A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

RELEMBRANDO IX - PAPELÃO

Escrevi esta postagem quando conheci o Fabio Poppi, agora que estamos junto com os amigos nos preparando para correr uma longa prova de autorama com as réplicas de nossos carros, achei que valeria à pena vermos novamente.






Parece impossível mais o pessoal da Paperslotcar, consegue fazer essas réplicas de papelão, o Fábio seu pai Nelson e outros "malucos" fazem Fuscas, formulas, caminhões e principalmente carreteras, todos recortados de papelão e o melhor é que andam em pistas de Autorama e andam forte, eles promovem corridas só de replicas ,à noite com faróis ligados é uma maravilha .

Tenho outros amigos que correm ou lidam com slot car., o Homero seu filho Chico, o Jacob Kouronzan e outros, só que para mim é AUTORAMA mesmo, escrevendo deles lembrei de um fato.

No começo dos anos 1960 eu tinha uma pista de quatro fendas, feita toda de madeira como estas de agora, em 64/65 entrei no Colégio Paes Leme, na esquina da Augusta com a Paulista e lá conheci o Júlio Caio de Azevedo Marques que também tinha uma pista igual a minha, só que a reta da dele era maior. E começamos a realizar competições. O grande problema é que elas sempre terminavam em briga, invariavelmente.

Certa vez na casa do Júlio, ele morava na R Banibas perto da Praça Panamericana e eu na R Morro Verde no Pacaembu, fizemos uma competição com carreteras, eu tinha uma DKW feita num chassi COX de GT 40, parecia a MICKEY MOUSE. A corrida transcorria em certa harmonia, até que não sei o motivo mais minha carretera foi parar na testa do Júlio, ai começou a confusão, não sei por que, no desenho MIKEY MOUSE também voava. Terminamos esta corrida, o Carlos Alberto meu amigo e eu indo embora para casa a pé, não deu nem para ligar para D. Arinda ir nos buscar. No caminho, que era longo, tivemos de ir até a Rebouças para pegar um taxi, e já era noite, o Carlos reclamava "tinha que acertar a testa dele” e nós andando com todas nossas tralhas na mão.

O Júlio é meu amigo até hoje, embora não o veja há muito tempo. Lembro que no meu ultimo pódio no automobilismo, recebi de suas mãos meu troféu.

  http://www.titotil.blogspot.com/    o blog do Tito.

DESAFIO




Da obra de quatro gênios que a todo custo tentam resgatar a memória de nosso automobilismo, vamos correr de Autorama com as belas “maluquices” deles. São eles o Tito, Caranguejo, Fabiano Guimarães e o Fabio Poppi. O Fabio já está preparando os carros com carrocerias feitas pelo Tito de nossos D3 que correram na TEP em 1982, a corrida será uma mini Mil Milhas, serão pilotados por duplas numa pista de quatro fendas. O Fabiano o Fabio e eu já confirmamos nossa participação, sendo que o Fabio me deu a honra de dividir a tocada do vermelho 8, o Fabiano ainda não tem parceiro, pois parece que o Duran e o Ferraz vão apenas assistir, quem sabe o Orlando? Parece também que o Marcelo Azzalin já esta se preparando. Estamos convidando todos nossos amigos que correram de D3 a participar, deixem recados nos blogs do Fabio do Tito e aqui.

Só mais um coisinha, os francos favoritos Fabio/Rui, não querendo decepcionar a todos estão preparando um belo troféu ao segundo e terceiro colocados.






Alguns dos foguetes já prontos.










 http://www.paperslotcar.blogspot.com/
 http://www.titotilp.blogspot.com/

domingo, 3 de janeiro de 2010

OS EUCALIPTOS

Alguns amigos sempre comentam da Época de Ouro de nosso automobilismo, Romeu, Fernando - não vou contar a ninguém que você é o Hipierfanauto!- Jr, Ferraz........ Outro dia o Ferraz ao me enviar uma foto comentou "saudades dos eucaliptos". Desde pequeno ao entrar em Interlagos sentia a força daqueles majestosos eucaliptos, entravamos pelo portão três e lá estavam eles. Era a porta de entrada do Templo, e ao passar por eles nos sussurravam "cuidado garoto, por aqui passaram grandes campeões, Chico, Camilo, Christian, Celso, Agnaldo, Victório, Justino, Catharino, Orlando, Marinho, BIRD, Emerson, Chico, Carlos... ai venceram inúmeras corridas, mostrando ao mundo a força e competencia de nossos pilotos”
Parece que ao serem cortados a força de nosso automobilismo se esvaiu, nossa pista foi descaracterizada, não existe mais a "Um", "Dois", "Três", "Ferradura", "Sol", "Sargento" e a nós resta a lembrança de Anos Dourados, que sinceramente espero que um dia voltem a nossas pistas.

O Porsche de meu irmão Paulo e Luciano Mioso chega a Interlagos em 1961 treino para os 500 KM, os eucaliptos sempre presentes.
  
O KG-Porsche de Chico Landi e os eucaliptos que margeavam a pista. Curva "Dois"
à frente o "Retão".
 
Ferraz e os eucaliptos na entrada da curva "Um", Mil Milhas. É saudades!

Largada de uma prova da D3, um retardatário na frente...parece que os eucaliptos dizem "cuidado garoto!"



Rui Amaral Jr




  

sábado, 2 de janeiro de 2010

PEUGEOT 908 - Pedro Lamy/Stephane Sarrazin


Recebi do Ferraz as fotos que seu filho Felipe tirou em Portugal do Peugeot 908 LM, com esse carro seu compatriota Pedro Lamy e Stéphane Sarrazin venceram em 2007 a Le Mans Serie. Lamy e Sarrazin chegaram no primeiro lugar nas corridas de Valência e 1.000 KM de Nurburgring. Foram Pole em Le Mans e nas Mil MIlhas Brasileiras corridas que terminaram em segundo lugar.


Pedro Lamy e José Ferraz, Interlagos 1994.



O belo motor 12 cilindros em V , 5.500cc, biturbo, injeção direta de diesel, 730 HP. A simplicidade do motor a diesel é impressionante, notem os grandes prisioneiros no bloco do motor e no cabeçote, seus dois turbos e a tomada de ar dos cilindros. 



O peso do carro é de 900 Kg, cambio de seis marchas, tanque de combustivel de 81 litros, rodas dianteiras 13.5 X 18 e traseiras 14.5 X 18 pol. Com ele em Interlagos nas Mil Milhas Brasileiras a dupla Lamy/Sarrazin virou um tempo somente 3s superior aos Formula I. No video abaixo a vitória em Valência.






 Felipe de Oliveira Morais filho do Ferraz na Serra da Estrela em Portugal. Mora em Lisboa,
fã de automobilismo e de seu pai. Obrigado pelas fotos e um abração de seu pai e meu, a você e todos amigos Portugueses.