A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 13 de abril de 2009

PANCADAÇO

O VW D 3 do amigo J. Ramos .
O Passat D3 do Amadeu .

O VW do J. Ramos já no box .

Grandes pilotos , grandes pancadas , esta foi de meu amigo Amadeu Rodrigues , o ano 1981 num a prova de Hot Car - D 3 - , nesta época os VW , Passat e Gol corriam juntos . Hoje o Amadeu é dirigente de equipe na Stock Cars , mais até pouco tempo atrás foi piloto , e dos bons , e que eu me lembre correu em quase todas as categorias .
Sobre esta batida ele me contou muito tempo atraz , agora o José Ferraz me enviou as fotos de seu arquivo e juntos vamos contar o que sabemos da história . O Amadeu vinha disputando as primeiras colocações na corrida , a certa altura ao chegar em frente aos boxes , o carro do Samuca que ele vinha tentando ultrapassar veio mais por dentro , numa posição defensiva , o Amadeu abriu para direita , e saindo do vácuo tentou a ultrapassagem , ele só não contava com o carro do J. Ramos que ali estava parado depois de quebrar . Calculo que um Passat D 3 chegasse naquela parte de Interlagos a uns 210km/h e a batida foi de pé no fundo , vejam como ficou o carro do Ramos , o VW branco e amarelo e o Passat vermelho do Amadeu . Só lembro dele me contando que a certa altura depois da batida foi jogado para fora do carro , pois seu cinto se rompera e caiu em cima do bambeirinha que sinalizava à entrada da curva "UM" . Agora quem nos conta é o José Ferraz , " estava entrando nos boxes , o motor de meu VW havia tido um problema com as varetas de válvulas , elas tinham entortado , coisa comum em motores que giravam à 7500rpm . Saindo do carro me deparei com aquele alvoroço , e vi um corpo rolando no ar , correndo para o local do acidente , me deparei com o Amadeu no chão , e fiquei assustadissimo com a situação , nesta altura a corrida já estava paralisada e o resgate chegando ,foi ai que percebi que tinha mais uma pessoa a ser socorrida , era o bandeirinha , que estava atraz do guardrail na cura "UM" . Retornando ao meu box preocupado com meu amigo Amadeu , meu pessoal me perguntando de sua situação , e eu dizendo ," é muito feia " , pensando o carro bateu e capotou uns 200m , e ele ainda foi jogado do carro . Logo depois já no ambulatório , fiquei sabendo que ele já estava respirando sozinho e foi levado para o hospital . Graças a Deus nada de mais grave com ele tinha acontecido . "
Mesmo quebrando o Ferraz ainda foi quinto nesta prova , já que com bamdeira vermelha valem as posições da volta anterior .
Fotos e depoimento de meu amigo José Ferraz.

Bandeira Quadriculada

Olá,
Hoje, segunda-feira, coloquei a última e mais interessante parte da matéria sobre o GP Cidade de São Paulo de 1936, justamente a que contem as fotos, completamente inéditas, dessa corrida. Vejam lá: http://www.bandeiraquadriculada.com.br/GP Cidade de SP_1936 - e.htm
Abçs,
Paulo

quinta-feira, 9 de abril de 2009

TRÊS OPINIÕES

"Na FIA, não existe “Gol de Mão” Com a punição imposta ao piloto Lewis Hamilton, por prejudicar outro piloto ao mentir para os comissários e ainda, a possível punição da McLaren, pelo mesmo motivo, a FIA se apresenta como entidade exemplar na moralização do esporte. A entidade pode até errar em alguns posicionamentos, porém, tem se mostrado eficiente para tentar “elevar o nível” no esporte, haja vista outras penalizações, como a do Schumacher em 1997 que perdeu todos os pontos conquistados na temporada, perdendo assim também o vice-campeonato daquele ano por atitude antidesportiva (tentou tirar o piloto Jacques Villeneuve da pista). Infelizmente, não temos a mesma postura no futebol, onde dirigentes e jogadores fazem uma série de barbaridades, inclusive gols de mão (desrespeitando a primeira regra do futebol) e na semana seguinte, a única discussão que se vê nos jornais é se os juízes e bandeirinhas estariam bem posicionados ou não. Não se viu nenhuma punição ao atleta, que muitas vezes ainda é tido como “o bom, o esperto”, após enganar à todos, inclusive seus parceiros de profissão. Realmente é uma pena, pois com toda exposição do futebol, não podermos usa-lo como exemplo para poder educar nossos futuros atletas (e nossos filhos). Sergio Berti,Instrutor de Pilotagem e Direção Preventiva " http://www.direcaopreventiva.com.br/

Recebi do amigo Sergio este texto de seu blog , concordo com ele , a FIA tem que punir severamente os infratores , só acho que ela perdeu duas grandes oportunidades . A primeira ao não punir Alain Prost em 1989 , que jogou propositalmente seu MacLaren contra o de Ayrton Senna naquela chicane , puniu a FIA o Ayrton , que para sair daquela posição foi empurrado pelos comissários ( Bandeirinhas ) , errou nas duas situações . A outra ao não punir severamente Michael Schumacher quando ele propositalmente jogou seu carro contra o de Damon Hill na decisão do campeonato de 1995 , deveria a entidade ter cassado todos seus pontos por atitudes antiesportivas . Conversando com o Sérgio à pouco , comentei também da atitude do Zonta na primeira etapa da Stock , admiro o Zonta acho que é um grande piloto , só não gostei dos totós que ele deu no carro do Salustiano , no final o penalizado foi ele , duas vezes , ao perder o capô e ao ser desclassificado .

Também hoje meu amigo Carlos de Paula escreveu um texto sobre o mesmo tema , respeito e muito a opinião dos dois , porem me identifico mais com a do Carlos . Leiam em seu blog ..........

http://brazilexporters.com/blog/index.php?blog=5 .

Concordo com eles , só não discuto futebol , pois o Carlos é Santista e o Sergio Palmeirense , como poderia um tricampeão Tricolor como eu falar de futebol com quem ainda está remando para alcançar nossos titulos .

terça-feira, 7 de abril de 2009

Édo , corredor e pizzaiolo .

Foto meu arquivo , Edo e o Lorena GT perseguido po Ronald Berg VW D3
Foto site Lorena GT , Édo e Freddy O`HARA no Lorena GT Stachini 6º lugar na geral nas 12 Horas de Interlagos 1971 .
Clique no jornal para expandir .

Conheci o Édo em 1971 na minha corrida de estreia , ele já era veterano , na primeira foto brigando com o Ronald Berg neste dia em que ele foi segundo nas duas provas que disputou , chegando atrás apenas de nosso amigo Jacob Kourozan . Na segunda foto o Lorena Stachini com que Édo e Freddy O`Hara correram as Doze Horas de Interlagos no ano de 1971 , já como piloto graduado . Esta e outras corridas deles podemos ver em http://www.webng.com/lorenagt/reportagens.htm . Deve ter sido uma loucura a corrida junto com o Freddy , um grande camarada , amigão que também nos deixou antes da bandeirada final , chegaram em sexto , brigando com os maiores nomes do automobilismo da época . Agora alem de tudo ele é também "pizzaiolo" . Vai lá Édo , aguardamos umas de suas histórias .!!!