mirando em nossos carros. Lá atrás nosso querido amigo Humberto, figura sempre presente e disposta a ajudar. Um abraço Humbertone!

Os dois da esquerda depois coloco os nomes, ao lado Ricardo, Zé Ranzollin e Humbertone.



Dois amigões #27 Ricardo Bock e #28 João "Alicatão" Lindau.



quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Ayrton Senna

 Ontem em meus arquivos achei algumas fotos do Ayton e digitalizei para mostrar hoje, dedico as belas imagens dele a meus amigos que dividiram grids e disputas nas pista e por esse motivo sabem de perto como é difícil a lida do automobilismo e ainda mais alcançar a perfeição de tocada de nosso Campeão. Ao Ricardo, Duran, Ferraz, Orlando, Francis, Fabiani, Fabiano e tantos outros e em especial ao Jr -Lara Campos- fã incondicional da pilotagem perfeita do Ayrton.







  Na Formula Ford pilotando um Van Diemen. Agradeço a foto ao Orlando - Belmonte Jr -. 

terça-feira, 30 de novembro de 2010

ACIDENTES AUTOMOBILÍSTICOS DE PILOTOS GAÚCHOS, CONVIDADOS (PILOTOS) E CIRCUITOS GAÚCHOS, LAMENTAVELMENTE AS MORTES FORAM MUITAS - capítulo II

6˚) Circuito das Praias do Atlântico em 17 de fevereiro de 1952

Teve como resultado da prova:

1˚ lugar: Diogo Ellwanger com Ford

2˚ lugar: Catharino Andreatta com Ford

3˚ lugar: Aldo Finardi com Chevrolet

4˚ lugar: Oscar Bay com Ford

5˚ lugar: Julio Andreatta com Ford

Acidente: Antoninho Burlamaque, virtual vencedor, capotou sua carretera Cadillac #12 ferindo-se gravemente, morrendo no outro dia em hospital de Porto Alegre.

O acidente aconteceu na praia de Santa Terezinha, na sequência, esta prova passou a chamar-se Antoninho Burlamaque.

7˚) 500 km de Porto Alegre - Circuito Pedra Redonda em 11 de agosto de 1968

Resultado da prova:

1˚ lugar: Chico Landi/Jan Balder com BMW #12

2˚ lugar: Vitório Andreatta com Ford #4

3˚ lugar: Henrique Iwers com Malzoni #9

4˚ lugar: Francisco Feoli com DKW #99

5˚ lugar: Breno Freire com Simca #86

Com esta prova, encerrou-se as disputas das carreteras em circuitos de rua no Rio Grande do Sul.

Acidente: Breno Fornari feriu-se com gravidade ao derrapar seu protótipo regente (Simca) e bater na parede da delegacia de polícia.

8˚) GP Internacional de Fórmula 2 em 14 de novembro de 1971, no Autódromo de Tarumã,

reuniu vários pilotos de F1: Graham Hill, Ronnie Peterson, Jean P. Jarier, Arturo Merzario, Henri Pescarolo, Carlos Reutemann, Emerson e Wilson Fittipaldi, José Carlos Pace, Luiz Pereira Bueno,

Giovani Salvati e outros.

Classificação:

1˚ lugar: Carlos Reutemann com Brabham BT 36, Argentina

2˚ lugar: Emerson Fittipaldi com Lotus 69, Brasil

3˚ lugar: José Carlos Pace com Brabham BT 36, Brasil

Poli position: Tim Schenken com 1m 01s 110 com 178,6 Km/h – volta mais rápida, Pace com 173,6 Km/h.

Acidente: Giovanni Salvati, italiano, correndo com March 712M perdeu a vida na curva 1 quando seu March passou com a frente por baixo do guard rail. Morreu instantaneamente. A curva 1 passou a chamar-se Salvati.

9˚) Campeonato Gaúcho –Divisão 3 em 21 de outubro de 1973 - Autódromo de Tarumã

Última etapa do campeonato. Ivan conseguiu a pole com seu Opala #85, ao seu lado, Pedro Carneiro Pereira com Opala #22. Pedro, locutor esportivo, ex-presidente do Automóvel Clube do RGS, correu em várias categorias e até de carretera.

Num domingo bonito, às 14h 45min é dada a largada, os Opalas entram junto no início da reta. Raspam-se, ficam presos um no outro, desgovernam, sobem um barranco, capotam e pegam fogo.

Foto Revista Quatro Rodas, novembro de 1973

Ivan Iglesias morre instanteamente. Pedro ainda tentou sair por trás, mas morreu queimado, também. Tudo isto antes de terminar a primeira volta. Um horror!

Pedro tinha 35 anos e todo um futuro pela frente

10˚) I Rali da Integração Nacional em 04 de julho de 1971 de Fortaleza/CE a Chuí/RS, 520 km, para veículos nacionais

O Ministério dos Transportes queria demonstrar que o país já era asfaltado de norte a sul e através da Petrobras patrocinou esta mega prova.

Partiram 103 participantes, 72 chegaram depois das 5 etapas:

1ª Etapa: Fortaleza/Salvador

2ª Etapa: Salvador/Rio de Janeiro

3ª Etapa: Rio de Janeiro/Curitiba

4 ª Etapa: Curitiba/Porto Alegre

5 ª Etapa: Porto Alegre/Chuí com retorno a Porto Alegre até o parque fechado.

Resultado:

1˚ lugar: Jan Balder/Alfredo Maslowski com Puma W #39

2˚ lugar: Adolfo Goldenberg/Francisco Roemmler com Corcel #21

3˚ lugar: Sérgio Mattos/Luiz Fimondim com Corcel #5

4˚ lugar: Rene Lefevre/Péricles Ramos com Corcel #2

A largada foi dada no autódromo Virgílio Távora, Fortaleza/CE.

A BR não foi fechada para a prova, além do trânsito, tinha jegue atravessando a estrada. À noite outro grave problema foi à neblina que terminou acidentando os gaúchos Danilo Zaffari que capotou seu Dodge Dart, morrendo, no estado da Bahia.

Agradeço ao amigo Nelson Marques da Rocha, de Passo Fundo-RS, a parceria neste.

Continua na próxima semana!


CARRERA COPACABANA

 Alguns dias atrás recebi de meu amigo Paulo fotos maravilhosas da Carrera Copacabana que saiu de Buenos Aires e depois de 32 dias chegou ao Rio de Janeiro, e o Paulo estava lá para fotografar. Aguardei que ele lançasse a edição de sua Revista Ilustrada com o suplemento especial Automóveis com as fotos.
 Agradeço ao Paulo o privilégio de poder ver as fotos antes do lançamento da revista e no link a Revista Ilustrada e o suplemento Automóveis.
 Abaixo o e-mail que recebi do amigo e algumas fotos de meu arquivo, vale ver toda beleza dos magníficos carros.
 Obrigado Paulo e um abraço.  
     

"Rui
Cheguei agora de Copacabana, onde tirei fotos do Rally de carros antigos.
Vai ser mais uma edição especial da Revista Ilustrada, mas o amigo recebe em primeira mão.
Pena não poder mandar o som dos motores. O do Lagonda é sinfônico!!!!!!!!!!
As fotos descrevem, inclusiive com um desenho estampado no porta malas do velho Volvo.
Abraços
Paulo Sallorenzo"


O belo Lagonda.
Jaguar XK. 

Jaguar MK IV
SUPLEMENTO AUTOMÓVEIS:

REVISTA ILUSTRADA:  http://www.sallorenzo.com.br/