A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 28 de julho de 2009

CHEIRO DE CANO DE ESCAPE


Recebi do jornalista Ari Moro alguns exemplares do jornal " CHEIRO DE CANO DE ESCAPE " exelente , lá ele escreve sobre diversos assuntos , antigomodelismo , aeromodelismo ,motociclismo , enfim um jornal completo onde ele mostrava toda sua competência .

Neste artigo ele mostra a "carreteira " de Paulo Buso , vencedora da prova Centenário de Curitiba , vencida por ele em sua corrida de estreia em 11 de Outubro de 1953 .


Sua carreteira Ford era equipada com um motor Mercury 1951 , com coletor para três carburadores , tampa de válvulas Edelbrook , cambio de três marchas e diferencial do Lincolmn Zephyr , totalmente rebaixada . Para esta corrida levava como co-piloto Reinaldo Tomasi cujo apelido era " Chupa Ovo ".


Eis o relato da corrida de Paulo Buso feito para o jornalista Ari Moro .
" Larguei em ultimo lugar , mas , depois de 8 voltas já estava alcançando os ponteiros , que eram Aroldo , Perereca , Chico Saide e Argemiro Preto , este correndo com um Cadillac 1940 cupê . Mais umas voltas e peguei a ponta para não deixa-la mais , vencendo a corrida . Um dos meus trunfos era que , eu ultrapassava os demais competidores nas curvas ,pois sabia faze-las melhor . Sempre ultrapassava-os por dentro . Lembro-me que era uma tarde de muito sol e publico numeroso . Quem deu a bandeirada de chegada foi Anfrísio Siqueira , responsável pela comissão de corridas do Automóvel Clube do Paraná . Como vencedor da Copa Centenário , recebi prémio em dinheiro , medalha e um diploma , este entregue pelo então Governador Bento Munhoz da Rocha Neto "
Ari completa , O diploma recebido do Governador , que Buso ostenta com orgulho , diz o seguinte , inclusive acrescentando um "s" ao seu sobrenome : " Automóvel Clube do Paraná - Outorgado Sr Paulo Busso , que com automóvel marca Ford obteve a primeira colocação na prova Centenário do Paraná , realizada em 11 de Outubro de 1953 . Curitiba 12 de Outubro de 1953 ." O documento é assinado por Alceu Cominese- Presidente- , e Luiz Gastão Cominese - Secretário daquela instituição .
Caro Ari , não tenho palavras para agradecer a você esta bela página do automobilismo Paranaense e Brasileiro que você mostrou com tanto carinho e competência . Obrigado .
P.S. Paulo Buso faleceu em Fevereiro de 2005 , sua filha Miriam Buso guarda com carinho sua carreteira .

terça-feira, 21 de julho de 2009

ESTREANTES E NOVATOS 1971

Recebi do José Martins um e-mail super , ele conta que ao ver a foto acima teve saudades do antigo traçado de Interlagos . Ele havia me enviado esta foto uns meses atrás e para nós é realmente saudoso olhar aquela pista antiga , principalmente os detalhes . Não existe mais a "UM" "DOIS" "TRÊS" muito menos esta curva sensacional a "FERRADURA" com sua primeira perna , feita por alguns de pé embaixo e a segunda perna que exigia uma freada bem forte e redução de marcha . Me enviou também um recorte da Folha da Tarde de 26 de Julho de 1971 , com toda cobertura que os jornais da época davam às corridas . Expandindo os jornais podemos ver que naquele dia também correram as motos , ganhando o Tucano com o Tognocchi em segundo e nosso saudoso amigo Expedito Marazzi em terceiro . Não corri este dia , e lendo o jornal lembrei de um monte de pilotos que correram neste ano de 71 na estreantes e novatos conosco .









Nas fotos do jornal vemos as bandeiradas ao Tucano , José Martins e José Maldonado , vencedor da segunda bateria na prova de estreantes e novatos , depois da quebra do Martins e do Jacob Kourozan .
Largada vê-se o Opala na primeira fila na segunda o Martins , pela tomada da ponta na primeira volta e aquela foto da "FERRADURA" devia estar com a "faca nos dentes ".



Aqui o Martins já na ponta com um outro amigão a persegui-lo , Jacob Kourozan e seu Lorena GT .

Um momento que todos nós esperamos , a bandeirada da vitória na primeira bateria . Provavelmente das mãos de Eloi Gogliano .

segunda-feira, 20 de julho de 2009

PLANETA-FUSCA

Lá em Fortaleza o Fred vai promover o 1º Encontro Nacional Planeta-Fusca , vai ser imperdivel , pelo que tenho visto nos encontros mostrados pelo Fred tem uma quantidade grande de bons caros por lá . Me parece que vai haver até a eleição da Gata- Fusqueira!!!!!!

Quem tem e gosta de Fusca não pode perder , ir ao Encontro e ainda ver Fortaleza .




sábado, 18 de julho de 2009

Édo

O Lorena Gt Stachinni nas 12 Horas com Édo e Freddy .
Nas 12 Horas , tocando forte .

Aqui o Snobs , atrás Freddy O`Hara e o Lorena GT . Corrida de 1970 .



Conheci o Édo em 1971 , quando disputamos um torneio de estreantes e novatos promovido por Expedito Marazzi , corri na D 1 e ele na D 3 com seu Lorena GT , grande cara , figuraça , inesquecivel . O Freddy conheci anos mais tarde em Campos do Jordão , ele entra em minha casa e diz " Rui ,vim te conhecer " e eu " você é o grande Freddy O´Hara " como conta o Édo a seguir ele era o rei dos flahs das câmaras de TV , ficamos amigos , um grande cara , faz falta .
O depoimento a seguir está no site Lorena GT que conta a história deste fantástico carro .

Depoimento de Dwight Edson "Édo"Roosevelt Lemos

"Nas 12 horas o Freddy arranjou uma carroceria do Lorena (Leon) e o Mauro Stachinni que tinha uma oficina entrou com a montagem do carro e eu fui convidado para pilotar. Na época havia prémio para os 6 primeiros de categoria que fizessem os melhores tempos e completassem a prova. Então, como fiz o 3º melhor tempo, ganhamos o prémio de largada, com o mesmo tempo do Furia FNM 2150 da Camionauto, pilotado pelo Jaime Silva e Ugo Galina.
O Freddy tinha um programa de TV, em Salvador, BA, e fugiu com uma moça cujo pai não aprovava o namoro, e com a qual se casou, e teve filho. Com aquele fama de artista, ao invés de correr ficava dando entrevistas para a mídia. Assim eu corri 9 das 12 horas e ainda vim rodando de Interlagos até a Rua da Consolação na Oficina Stacchini, onde fui retirado do carro sentado porque não consegui me erguer!!! ahahahah!!!!" (Édo)
.
Este depoimento ele me enviou ontem .
.
"Rui , la vai uma historinha:
Nessas 12 horas tem uma bem gozada: o ,Osvaldo Barros quebrou na entrada da curva 4 circuito antigo , se enfiou no no motor ,do JK pra tentar consertar , acontece que o capô do Jk so abre parte, parece a boca de um Jacare dai; toda vez que eu passava , tirava uma fina dele que se assustava levantava rápido e tuuuuum batia a cabeça no capô,terminou a corrida com um monte de galos e eu com minha mãe elogiadissima'. "
.
Ao Édo piloto/pizzaiolo meu grande abraço . Ao Freddy nossa lembrança .

Fotos e 1º depoimento http://www.webng.com/lorenagt/5-provas-71-04.htm