A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

domingo, 8 de agosto de 2010

Dia dos Pais

Uma homenagem ao meu pai -sr. Nelson e a todos os pais neste dia especial !

Dia dos Pais (Autor não identificado)
Neste mundo de tantas dificuldades, encontrar pessoas dignas de respeito é algo quase impossível.
Mas essa luz brilhou em meu caminho.
Eu que ainda busco exemplos, encontrei você.
Descobri também que ser pai ou mãe não é simplesmente fecundar alguém, mas principalmente participar da vida de quem se ama.
Por isso, vejo em você um grande exemplo de pai, que não precisou me gerar para me amar tanto.
Neste dia, onde os filhos buscam palavras para expressar o seu amor e gratidão aos pais, eu busco demonstrar em forma de poesia, que você é muito querido.
Que diariamente me inspira a ser um ser humano melhor e mais generoso. Através dos teus exemplos tenho entendido que vale a pena ser uma pessoa honesta e que a dignidade é um dom, uma dádiva concedida àqueles que a buscam.
Você é a fonte de respostas para as grandes dúvidas que eu tinha. A luz para a minha vida, para o meu caminho, é um orgulho ter você como pai!
Feliz Dia dos Pais!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

AUTO UNION - II

Terça-feira, 1 de Setembro de 2009

AUTO UNION

Tazio Nuvolari Auto Union Tipo D 1938 .



Alguns anos após o fim da Iª Guerra mundial , a Alemanha totalmente quebrada , unem-se quatro industrias automobilisticas com o símbolo dos Quatro Aros , eram a DKW , Audi , Horch e a Wanderer . Elas se fundem sob a denominação Auto Union . Não quero entrar aqui em celeumas , problemas políticos e quetais , o certo é que o novo governo apoiou o projeto da nova industria de entrar na categoria GP . Com a entrada de recursos é contratado o estúdio de Ferdinand Porsche , que à época tinha quase pronto um projeto de um carro de GP . Como vemos na foto do chassi abaixo , seu motor V 16 era colocado entre eixos , caixa de cambio de cinco marchas , suspensão independente nas quatro rodas . O motor V 16 com compressor tinha 68mm de diâmetro x 75mm de curso tendo assim 4.358 cc e desenvolvia 295 hp à 4.500 rpm . Seu tanque de combustível era entre o motor e o piloto . Nos primeiros testes , os pilotos demoram a se acostumarem a nova configuração , alem disso queixam-se da suspensão traseira com eixos oscilantes que provocam mudanças repentinas na cambagem assim provocando um grande sobresterço . Só que o carro era rapidíssimo e logo nos primeiros testes já podia mostrar seu potencial .


Hans Stuck num belissimo sobresterço num Tipo A 1934 .

 
Hans Stuck larga na dianteira no Circuito da Gavea , Trampolim do Diabo .

 

Mesmo com o problema da difícil saída de traseira Hans Stuck vence no primeiro ano algumas corridas como o GP da Alemanha em Nurburgring , de Berna na Suíça e alguns outros mais . Sem duvida Stuck foi o primeiro grande vencedor com esse carro mesmo tendo outros grandes pilotos na equipe a rivalizar , como o grande piloto Italiano Achille Varzi . Tudo mudou um pouco com a chegada em 1935 de Bernd Rosemeyer sem duvida alguma mais rápido que seus parceiros e alem disso queridissimo na Alemanha . A esta altura já correm com o Tipo B , com o mesmo motor V 16 tendo sua cilindrada aumentada para 4.951 cc com o aumento do diâmetro dos pistões para 72,5mm , girava esse motor à 4.800 rpm e ganhava quase 100 hp gerando 375 hp . Com esse carro Bernd venceu muito , alem de tudo era o piloto de exibição da fabrica e com ele ao volante foram quebrados muitos recordes de velocidade . Em 1936 o novo modelo Tipo C tem sua cilindrada aumentada para 6.005 cc com o aumento do diâmetro dos pistões para 75 mm x um curso de 85 mm gerando assim 520 hp à 5.000 rpm . Bernd , Stuck e Varzi continuam a vencer , concorrendo principalmente com as Mercedes e Alfa Romeo .


Bernd Rosemeyer e o Tipo C 1936 .


Bernd Rosemeyer



No ano de 1938 cria-se uma nova formula para os carros de GP , os motores passam a ter no máximo 3.000 cc e um limite mínimo de peso . Porsche deixa a Auto Union e o engenheiro Eberan von Eberhorst cria um novo carro tendo como base o antigo , o Tipo D de 1938 , seu motor agora era um V 12 com 2984 cc tendo o diâmetro de seus pistões 65 mm x 75 mm de curso . Com um compressor mais potente gerava esse motor 485 hp à 7.000 rpm . O novo carro tem os tanques de combustível laterais para tentar diminuir a saída extrema de traseira e encontra muitas dificuldades para vencer os rivais .

Tipo D 1938 , simplesmente lindo , só que já não era capaz de vencer seus adversários .


1938 começa difícil para Auto Union , o novo carro pouco competitivo frente aos adversários e seu grande piloto , que era chamado para bater todos recordes de velocidade , um habito constante para divulgação da marca , sofre um grave acidente com um dos Auto Union aerodinamicos , numa das rodovias expressas da Alemanha bate seu carro numa ponte a mais de 440 km/h eu escrevi quatrocentos e quarenta kilometros hora , vindo a falecer instantaneamente .

Bernd Rosemeyer num dos Auto Union aerodinamicos .

Outro dos modelos aerodinamicos .

Hans Stuck já não consegue fazer frente a seus adversários , com melhores carros e vence algumas corridas de menor importância . A morte de Bernd era muito sentida sob todos aspectos , quando ninguém menos que Tazio Nuvolari é chamado para tentar alguma reação . O Grande Tazio testa o carro já quase no fim da temporada , e vence triunfalmente o GP de Monza dando novo animo a equipe . Vence também outro GP e algumas corridas sem a mesma importância . Em 1939 com a Europa já tomada pela 2ª Guerra , Tazio vence uma ou duas corridas . Com o cancelamento das corridas de GP acaba-se também a grande marca , que em cinco anos , perpetuou seu nome na história do automobilismo .


O belo chassi do Auto Union Tipo C , o motor V 16 e o grande radiador dianteiro .




Dedico esta postagen a meus amigos Vera e Ricardo Bock , ele um grande admirador desse carro .
 
 
 
 
 
 
 
 

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

BUGATTI 251 Formula Um - II

BUGATTI 251 de 1956



Ia colocar como titulo desta postagen " O fim de uma era " mas como tratar dessa forma um construtor que tantas vitórias teve ao longo de sua carreira . Quantos carros vitoriosos Ettore Bugatti construiu desde os anos 20 do século passado ! Eram carros ágeis , bons de curvas e com motores potentes , que fizeram a marca vencer talvez milhares de corridas . E seus carros de passeio , preciosidades que serviam a Reis , Marajás , artistas famosos e a quem tivesse simplesmente uma fortuna para pagar por um deles .


Em 1956 , com a Formula I dominada pelas Mercedes , Ferraris , Alfa Romeo a Bugatti resolve fazer um carro para categoria . O carro projetado por Gioacchino Colombo , ex Alfa e Ferrari , tinha um motor de oito cilindros em linha e era colocado na posição central , diferente dos carros da época que o usavam na dianteira .

O motor era uma ligação de dois motores de quatro cilindros , unidos por um jogo de engrenagens que acionava os girabrequins , o cambio e os comandos de válvulas , duplos no cabeçote . O diâmetro dos pistões era 76 mm e o curso 68,5 mm , tendo assim 2.430 cc .


Usava quatro carburadores Weber , sua taxa de compressão era de 9:1 e Colombo garantia que com essa configuração desenvolveria à 8.500 rpm cerca de 275 hp , o que seria para época um forte motor .


Com o motor entre eixos , o carro era baixo e com uma curta distancia entre eixos . Como sabemos , os carros com curta distancia entre eixos , são carros dificílimos de conduzir em curvas de alta , que é onde vem os tempos . E ai que falhou este carro .

Suspensão traseira , com o tubo oco , molas e amortecedores .

A suspensão traseira De Dion, e dianteira era por eixos rígidos, ambas com tubos ocos à ligar cada roda, e ai movimentavam na dianteira feixe de molas e amortecedor , e na traseira molas helicoidais com amortecedores .

Suspensão dianteira , o tubo oco , e o balancim para liga-lo ao feixe de molas .


Cokpit e o motor , vejam o cronometro no centro do volante .


O carro foi levado para o GP da França de 1956 , disputado no circuito de Reins , e para pilota-lo ninguém menos que Maurice Trintignant , então o melhor piloto francês e primeiro piloto da Ferrari .


Só que simplesmente o carro não andava , com sua curta distancia entre eixos não era rápido o suficiente em curvas , e seu motor não tinha potencia suficiente para empurra-lo .


Trintignant tentando domar o Bugatti , aqui saindo de traseira .




Nem mesmo Trintignant , reconhecidamente um grande piloto , foi capaz de fazer andar um carro com tantos defeitos , ora saia de frente , ora de traseira e ainda por cima com um motor que nem chegava aos pés de seus concorrentes . Após algumas voltas , sempre andando lá atrás ele abandona a corrida .


Aqui numa saída de frente

NT: Postei novamente este post do ano passado por estar com sérios problemas na Internet.
        O 251 foi o ultimo carro sob o comando de um Bugatti a ir para pista, outro carro, um esporte foi feito na empresa mas não chegou às pistas. Logo depois a BUGATTI com problemas financeiros e disputas entre a familia seria vendida.   


segunda-feira, 2 de agosto de 2010

FISSORE - por José Umaras



"Foi uma luta alucinante colocar o carro na linha de montagem e no Salão do Automóvel as pessoas se acotovelavam para admirar como eu que visitei o Salão com Vânia que óbvio, tb. ficou pasma, de mãos caídas, um carro fantástico, deixando os visitantes de queixo caído!!! A partir daquele dia, não tive mais paz, Vânia ficou fissurada pelo Fissore. Por que fui leva-la la?????

Com efeito, os diretores exultavam de tanto contentamento por colocar um produto de alto valor agregado, destinado aos abastados que não exitariam em abrir a carteira e levar para casa aquela fulgurante caixa de ferro e vidro de privacidade móvel permitida pela era do automóvel, brinquedo de 1070 quilos que dava lugar os jurássicos carrões americanos pretos que Vânia tanto abominava, era a maravilha das maravilhas de dois tempos. Assim, nos anos que se seguiram 2.489 felizardos vertiginosamente assumiram o volante do mais bonito carro da época, como era considerado (até hoje suas linhas são harmoniosas e ninguém pode afirmar que seu estilo é feio).
Todavia, o tempo é implacável. Muitas dessas maravilhas estão preservadas como os da lista que tenho, (lógico, alem de outros DKWs, mas o Fissore, era o caçula, o temporão, elogiado e criticado, ate mesmo pelo lendário Jorge Letry e muitos outros. Nem todos preservaram essa maravilha de dois tempos..... para provar é só olhar o que fizeram aos pobre coitados e nasceram, viveram e morreram (outros até sofreram crueldades de foram desvirtuados e mutilados!!) como que indigentes....
Tempos turbulentos e emocionantes aqueles.... um tempo vindo e findo que deixou saudades..."
José Umaras
 
 



Recebi do Sr José Umaras o livro em que ele conta sua carreira na VEMAG, com a Internet em casa movida a lenha tive tempo de ler boa parte e destaquei este pedaço em que ele visita o Salão do Automovel em que o Fissore foi exposto. Aproveito para mostrar um pouco do carro que o Carlos d Paula se diz admirador. Obrigado Umaras. Rui Amaral Jr