A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 23 de março de 2009

CAMPEÕES SEM TITULO II - A VOLTA DA RAZÃO

Beltoise e a BRM a caminho da vitoria , Monaco 1973
Ayrton e a Tolemman , a 1ª vitória lhe foi tirada .

Ayrton e a Lotus em Portugal , a vitória .


Dirigente tem cada ideia !!!!! Às vezes eles não tem nenhuma , outras como esta de dar ao piloto com maior numero de vitorias o titulo da F 1 . Eles não pilotam , não tem que frear no limite com outro "maluco " atraz ou ao lado ,não fazem a Eau Rouge cravado com um "bando" atraz ou tentando chegar em um carro mais rápido à frente . Não rodam a 250 km/h numa bela curva de alta tentando ganhar 0,10 de segundo , não largam com todos aqueles "malucos" tentando ganhar posições , ou ameaçar a sua conseguida a duras penas , e principalmente , não morrem em uma pista de corridas .
Conheci alguns bons dirigentes , deles ainda vou escrever . Me parece que o mentor da F Truck aqui no Brasil foi um grande dirigente , o pessoal que dirige a Stock e a Porsche Cup .
Acontece que apesar de falarem de profissionalismo , macacões anti chamas , capacetes etc , a maioria dos pilotos são "malucos" , a grande maioria ama o que faz , cheiro de combustível , borracha , aquele frenezi , um barulho ensurdecedor , sempre acha que vai ultrapassar quem está à frente ou segurar quem vem atrás , sempre tentando ganhar aquele décimo de segundo que às vezes faz a diferença .
Imaginem no sistema de vitorias , ao chegar a ultima prova do campeonato , Hamilton , Kubica , Buton , Vettel e Massa com três vitórias cada , seria uma corrida espetacular , só que ia terminar em pancada , e se tudo desse certo ninguém se machucaria , e se desse mal ?
Talvez a F.I.S.A tenha voltado ao bom senso , bom senso que não teve ao dar o titulo de 1989 ao francês , quando ele jogou seu carro contra o do Ayrton naquela chicane , provocando ela aquele terrível acidente do ano seguinte . Ou não punindo exemplarmente o Schummi , que ao jogar propositalmente seu carro contra o de Damon Hill tirou-lhe o titulo mundial .
Já escrevi muito , e talvez muita bobagem , mais é o que penso , é a visão que tenho do esporte .
Por que "CAMPEÕES SEM TITULO II ", queria comentar a batida do Alemão contra o Hill e escrever de novo sobre o Ayrton , e ainda lembrar de um baita piloto francês , que conheci aqui no Brasil , Jean Pierre Beltoise , fui e ainda sou seu admirador , motociclista desde a juventude ,começou sua carreira em motos depois nos carros foi a esperança da França ter um campeão , só que nas 12 Horas de Rheins sofreu um terrível acidente quando pilotava um Rene Bonnet , vendo-o colocar seu capacete com aquele braço que não esticava me perguntava como ele conseguia dirigir um F 1 . Mais naquele G.P de Monaco em 1972 veio a chuva , a chuva que nivela os carros e destaca os pilotos excepcionais Ayrton , Vettel , Peterson etc etc , Boltoise tomou a ponta na largada de um Ickx sem ter o que fazer com sua Ferrari e dominou as 80 voltas da corrida com sua BRM que não era favorita . Debaixo de chuva deu um show , lembro que assistindo a corrida pela T.V. as vezes fechava um olho como se assim pudesse conter minha ânsia , quando ele vinha de lado ou dava alguma escapada . Quando veio a quadriculada acho que eu estava mais cansado do que ele . O interessante é que 12 anos depois o mesmo Ickx , que não havia segurado o Beltoise naquela largada , tenha antecipado a bandeirada final , negando a Ayrton o que seria sua primeira vitória na F 1 , ainda bem que era o Ayrton , Portugal no ano seguinte viu uma de suas mais belas vitórias , quando sob a mesma chuva que nivela os equipamentos proporcionou a ele a primeira vitória de sua carreira , abrindo "apenas" 62 segundos do segundo colocado .



sexta-feira, 20 de março de 2009

HISTÓRIA

I Grande Prêmio Cidade de São Paulo
12 de julho de 1936 / Circuito do Jardim América Clique e conheça a história dessa prova

Desde que comecei a escrever este blog , sempre que preciso fazer alguma consulta busco nas páginas de dois amigos historiadores as respostas , um é o Carlos de Paula o outro é o Paulo Peralta .
Agora , depois de muitas pesquisas o Paulo Peralta escreveu magnificamente a história do primeiro grande prêmio corrido na cidade de São Paulo , é uma obra que ele está colocando em seu site http://www.bandeiraquadriculada.com.br/ . Ao começar a ler dois dias atrás fiquei até emocionado , tal foi a descrição feita por esse historiador dos acontecimentos que precederam a corrida .
Parabéns Paulo

quinta-feira, 19 de março de 2009

MAIS QUE CAMPEÕES

Moss
Amon

Ronnie, Emerson , Stewart


Ayrton
Muito está se escrevendo sob o novo método pelo qual vai ser declarado o novo campeão do mundo de F 1 , vai privilegiar as vitórias . Muito se escreve , dos pilotos do passado que perderiam ou ganhariam o titulo se a forma escolhida fosse a atual . Para mim nada vai mudar , meus campeões de F1 serão sempre os mesmos , no primeiro campeonato o que se viu foi a vitória de Giusepe Farina um piloto com certa idade e que tinha sido um grande campeão antes da 2ª guerra . Ai vieram os grandes botas da época , o grande Fangio e Alberto Ascari que era tido como o piloto mais rápido de sua época . Dos grandes pilotos da F 1 desde seu começo alguns não conseguiram o titulo , pouco importa , ficaram em nossas memorias . Stirling Moss não foi campeão , ganhou em todas categorias que participou , com 23 anos já andava na frente de Fangio quando os dois estavam na Mercedes , só não consegui o titulo . Mais um titulo para Clark , não precisa , fora os que ele perdeu em quebras , para mim junto a Ayrton o maior piloto de F 1 desde sua criação . E o Rindt , buscou o titulo por anos , e após sua morte só foi campeão póstumo graças a um certo "Rato" que estreando na F 1 aquele ano conseguiu uma tão merecida vitória nos E.U.A dando o titulo a seu companheiro de equipe . Depois um neozelandês rápidissimo chamado Chris Amon , por anos lutou no pelotão da frente , nunca venceu sequer uma corrida , mais para mim o Carlos e mais um pelotão de admiradores , está em nossa memoria como um verdadeiro campeão . E Ronnie Peterson companheiro de Emerson na Lotus em 1973 , já´vinha despontando como um dos mais rápidos de todos tempos . E o que dizer dos títulos deixados de serem ganhos pelo Emerson , ao concretizar seu sonho de uma equipe brasileira . O Piquet , sua carreira para mim se resume no titulo de capa da revista italiana AutoSprint quando venceu seu primeiro campeonato "IL Zingaro é Re " é o que foi a carreira deste grande campeão . E o Ayrton , para mim campeão de fato e de direito daquele ano de 1989 , tirado da pista numa manobra proposital e covarde , no GP do Japão , voltou a pista para dar seu show de sempre e seu titulo só lhe foi tirado no tapetão por um dirigente , cujo nome já entrou para o lixo da história . Depois 1990 na mesma pista , o troco do campeão , a 300 km/h , aquela manobra talvez o Clark não faria , os tempos eram outros , lavou a alma não só dos torcedores brasileiros como também de Australianos , Ingleses , Jamaicanos , Portugueses , Italianos , todos seus milhões , talvez bilhões de fãs . Quem vai ser campeão este ano ? Não sei , a única certeza é que vai ser o piloto que tiver maior numero de vitórias . Outra certeza , é difícil quase impossível um "alicatão" vencer uma corrida de F1 .




quarta-feira, 18 de março de 2009

CAIXA TRÊS

Duran quase a meu lado ,já embalado .
Alguns metros a diante ele está já na minha frente .

Na tomada da "FERRADURA" um monte de carros já me ultrapassaram .

Vivo escrevendo que a CAIXA TRÊS , atrapalhava minhas largadas , agora nos arquivos do Duran e do Orlando achei algumas fotos de largadas e vou mostrar o que acontecia . Em primeiro lugar , a CAIXA TRÊS foi uma criação de ninguém menos que o grande Crispin ,eram feitas pela M.M que comercializava os Pumas e tinha uma equipe de corridas . Sendo as relações de cambio de um VW normal , feitas para andar na rua , a 1ª marcha era curta para aproveitar a potencia do motor nas saídas , e as outras marchas seguiam até a quarta , feita para andar em estradas , a distancia de relações entre elas era enorme , o que em corridas , com um motor que girava absurdamente mais , eram impraticaveis . Que eu saiba o Crispin fez a caixa 1 , 2 e 3 , que poderiam ser usadas com diferentes relações de coroa e pinhão , a 8/31 , 8/33 , e 8/35 adequando o cambio à pista onde fosse realizada a corrida , alem disso existiam varias relações de 3ª e 4ª marchas , lembro que a 4ª que usava nesta época era 0.96 . A CAIXA TRÊS possuía uma primeira e segunda marchas longuíssimas , aproximando as quatro marchas , assim podendo aproveitar melhor a curva de potencia do motor e usar marchas especificas em curvas especificas . Muitas vezes usei a CAIXA TRÊS com diferencial 8/31 o que em um motor que girava à 7500 RPM , levava a 1ª marcha com os slics de aro 13 da Pneubrás e 20 de altura alcançar absurdos 100/105km/h . Depois que o carro embalava era uma delicia , em Interlagos a tocada era assim . "UM e DOIS" 4ª , "TRÊS" 3ª , primeira perna da "FERRADURA" entrada em 4ª 3ª na tangencia e 2ª já na tomada da perna a esquerda , "SUBIDA do LAGO" ( eta curva complicada ) entrada em 4ª e no meio da curva 3ª , "SOL" que maravilha de curva 4ª , "SARGENTO " 2ª , "LARANJA" 3ª , entrada do "S" 1ª segunda perna a esquerda 2ª , "BICO do PATO " 1ª , "JUNÇÃO" na entrada e logo a seguir 3ª , sendo a 4ª engatada no antigo "CAFÉ" . Era muito bom de guiar , lógico feito pelo Crispin !! só que a largada era complicada , o motor tinha que ser mantido em giro alto , senão os WEBER 48 encharcavam as velas e sua corrida acabava ai , a hora que abria o sinal verde era uma loucura , todo mundo te passava e você ali controlando os giros do motor e a embreagem , que não podia ser solta de cara , mais sim aos poucos , com o motor em giro alto . Nas fotos acima dá para observar , na primeira estou a poucos metros da largada com o Duran atrás de mim , na segunda ele já me ultrapassou e os de trás estão chegando , já na tomada da "FERRADURA" estou atrás de todos aqueles carros . Ai tinha de andar forte o tempo todo para descontar o tempo perdido na largada . Sei que a criação do Crispin foi ótima , só que os Pumas , eram mais leves , e as corridas mais longas , era muito bom guiar com elas , só que nos VW elas davam este trabalho todo .
Fotos arquivo Duran e Orlando Belmonte Jr
Dia 06/04/2009 de Miguel Crispim Ladeira :" Rui , gostaria de esclarecer que as caixas de câmbio especiais que fizemos na Puma , contou com a participação do Jorge Lettry e também do Alberto Blazek , que foi quem construiu as engrenagens em sua fábrica próximo da estação da Luz ou seja
não fui eu que desenvolvi sozinho certo . Um grande abraço , Crispim .