A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Minha temporada de 1992 por Fabiano Guimarães


Fabiano e seu pai Luiz Guimarães Junior.


No final de 91 estava com um abacaxi nas mãos. O Passat já estava ultrapassado, enquanto os Voyages, Gols e Escorts dominavam as duas categorias do Paulista de Marcas, tanto Grupo "A" como Grupo "N". Eu e meu pai vimos o anúncio de um Gol no jornal e fomos na oficina que ele estava. Pertencia ao Adalberto Aires Jr., o saudoso "Chupeta" e fechamos negócio entregando o Passat como entrada. O Gol havia corrido em 91 com o Tino Vianna e estava parado havia seis meses. Após a pintura e alguns detalhes o carro ficou pronto para o Grupo "A" na época com motores 1.8, pneus slick, diferencial auto blocante, cash tank, feito para virar em torno de 2'02'' por volta. Antes da estréia o regulamento mudou, seriam duas baterias e o mesmo piloto não poderia correr sozinho, ou seja tive que correr atrás de um parceiro. Para minimizar a dívida no tramite entre o Passat e o Gol, decidimos convidar o próprio "Chupeta" para fazer a 2ª bateria das provas, em troca ele dividiria parte das despesas das provas. A histórias das provas eram repetitivas, eu largava na 1ª bateria entregava o carro a ele que normalmente quebrava na 2ª bateria. Apesar disso aprendi bastante com ele pois guiava forte e tinha muita experiência para me passar. Nas 8 provas disputadas conseguimos um 6º, um 7º e um 9º lugares, porém o melhor desempenho veio numa prova extra em Dezembro, as 3 horas noturnas de Interlagos. Foi minha primeira e única prova noturna, mas deu para sentir uma emoção diferente, me sentia como se estivesse guiando em uma Mil Milhas e o resultado foi muito bom, ficamos em 4º na geral (largaram 25 carros) e 2º na categoria para carros de Turismo até 1.8. O "Chupeta" era um grande cara, diversão garantida por onde passava, encontrei-o no Parque do Ibirapuera em 2002 com seu casal de filhos e fiquei sabendo que nos deixou em 2007 vítima de AVC. É mais um para alegrar o grid lá de cima...
Abraço,

Fabiano.
 

domingo, 31 de janeiro de 2010

UMA BELA SEMANA.

A semana que passou tudo aconteceu, o Ricardo me liga contando do novo FORUM da FEI, estava escrevendo sobre o motor REPCO que dominou com Jack Brabhan o começo da Formula I de 3.000cc quando recebi a foto do Caranguejo e o FEI X9, havia mostrado o Clark em seu Cortina e recebo outra foto do Caranguejo mostrando o grande piloto bem de perto. Ontem quieto, o Jr Lara me convida a andar de Kart hoje, o que não pude fazer. Aí o Ferraz me manda as fotos do carro que está sendo feito com carroceria de Fusca e todo mundo fica louco.
Quando a Graziela escreveu pela primeira vez aqui me perguntou qual era a pauta, ora a pauta é essa, nenhuma, sempre que penso escrever algo um amigo me envia uma foto ou um texto e lá vou eu. Graças a DEUS.
 
Jr e seu neto André Lara Campos Takla. O pai do André é arqueológo mas o filho quer mesmo é saber de acelelerar, fica numa Kombi velha que o Portuga tem na fazenda acelerando e fingindo pilotar e ninguém o tira de lá. O Portuga só sorri!


Será que com o novo carro vai se repetir esse podio, João Lindau, Orlando Belmonte, José Ferraz e Bruninho em primeiro! Certamente se eu correr não, o Orlando até pode beber Chanpangne mas certamente quem estará no topo serei eu! E o Francis lá de Sta Catarina só sonhando...Mostra lá Francis que teus pequenos vão correr com o André!



Em 1966 Black Jack sorri com seu Brabhan e mostra o motor Repco que lhe deu o Campeonato do Mundo de F I. Coincidência ou não quando escrevia sobre esse motor o Ricardo me contava da participação de Jack no projeto do Formula I da FEI na década de 70.
 
Um agradecimento, na semana que assou o blog atingiu segundo o Google 50.000 acessos. Obrigado a todos que até aqui me apoiaram e apoiam e benvindos os novos seguidores.

sábado, 30 de janeiro de 2010

UMA NOVA PROPOSTA

Rui esse Fusca vai resgatar toda a nossa turma e tem muita gente que está babando. É feito pelo Marquinhos da Cremer, até o Manelão já viu e falou que é um DV3 moderno... o carro tem um chassi tubular muito semelhante ao do Audi Spayder, motor do Focus 2.0 de 250cv o mesmo motor que estão usando na F3 hoje, o cambio é do Passat alemão...vai ser uma brincadeira legal e vai pegar, eu já fui convidado a pilotar esse carro quando for pra pista.....e tem mais o piloto esta sentado no centro do carro...vai virar bem, também o Leandrine já está ligado no carro...olha o pessoal da DV3 de volta cara....abs. José Ferraz.





FEI FORMULA I

Recebo do Caranguejo a foto do FEI X9, dizendo que era um carro de Formula I projetado pelo Rigoberto Soler para o Julio Caio, digo-lhe que parece um Super Vê, lembro de ter visto o carro na época e que ligaria ao Ricardo para saber mais sobre ele.
Falando com o Ricardo minutos depois fico sabendo mais sobre o carro. Era realmente um projeto de Formula I, contando com o incentivo e participação inclusive de Jack Brabhan, Tri Campeão Mundial de Formula I como piloto e até então Bi como construtor.
O projeto de Rigoberto Soler, seus construtores Hamilton Veloso e Ricardo Okubo. Seu monocoque era todo em alumínio, sua suspensão em alumínio fundido, freio único dianteiro inboard. O freio único dianteiro uma loucura, parece que havia uma espécie de diferencial para levá-los às rodas.
O desenho de seus aerofólios dianteiro e traseiro visava à sustentação do carro, em curvas e parece que foi copiado pela Ferrari T5 e por um projeto da Tyrrell.
Todo projeto foi financiado por Stanislaw e João Franco. Stanisnaw parece que ficou com o carro que acabou se perdendo.
Logo contarei mais sobre este carro.

Obrigado Ricardo e Caranguejo.