A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sábado, 25 de setembro de 2010

X Rally Internacional Classic Car Club - RS no programa Curva do S - Speed Chanel

Nos dias 27 e 28 de agosto de 2010 aconteceu o X Rally Internacional - como sempre de muito sucesso, promovido pelo competente Classic Car Club RS.

O X Rally Internacional é simultâneo a III Etapa do Campeonato Brasileiro de Regularidade da FBVA.

Este ano teve como roteiro:

Programa

Diga-se de passagem hoje é o rally mais concorrido de carros antigos no Brasil.
A cada edição nos surpreende com novidades. Este ano contou com participantes italianos, uruguaios e brasileiros.
E também com cobertura do excepcional programa Curva do S - Speed Chanel, dos amigos Roberto Figueroa e Sérgio Lago.

http://www.youtube.com/watch?v=tXCVd1Eh2gk

Parabéns ao Classic Car Club-RS por mais este excelente rally na bela serra gaúcha e para todos os participantes que abrilhantaram e engrandeceram-no com suas participações.

Preparem seus bólidos para o do ano 2011, que com certeza novamente nos surpreenderá.

http://www.classicrs.com.br

Stevie e Joe




Cingapura classificação 2010

Alonso 
Vettel 
Hamilton

Será que a Red Bull vai repetir a Lotus de 1973, quando a disputa de seus dois pilotos Emerson e Peterson deu o titulo do Mundial de Pilotos a Jackie Stewart da Tyrrel. Hoje a pole foi de Alonso parecendo que Vettel apesar de mais rápido não conseguiu uma volta perfeita, enquanto isso o lider do mundial Webber larga em 5º e o vice lider Hamilton em 3º. Outra boa atuação do Barrichello que vai largar em 6º.

GRID DE LARGADA

Alonso          1.45.390
Vettel           1.45.457
Hamilton      1.45.571
Button          1.45.944
Webber        1.45.997
Barrichello   1.46.236


CAMPEONATO

1º     Webber          187
2º     Hamilton        182
3º     Alonso            166
4º     Button            165
5º     Vettel             163 


Fotos: AP , REUTERS

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Giovanni Salvatti - A trágica corrida de Formula 2 no Tarumã - 1971


             
Ronnie Peterson March 722.

Grahan Hill

 Ao final de 1971 parte da  elite do automobilismo mundial veio ao Brasil para o I Torneio Internacional de Formula 2, eu tinha começado a correr aquele ano e para mim andar pelos boxes em Interlagos e cruzar com aqueles pilotos que tanto admirava era algo indescritível.
Lembro perfeitamente de vir caminhando pelo Box e em minha direção vir Grahan Hill, sempre com um sorriso e aquelas pernas tortas do acidente em Jarama, fora outros nomes que sem a carreira do bicampeão do mundo vinham fazendo seus nomes na Formula Um e Dois. Já conhecia quase todos da Formula 3 onde muitos estavam a busca de um lugar no topo do automobilismo e  para temporada brasileira no final do ano vieram grandes nomes.
Alguns já na Formula Um como Ronnie Peterson, Carlos Reutman, Reine Wissel, Tin Schenken fora nossos ídolos Emerson, Pace, Luiz Pereira Bueno e Wilson.
Foi um espetáculo e tanto ver os Formula 2 virar em Interlagos em 2.43s a volta e não perdi um treino ou corrida, sempre chegava cedo e saia no finalzinho da tarde, quando os carros paravam de andar ficava em algum Box acompanhando o trabalho dos mecânicos, foi sem duvida inesquecível. 

Giovanni Salvatti

Não fui a Tarumã e foi lá que no belo espetáculo aconteceu a tragédia com Giovanni Salvatti. Na Europa ele foi campeão Italiano de Formula 3 e buscava seu lugar ao Sol depois de muitas dificuldades em seu difícil inicio de carreira, já que vinha de uma família humilde e para correr fez muitos sacrifícios. No Brasil tinha se apresentado muito bem no Torneio de Formula 3 e vinha andando muito bem na Formula 2,  na primeira corrida do Torneio chegou em 5º na classificação final tendo sido 6º na primeira bateria e 5º na segunda. Na segunda corrida foi 13º na final tendo chegado em 11º na primeira bateria e 16º na segunda.


O Guard Rail colocado de forma errada, deixou com que o bico do carro entrasse por baixo.

E a lamina pegasse na cabeça de Giovanni.



Em Tarumã chegou na primeira bateria em 13º lugar e na segunda quando vinha brigando com Wilson Fittipaldi pelo 4º lugar e tentou uma ultrapassagem após a reta dos boxes na curva 1, lá a uns 200 km/h foi reto e a lamina do guard rail colocada de forma incorreta acabou com a carreira e a vida do promissor piloto Italiano.
Vivíamos o começo da cruzada de segurança nas pistas, a era pré pneus slick, era o começo das proteções que chamamos de guard rail e infelizmente em Tarumã eles estavam colocados do forma incorreta.
Foi certamente uma tragédia, lembro de ter ficado muito abalado, pois tinha estado com aqueles pilotos durante as corridas de São Paulo e agora aquele que tinha visto aqui na Formula 3 e 2 estava morto. 

  Leia mais no Arquivo Digital Quatro Rodas, Dezembro de 1971.