A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Quando setembro vier... Uruguai

A sempre querida Curitiba não pára!
Os antigomobilistas estão sempre em voga e nada menos agora já estão organizando este passeio que sem sombra de dúvidas será maravilhoso.
Bom... como sempre os amigos Roberto Biesemeyer e Luiz Ernesto, ambos do Veteran Car Club do Brasil-Curitiba-PR e muitos outros já estão revisando seus antigos... o roteiro está definido e também as datas de partida e retorno - 03 a 12 setembro/2010.
Confiram neste artigo escrito pelo grande jornalista, o amigo Ari Moro e publicado no jornal A Tribuna - Paraná On Line, de Curitiba.
Orlando Dal'Lago com seu Ford Galaxie 1961

"O meu carro está em dia. Só vou trocar a canaleta de um vidro que está batendo e as velas do motor. No mais, é só tocar." Quem diz isso é o senhor Orlando Dal´Lago, nascido em 25 de julho de 1927 e que provavelmente será o motorista mais idoso e experiente em mecânica de automóveis da marca Ford a participar de passeio de cerca de 4 mil quilômetros que antigomobilistas de Curitiba farão em setembro próximo, rumo a Punta Del Leste e Montevidéo, no Uruguai.

O passeio dos aficcionados por carros antigos está sendo organizado pelo antigomobilista Luis Ernesto, do Veteran Car Clube do Paraná, e já conta com cerca de 15 veículos. De acordo com Roberto Biezemeier, diretor social deste clube, que viajará a bordo de um MP Lafer/mecânica Volkswagen 1.600cc, a saída está marcada para dia 3 e a volta para dia 12 de setembro próximo. De Curitiba os viajantes seguirão a Araranguá/SC, depois a Pelotas/RS e daí a Punta Del Leste. Uma vez no Uruguai, a caravana tomará o rumo de Montevidéo, a fim de fazer visita de cortesia à direção do Automóvel Clube uruguaio e passear numa famosa feira de antiguidades, incluindo peças para carros antigos, lá existente.
"Além disso - acrescenta Biesemeier - visitaremos, na capital uruguaia, um mercado onde funcionam churrascarias, a fim de saborearmos uma "parrillada" assada em grelhas inclinadas, especialidade local."E o senhor Orlando? À vista dessa viagem, ele está "ensebando" o seu "Gala" (que é como ele chama o seu carro) e nem parece ter 83 anos de idade e sim um guri prestes a ganhar a sua primeira bicicleta. O tal "Gala" na verdade é um Ford Galaxie 1961, modelo Vitória, duas portas, motor V8, câmbio de três marchas, original de fábrica, muito bem conservado. Esse automóvel pertenceu ao empresário Ercílio Slaviero, um dos proprietários da agência Ford mais antiga de Curitiba, que posteriormente vendeu-o a um advogado e este ao senhor Dal´Lago, que possui a documentação de importação, via porto de Santos/SP. Sobre os conhecimentos deste antigomobilista a respeito de
mecânica de automóveis Ford, podemos dizer que, ainda moço, ele ajudava seu irmão, o piloto curitibano Edmundo Dal´Lago, conhecido nas corridas pelo apelido de Mundito, a preparar a sua carreteira Ford l940 com motor V8.

Por outro lado, a sua carteira de motorista é de 16 de agosto de 1945. Enfim, nunca é tarde demais para se viver uma aventura dessas, a bordo de um belo carro como é o "Gala" 1961! Na foto, Dal´Lago e o seu "Gala".

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Ferraz por Ararê


Toca o telefone é o Ferraz me contando que o Ararê tinha feito seu carro e que não estava conseguindo comentar. Entro no blog do Ararê e vejo o belo trabalho e digo ao Ferraz para me enviar um e-mail com seu comentário que coloco por ele. Está feliz meu amigo seu carro ficou realmente muito bonito.
Só sei que Sábado vamos nos reunir na casa do Ferraz para um churrasco, e vai ser difícil aguentar, ele já vai ter feito camiseta, um poster e só vai ficar falando como ficou lindo seu carro!
"Culpa" de nossos amigos Ararê e Mauricio que com seus enormes talentos fazem maravilhas com nossos carros de corrida.
Mais uma vez Ararê e Mauricio em nome de todos nós muito obrigado pelo carinho.     

DE CARA NOVA


É o novo template do blog do Carlos, com sua memoria incrível e paixão por automobilismo vem mostrando muita coisa de sua coleção de revistas e livros. Pena que não conseguiu tempo para escrever mais aqui no HISTÓRIAS. Abaixo um texto seu logo no começo do blog.



Quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Infecção em três doses

Como se interessam as pessoas pelo automobilismo? Na atualidade é fácil, pela TV. Mas estou falando do começo dos anos 60. Naquela época não tinha transmissão de F-1 no Brasil, aliás não tinha nem na Europa. Para a maioria do povo Fórmula 1 devia ser um remédio para gripe. Nem o `plim-plim` existia naquela época. Eram tempos de TV Excelsior, Paulinho Machado de Carvalho na Record. A cidade de Curitiba, hoje em dia, tem uma frota de carros maior que a do Brasil inteiro na época. É bem certo que eu morava em Sampa, a meca do automobilismo no País, e única cidade com autódromo na época. Sempre gostei de carrinhos, isto é certo. Eram de longe meus brinquedos prediletos. Mas a primeira exposição que tive ao automobilismo estava no fundo da memória, e não tenho como confirmar datas, pois eu devia ser muito novinho mesmo.
Meu falecido pai trabalhava na Folha de São Paulo no início daquela década. Lembro-me de um belo dia ter sido levado por ele a Interlagos num jipe da Folha. Era dia de corrida ou de treinos, não sei. Devia ter uns 3 ou 4 anos, máximo 5. E fiquei vidrado com a cena, a velocidade, o barulho. Aqui a memória e a ficção se imiscuem, e não posso assegurar, com certeza, se o que vi é produto de uma memória ou de uma imaginação prodigiosa. Juro que vi, à distância, um Interlagos amarelo, um carro da equipe Willys!!!! Essa foi a primeira dose.
A segunda dose foi um álbum de figurinhas das revistinhas Disney. Faziam álbuns temáticos, e um dos temas escolhidos foi o automobilismo. Fiquei muito intrigado com aquelas baratas de nomes estranhos, Lotus, Cooper, Brabham, BRM e me lembro claramente de um carro branco, a japonesa Honda. Entre outras coisas, o álbum tinha um carro que mais me parecia um caminhão, um Auto Union dos anos 30, Ford GT 40 e outros carros esporte, além de FIATs e Renaults do começo do século. Tudo aquilo me fascinou.
A terceira dose, que me infectou de vez, ocorreu em 1969. Já sabia da existência da Equipe Jolly e suas fabulosas Alfas GTA e da P33, e descobri, pela TV, que a oficina da mesma ficava a algumas quadras da minha casa, na Rua Frederico Steidel. Tanto enchi a paciência da minha mãe, que ela me levou lá. Fui muito bem atendido por Emilio Zambello, que com muito orgulho me mostrou três Corvettes recém importadas, e a esplendorosa Alfa P33, além das GTA 23, 25 e 27. Para fechar o pacote, Zambello me deu adesivos da Jolly e também catálogos da linha Alfa-Romeo, que incluía a P33. Pronto, devidamente infectado, me apaixonei pelo esporte. E para meu deleite, a concessionária Jolly se mudou para a minha rua!   Carlos de Paula.



quarta-feira, 2 de junho de 2010

PROTÓTIPO KREMER

"Então Rui, quem fez esse carro foi o Marquinhos da Kremer em parceria com o Zuffo, como vc viu nessas fotos, o carro já andou e quem pilotou foi o Artur Bragantini.O carro andou bem mas tem um porem ao meu ver, foi o que falei para o Marquinhos mesmo antes do carro andar.....falei que o motor que tinham feito não era bom, e foi exatamente o que aconteceu.Bom dei o meu palpite e falei que o motor que tinham que colocar, era o do Golfe 2.0 , ou o do Audi 1.8 Turbo original para não ter problema de quebra e tambem de custo.Tudo isso porquê? porque foi feito um VW e não cabe bem pra uma categoria que está nascendo, andar com um motor da Ford, pois tem que se pensar em apoio de fábrica futuro.Eles estão pensando na questão, não falei mais com eles a respeito e não sei em que pé está.O carro virou 1,56 mas com o motor manco de tudo, mas o chão é dez.Eu na contrução dei alguns palpites, ajudei no que pude mas agora é questão de tempo, mas se colocarem o motor que eu falei, vái virar bem e vái nascer sem dúvida uma categoria que vái ser um colírio para os olhos de muita gente...abraços Ferraz."

José Ferraz e Marquinhos da Kremer.


Aproveitando que o Ferraz nos apresenta esse novo carro segue o link para o post do Pipe em seu blog CARROS DE CORRIDA para a categoria que corre na Europa.