A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

domingo, 3 de janeiro de 2010

OS EUCALIPTOS

Alguns amigos sempre comentam da Época de Ouro de nosso automobilismo, Romeu, Fernando - não vou contar a ninguém que você é o Hipierfanauto!- Jr, Ferraz........ Outro dia o Ferraz ao me enviar uma foto comentou "saudades dos eucaliptos". Desde pequeno ao entrar em Interlagos sentia a força daqueles majestosos eucaliptos, entravamos pelo portão três e lá estavam eles. Era a porta de entrada do Templo, e ao passar por eles nos sussurravam "cuidado garoto, por aqui passaram grandes campeões, Chico, Camilo, Christian, Celso, Agnaldo, Victório, Justino, Catharino, Orlando, Marinho, BIRD, Emerson, Chico, Carlos... ai venceram inúmeras corridas, mostrando ao mundo a força e competencia de nossos pilotos”
Parece que ao serem cortados a força de nosso automobilismo se esvaiu, nossa pista foi descaracterizada, não existe mais a "Um", "Dois", "Três", "Ferradura", "Sol", "Sargento" e a nós resta a lembrança de Anos Dourados, que sinceramente espero que um dia voltem a nossas pistas.

O Porsche de meu irmão Paulo e Luciano Mioso chega a Interlagos em 1961 treino para os 500 KM, os eucaliptos sempre presentes.
  
O KG-Porsche de Chico Landi e os eucaliptos que margeavam a pista. Curva "Dois"
à frente o "Retão".
 
Ferraz e os eucaliptos na entrada da curva "Um", Mil Milhas. É saudades!

Largada de uma prova da D3, um retardatário na frente...parece que os eucaliptos dizem "cuidado garoto!"



Rui Amaral Jr




  

sábado, 2 de janeiro de 2010

PEUGEOT 908 - Pedro Lamy/Stephane Sarrazin


Recebi do Ferraz as fotos que seu filho Felipe tirou em Portugal do Peugeot 908 LM, com esse carro seu compatriota Pedro Lamy e Stéphane Sarrazin venceram em 2007 a Le Mans Serie. Lamy e Sarrazin chegaram no primeiro lugar nas corridas de Valência e 1.000 KM de Nurburgring. Foram Pole em Le Mans e nas Mil MIlhas Brasileiras corridas que terminaram em segundo lugar.


Pedro Lamy e José Ferraz, Interlagos 1994.



O belo motor 12 cilindros em V , 5.500cc, biturbo, injeção direta de diesel, 730 HP. A simplicidade do motor a diesel é impressionante, notem os grandes prisioneiros no bloco do motor e no cabeçote, seus dois turbos e a tomada de ar dos cilindros. 



O peso do carro é de 900 Kg, cambio de seis marchas, tanque de combustivel de 81 litros, rodas dianteiras 13.5 X 18 e traseiras 14.5 X 18 pol. Com ele em Interlagos nas Mil Milhas Brasileiras a dupla Lamy/Sarrazin virou um tempo somente 3s superior aos Formula I. No video abaixo a vitória em Valência.






 Felipe de Oliveira Morais filho do Ferraz na Serra da Estrela em Portugal. Mora em Lisboa,
fã de automobilismo e de seu pai. Obrigado pelas fotos e um abração de seu pai e meu, a você e todos amigos Portugueses.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Não mais: "Bom dia, grande campeão!" a Dante Roveda, o "Gavião da Serra"

Como era de costume há vários anos, ao passarmos por Vacaria-RS, chegavamos à casa de Dante Roveda, o "Gavião da Serra" e sua esposa Ana para cumprimentá-los com um "Bom dia, grande campeão!".
Desta vez Ana nos recebe aos prantos - Dante havia falecido repentinamente aos 90 anos, no dia 13 de outubro de 2009.
Fica aqui nossa homenagem póstuma a este grande piloto gaúcho de carretera.
Nascido em 15 de setembro de 1919 em Vacaria-RS.
Sua carreira automobilística foi curta, mas obteve resultados importantes.
- Circuito da Zona Sul, 13 de maio de 1950, a mais longa prova acontecida no Rio Grande do Sul, 937 km percorridos em duas etapas.
A primeira de Guaíba à Bagé, passando por Cachoeira do Sul.
No dia seguinte, retornaram a Guaíba via Pelotas/Camaquã.
Classificação final:
1˚ Júlio Andreatta com Ford 1940
2˚ Aido Finardi com Chevrolet 1939
3˚ Dante Roveda com Ford 1940
4˚ Dirceu Oliveira com Ford 1940
5˚ Américo Cecconi com Chevrolet
6˚ Jaime Rössler com Ford 1940


- III Circuito Encosta da Serra , 02 de maio de 1954 .
Distância 257 km entre os municípios: São Francisco de Paula (largada/chegada) - Canela - Nova Petrópolis - Novo Hamburgo - São Leopoldo - Massaranduva - Taquara - São Francisco de Paula.
Antes desta prova o campeonato 'pegava fogo': Aido Finardi, de Passo Fundo com Ford tinha pequena vantagem sobre Diogo Hellwanger e Catharino Andreatta. Deu Roveda, o "Gavião da Serra", na ponta em segundo entrou José Madrid com Ford, terceiro Ellwanger com Ford, quarto Alcides Schröeder, representando Passo Fundo com Ford, quinto José Rimoli com Ford e sexto Germano Rigotto com Ford.

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

AOS AMIGOS

Foi um bom ano com a graça de DEUS. Reencontrei antigos e queridos amigos, fiz novos e preciosos amigos e amigas de Norte a Sul desse País. Reencontrei amigos no Velho Continente, e na América do Norte. Muitos me deram a honra de escrever suas histórias nesse blog. A oração que segue é muito antiga e transmite nosso sentimento sem ter uma religião específica. É o que minha família e eu desejamos para o ano que entra. De minha enteada Yanka de meu filho Francisco, da Cláudia e meu.


Possa a estrada levantar-se para encontrá-lo

Possa o vento estar sempre à suas costas

Possa o sol brilhar quente em seu rosto, as chuvas caírem macias em seus campos, e até que nos encontremos outra vez...

Possa Deus tê-lo mansamente na Palma de Sua Mão.


Meu muito obrigado a cada um de vocês que acompanharam nossas histórias.