A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

domingo, 6 de dezembro de 2009

ESTREANTES E NOVATOS


Lendo no blog do Joel -Sport Protótipos - sobre o fim da Stock Junior e a criação de uma categoria de base fiquei lembrando de meu começo e da categoria Estreantes e Novatos . Hoje a garotada começa no Kart aos oito anos e aos 16 já vai para alguma Formula com milhares de Km rodados e um montão de grana gastos . Quando vejo um novo nome surgir fico imaginando se é fruto do talento ou de toda essa kilometragem e infelizmente para nós admiradores do esporte é fruto dos anos de pista . Hamilton , Vettel , Kubica são raras exceções em um mundo dominado por pilotos que chegam aos 20 anos com já 12 anos de carreira . Na década de 70 era diferente , minha primeira corrida foi em um festival de EN promovido por meu amigo Expedito Marazzi , foram quatro corridas com algum publico presente e muitos carros na pista . Um bom Sto Antonio , amortecedores mais firmes , pneus radiais e lá íamos nós . Neste dia o Jacob venceu duas corridas com seu Lorena VW tendo como principal adversário o Édo , Ronald Berg uma para D1 em que correram carros de baixa cilindrada e eu a na D1 com todos os carros , corri contra um Opala do Wanderlei e o Guaraná também estreou nesta corrida . A ultima corrida vencida pelo Jacob reuniu todos os carros e não pude participar por conta de um tombo que minha namorada levou e foi preciso dar alguns pontos . Corri mais algumas corridas nesse ano de poucas provas no calendário . Na D3 corri o T. União e Disciplina , cheguei em 6º e o Guaraná em 5º em corrida vencida pelo amigo José Martins Jr com seu Puma seguido pelos foguetes da KINKO . Corri depois o T. SULAMERICANO em dois fins de semana , vencido pelo Guaraná , quebrei em ambas as corridas , que eram de duas baterias cada .



No ano seguinte o Agnaldo de Goes também promoveu um longo torneio para EN e dele saíram bons pilotos como meus amigos Junior Lara Campos, Teleco e muitos outros. Lendo e pegando algumas fotos no blog do Junior vi sua irmã Lia e ele escrevendo que emprestou a ele alguma grana para fazer um motor .






Ora , era tudo mais fácil , os carros às vezes os mesmos que andavam pelas ruas .. E vejam bem desses torneios saíram verdadeiros talentos como o Teleco que dois anos depois já estava na Inglaterra correndo de F3 e colocando tempo em cima de muitos bons pilotos que já andavam na categoria.
Hoje com um bom assessor de imprensa muitos kilometros de Kart e algum talento o piloto já está em alguma grande categoria ou sendo piloto de testes de alguma equipe de F I , às vezes sem ao menos ter ganhado uma corrida . E ai nós ficamos sem nossos verdadeiros talentos.
Sou favorável hoje a uma nova categoria de Estreantes e Novatos, com a parte teórica ministrada por alguma escola de pilotagem, carros de cilindrada única e algum preparo, pneus radiais. Seriam carros baratos e às vezes com um único motor e jogo de pneus dê para fazer várias corridas. As corridas seriam preliminares de categorias maiores e inscrição compatível com a categoria.
Pena que seja apenas um sonho, nossos dirigentes ao contrário do Expedito e do Agnaldinho, nunca iriam se importar com simples EN  uma categoria que não vai trazer-lhes nenhum ganho  imediato.  



Fotos do blog de Junior Lara Campos .   http://historiasquevivi-jrlara.blogspot.com/ 
Joel .   http://sportprototipos.blogspot.com/
 

sábado, 5 de dezembro de 2009

RELEMBRANDO - I




Luis Antonio Siqueira Veiga o Teleco para mim um grande amigo , um baita cara ,correu no Brasil em diversas categorias , na Divisão 3 sobressaiu-se ao pilotar um VW para a equipe AUTOZOOM com ele correu Alfredo Guarana Menezes dois grandes pilotos rapidíssimos , em 1973 foi para a Inglaterra correr na F3 pela MARCH. Dele escreveremos ainda muitas histórias , esta me contou na época em que a viveu , 35 anos atrás e agora estamos contando a vocês.
" O ano era 1973 eu corria pela MARCH na F3 , meu amigo Jean Pierre Jarrier corria também na MARCH só que na F2 , estávamos saindo da sede da equipe em Biscester , para irmos para minha casa perto de Oxford .Estava de carona com o JP pois ele dormiria em casa , nosso carro era um Ford RS 3000 e íamos tranquilos ,de repente comecei a sentir que ele andava rápido , muito rápido , para nós muito rápido era muito rápido mesmo . Olhando para trás vejo o motivo , o Ronnie Peterson que também estava na sede da equipe connosco , vinha atrás de nós com seu Ford Cortina Lotus e vinha babando , com tudo . Começamos uma corrida muito louca pelas estradas inglesas , aquelas bem apertadas do interior . O Ronnie querendo ultrapassar e o JP segurando , andando de lado , freando no limite , uma loucura . A certa altura , numa saída de curva nosso carro derrapou saindo de traseira para fora da estrada e batendo com a roda traseira esquerda em um buraco , devemos ter andado uns 100m em duas rodas pelos campos . Enfim quando paramos , notamos que era impossível andar , pois havia quebrado uma ponta de eixo , a roda e o pneu rasgado . Pra variar chovia pra caramba , largamos o carro lá mesmo e tomamos uma carona com o Ronnie , nos divertindo com toda aquela loucura e eu , assustado com tudo aquilo . Meses depois a policia inglesa foi atrás do JP na minha casa , deixando uma intimação policial . E olha que a esta altura já éramos profissionais. "


Com o Teleco ao telefone relembrei este fato que ele havia me contado pouco tempo depois que aconteceu , foi no começo ( 12/12/08) do blog e agora tive vontade de repeti-lo . Teleco , amigão , astamos sempre aqui pensando em vôce que DEUS te acompanhe em cada passo de sua vida . Um abração . 


sexta-feira, 4 de dezembro de 2009


quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

PARECE QUE FOI ONTEM !





Acima trechos do texto de meu amigo Expedito Marazzi , clique nos textos e fotos para ampliar .





HOMENAGEM

Quando o Marazzi escreveu para revista MOTOR 3 a reportagem "Pinicos atómicos" , eu não pude acompanhar os testes , só cheguei mais tarde para tirar aquela foto com meu bigode lusitano , meus mecânicos não queriam que ninguém andasse no carro , e por isso o levaram sem motor e com as rodas de transporte .Acho que o " Velho " ficou chateado comigo , quando cheguei ele já tinha ido embora . Depois das fotos o Duran , que era um festeiro de primeira , combinou uma homenagem ao Marazzi em sua casa noturna o TALBOT na Av Henrique Schaumann para dali alguns dias .


Na noite marcada resolvi ir com a CARRETERA , para homenagear meu amigo que havia corrido com ela as MIL MILHAS de 1966 e dela me contava mil histórias . Quando estava de saída chegou o Homero e fomos juntos . Desci a Av Bandeirantes , Marginal Pinheiros ,Av Cidade Jardim ,Faria Lima ,Rebouças , e entrei na Henrique Schaumann , por onde passávamos todo mundo olhava , aquele ronco do V 8 , aqueles dois loucos guiando aquela máquina , pouca gente deve ter se dado conta que não era um calhambeque e sim, a História . Ao chegarmos ao TALBOT , aglomeração encima dela , lá todo mundo sabia o que ela já havia feito . Entrei e o Marazzi estava no meio de uma roda de amigos conversando , cumprimentei-o e disse " trouxe um presente para você , vamos lá fora " . Hoje 25 anos depois ainda me lembro de seus olhos , atrás dos óculos brilharam , me olhou e disse " vou dar uma volta com ela " . A volta durou mais de uma hora , quando voltou sentou-se a meu lado e disse só " obrigado " , não falamos do assunto CARRETERA mais eu via que ele estava emocionado imaginei o que se passava em sua mente , e imaginei também como havia sido sua voltinha .


Dois anos depois estava andando uma manhã pelo Ibirapuera e encontro o Homero que dispara , " leu a QUATRO RODAS o Marazzi te fez uma baita homenagen " fui comprar a revista e ao ler a matéria pude entender sua emoção e o só " obrigado " . É " Velho " cheguei naquela noite com ela para te homenagear e você acaba escrevendo um texto maravilhoso destes . Obrigado .


NT - Dedico este texto ao amigo Gabriel , agradeço ao Careca - Julião Domingos da Silva - pelo exemplar da revista , e ao pessoal do Paperslotcar .



 Quando escrevi "Homenagem" em 9 de Fevereiro de 2009 não imaginava o que estava por vir . Havia ganhado do Careca um exemplar da QR que não via a uns 10 anos e um comentário no blog de PAPERSLOTCAR para mim então um blog de maravilhosas miniaturas de papelão , ai conheci o autor das "loucuras" Fabio Poppi , um fanático por carreteras e carros históricos , e ficamos amigos . Foi ele quem me apresentou Marcelo Azzalin e assim fiquei conhecendo o grande Victório seu pai . Com o Victório foi como com o Fabio ficamos amigos , ele que correu com o meu amigo Expedito as MM de 66 . E assim continuei a escrever o blog , escrevendo sobre os amigos e contando nossas histórias . O Victório usa um termo ao lembrar os amigos , seus olhos brilham e ele fala "xarope", " um grande xarope" de quem com ele participu de tantas aventuras .
 A todos grandes xaropes que me ajudam a escrever esse blog meu grande abraço !!!