A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Tito Tilp


Os Divisão 3 para o RFactor


As carrocerias do Tito para autorama 1:32




Tito, obrigado pelas maravilhas que você fez para lembrar nossos carros da Divisão 3 e 4, a você e todos os amigos que contribuíram nosso muito obrigado. Que Deus te proteja e olhe sempre por você e pelos seus.



quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Duran e Ferraz

Duran #68, Ferraz #19 e eu #8 em bela criação do nosso amigo Tito Tilp.

Duran, Amadeu Rodrigues, Bé, eu, Ferraz e escondido Orlando Belmonte Jr.

Confesso que sou fã de muitos pilotos, vi e vejo tantos deles andando pelas pistas do mundo e apesar de acompanhar o automobilismo desde garoto ainda me entusiasmo vendo uma tocada forte e um piloto daqueles que anda sempre no fio da navalha.
Hoje quero escrever um pouco sobre dois amigos de muito tempo, ainda garoto admirava as peripécias deles nas pistas. Acho que os dois disputaram as Mil Milhas a partir da segunda ou terceira edição em 1957 ou 58 e eu novo com cinco ou seis anos já era fã deles, mais tarde ficamos amigos, dividimos grids e muitas histórias.
Agora já com uma certa idade o Ferraz se tornou preparador e ontem me contou que hoje vai roncar o motor do Fusca 1.800cc do Alfredo, aguardo noticias.
Já o Duran está se dedicando ao RFactor e para isso conta com toda sua experiência dos tempos de carretera. Montou um cockpit digno de sua época de Mil Milhas. Conforme especificações transmitidas por ele o mesmo foi feito a partir de uma mesa velha, uma tabua de passar roupa velha e um trilho de cortina igualmente velho, como podemos ver. Agora fiquei sabendo de fontes fidedignas que ele está uma fera no Rfactor andando com seus carros em varias pistas do mundo e colocando tempo em pilotos que a muito mais tempo disputam a categoria. 


Duas criações do Tito para o RFactor em que o Duran arrasa!

      

terça-feira, 5 de outubro de 2010

STOCK CAR



"Na maioria das atividades humanas, as decisões corretas não são tomadas de cima para baixo. Pelo contrário, elas devem atender aos anseios da maior parte dos seus membros. Senão, seria autoritária e não teria o condão de ter valor real. No automobilismo as coisas também são assim. 

Quando em 1979 surgiu a mais nova categoria do automobilismo brasileiro, com o expressivo nome de Stock Car, algumas pessoas não entenderam qual seria o seu propósito, inclusive argumentaram que a nova modalidade não iria para frente, acreditando na dificuldade de captação de patrocínios, que como sempre, rondava os campeonatos de turismo. Em função desse constante problema de contenção de custos, todas as provas da categoria "Classe C", que englobava os Opalas 4.100 e alguns Mavericks, eram realizadas apenas no eixo Rio-São Paulo.


Jr Lara Campos.


Para os críticos de plantão, seria impossível conseguir pilotos e patrocinadores para um evento monomarca, com provas nos autódromos de vários outros estados, quase todos muito distantes das duas maiores capitais brasileiras.
Realmente o calendário da Stock Car no seu primeiro ano de existência, contava com corridas no Rio Grande do Sul, no Paraná, em Goiás, em Brasília e até no Ceará, além de São Paulo e Rio de Janeiro.



Saída do Box, Rio de Janeiro e entrada do "Esse" Interlagos, Mike Mercede.


O tempo mostrou que eles (os críticos), estavam absolutamente enganados, e que a Stock Car iria se tornar na categoria de maior durabilidade da historia do automobilismo brasileiro. 
Cresceu tanto, que se tornou até pano de fundo da novela Passione, da Rede Globo! No próximo ano, sera sua 32ª temporada. O número de carros inscritos, e a qualidade de seus pilotos, comprova o sucesso e a estabilidade da Stock Car.
Numa etapa em que participam todas as três categorias que compõem a Stock Car, estão na pista treinando e correndo, quase 90 carros com seus respectivos pilotos. Na Copa Caixa são 34 carros, na Copa Chevrolet Montana largam também em torno de 34 carros e no Mini Cooper são mais 20 carros.



Copa Montana, Marcelo Tomasoni.
Largada do Mini Cooper em Interlagos


A Stock Car hoje.



São números muito expressivos, que comprovam que a Stock Car veio naturalmente ocupar espaços deixados por outras categorias e demonstram a preferência do público brasileiro, por corridas de carros de turismo.
Por outro lado, ao longo desses mais de 30 anos de existência, existiram momentos de grids minguados, e, talvez o pior de toda a história tenha acontecido já no primeiro ano da Stock Car, numa corrida em Cascavel, no oeste do Paraná.
Estávamos mais ou menos nessa época, de fim de temporada, acho que em outubro ou novembro. Depois de uma corrida muito disputada no Rio de Janeiro, em que 25 carros alinharam no grid de largada, seguimos para a prova de Cascavel.
Como a distância era muito grande, e o campeonato já estava praticamente decidido em favor de apenas três pilotos, Affonso Giaffone Jr, Alencar Jr e com menores chances o Paulão Gomes, poucos pilotos se animaram para a corrida no interior do Paraná. Apenas 13 pilotos foram participar desta inusitada prova. Eu próprio só fui, porque fazia parte da equipe dos irmãos Giaffone, que era comandada por Jayme Silva, e tinha grande chance de vencer o campeonato.

Na sexta feira treinamos normalmente, mas a pista era realmente seletiva, com uma curva muito difícil, o Bacião, tão difícil que um piloto paulista, Valtemir Spinelli, o Bolão, capotou nos treinos, ultrapassou o guard-rail e foi cair lá embaixo no bambuzal. Por sorte nada sofreu, mas preocupou todo mundo.


No sábado houve uma grande confusão na classificação, com a vistoria técnica realizada no carro do pole position, e, depois de muito bate boca e pouca solução, fomos forçados a não participar da corrida. Éramos oito pilotos fora do grid. Portanto só sobraram cinco carros, número insuficiente para que houvesse a largada no domingo.

Paulo Valiengo.








Mas, para o warm up domingo de manhã, "apareceram" mais dois Opalas, regularmente inscritos e "vistoriados", um até com ar condicionado e santoantonio de madeira, e assim o grid estava completo, com apenas sete carros. Cinco Stocks e dois "mais ou menos" Stock. Sem dúvida o menor e mais estranho grid de toda a história da categoria. Apenas três carros terminaram a corrida!

Este talvez tenha sido o pior momento da Stock Car, mas que soube superar todas as dificuldades naturais do automobilismo brasileiro e hoje é um evento consagrado pelo público e pela maioria dos pilotos nacionais. É isso aí. Até a próxima
." Paulo Valiengo



Texto de Paulo Valiengo para revista  ALLRACING, fotos Mike Mercede, Jr Lara Campos e Luiz Fernando Silva.




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segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Emerson Fittipaldi

Quarenta anos atrás Emerson vencia seu primeiro GP de Formula Um, era também a primeira vitória brasileira na categoria. 
Parece que foi ontem, ver aquele piloto saído apenas a um ano e meio do Brasil para tentar a sorte na Europa conseguindo chegar ao topo do automobilismo mundial.
Obrigado Emerson por todas alegrias de você nos deu nas pistas do mundo todo, você é certamente nosso Grande Campeão. 



Na Quatro Rodas a vitória contada por Emerson. Novembro de 1970.