A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

domingo, 15 de novembro de 2009

MIL MILHAS BRASILEIRAS 1984- II por Fabiano Guimarães

"A expectativa para estas Mil Milhas era enorme. Desde que a prova voltou a ser disputada em 1982 eu e meu pai seguíamos sempre o mesmo ritual: Assistíamos a largada, ficávamos até umas duas da manhã voltávamos para casa e retornávamos ao autódromo por volta das 10:00 hs para assistir ao final da prova e fotografar os "sobreviventes". Em 84, na época com 14 anos respirava o mês todo apenas Mil Milhas, aguardando ansioso para assistir aquele que era o maior espectáculo do automobilismo brasileiro.
Camilinho/Bel/Bertini

Ferraz/Miglioli

Dalecio/Santos
Naquela época havia grande interação entre o público e os veículos que corriam, pois eram carros como os que utilizávamos na rua, Passats contra Escort, Fusca ultrapassando Voyage na reta, muitos não acreditavam como isso poderia acontecer, Opalas rugindo na reta e muitos pegas interessantes, bem diferente de hoje, com protótipos contra Porsches, Lister, Viper, ou seja carros que dificilmente teremos em nossas garagens.
Com 66 carros alinhados e muita chuva a adrenalina para a largada era enorme, um espectáculo magnífico para os olhos e ouvidos, na primeira fila o pole acho que era o Opala do trio Ingo/Affonso/"Pequepê", não me lembro e tenho certeza que algum blogueiro irá ajudar, na 2ª posição o Opala do trio Yoshikuma / Aliperti / Beto Nogueira. Não sei por qual motivo o Yoshikuma, proprietário do veículo optou em deixar o Beto largar. Pelo que me lembro sua experiência resumia-se em algumas provas de Turismo Opala e Marcas com um Escort, ou seja, muito pouco para tocar um Stock naquelas condições. Ao acender a luz verde, todos saíram exceto o Opalão do Beto. Chegou a dar um "pulinho" mas apagou ali mesmo. Claro que os primeiros que vinham atrás desviaram mas outros 8 veículos não tiveram a mesma sorte: o primeiro a atingir foi o Fiat da equipe Galileo, provavelmente passando de 3ª para 4ª marcha, pé embaixo, pilotado pelo Marcelo Toldi, que inclusive sofreu um princípio de incêndio, muito bem lembrado pelo blogueiro Romeu em seu comentário. O Marcelo foi removido pelo pára-brisa e levado ao hospital. Lembro ainda do Voyage do Josué, o Fiat do Nelson Silva e o Chevette do Marechal envolvidos no acidente. O barulho da pancada nas arquibancadas foi apavorante e os anjos da guarda dos pilotos envolvidos estavam mesmo de plantão, pois as consequencias poderiam ser piores. Dos 8 carros envolvidos, 2 tiveram condições de relargar inclusive o Chevette do trio Marechal / Magra / Dal Pont chegando até o final da prova.

A segunda largada foi normal e no final o trio Zeca Giaffone / Reinaldo Campello / Maurizio Sala com Opala sagrou-se campeão, com Leonel / Alencar em 2º e Camilo / Bel / Bertinni em 3º, todos com Opala. Quem quiser o resultado dos 10 primeiros é só consultar o excelente blog do Carlos de Paula. Estou enviando junto com o texto 4 fotos da prova, uma delas o Escort do trio Tucano / Louzão / Florenzo com o primeiro empurrando seu veículo na linha de chegada após uma possível pane seca. Até hoje esta pane é contestada com alguns afirmando que não passou de jogada de marketing para o patrocinador aparecer em revistas especializadas. Na outra foto, o Opala 3º colocado com o patrocínio da Ford!!?? na porta, algo impensável nos dias de hoje, por se tratar de um veículo Chevrolet. Em mais uma foto o Chevette do trio Marechal / Magra / Dal Pont, que apesar de bastante avariado com o acidente na largada foi até o final da prova.


E em outra o Passat nº 9 do trio Adalberto Ayres / Adalberto Ayres Jr. / José Versa . O Ayres Jr. é o "Chupeta" falecido ano passado com problemas cardíacos e gostaria de publicar esta foto para prestar uma homenagem afinal foi meu parceiro na tocada do Gol nº 17 no Paulista de Marcas em 1992. A história era sempre a mesma, eu largava na 1ª bateria e ele quebrava na 2ª, porém aprendi bastante com ele, era um grande cara e aonde estava era diversão garantida, mas isto é assunto para outra ocasião."
Tucano recebe a bandeirada empurrando o carro do trio com Florenzo/Louzão .

Ferraz/Miglioli recebem a bandeirada com Tucano empurrando seu carro .

Fotos Luiz Guimarães Jr e Fabiano Guimarães .

sábado, 14 de novembro de 2009

MIL MILHAS BRASILEIRAS 1984 por José Ferraz

Serão três postagens da Mil Milhas Brasileiras de 1984 , a 1ª do José Ferraz e depois o Fabiano Guimarães e eu contaremos o que vimos e vivemos da corrida , o Fabiano trara ainda depoimentos de quem como ele assistiu a corrida das arquibancadas . Quero deixar só um recado ao Ferraz , como alguém já escreveu aqui eu também sou seu fã .


"RUI QUE EU SAIBA EU CHEGUEI EM 13º NA GERAL E 1º NA CATEGORIA , AGORA SE VC TEM OUTROS DADOS EU NÃO SEI .......MAS FOI UMA BAGUNÇA TOTAL .JÁ NA LARGADA COM AQUELA PORRADA E PRA VARIAR EU ESTAVA LARGANDO, PORQUE O JÚLIO NÃO ENXERGAVA DIREITO Á NOITE POR CAUSA DA CLARIDADE DOS FARÓIS....E EU ESTAVA LARGANDO SE NÃO ME ENGANO DO LADO OU ATRAZ DO WILSON FITTIPALDI EM 26º E COM TODA AQUELA CHUVA , EU VIM TIRANDO DE TODO MUNDO E QUANDO CHEGUEI NA CURVA DO CAFÉ PRA FECHAR A PRIMEIRA VOLTA ESTAVA EM 13º E ME DEPAREI COM OS CARROS DE RESGATE E BOMBEIROS NA PISTA...
AI PAROU TUDO E TEVE NOVA LARGADA......EU TIVE MUITOS PROBLEMAS, PRIMEIRO COMO ESTAVA CHOVENDO MAS NÃO ERA MUITO FORTE TÍNHAMOS QUE PROCURAR A AGUA PARA OS PNEUS, PORQUE O CARRO COMEÇAVA A VIBRAR MUITO COM OS PNEUS SE ACABANDO.....FOI UM TAL DE ACABAR COM PNEUS...E ENQUANTO O JÚLIO ANDAVA, EU TINHA QUE ANDAR ATRÁS DE PNEUS ......PRA VC TER UMA IDEIA EU CHEGUEI A COMPRAR PNEUS DO DÁRCIO QUE TINHA QUEBRADO E DO TIDE QUE TINHAM PARADO......ESSA FOI A PRIMEIRA DOR DE CABEÇA E DEPOIS VEIO AS DEMAIS ....COM A VIBRAÇÃO DEPOIS DE UMA PARADA NO BOXE
SAI E JÁ NA CURVA 3 O CARRO BIXOU E EU JÁ DESCOBRI LOGO QUE ESTAVA EM 3 CILINDROS QUE ALGUM FIO TINHA ESCAPADO, PAREI NO BOXE E JÁ NEM FECHEI VOLTA ...REALMENTE ERA O FIO DE VELA QUE ESCAPOU ..COLOCARAM DE VOLTA E SAÍ , E NESSA VOLTA EU ESTAVA NA RETA OPOSTA E A MESMA COISA SE REPETIU, VOLTEI PRA BOXE E NÃO FECHEI VOLTA....OLHARAM E FOI UMA VELA QUE TINHA QUEBRADO A PORCELANA E FICOU PENDURADA PELO FIO , TROCARAM E SAI E QUANDO ESTAVA SUBINDO A JUNÇÃO BIXOU OUTRA VEZ, MAS MAIS UMA VEZ EU JÁ SABIA O QUE TINHA ACONTECIDO , POIS O PEDAL DO ACELERADOR TINHA FICADO MUITO LEVE, VIM ME ARRASTANDO PARA O BOXE, MAS O CARRO NÃO TINHA FORÇA POIS ESTAVA SÓ COM UM CARBURADOR FUNCIONANDO, TINHA CAÍDO O ACIONAMENTO E ENROSCOU NA LATARIA DO MOTOR E NÃO ME DEIXAVA ACELERAR . FOI QUANDO EU PAREI EM FRENTE A UM DOS PRIMEIROS BOXES QUE NÃO ERAM OS MEUS E UM DOS MECÂNICOS MEUS ME VEIO AUXILIAR E EMPURRANDO O CARRO PARA OS MEUS BOXES E ARRUMANDO AO MESMO TEMPO.....ARRUMOU E SAÍ, DAI PRA FRENTE FOI SÓ ALEGRIA, VINHA QUERENDO RECUPERAR O TEMPO PERDIDO E NO LARANJA PUNHA O CARRO ESCORREGANDO NAS QUATRO E A GALERA NO BARRANCO E ARQUIBANCADAS SE LEVANTAVAM EM TODA A VOLTA QUANDO EU APONTAVA NA SAÍDA DO SARGENTO PRO LARANJA
E TAMBÉM NA JUNÇÃO....ERA A MESMA COISA QUANDO EU CHEGAVA ALI, ERA UMA ALEGRIA PARA OS CARAS ......FORAM ESSES CARAS QUE NO FINAL DA PROVA ME TIRARAM DO CARRO E ME FALARAM VC GUIOU MUITO E ME LEVANTARAM .....AI ME PEDIRAM PRA TIRAR FOTO NO CARRO E ELES FICARAM TODOS CONTENTES ...ENTRARAM NO CARRO E FICARAM Á VONTADE....
COM TUDO ISSO NO FINAL EU CHEGUEI COM 15 VOLTAS A MENOS MAS VALEU .......
AGORA VOU DEIXAR UMA DEIXA E UMA MÁGOA ( FUI O PRIMEIRO DA CATEGORIA E O 13º NA GERAL EM UMA ÉPOCA QUE SÓ DAVA OPALA, ENTÃO O PRESIDENTE DA VW QUE ERA UM TAL DE RONALD BERG.......ESSE CARA NEM CHEGOU PERTO DE MIM......E SABE O QUE FOI QUE EU GANHEI....UMA MEDÁLHINHA ESCRITO EU TAMBÉM PARTICIPEI DAS MIL MILHAS ) ISSO QUE NOS TIRA TODO O INTERESSE DE PARTICIPAR COM UM CARRO DE MONOMARCA NO QUAL A MONTADORA NÃO RECONHECE....PELO MENOS UM APERTO DE MÃO E UM VC FOI GUERREIRO ....PARABENS......MAS SÓ EXISTE QUEM CHEGOU NAS MIL MILHAS ATÉ AO 10º DAÍ PRA FRENTE NÃO VALEMOS NADA.......QUEM EXISTE SÃO SEMPRE OS MESMOS , LUIZ PEREIRA BUENO , INGO , GUARANA , PAULÃO E TANTOS OUTROS ......QUE EU NÃO TIRO OS MÉRITOS DELES, MAS EU APRENDI QUE COMPETIÇÃO É COMPETIÇÃO NINGUÉM É PRIMEIRO SE NÃO TIVER OS ÚLTIMOS E OS ÚLTIMOS TAMBÉM QUEREM SER OS PRIMEIROS, POIS TEM MUITOS DELES QUE GASTARAM TALVEZ MAIS QUE OS PRIMEIROS E FOI MUITO MAIS SACRIFICANTE......E NINGUÉM LHES DÁ UM PEQUENO EMPURRÃO........ESTOU FALANDO ISSO PORQUE EU JÁ FUI UM DELES.....E NEM POR ISSO DEIXEI DE AJUDAR ALGUNS QUE PARTICIPARAM DE VÁRIAS CATEGORIAS QUE PASSEI .....
CHEGUEI A AJUDAR A PAGAR A INSCRIÇÃO VARIAS VEZES DE AMIGOS PRA PODER CORRER....SIM EU FIZ ISSO JÁ E NÃO ME ARREPENDO AO PASSO QUE MUITOS DELES FALARIAM MENOS UM .........

ESTA FOI UMA DAS MIL MILHAS QUE PARTICIPEI QUE TRABALHEI MUITO E APRENDI TAMBÉM E SÃO ESTAS QUE NOS DÃO BAGAGEM DE TODA UMA VIDA AUTOMOBILISTICA QUE TANTO GOSTAMOS .......UM ABRAÇO ........FERRAZ."

Rally das Serras SC: João Franciosi e Rafael Capoani fecham o primeiro dia na frente




A dupla venceu as duas especiais do dia. Competição fecha
com mais duas especiais neste domingo, a partir das 7h.

São Joaquim (SC) - A dupla formada pelo piloto João Franciosi e navegador Rafael Capoani, da categoria Protótipo, foi o destaque do primeiro dia de competições do Rally das Serras SC/Copa Baja Santa Catarina. Neste sábado de muita chuva pela manhã e tempo encoberto de tarde, eles venceram, com um Sherpa, as duas especiais programadas, com 86,07 km e 120,27 km, respectivamente, fechando o dia com 3h18min34seg. A segunda colocação ficou com Roberto Reijers e Rogério Almeida (Ford Ranger), também da Protótipo, com o tempo de 3h20min03seg, enquanto Mauricio Bortolanza e Gustavo Bortolanza (Mitsubishi Evo), outro da Protótipo, completou o primeiro dia na terceira posição, com 3h20min38seg.
O Rally das Serras/Copa Baja Santa Catarina prossegue neste domingo com mais duas especiais entre as cidades de São Joaquim e Urupema. Pela manhã, a partir das 7h, acontecerá a largada simultânea para todos os participantes no Parque Nacional da Maçã. A primeira especial, Campos da Serras, terá 100,23 km, um terreno com bastante pedras, trail e pista molhada. A segunda, a SS Pericó, terá 51,83 km, com muita terra batida, piso liso, serras e pastos. A chegada está prevista para 11h e 11h30, respectivamente.
A programação do primeiro dia do Rally das Serras começou, como era previsto, com muita chuva. O primeiro desafio foi de 86,07 km, saindo de Urubici para Lauro Muller e passando pela Serra do Corvo Branco. De tarde, já sem muita chuva, os participantes enfrentaram 120,27 km, entre Lauro Muller e São Joaquim, desta vez pegando as trilhas e estradas da Serra do Rio do Rastro, com chegada em São Joaquim.
Franciosi e Capoani tiveram um dia perfeito, conseguindo vencer a primeira especial com vantagem de três décimos para Reijers e Almeida. No segundo trecho cronometrado a diferença acabou sendo ainda maior, de 49 segundo, o suficiente para lidera a competição com 1min28seg.
O líder da categoria Protótipo, Jean Azevedo/Youssef Haddad, fez um prova cautelosa, já que precisa de um terceiro lugar para garantir o titulo de 2009. Depois de fechar a primeira prova em terceiro lugar, a dupla teve uma pane elétrica e sofreu para conseguir voltar à prova. Para sua sorte, Riamburgo Ximenes e Stanger Eler, principais adversários na briga pelo titulo, acabaram caindo em uma vala no final da segunda especial e facilitaram as coisas para os primeiros colocados, que são os novos campeões da temporada (resultado extraoficial)

Os melhores do dia foram os seguintes:
1°) João Franciosi/Rafael Capoani - Sherpa* - 3h 18m 34s9
2º) Roberto Reijers/Rogério Almeida - Ford Ranger* - 3h 20m 03s5
3º) Maurício Bortolanza/Gustavo Bortolanza - Mitsubishi Evo* - 3h 20m 38s8
4°) Marcos Moraes/Edu Sachs* - Sherpa - 3h 23m 30s6
5°) Julio Bonache/Lourival Roldan - Mitsubishi Evo* - 3h 24m 35s9
6°) Reinaldo Varela/Marcão Macero (1º Super Production) - Mitsubishi RS - 3h 28m 15s9
7º) Paulo Lima/Daniel Andrade - (2º Super Production) - Mitsubishi RS 3h 29m 03s1
8°) Jean Azevedo/Youssef Haddad - Mitsubishi Evo* - 3h 36m 17s8
9º) Luiz Facco/Silvio Deusdará - Mitsubishi Evo 3h 38m 57s2
10°) Carlos Policarpo/Rômulo Seccomandi (1º Production) - Mitsubishi Triton 3h 42m 08s8

O Rally das Serras/Copa Baja Santa Catarina é uma realização da Racing Adventure e São Joaquim Eventos Radicais, com organização da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina e Federação de Motociclismo Catarinense, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. O patrocínio é do Governo do Estado de Santa Catarina, com apoio da Rio Água de Coco e das prefeituras de São Joaquim, Grão Pará, Orleans, Urubici, Lauro Muller, Bom Jardim da Serra e Urupema.
Mais informações no site oficial, www.copabja.com.br

Rally das Serras SC

Chuva deve ser a surpresa das especiais deste sábado .


São Joaquim (SC) - As duas etapas especiais do Rally das Serras SC deste sábado deverão ter um ingrediente a mais. Depois de um longo período de seca e calor, com temperaturas passando dos 30 graus, a previsão de chuva se confirmou já nesta sexta-feira em São Joaquim, dando um sabor a mais para as duas especiais previstas para este sábado, a partir das 9h. O Rally das Serras SC é válido pelas 13a e 14a etapas do Brasileiro de Cross Country para carros e caminhões, além da 1a e 2a etapas da Copa Baja Santa Catarina. A competição terá um total de 280 quilômetros, divididos em quatro especiais (trechos cronometrados).
A primeira especial começará às 9h, em Urubici, no Posto Texaco, com as motos, enquanto os carros sairão um pouco mais tarde, às 10h30. Ambas terminarão no Ginásio de Esportes em Lauro Muller. Dalí terá início a segunda especial do dia, na Serra do Rio do Rastro, um dos locais mais bonitos do país e perfeito para a disputa do cross country. O primeiro carro deverá chegar ao Parque da Maçã, em São Joaquim, por volta das 15h. A programação do dia terminará com o briefing para as provas de domingo, a partir das 20h, também no Parque da Maçã.
As etapas do Rally das Serras SC/Copa Baja Santa Catarina têm tudo para a agradar aos participantes. Afinal, a região proporciona uma variedade de pisos e condições, que exigirão bastante dos pilotos e navegadores. As especiais do Rio do Rastro e Pericó serão os destaques do primeiro dia, com terra batida, pastos, serras, cascalho e piso molhado. Ou seja, o evento já começa a todo o vapor e com muita adrenalina.
"A prova está muito legal. Para quem gosta de cross country será uma verdadeira festa. Com a chuva, a situação ficará ainda mais emocionante", destaca Albert de Oliveira, coordenador técnico do Rally das Serras SC.
Vistoria e Prólogo
A sexta-feira foi marcada pela vistoria dos veículos participantes, bem como pela realização do Prólogo, com dois quilômetros, que definiu a ordem de largada para as especiais deste sábado. Os dois eventos aconteceram no Parque Nacional da Maçã.
O Rally das Serras/Copa Baja Santa Catarina é uma realização da Racing Adventure e São Joaquim Eventos Radicais, com organização da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina e Federação de Motociclismo Catarinense, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. O patrocínio é do Governo do Estado de Santa Catarina, com apoio das prefeituras de São Joaquim, Grão Pará, Orleans, Urubici, Lauro Muller, Bom Jardim da Serra e Urupema.

Mais informações no site oficial, www.copabja.com.br
Foto Cronospeed.com