A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 22 de março de 2010

Os motores da Formula Um de 1966

Jack Brabham e Denis Hulme e suas Brabham/Repco.

1965 fora o ano do grande Jim Clark ele e a Lotus 33 Climax foram imbatíveis e 1966 começava com o novo regulamento. Os motores passariam 1.500 cc para os 3.000 cc ( este regulamento permitia motores de 3.000cc aspirados ou de 1.500c comprimidos ) e poucos tinham um motor competitivo para nova regulamentação. A Conventry/Climax que dominara o ano anterior não tinha um motor e conseguiu aumentar a cilindrada dos FWMV V8 para 2.000 cc, a Maserati que fornecia seus motores à Cooper já tinha um motor 3.000 cc que apesar da boa potencia era pesado e consumia muito, a Serenessima fornecia seus motores de 3.000 cc à MacLarem mas não tinham potencia suficiente. A BRM usava um motor próprio de 2.000 c e a Eagle de Dan Gurney usava um motor Conventry-Climax quatro cilindros em linha de 2.700 cc da Copa da Tasmânia.

Mas era da Austrália que viria o motor que dominaria essa temporada, a REPCO tradicional fornecedora de motores para Copa da Tasmânia se associava ao Bi-Campeão do mundo Jack Brabham e a sua equipe Brabham com Ron Tauranac como chefe do projeto de transformar um motor Oldsmobile de série em um motor vitorioso na Formula Um. Ron e Jack eram sócios na MDR - Motor Racing Developments -que construía carros para Copa Tasmânia e usava os já decadentes motores Climax de 2.500 c e 2.700 cc sendo na época a REPCO que fazia a manutenção desses motores. Brabham já fundara a BRO - Brabham Racing Organition - em 1962 que cuidava de sua equipe de Formula Um e Ron e o pessoal da Repco ficaram incumbidos de fornecer-lhe um motor competitivo para a Formula Um de 3 Litros.

Originalmente o motor Oldsmobile F85 - que iria para um Buick que nunca foi fabricado - tinha bloco de alumínio. Após algumas modificações, que incluíram um girabrequim de cinco mancais, diminuição da largura do motor, adoção de um sistema de injeção de combustível Lucas o motor ficou com 2.994 cc tendo o diâmetro dos pistões (Repco) 88,9 mm por 60,3 mm de curso do virabrequim. No começo da temporada de 1966 esse motor tinha 285 HP à 8.000 rpm e foi se desenvolvendo durante a temporada chegando ao final de 1967 à 330 HP . Suas vantagens eram o pequeno peso, baixo consumo e confiabilidade.



OS ADVERSARIOS

  Ferrari


A Ferrari usou no começo do novo regulamento o motor 246 Dino. Era um seis cilindros em V a 60º com diâmetro de 90 mm e curso de 63 mm com 2.404 cc, duplo comando no cabeçote e duas válvulas por cilindro. Com injeção Lucas e taxa de compressão de 11,2:1 alcançava 249 HP a 8.500 rpm sendo de liga leve seu peso era baixo assim com o carro o Ferrari 246 F I que pesava 468 kg.



BRM




A BRM usou a principio o motor V8 do regulamento anterior aumentado em sua cilindrada até 2.100 cc. Depois lançou seu motor H16, que era a junção de dois 1.500 cc do regulamento anterior. O diâmetro dos pistões era de 69,85 mm e o curso 49,89 mm com 2.997 cc. Quatro válvulas por cilindro, duplo comando no cabeçote esse motor passava dos 550 HP, sua grande desvantagem era o peso muito alto e o consumo mais alto ainda.

O incrível H16 da BRM, na versão tipo 10 com três valvulas por cilindro - duas de admisão e uma de escape chegou aos 600 HP.


Serenissima

A MacLaren/Serenissima.

 O motor Sereníssima que equipou a MacLarem era um modelo M166, 308 sendo o 30 de três litros e o 8 de V8. Seu V8 era a 90º, o diâmetro dos pistões era de 85 mm e o curso de 66 mm tendo 2.996 cc. Duplo comando de válvulas no cabeçote, taxa de compressão de 9,75:1 tinha 307 HP a 8.500 rpm. Era também pesado e beberrão.
















                                              Weslake

A Eagle de Dan Gurney começou a temporada usando um motor Conventry/Climax de 2.750 cc, motor preparado pela Repco para Copa Tasmânia era um quatro cilindros em linha bastante defasado. Em Monza estreou o motor Weslake, um belo V12 a 60º , duplo comando de válvulas no cabeçote, quatro válvulas por cilindro, esse motor que no começo tinha por volta de 395 HP chegou a 410 HP a 11.000 rpm.

O belo Weslake.


Maserati

 
Big John e o Cooper/Maserati V12.
O motor Maserati que equipava a Cooper era o tipo 9. Era um V12 com duplo comando no cabeçote, duas válvulas por cilindro. Os pistões tinham 70,4 mm de diâmetro por 64 mm de curso, sua cilindrada de 2.989 c a taxa de compressão 11:1 e desenvolvia 360 HP a 9.000 rpm.Seu sistema de injeção era Lucas.

O motor Maserati.

Conventry-Climax


O Conventry-Climax 1.500 cc Campeão do Mundo em 1965. 

NT: A Ferrari levava dois tanques de combustível de 125 l. cada largando com 250 l. enquanto as   BRM largavam com 400 l. 
A Injeção Lucas era mecânica e na foto do motor BRM pode-se ver o mecanismo de acionamento. Injeção indireta, nos coletores como em nossos carros.  



Mas uma surpresa aguardava o mundo da Formula Um, Mike Costin ex colaborador de Colin Chapman e Keith Duckworth construíam um motor financiado pela Ford...



Isso fica para um próximo post...


Agradeço a colaboração de meus amigos Fernando Fagundes e Henrique Mércio. 


domingo, 21 de março de 2010

Ayrton


                               Autógrafo de Ayrton a meu amigo Orlando Belmonte Jr.



DIVISÃO 3 NA PISTA




Depois de colocarmos no blog nossa Historia da Divisão 3 e a vontade de colocar o carro novamente na pista, veio a primeira proposta, a GP Oficina Mecânica nos oferecendo a preparação do carro e toda assistência de pista.
Só tenho que agradecer ao Carlos piloto do Puma 17 CCC e seu pai Pedro preparador.
Não posso deixar cair no esquecimento, por isso essa nova postagem, gostaríamos de poder colocar o carro na pista ainda nesse primeiro semestre, porem falta patrocínio. Patrocínio esse que não precisa ser nada em dinheiro, estou precisando primeiro de uma funilaria, pintura e peças. A idéia é manter o carro esteticamente como era em 1983 quando participei do campeonato Paulista de Divisão 3 e no campeonato Brasileiro de Hot Car. Esse carro não vai só aparecer na Pista, tenho vários convites para exposição do carro, já tenho contato com editor executivo de uma revista e também contato de um jornal Estadual para fazer uma matéria logo que o carro estiver pronto, vamos sempre escrever e fotografar todas as fases a restauração.
Também conto com apoio de alguns outros blogs.
Caso alguém se interessar a ajudar ou indicar alguém que possa de alguma forma ajudar entrar em contato comigo. Meu e-mail obelmonte13@gmail.com
Meus agradecimentos a quem está apoiando nossa idéia de trazer um autentico Divisão 3 novamente as pistas.

sábado, 20 de março de 2010

MIL MILHAS DE AUTORAMA


Dia 3 de Abril estaremos na Monza para nossas Mil Milhas de autorama, hoje o Fabio Poppi e o Fernando Fagundes estarão treinando por lá, os dois já fizeram uns 5.000 km em testes. Quero agradecer todo apoio e entusiasmo de nossos amigos, vai ser uma festa maravilhosa, não importa quem vença.


O regulamento está aqui:


1- TODOS OS CARROS SERÃO DE PAPERSLOTCAR DE QUALQUER PROCEDENCIA DESDE QUE NA ESCALA APROXIMADA 1:32 e OBRIGATORIAMENTE SENDO MODELOS QUE CORRERAM MIL-MILHAS DE INTERLAGOS ATÉ 2005.

2- QUALQUER DUVIDA MANDEM FOTO DO CARRO E DIMENSOES PARA COMPROVAR OU TIRAR DUVIDAS DA ESCALA.

3- CHASSI PODE SER DE QUALQUER TIPO SENDO GUIA E RODAS DO TIPO REPLICA. O MOTOR TEM QUE SER SCX RX41 e RX 42 COM PINHAO DE 11 DENTES E RX 42B COM PINHÃO ORIGINAL SEM PASSO DE COLETOR E NADA DE MOTORES MANDRAQUES DO CID OU SHELBY TODOS OS CARROS SERÃO TESTADOS NA PISTA PELO CONSELHO TECNICO COM O OBJETIVO QUE EQUILIBRAR OS CARROS.

4-A COROA SERÁ A CINZA CLARA DA SCX.

5- A GUIA DEVE SER OBRIGATORIAMENTE DE REPLICA (FLY, NINCO, SCX, SCALEXTRIX, SLOTIT, ETC.) NÃO APARESSAM COM GUIA DE PARMA OU DE BOLHA.

6- SERÁ PERMITIDO APENAS UM IMÂ DA MARCA SCX NOS CHASSIS.

7-TODOS OS CARROS COM ILUMINAÇÃO QUE PODE SER DE QUALQUER TIPO SEGUINDO OS MOLDES DE CARROS DE CORRIDA VERDADEIROS


UMA DICA PRA FAZER OS FAROIS DE MILHA É USAR CARTELA DE COMPRIMIDOS PEQUENOS COM DE ANTIALERGICOS OU OS OLHINHOS DE BICHO DE PELUCIA COMO NO LINK http://paperslotcar.blogspot.com/2010/01/como-fazer-os-milhas-pra-carros-de.html





8- NÃO É NECESSARIO AQUELE TRAMPO ABSURDO DE CORTAR AS JANELAS DO MODELO E SUBSTITUIR POR ACETADO E COLOCAR PILOTO NO INTERIOR, FAZ QUEM QUISER. MAS SE O CARRO FOR UM PROTOTIPO ABERTO O MODELO DEVERA TER O PILOTO.

9- SERÃO APENAS PERMITIDOS CARROS DE TURISMO DIV-1, DIV-3, DIV-4, SUDAN, ESPORTE PROTOTIPOS, CARRETERAS, OPALAS, STOCKCAR E CARROS QUE CORRERAM NO BRASIL ATÉ 2005.

10- TODOS OS MODELOS NÃO PODERÃO TER AS RODAS AVANÇANDO SOBRE O LIMITE DA CARROCERIA.

11- FICA A CRITERIO DA EQUIPE O NUMERO DE PILOTOS, 2, 3, 4 MAS TODOS DEVEM GUIAR DURANTE A PROVA.

 
Começando neste sabado e até o dia da prova integrantes do conselho tecnico estarão na Monza com o objetivo de ajudar a construir e acertar os carros dos interessados em participar da prova.


Integrantes do conselho técnico.


Ferraz, Rui Amaral, Belmonte, Duran, Guima, Fabiano, Hiperfanauto, Tito e Paperslotcar.


O valor da inscrição teremos no fim de semana e quem tem interesse em participar avisenos pelo blog.