A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

GAÚCHOS




Recebi de meu amigo Fernando Fagundes essas maravilhosas fotografias que representam para mim toda força do automobilismo Gaucho. O automobilismo praticado no Rio Grande do Sul é um espetáculo à parte, forte muito disputado e desde as MIL MILHAS BRASILEIRAS de 1956 vencidas por Catharino/Breno vem nos mostrando muitos campeões por todas as categorias corridas neste nosso Brasil. Tenho há muito tempo vontade de escrever principalmente sobre a rivalidade entre os corredores Gaúchos das várias cidades, eles empunha suas bandeiras com uma vigor e raça impressionantes. Vejam escrito como uma bandeira em um dos carros “Passo Fundo” terra de grandes pilotos, entre eles Orlando Menegaz vencedor de duas MIL MILHAS BRASILEIRAS. Prometo pedir a nossa Gaucha Graziela Rocha e seu pai Nelson Rocha para um dia nos contar toda força dessa regionalidade. Por enquanto espero contar com a ajuda de meus amigos Gaúchos e do Fabiano para identificar cada um dos pilotos que participaram dessas corridas.































Tive a honra e o privilégio de receber estas fotos de meu amigo Fernando Fagundes. Elas representam três corridas no Rio Grande do Sul na década de 60. Em Passo Fundo, Pelotas e no circuito da Cavalhada em Porto Alegre. Oportunamente trarei a história e os resultados delas.



 Fernando a você meu amigo muito obrigado e um abraço carinhoso.
  http://www.hiperfanauto.blogspot.com/

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

FORMULA SUPER 1.600

Neste vídeo meu amigo Expedito Marazzi mostra a criação da categoria Formula Super 1.600, entrevista o Ferraz que batalhou, criou e promoveu a categoria. E o Expedito, ao contrario do que existe hoje em nosso jornalismo, sempre promoveu por onde passava jornais, revistas e TVs todas as categorias de nosso automobilismo, sem qualquer interesse maior, apenas pela sua paixão pelo esporte. Conversávamos horas sem fim, em passeios de moto, em algum Box perdido nos autódromos afora, na oficina, muitos de seus problemas como dono de escola de pilotagem, piloto e diretor de clube de automobilismo ele me confidenciou, talvez por tudo isso ele nos incentivasse tanto. Saudades Velho.



"No vídeo está mostrando exatamente o começo da categoria super 1600, nele o Marazzi me pediu esta entrevista para explicar como seria a categoria. O meu carro como dá pra ver no filme, está com o motor FIAT, pois era a categoria que tinha acabado em 1984. Fui para a primeira corrida com o motor Fiat e por sinal tomei um banho dos carros com o motor AP. Essas primeiras corridas transmitidas pela TV gazeta com o Cleber Machado, foi um teste, pois a categoria tinha estreado muito tarde do ano, por causa do então presidente da Federação Paulista chamado (Corsine). Então está ai um filme do antigo traçado de Interlagos, e do nosso saudoso Expedito Marazzi que vai ficar para sempre nas nossas memórias... um abração a todos que vivem ou viveram do automobilismo." José Ferraz.

DESENHANDO


Meu carro como corri na TEP-D3 em 1982.

Na fatidica configuração das MM de 1984, foram no máximo 15 voltas.

Ontem para variar fiquei sem a Internet por algumas horas, e com a ajuda do Tito consegui fazer alguns carros no site BugSelecta é bem fácil. Não tenho a mesma habilidade do Tito, do Fabio ou do Fred mas acho que ficou bom. Dá para fazer VW, Kombi, Porsche, Variant e outros carros divirtam-se.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

RELEMBRANDO IX - PAPELÃO

Escrevi esta postagem quando conheci o Fabio Poppi, agora que estamos junto com os amigos nos preparando para correr uma longa prova de autorama com as réplicas de nossos carros, achei que valeria à pena vermos novamente.






Parece impossível mais o pessoal da Paperslotcar, consegue fazer essas réplicas de papelão, o Fábio seu pai Nelson e outros "malucos" fazem Fuscas, formulas, caminhões e principalmente carreteras, todos recortados de papelão e o melhor é que andam em pistas de Autorama e andam forte, eles promovem corridas só de replicas ,à noite com faróis ligados é uma maravilha .

Tenho outros amigos que correm ou lidam com slot car., o Homero seu filho Chico, o Jacob Kouronzan e outros, só que para mim é AUTORAMA mesmo, escrevendo deles lembrei de um fato.

No começo dos anos 1960 eu tinha uma pista de quatro fendas, feita toda de madeira como estas de agora, em 64/65 entrei no Colégio Paes Leme, na esquina da Augusta com a Paulista e lá conheci o Júlio Caio de Azevedo Marques que também tinha uma pista igual a minha, só que a reta da dele era maior. E começamos a realizar competições. O grande problema é que elas sempre terminavam em briga, invariavelmente.

Certa vez na casa do Júlio, ele morava na R Banibas perto da Praça Panamericana e eu na R Morro Verde no Pacaembu, fizemos uma competição com carreteras, eu tinha uma DKW feita num chassi COX de GT 40, parecia a MICKEY MOUSE. A corrida transcorria em certa harmonia, até que não sei o motivo mais minha carretera foi parar na testa do Júlio, ai começou a confusão, não sei por que, no desenho MIKEY MOUSE também voava. Terminamos esta corrida, o Carlos Alberto meu amigo e eu indo embora para casa a pé, não deu nem para ligar para D. Arinda ir nos buscar. No caminho, que era longo, tivemos de ir até a Rebouças para pegar um taxi, e já era noite, o Carlos reclamava "tinha que acertar a testa dele” e nós andando com todas nossas tralhas na mão.

O Júlio é meu amigo até hoje, embora não o veja há muito tempo. Lembro que no meu ultimo pódio no automobilismo, recebi de suas mãos meu troféu.

  http://www.titotil.blogspot.com/    o blog do Tito.