A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 3 de julho de 2009

----MASERATI 250 F Superleggera ----Ocarro que deu a Fangio seu 5º titulo mundial 1957

A tocada do Grande Campeão , notem o contagiros .

O ano 1957 , Juan Manuel Fangio completaria 47 ( quarenta e sete ) anos , já havia sido Campeão do Mundo de Formula I quatro vezes , em 1951 pilotando uma Alfa Romeo , 1954 com Maserati e depois Mercedes Benz , em 1955 com a Mercedes Benz e 1956 com a Lancia Ferrari . Foi contratado pela Maserati para o lugar de Stirling Moss que iria para a Vanwvall . Iria pilotar a Maserati 250 F Superleggera , com esta denominação a Maserati corria na F I desde 1950 só que este carro era totalmente reformulado e conhecido como T 2 .

Seu motor era um seis cilindros em linha , alimentado por três Weber duplos horizontais , duplo comando de válvulas no cabeçote , dupla alumage e virava 8.000 rpm rendendo então 270 hp .





Ao longo dos anos este carro foi aprimorado , chegando a 1957 com uma silhueta mais suave , mais baixo e com a frente e traseira mais longas . A suspensão dianteira era de braços triangulares , amortecedores com molas e barra estabilizadora . A traseira era baseada no sistema De Dion com feixe de molas transversal . Cambio e diferencial eram na traseira . Seu chassi uma especialidade Maserati era todo construído de finos tubos de aço soldados . O T 2 era tido como um carro rápido em todo tipo de curvas e de pilotagem suave .

A beleza de suas linhas suaves .



Fangio no GP da Itália em Monza .

Com ele Fangio chegou em primeiro em quatro corridas do Mundial de 57 , Argentina , Mônaco , França e a antológica vitória de Nurburgring no G P da Alemanha .

Seu companheiro Jean Behra também em Monza em 1957 onde quebrou , com este carro Behra ganhou algumas corridas extra campeonato neste ano .


terça-feira, 30 de junho de 2009

FERRARI 250 GT - GTO

A linda 250 GT chamada tambem de 250 Berlinette

Quando escrevi sobre a corrida vencida pelo Camilo na Barra da Tijuca comentei que não tinha certeza de ser a Ferrari pilotada por ele uma 250 GT ou uma 250 GTO . A identificação da Ferrari para os seus carros é feita pelo nome , e o numero a seguir representa a capacidade cúbica de um só cilindro , assim a 250 com motor V12 tem um motor com três litros de deslocamento ( 3.000 c.c. ) . O predecessor deste carro foi o 250 Europa lançado em 1953 , em 1955 surgia esta maravilha de carro a 250 GT , seu motor V 12 de 3.000 c.c. tinha uma potencia de 200 hp , era alimentado por três carburadores duplos Weber 36 DCZ . Sua distancia entre eixos era de 2.60 cm e bitola de 1.36 cm . Logo estes carros foram para as pistas , eram conhecidos como Berlinettas 250 e seu motor já rendia então 260 hp era um bom carro , só que a Ferrari queria um carro mais agil e rápido , para isto construiu um chassi tubular de estrutura mais simples , diminuiu sua distancia entre eixos para 2.40 cm e conseguiu tirar 280 hp de seu motor , alem de a partir de 1959 dota-las de freios a disco Dunlop .

Camilo e a Ferrari , a caminho da vitória na Barra da TIjuca .
O nome GTO surgiu pela nessecidade de ser este carro homologado para categoria Gran Turismo , assim nasceu o Gran Turismo Omologato ou GTO . No começo este carro apresentava alguns problemas aerodinâmicos acima dos 240 km/h então seu bico foi modificado , e acrescentados dois spoilers traseiros , um aquele maravilhoso que fez escola embelezando ainda mais sua traseira e outro na parte de baixo do carro , alem disto sua bitola traseira foi aumentada .

A 250 GTO , reparem no belo spoiler traseiro , e a bitola traseira mais larga .



A frente da 250 GTO , com as tres tomadas de ar fechadas e o ressalto para o motor Testarossa .


As tomadas de ar , tudo nela é simplesmente maravilhoso .


O motor Testarossa , 300 hp à 7.500 rpm , como disse meu irmão Paulo , " dava uma pancada nas costas "

Seu motor agora era o famoso Testarossa , sem as tampas vermelhas que identificavam o carro homónimo , alimentado por seis carburadores Weber 38 DNC este motor , com algumas mudanças no cabeçote , principalmente nas válvulas alcançava os 295 hp à 7.500 rpm , chegando alguns a 310 hp . Conforme a relação de diferencial este carro podia chegar em algumas pistas a velocidade de 270 km/h . Era e é até hoje uma jóia rara .




A Testarossa , Agnaldo de Goes correu com um destes os 500 KM de Interlagos de 1961 , foi 2º colocado . Dela saiu o motor para a 250 GTO .

segunda-feira, 29 de junho de 2009

MONSTROS SAGRADOS

Juan Manuel Fangio
As vezes quando escrevo parece que estou escrevendo só para mim , tento passar a emoção que senti e acabo não sabendo se consegui . Peço perdão por minhas falhas , pois alem de escrever apenas a seis meses , a grande maioria das vezes escrevo com o coração na ponta dos dedos .
Quantas vezes li sobre a vitória de Fangio que descrevi na postagem anterior ? Talvez uma centena desde meus doze anos . Quando vi o vídeo fiquei maravilhado , com Fangio freei no limite , entrei naquelas curvas muito alem do limite possível , ultrapassei e venci . Ver o sorriso de Hawthorn no podiun e saber que ao ser indagado sobre Fangio disse " Fangio ? Ele é um deus ." dito pelo piloto que seria campeão do mundo no próximo ano . Sabia Hawthorn que estava vivendo um momento mágico , único .


Jim Clark e o Lotus 33
Com Clark foi uma admiração mais presente , lia sobre suas corridas vezes sem conta . Pilotei com ele aquele Cortina em Brands , quando não satisfeito com suas vitórias na F1 e Protótipos pilotava num mesmo dia em três categorias , e dava show nas três . AH!! Aquele Cortina com a roda que tangenciava a curva no ar e fora do asfalto , um metro dentro da grama que margeava a pista . Clark dizia que Dan Gurney era o único piloto que se comparava a ele em velocidade e Gurney falou após o acidente de Hockenheim " Se ele morreu o que será de nós " .


Ayrton e o MacLaren

Com o Ayrton venci dezenas de vezes em Silverstone , de F.F e F 3 . Segurei o Patrese em Interlagos e o Manssel em Magni . Não tirei o pé no Japão , batendo na traseira de quem não teve a devida competência de fazer aquela curva de pé embaixo . Num livro que li sobre o Ayrton ele diz que a volta perfeita é como dar o nó na gravata e as duas pontas ficarem iguais , muito difícil ,
só que para ele não era impossível , lembro de inúmeras , a mais marcante aquela em Mónaco onde começou cada vez a andar mais rápido , até colocar mais de dois segundos em seu companheiro de equipe , Alain Prost .
As vezes começo a escrever alguma coisa e meu pensamento voa , ai deixo algo de lado , espero que entendam .

sábado, 27 de junho de 2009

Fangio

Nurburgring , 4 de Agosto de 1957 GP da Alemanha , Juan Manuel Fangio chega à ultima corrida do Campeonato já com seu quinto titulo conquistado , com sua Maserati tinha 25 pontos no campeonato contra 13 de Luigi Musso com Ferrari e 10 de Tony Brooks com Vanwall . Na classificação larga na pole , 15 segundos mais rápido que o recorde da pista , que era seu no GP de 1956 com o tempo de 9,41,6s .
Gri de Largada - 1ª fila .
Fangio Maserati 250 F 9.25.6s
Hawthorn Ferrari 801 9.28,4s
Behra Maserati 250 F 9,30,5s
Collins Ferrari 801 9,34,7s
Brooks Vanwall 9,36,1s
Schell Maserati 250 F 9,39,2s
Moss Vanwall 9,41,2s

Como se vê na classificação ,colocou quase três segundos no segundo colocado .



Na corrida Fangio largaria com meio tanque de combustível e pneus macios Pirelli sua parada estava programada para depois do meio da corrida onde abasteceria e trocaria os pneus , as Ferrari com pneus Engelbert não fariam paradas .
As duas Ferrari de Hawthorn e Collins largaram em sua frente , como ele vinha mais leve e bem mais rápido ultrapassou-as na terceira volta , começando a girar cada vez mais rápido na volta doze do circuito de 22,772 km vinha com 28s de vantagem , quando parou para reabastecer e trocar os pneus . A Maserati vinha treinando esta parada em 30s , só que na corrida durou demorados 58s , voltando Fangio cerca de 30s atrás das Ferrari . Ele já havia batido o recorde da pista por seis vezes , virando na volta mais rápida 9,29,5s quando de sua parada Collins abaixa seu tempo virando 9,28,9s .

Ai veio a loucura , tentando chegar aos ponteiros , abaixou o recorde da pista mais quatro vezes , nas voltas 17,18,19 e 20 quando virou absurdos 9,17,4 tempo 24 segundos mais rápido que o recorde de 1956 , 11s abaixo de sua Pole !!!! Este era o estilo Fangio , já campeão do mundo , consagrado , em sua ultima corrida , querendo o lugar que era seu , o primeiro .


Entrou na ultima volta em terceiro , com Hawthorn em 1º e Collins em 2º , na volta anterior já havia passado Collins que retomou a posição . Na Curva Norte entra por dentro de Collins e tomar- lhe em definitivo a segunda posição , e parte para cima de Hawthorn . Na descida que precede a curva Breidscheid encosta na Ferrari e passa Hawthorn na entrada desta curva . No vídeo vê-se a loucura que foi esta volta , com Fangio guiando como nunca , andando de lado , freando no limite , fazendo tudo que sabia e tinha aprendido nos seus 47 anos de vida .
Ao final no podiun vê-se a alegria de Hawthorn e Collins , como se não acreditassem que alguém poderia pilotar daquele modo .
Desta corrida Fangio disse "Nunca pilotei desta forma e não o faria novamente"

Classificação final da corrida .
1º Juan Manuel Fangio Maserati 3h30m38,3s
2º Mike Hawthorn Ferrari 3h30m41,9s
3º Peter Collins Ferrari 3h31m13,9s
4º Luigi Musso Ferrari 3h34m15,9s
5º Stirling Moss Vanwall 3h35m15,8s
6º Jean Behra Maserati 3h35m16,8s

http://www.youtube.com/watch?v=fubOA6Ub4rI

Agradeço ao Luiz Salomão a dica do video .