A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 14 de maio de 2009

MAGIA PURA


Ricardo , Crispim e eu.


Ontem à noite 13/5 aconteceu na F E I uma palestra do grande Bird Clemente, da qual escreverei e mostrarei as fotos na postagem posterior, tudo coordenado por meu amigo Ricardo Bock, professor na FEI de engenharia automotiva, e um apaixonado por automobilismo, juntos corremos e fizemos alguns carros. Foi muito bonito, encontrei lá D. Isabel, Rafael e Vera Bock, mãe filho e esposa de meu amigo, a noite já estava propensa a grandes emoções. Bird quando falou do Camilo conteve um soluço, e sua voz titubeou, eu olhava o Ricardo e ele estava visivelmente emocionado. Acabada a palestra eles desceram do podium, ops.. desculpe palco e fui abraçar o Ricardo, já que eu tinha chegado um pouco atrasado, nisto chega ninguém menos que Miguel Crispim Ladeira, nos abraçamos e quando ele foi abraçar o Ricardo viu em sua lapela um botton da DKW, mas não disse nada, percebendo o olhar o Ricardo tira o botton da lapela e dando para o Crispim fala " é seu, você merece", já com os olhos lacrimejantes, na hora o Crispim fala " põe na minha lapela", e o Ricardo sem condições me entrega o botton e diz "coloca você Rui", eu já estava emocionado, coloquei o botton com as mãos tremendo, e as lágrimas já escorrendo pelo rosto, ai passou um aluno do Ricardo e tirou esta foto. Foi um momento mágico, o Crispim com toda sua modéstia tentou falar alguma coisa, mais a emoção era muita. É Crispim você merece muito mais, você que com suas mãos mágicas e sua inteligência astuta ajudou a construir muitos dos campeões que ali estavam. Sei que você vai me ligar, mandar e-mail, sempre com sua grande modéstia , explicando que não fez sozinho e coisa e tal, mas sei também, agora falando por mim e tomando a liberdade de falar por meu amigo Ricardo, que você merece todas as homenagens deste mundo. 

sábado, 9 de maio de 2009

Correndo no Brasil


















O alemão Thomas Schilling é um apaixonado por corridas , não é um piloto profissional , mais mal chegou ao Brasil comprou um Prototipo Spider motor AP VW 2.000cc com 198hp , entregou sua preparação ao competente José Ferraz e já estreou este carro na categoria Força Livre , em sua primeira corrida chegou em 5º na geral e 2º na categoria levando para casa dois canecos . Na Alemanha começou a correr com um Logan na Copa Boerdesprint , todo equipamento emprestado , do carro ao macacão e as corridas aconteciam na pista de Oschersleben . No final do ano de 2005 comprou um Escort RS 2.000cc ano 1995 com 180 hp e correu um campeonato local no ano de 2006 terminando em 12º em . Lá conheceu e ficou amigo de Ralf Bohnhorst corredor de sidecar em GP , Alf Ahrens filho do grande piloto alemão Kurt Ahrens que corria com os 917 e foi o primeiro alemão a ganhar uma corrida neste grande PORSCHE e alem disso correu de tudo F1 , F2 turismo e Folker Miltz cujo pai andava de F3 na década de 1970 .

terça-feira, 5 de maio de 2009

UM BELO CARRO

À frente podemos ver os bocais de reabastecimento , e os radiadores .
O carro é todo bem feito .

O grande aerofolio traseiro e as saídas de ar .


O belo trabalho do Ferraz no sub-chassi traseiro onde podemos ver a suspensão indenpendente , o TURBO COMPRESSOR e as saidas de ar .



Ontem mostrei a ideia de um piloto e construtor o Bica Votnamis que por problemas na configuração não pode correr , hoje vou mostrar mais uma pagina da criação dos pilotos e preparadores brasileiros , quarenta anos separam as duas criações , oito campeonatos mundiais de pilotos , e um automobilismo que hoje no Brasil corre com diversas categorias , inclusive algumas internacionais .
Este PORSCHE 911 Carrera é uma prova da capacidade de nossos construtores em fazer bons carros . Foi feito pelo meu amigo José Ferraz para correr o Campeonato Brasileiro de Endurance
e por sinal muito bem feito . Seu chassi é de um VW de D3 , todo transformado , a suspensão dianteira é independente , na traseira foi feito um sub-chassi tubular para alojar o motor , cambio e a suspensão também independente , tem freios a disco nas quatro rodas , usa amortecedores SACHE à nitrogénio ( da Maserati ) , a carroceria de fibra tem somente 1.10m de altura , seu cokpit é muito bem feito e a posição de pilotagem muito boa , conta com regulagem interna das barras estabilizadoras , regulagem de balanço dos freios , enfim tudo pode trazer um moderno carro de corridas . Seu motor é um VW AP com 1.900cc bem trabalhado pelo Ferraz , usa injeção HAL TECH , bombas de gasolina eletricas e um Turbo Compressor .50 da GARRET trabalhando com 900g de pressão , no dinamómetro este motor alcançou a impressionante marca de 468hp . Na pista de Interlagos o Ferraz chegou no final do "Retão" à 7800rpm alcançando a velocidade de 268km/h . Como podemos ver é mais uma prova da capacidade de criação de nossos preparadores e pilotos , quarenta anos e muita tecnologia o separam do "Caçador de Estrelas" só que este carro vai correr , e bem , só esta a espera de patrocinadores .

VEJAM ELE ANDANDO http://www.youtube.com/watch?v=k6OdPBmbRik&feature=related

E o motor roncando http://www.youtube.com/watch?v=-HQmUGkJdiQ&feature=related

segunda-feira, 4 de maio de 2009

CAÇADORES DE ESTRELAS

"O Caçador de Estrelas sendo feito .
Esta é a parte traseira , veja as lindas rodas de cubo central.

O carro na pista , veja onde ia o piloto.

Na pista acelerando .

Reparem na posição do volante .

O pé do piloto ia no bico do carro .


Só quem já ouviu o ronco de um carro de corridas , já pilotou um , já correu , pode dizer desta paixão . Eu particularmente os conheci desde cedo , e toda vez que entrei numa oficina de preparação me senti em casa , o cheiro , o ar , peças , carros , pneus , câmbios , engrenagens , um carro de corridas no cavalete , a sensação é única . Pode ser um Formula , Prototipo ou Turismo a hora em que vemos aquele carro no ar é o mesmo que estar nas nuvens . Acredito que a maioria dos pilotos se sente assim , é difícil encontrar um ex piloto que não sinta saudades da época em que corria , eu particularmente só conheci um . Agora que tenho reencontrado tantos amigos vejo neles sempre o mesmo pensamento . Conheço centenas de pilotos , que pilotaram de F.1 até D. 1 a grande maioria apaixonado pelo que faz , grandes pilotos , campeões , pilotos médios , e até alicataões , em todos a mesma paixão . Qual deles nunca olhou seu carro sendo feito e disse "é campeão " ou " é o mais bonito da categoria ". Nestas fotos acima estamos vendo um sonho , Bica Votnamis idealizou no ano de 1967 um carro incrível , com motor central , Chevrolet Corvette , freios a disco etc . O único problema do carro foi a posição de pilotagem , à frente do eixo dianteiro , qualquer batida de frente e lá se ia o piloto . É claro que ele pensou nisto quando projetou o carro , mais ai entra a paixão , o sentimento de nada pode acontecer com a gente , a vontade de andar na frente . Alguém de bom senso proibiu este carro de correr , mais que teria sido incrível vê-lo na pista isto seria . Antes que me esqueça Bica deu a este carro o sintomático nome de "Caçador de estrelas" .
Dedico esta postagem a centenas de Caçadores de Estrelas que conheço e em especial a alguns amigos , Duran , Ferraz , Orlando , Amadeu , Pankowisk , Fabio Poppi , Fabio Levorin , Edo , Luiz , Chico , Crispim , Teleco , Jacob , Ricardo e a alguns outros que a esta altura caçam as estrelas bem de perto .