A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Jaguar XJ13


A década de 1950 tinha sido de muitas vitórias para a Jaguar, na mais prestigiosa corrida para carros Esporte Protótipos as 24 Horas de Le Mans seus carros haviam vencido em cinco edições.
1951 Jaguar XK 120-C type, pilotos Peter Walker/Peter Whitehead.
1953 Jaguar XK 120-C type, pilotos Tony Rolt/Duncan Hamilton.
1055 Jaguar D type, pilotos Mike Hawthorm/Ivor Bueb.
1956 Jaguar D type, pilotos Ron Flockhart/Niniam Sanderson.
1957 Jaguar D type, pilotos Ron Flockhart/Ivor Bueb.
Depois de 1957 ela viu seus rivais Aston Martin e Ferrari dominarem a prova até a chegada dos Ford GT 40 em 1966 e precisava fazer um carro a altura para tentar mais uma vez chegar na frente.
Para isso precisava substituir o motor de seis cilindros em linha do XJ, super confiável e competitivo  em sua época mas que vinha equipando seus carros desde 1948.
A escolha recaiu sobre um V12 que sua engenharia vinha desenvolvendo já a algum tempo. Assim o projeto do XK voltou a tona e foi desenvolvido para equipar o modelo XJ13  para mim um dos mais belos carros de competição de todos tempos.



O XK era um motor  V12 com ângulo de 90º, duplo comando de válvulas em cada cabeçote, duas válvulas por cilindro, 4.994cc com diâmetro de 87mm e curso de 70mm.
Girava a 8.500 rpm desenvolvendo 502 HP e seu torque máximo era de absurdos -para época- de 53.4 kg a 7.600 rpm. A injeção era Lucas. Esse motor recebeu a denominação de XJ12.
Para abrigar o motor foi desenvolvido um chassi monocoque de construção integral que colocava o motor na posição traseira/central. Assim nascia o XJ13.
A caixa de cambio era uma ZF de cinco marchas, suspensão independente nas quatro rodas, freios a disco Girling ventilados.



Foi para pista pela primeira vez em Março de 1967 com o piloto Norman Dewis e nos meses seguintes cumpriu um grande cronograma de testes, chegando a ser bem rápido.
Por essa época os Ford GT40 já vinham dominando Le Mans com motores que já alcançavam potencia maiores e alem disso vivíamos a era pré slick e a largura dos pneus/rodas vinha aumentando gradualmente e para usa-los algumas adaptações foram necessárias. 
Nessa altura a FIA determinou que na temporada de 1968 a categoria Esporte correria com motores até 3.000cc e o projeto foi definitivamente arquivado, alem disso a Porsche com os 917 e a Ferrari com as 512 vinham dominando e investindo pesado nas provas de resistência e a nova administração da Jaguar resolveu que não valia a pena enfrentar seus rivais.
Assim o belo Jaguar XJ13 para desolação dos fãs da marca nunca competiu, ficando apenas na memória dos que seguiram sua trajetória de testes pela imprensa.       

Peter Dodds, George Mason, Bob Blake, Phil Weaver, e Hector Warrington, que junto com Malcolm Sayer ( projetista do type E e type D ) projetaram o XJ13.

                     







Tite Catapani

Tite em Zethwelg fazendo dupla com Luizinho, atrás Ronnie Peterson. 

Uma bela matéria com o Tite no Nobres do Grid.

domingo, 10 de outubro de 2010

SUZUKA 2010

Vettel

Gostei da corrida Vettel dominou com categoria, na largada strike com Petrov depois um erro de Massa tentando colocar o carro onde não existia espaço. Vettel só perdeu o primeiro lugar para Button na troca de pneus, já que o inglês largou com o composto mais duro e estendeu sua permanencia na pista. Dois fatos me impressionaram com Kubica e Rosberg perdendo as rodas traseiras de seus carros sem motivo nenhum.
O outro grande nome da corrida foi sem duvida Kobayashi, correndo em casa deu espetáculo, pena que desta vez não ultrapassou Schumacher.  
Kobayashi




Resultado da corrida

1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 53 voltas em 1h30min27s323
2. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 0s9
3. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 2s7
4. Jenson Button (ING/McLaren), a 13s5
5. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 39s5
6. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 59s9
7. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), a 1min04s0
8. Nick Heidfeld (ALE/Sauber), a 1min09s6
9. Rubens Barrichello (BRA/Williams), a 1min10s8
10. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso), a 1min12s8



CAMPEONATO


1º  Mark Webber            220 pontos
2º  Fernando Alonso       206
3º  Sebastian Vettel        206
4º  Hamilton                    192
5º  Button                        189

Fotos: Getty Images, AP

sábado, 9 de outubro de 2010

SUZUKA 2010 RED BULL COM VETTEL E WEBBER NA 1ª FILA

Vettel

Até o ultimo minuto o único piloto a baixar dos 1.31s era Wettel aí Webber mostrou a tudo que está disposto e marcou o segundo tempo a 68/1000 da pole, segue Hamilton que por causa da troca do cambio perde cinco posições e vai largar em oitavo. Excelente quarto de Kubica seguido de Alonso, Button e Barrichello, todos subindo uma posição com a perda do inglês. Barrichello mostrando a ótima fase no finalzinho toma a posição de seu companheiro de equipe.  


Grid 


1º    Vettel
2º    Vebber
3º    Kubica
4º    Alonso
5º    Button
6º    Rosberg
7º    Barrichello
8º    Hamilton
9º    Hulkenberg
10º  Schumacher 


Foto: Reuters
http://esportes.terra.com.br/automobilismo/formula1/2010/noticias/0,,OI4727007-EI14633,00-Vettel+confirma+expectativa+e+larga+na+pole+no+GP+do+Japao.html