A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sábado, 21 de agosto de 2010

AUSTIN HEALEY - II

QUATRO RODAS - Outubro de 1963


Em 1963 a revista QUATRO RODAS pediu através de seu diretor Mino Carta o AUSTIN HEALEY de minha irmã emprestado para uma reportagem , apresentando seu redator Expedito Marazzi , notem que no pedido a revista se responsabiliza por qualquer dano ao veiculo , no texto e na foto 3 podemos perceber o por que , um pneu furado a mais de 155km/h e na foto o Expedito vem num nítido sobresterço em uma das curvas de Interlagos , ou seja de pé embaixo , que era sua forma favorita de dirigir.
Nesta época eu tinha 10 anos e minhas memórias deste carro são poucas , uma em que fui com o namorado de minha irmã Armando Salem até o Guarujá . Na época tínhamos que passar por Santos e lembro perfeitamente de uma ultrapassagem feita pelo Salem em que o comprido capo do Austin passou por baixo da carroceria de um caminhão , credito esta manobra dele a uma vontade absurda de me assustar , já que eu era um moleque terrível .A outra ia para Campos do Jordão com minha mãe D.Arinda , no Impala 61 dela , quando nos passa o AUSTIN dirigido pelo meu primo Pedro com minha irmã ao lado , bem rápido , diria eu rapidíssimo .

Quando comecei a correr e conheci o Expedito nos tornamos amigos, ele me contou que se impressionou com a forma de minha irmã dirigir , segundo ele " quase tão rápida quanto eu " . O interessante é que não lembro do Expedito em casa nesta época buscando o carro , graças a Deus , pois se ele me leva dar uma volta teria trauma de velocidade até hoje .

No final do ano passado encontrei seu filho Gabriel Marazzi , que não via desde garotinho , 35 anos atrás , e comentando com ele da reportagem , disse-lhe que não tinha a revista e agora ele me enviou esta cópia . O interessante é que o Gabriel é parecido com o "Velho" , gosta de motos , escreve tão bem quanto seu pai , correu de automóvel etc. etc. etc. . Em meus sites e blogs favoritos estão o site e o blog dele.
O texto acima é do post de 26 de Janeiro de 2009, agora com a grande iniciativa da Editora Abril de disponibilizar todas edições da revista de forma digital, resolvi postar novamente usando copias de cada página já que no post original as fotos eram copias de fotos tiradas da revista pelo Gabriel. Apenas o oficio da revista é de meu arquivo pessoal. 
Dedico este post a minha irmã Cida, ao Gabriel e ao amigão Expedito, que lá de cima certamente está nos abservando. Valeu Velho!!!
 







Parabens à Editora Abril por sua bela iniciativa.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Mike Mercede


                        Taça Globo de Hot Car 1993, Mike seguido do Ferraz, e um Passat.

Rui , essa prova foi um tesão , eu tinha decidido não correr mais enquanto não arrumasse patrô , aí o Marco Mammana resolveu bancar "Casa do Pão de Queijo" . Então foi legal , fui com o carro revisado pneus novos , que fazia tempo que eu não sabia o que era . O Paulo Judice resolveu abrir para os Stock e Classe C , porque a categoria andava meia caída porque só eles ganhavam , lembra ? Só dava o Toninho ele e o Xandy com aqueles rojões com patrô da Credireal , a história desse patrô tambem é bem interessante . De Stock foi só o Camilinho e eu , a Classe C foi em peso , e os pinico , acho que largaram quase 40 carros , não sei quantos , mas éramos muitos . Quem estava organizando era o Paulo e o Elcio no Automóvel Club da Lapa . Quando fui me inscrever quem estava lá era o Barranco , enquanto faziam a inscrição eu estava batendo papo com ele , aí a menina me perguntou do que eu ia e eu disse que de Opala . Muito bem , corri , a corrida foi du caralho , foi na chuva , tomamos o maior pau dos pinicos , ganhou o Aristides D'alécio e fui 6º acho . Tive um pega legal com o Corsi e com o Barrerinho e ganhei deles , tudo bem , o Corsi ganhou na Classe C , o Camilinho na Stock e o Toninho nos Passat . Isso foi em Outubro , em Novembro , fomos correr a penultina etapa da Stock em Goiânia , acho que era a 1ª vez que o Corsi ia correr na categoria . Naquela epoca , a GM que transportava os carros , então a gente saia cedo e chegávamos na pista na quarta feira , arrumávamos tudo , e era comum começarmos a andar na quarta mesmo , quando não dava na quinta cedo estávamos na pista com tudo pronto , era só andar . Dessa vez exatamente , não sei como foi , mas treinamos normalmente na quinta , na sexta e classificamos no sábado . O Corsi só chegou no sábado , porque ele tinha ido à uma cerimonia na sexta que a Prefeitura tinha oferecido aos melhores esportistas do ano de São Paulo e ele tinha que receber o premio de Campeão Paulista de Turismo Classe C . Quando ele chegou , veio direto em mim , seu FDP , você me fudeu ele falou , pensei , esse cara tá loco , eu não sabia o que estava acontecendo , ele disse , eu não fui Campeão invicto por sua causa , aí que eu boiei mais ainda . O que aconteceu foi o seguinte , a corrida foi dividida em 4 categorias , Hot Car , TEP , Turismo Classe C e Stock Car . Quando eu fiz a inscrição e a menina me perguntou com que carro eu ia e eu disse Opala , ela me inscreveu na Classe C , não fiz de sacanagem , tanto que o Barranco estava do meu lado e tambem não falou nada e passou batido em tudo , na corrida inclusive . só que depois na Federação , quem ganhou fui eu e ele só ficou sabendo na porra da festa . Que culpa tenho eu . Ganhei e não levei rsrsrs . Eu sei que aquilo foi gozação pro fim de semana todo em Goiânia . Falei pra ele , agora você tá me devendo o canéco , eu quero . rrsrsrs Nós fomos jantar no sábado em uma renca , tava o Hisgué , Jardim , LePetit , Chupeta , Campello , o filho do Grahan Hill , o Gen , Bolão , Marechal , Magra , os mécas um monte , só FDP , você imagina , alucinamos tanto esse cara , o bicho ficou louco . KKKKKKKKKKK Só comigo pra acontecer essas coisas , ganhei e só fui saber um meses depois . rsrsrsrs Eu já estava satisfeitíssimo com o 6º , achei que tinha feito um corridão , andei bem , na 1ª volta , o Zéko Gregorinzick veio que nem uma besta espalhando merda , pra mim escapar dele tive que passar reto na quatro , sai catando grama , passei em cima daquele buero fdp , quase deixei o escapamento lá . Aí fiquei puto , saí babando , passei um monte de gente e no fim da prova cheguei no Barrerinho e nele que estavam disputando posição , tomei uma canseira de duas ou tres voltas pra passar os dois e fui embora . O FDP não disse que só me deixou passar porque eu era de outra categoria e ele não queria arriscar a vitória dele . Ele tinha mais motor que eu mesmo , uma hora saí engatado nele na junção e não conseguí passar , mas caralho ele tava de Cinturato e eu de P7 , passei ele na freada do Sargento e sumí . rsrsrs

O legal veio depois , eu tinha dois jogos de pneus slick , só usei um e ainda assim só pra classificar , no Domingo choveu e eu tinha os pneus de chuva , então sobrou um jogo zéro e um jogo novo que tinha só classificado .

Mike em Goiânia de Stock Cars

Em Goiânia tinha nego pra caralho inscrito e não poderia correr todo mundo porque lá largava pouco . Então a organização fez assim , não lembro exatamente quantos largavam , mas por exemplo 30 , as duas tomadas de tempo classificaram os 28 melhores , como teria uma prova do Campeonato Centro Oeste de Turismo Força Livre , quem não estivesse entre os 28 poderia participar e os 2 primeiros se classificariam para completar o grid da Stock , entendeu ? Pra mim foi mel na chupeta , lá fui eu de pneu novo . Os piores tempos da Stock era + - os dos ponteiros da TFL e o nosso tempo na classificação da Stock ficou valendo pra classificação da TFL . Ficou o Zéko em 1º o Marechal em 2º eu em 3º e mais uma renca , era um grid cheio acho que uns trinta ou quase isso . O zéko largou na frente o Marechal e eu , logo na 1ª volta passei o Marechal , o Zéko foi abrindo e eu fui abrindo do Marechal , chegou uma hora que os carros ficaram numa posiçaõ na pista que eu procurava e não via o Zéko , eu passava em frente ao Box e a turma vibrando , pensei o Zéko quebrou e eu tô liderando , legal o Marechal ficou bem pra tráz , de vez em quando eu via ele , fiquei tranquilo , colocamos até volta em alguns carros , eu estava feliz da vida . Acabou a prova , na volta de desaceleração eu cruzo com o Zéko , pensei , caralho como esse cara tá aquí , achei que ele tivesse saído outra vez , quando chegamos no box eu ví que ele que tinha ganho . Foi o contrário de Interlagos . Em Interlagos eu tinha ganho e não sabia , e lá eu achava que tinha ganho e não tinha , o meu pessoal no Box estavam festejando o 2º lugar . rsrsrsr Pode ? Mas não acabou vai vendo , o Marechal chegou em 3º , e veio falar comigo quanto eu queria pra ceder meu lugar pra ele .rsrs Eu disse : Sei lá , faz uma oferta aí , que eu vou pensar . rsrs Ele me ofereceu o meu premio de largada mais cinco , não me dei nem ao trabalho de pensar , aceitei na hora . kkkkkk Eu ia largar em último e por lá ia ficar , ia ter que contar com a quebra de um monte , TÔ FÒRA . Eu tinha uma namoradinha lá , no sabado a noite já fui pro crime . rsrs No domingo fui pra pista com o Broto fotografar , feliz da vida . Meu amigo... largaram , na primeira volta na primeira curva o Fabinho vira e fica parado no meio da curva ao contrário , o Camilinho dá de frente nele , foi um salsero . Onde eu estava ? Exatamente alí , com a máquina em punho , registrei tudo . Vou ti mandar essa sequência . O Marechal escapou , mas quem garante que iria escapar ? KKKKKKKKKKK Puta fim de semana , viajei , corri de autómóvel , fiz um segundinho , ganhei um belo canéco , festei a noite inteira e ainda ganhei uma grana . QUE MAIS QUÉ ??? Tá Bom de Mais . Puta , viajei né .
Rui , desculpe a demora , mas é que pintou um lance aquí e eu tive que dar um tempo .

Mas é isso aí , outra hora tem mais .

Um forte abraço

Mike

Mike

Agora a pouco abro meu o PC e minha conta do Hot Mail e entre vários recados dois se destacam um de meu amigo Carlos de Paula e outro do Ricardo Vassilakis Mercede ou melhor Mike Mercede amigão de muitos anos, e bota anos nisso!

Um pequeno detalhe, esses recados estavam no Facebook, devo confessar, piloto um computador como um daqueles motorista que arranham as marchas, freiam na hora errada e dão trancos ao sair em subida, e no FB apenas até antes de ontem colocava os posts do blog e mais nada. Até que antes de ontem ao entrar apareceu uma janela e um som e nela, o Renato Pereira - parabéns Renato - conversava comigo, levei um susto e procurando onde responder achei e ficamos batendo um papo de quase meia hora.

Pois bem ontem já contei que bati um super papo com o Cezar e o Carlos, e hoje no alto de minha experiência no FB respondi ao Carlos e enquanto aguardava seu retorno cutuquei quem? O Mike. A primeira resposta dele foi a mesma que a minha dias atrás “não sabia que isso acontecia” referindo-se ao bate papo.

Aí começamos uma super conversa de amigos que não se vêem a longo tempo, amigos de juventude e que tem um monte de outros amigos em comum.

Parecia que estávamos em um Box sentados em pneus ou no Postinho do Pacaembu e estávamos sem nos ver a apenas alguns dias.

Em uma hora e tanto relembramos amigos queridos, Teleco, Julio Caio, Manduca e um monte de outros e a conversa fluindo, parecia realmente que estávamos próximos.

Até via seu sorriso bonachão ao lembrar de um monte de loucuras.

Aí parei a conversa e apesar de ter um outro post pronto resolvi fazer este, ainda com os amigos e histórias na lembrança.

“ Espera aí Mike que vou fazer um post, tchau” , taí Mike é um baita prazer ter te encontrado e pode ter certeza que breve estaremos juntos, relembrando velhas e novas histórias, e com muitos de nossos amigos juntos.

Um abração Mike, até breve! 
 
Do album do Mike no Facebook o Opala #44 de Ciro Cayres/Jan Balder nas 24 HORAS de INTERLAGOS de 1970. Dois grandes pilotos, tocando o Ciro.  

Parabens Romeu

Parabens e muitas Ferraris , aí vai uma 250.