A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 28 de julho de 2010

João

" Rui é a Sueli irmã do João, você está ocupado?" Claro que não estava, ainda mais para atender a irmã de meu amigo. Confesso a vocês que fiquei emocionado, depois de muito tempo voltava a conversar com alguém da família dele, ela tenta agradecer dizendo que gostou do que escrevi sobre ele e da minha lembrança. Ora Sueli o João foi um amigão e nós, Duran, Ferraz e Conde que convivemos com ele temos sempre em nossas lembranças os momentos e aventuras vividos. Eu é que  agradeço o carinho e deixo a D. Nina mãe do João, a você, Deborah sua filha, Sergio, Ricardo e Paula filhos do João  meu abraço mais carinhoso e um beijo, que tenho certeza que também são do Duran, Ferraz e Conde.  






João, Orlando, Ferraz e Bruno.

João nas Mil Milhas em foto de meus amigos Fabiano e Luiz Guimarães.

Neste link algumas das postagens em que cito meu amigo.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

ATITUDE VERGONHOSA

Lauda no GP da Alemanha em Nurburgrig 1976. Até ele achou a atitude vergonhosa. 

Até que a corrida estava boa, Massa aproveitou a bobeada de Wettel, que preocupado em cortar o caminho de Alonso perdeu a primeira posição para os dois. Acredito que as Ferraris estavam mais rápidas e a pole de Wettel foi a custa de um erro de Alonso e a sorte do super habilidoso Alemão.
No comecinho Massa abre de Alonso preocupado em segurar Wettel, e quando o Espanhol percebe que a corrida é entre ele e Massa vai para cima do Brasileiro, nessa hora aparece aquela conversinha estranha entre a equipe e Alonso. Pensei cá com meus botões na troca de pneus a equipe vai achar um jeito de colocar Alonso na frente de Massa, mas não conseguiram e ele seguiu na ponta. De repente a pantomima, a descarada ordem para Massa ceder a ponta a Alonso, numa atitude para dizer o mínimo descabida.
Ora já escrevi aqui umas mil vezes Barrichelo sempre foi segundo de Schummi a despeito do que falavam aqui no Brasil e Massa nunca foi o primeiro da Ferrari, muito menos correu em condições de igualdade com seus três parceiros, Schummi, Kimi e Alonso. Ora quando Schummi saiu da Ferrari todo esquema dele foi herdado por Kimi Raikkonen, e Massa ficou com o de Barrichello, quase vence um mundial, mas com a chegada do Espanhol foi relegado a segundo piloto até porque nunca foi tão rápido quanto ele.
Agora é domingo 19h e estou sem Internet e ainda não recebi a News Letter da Ferrari e nem sei de noticia alguma, mas sei que a atitude foi vergonhosa de todas as partes, primeiro a pantomima da equipe com Alonso e depois a atitude de Massa permitindo que lhe tomassem a ponta sem nenhuma briga. Sei que ele nunca virá a publico contar a verdade, que Alonso tem posição de primeiro piloto que ele é assalariado e ganha uma baita grana para fazer isso mesmo. Sinto apenas vergonha e saudades, uma baita saudades de nossos grandes pilotos desde seu Chico passando pelos grandes Emerson, Nelson e Ayrton que alem de se imporem na pista se impunham como homens.
Desculpem meus amigos Ferraristas, mas creio que a equipe Italiana deveria levar uma severa punição, até porque a corrida ia ser muito interessante com uma briga entre os três pela ponta, para que as atitudes da era Schummi não se repitam. Uma punição não apenas para a equipe mas também para seus dois pilotos.
Escrevo como já disse sem ter noticia alguma, agora 19:36 e aguardo as noticias e a News Letter da Ferrari, mas é isso que penso dessa atitude vergonhosa.
Na Indy ao contrario da F Um uma decisão tomada em segundos tirou vitória que Castroneves obteve na pista sobre o rapidíssimo Will Power, não achei que ele tenha mudado de trajetória como afirmam os fiscais, ainda mais numa pista com a largura de mais de cem metros, tomou a curva prejudicado e soube com garra manter a primeira posição.
Vamos aguardar os acontecimentos, ainda mais que a FIA multou a Ferrari e marcou o julgamento para Setembro e na Indy nada ainda decidido.

NT: Segunda 14:26 tudo como antes e não mudo uma virgula do que escrevi ontem.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

DIVISÃO III

Recebi do Jr os recortes de revistas e jornais, logo vou digitalizar todos textos e mostrar na integra. Talvez a Divisão Três seja a categoria mais lembrada pelos fãs mesmo depois de tanto tempo, nas fotos o Jr, Arturo Fernandez, Amadeu Campos, Edson Yoshikuma numa corrida noturna vencida pelo Arturo. 

Jr Lara Campos, Arturo Fernandes e Amadeu Campos
No podium Amadeu Campos, Jr Lara, Edson Yoshikuma e Arturo Fernandes. Se eu não coloco uma foto sua no alto do podium ele reclama. Obrigado Jr e um abraço.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

A história das berlinetas Interlagos


As berlinetas Interlagos marcaram época no automobilismo de competição brasileiro, no período de 1962 a 1967, enquanto foram fabricadas e durante o tempo em que existiu o departamento de competições da Willys Overland do Brasil, que reuniu equipe de pilotos de ponta formada por Wilson e Emerson Fittipaldi, Luiz Pereira Bueno, Bird Clemente, Luiz Carlos Pace, Francisco Lameirão e Carol Figueiredo, sob o comando de Luiz Grecco. Fabricadas com base no automóvel francês Alpine, as berlinetas eram leves, ágeis e velozes, além de bonitas e muito caras para o bolso do cidadão comum brasileiro.

Apesar de que o motor que as equipava não era de grande potência, quando preparadas para competição, na própria fábrica, tornavam-se quase imbatíveis sobretudo em circuitos fechados.

Foram inúmeras as vitórias obtidas por aquela equipe, no Brasil e no exterior, em provas de curta e de longa duração, inclusive quando ainda competiam as últimas carreteiras com motores infinitamente superiores em potência.


Após a extinção da equipe, os carros de competição da Willys Overland, entre eles 4 Interlagos, 2 Gordini 1.000cc e 2 Gordini 1.093cc, foram transferidos à Transparaná, empresa revendedora da marca com sede em Londrina/PR e por aqui correram por algum tempo ainda.

Tanto é assim que, a prova de inauguração da Rodovia do Café - Curitiba/Londrina - 802 quilômetros, foi vencida por uma berlineta pilotada por Ettore Onesti Beppe, que fez média horária de 151 km, chegando em segundo Ângelo Cunha (Laranjeiras do Sul) com carreteira Ford V8 (estava em primeiro, na volta, derrapou e saiu da estrada).

Uma das berlinetas da equipe, totalmente restaurada, repousa hoje na sala de visitas da casa do empresário curitibano Glaucio Geara.

Em outras duas oportunidades escrevemos aqui sobre o estilista espanhol Jesus Ibarzo Martinez, um dos responsáveis pelo projeto do protótipo Interlagos 1966, com muitos itens diferentes do carro brasileiro original no tocante à altura de para-brisas e vidros, painel, volante, bancos, espaço interno, para-choques, lanternas, faróis, capô traseiro e parte frontal e que seria apresentado no Salão do Automóvel/SP naquele ano.

Aos 83 anos de idade, o senhor Jesus reside na cidade de Itajaí-SC e forneceu-nos valiosas informações sobre sua vida profissional desde a Espanha e sobre as atividades do departamento de competições da Willys Overland do Brasil, incluindo foto do citado protótipo que mostramos hoje aos aficionados da berlineta Interlagos, além da foto da berlineta de competição (47) daquele empresário.

Agradeço ao amigo jornalista curitibano Ari Moro a parceria neste artigo, que foi publicado no jornal O Estado do Paraná no caderno especial Jornal do Automóvel de Curitiba