A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 28 de setembro de 2010

III COLLECTOR SHOW





Entre os dias 28 de outubro ao 2 de Novembro,Serra Negra sediará o III Encontro de Veículos Antigos e Especiais no Centro de Convenções.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

FUSCA 1.800CC

O motor já fechado esperando os carburadores.
   


José Ferraz
O Ferraz está preparando um VW com motor de 1.800cc para o Alfredo, e sua opção como o carro vai ficar muito tempo na garagem é a gasolina, vai usar a Super Podium . Ele espera tirar algo como 150 hp e tenho certeza que com todo capricho, dedicação e competência de meu amigo vai ficar ótimo, um verdadeiro foguete.
Breve vai nos enviar as fotos do carro e do motor acabado e contar como ficou.

Os freios traseiros a disco do Audi.

   

"Oi Rui tudo bem, pois é estou contando a história desse Fusca. O dono deste fusca é um seguidor do seu blog e mora em Natal, e  por meio do blog me procurou para fazer um motor igual aos que agente usava na DV3. Então estou montando, já te passei algumas fotos, como a do motor e dos freios.O motor é um 1.8 com cabeçotes preparados com válvulas grandes, o comando é um Squet C45 os carburadores são Weber quarenta, eu coloquei os quarenta, porque para andar na rua fica melhor.Os freios são a disco nas quatro, na traseira tem pinças do Audi já com o freio de mão.O carro está sendo todo preparado, freio suspensão motor e cambio, quando o carro estiver pronto, eu te mando as fotos. Esse dono do Fusca é um dos nossos, tem a mesma idade nossa é da velha guarda e sempre admirou os DV3 dos áureos tempos, gosta da bagaça embaralhando, eu propus para ele colocar uma injeção, pois o motor ficaria limpo todo o tempo, e vc sabe o que foi que ele falou (eu gosto do motor embaralhando e depois dá aquele coice)  então seja feita á vontade dele....esse é o meu amigo Afredo....é dos nossos...abraços." José Ferraz

Um pouco mais sobre a carretera de Orlando Menegaz: a Chevrolet/Corvette


Como sabemos a Corvette lançada no ano de 1953 era acionada pelo velho e bom 6 cilindros em linha, que foi repetido em 1954 e 1955. Agora junto com o motor V/8.
A partir de 1956 somente o V/8 utilizado até os dias de hoje.
Orlando Menegaz adquiriu seu V/8 Corvette com a caixa de câmbio de 3 marchas + ré em 1957, do colega Argemiro Adolfo Pretto, também piloto de carretera e dono da concessionária Chevrolet da cidade de Encantado-RS, através do qual, importou 3 motores pela então CACEX... era o ano de 1957.
Armando C. Burlamaque, sobrinho do Antoninho Burlamaque - único piloto de carretera a morrer na lide, passou por Encantado, visitou Pretto e trouxe para o Orlando notícia do motor.
Armando é a pessoa que mais conhece o assunto carretera, na região. Foi concessionário Chevrolet em Passo Fundo-RS, também daí as ligações.
A colocação do motor/caixa de câmbio Corvette, na “barata” Chevrolet 1938, o acerto do diferencial que resiste o tranco consumiu o resto do ano.
1958, a carretera N˚4, 9, 24, e 1 está pronta, ganhando as seguintes provas:
Centenário, de Passo Fundo em 02 de fevereiro de 1958,
Festa da Uva em 09 de março de 1958,
Circuito Automobilístico de Melo (Uruguai) em 30 de março de 1958,
VI Mil Milhas de Interlagos em 25 e 26 de novembro de 1961, agora com Ítalo Bertão,
III 500 km de Porto Alegre em 23 de setembro de 1962. Com Orlando ao volante.
Foram 6 vitórias.
Recordando que Orlando é o único piloto interiorano a ganhar duas Mil Milhas Brasileiras. A 1ª foi em 1957 com a Corvette do Aristides Bertuol, cujo motor viajou num avião da Varig Internacional em 1957, com o comandante gaúcho Gastão Werlang, que também corria de carretera (era sócio do João Galvani - Chevrolet/Corvette N˚16).
Bertuol viajou para os EUA para comprar tal motor.
Ainda em relação a motores:
A Cadillac usava desde 1930 até 1940 motores V/8, V12, V/16. A partir de 1941, até hoje a top da linha da GMC passou a usar só o V/8.
Agradeço ao amigo Nelson M. da Rocha a cedência deste.

McLaren M6B 1968

Este MacLaren pertenceu ao piloto Lothar Motschenbacher, correu a CanAm e usava primeiramente um motor Westlake Ford e depois um Chevy 427 big bloc, cambio Hewland LG 500 4-marchas e no campeonato de 1968 teve as seguintes colocações:
Elkhart Lake-  6º   Westlake Ford 
Bridgehampton-  3º   Westlake Ford 
Edmonton- quebra   Westlake Ford 
Monterey-  4º    427 Chevy 
Riverside-  4º   427 Chevy 

Las Vegas- quebra