A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 4 de março de 2009

GRANDES PREPARADORES

Roger Rezny, e o FITTI-VÊ
Roger , Emerson , Darci e Chico Rosa e o FITTI-VÊ

Um de seus AC chegando a frente de uma ALFA
O Brasil teve grandes preparadores , desde o Bonnini que fazia carreteras rápidissimas , o Clovis Moraes que alem de preparador era um piloto de primeira ídolo dos gaúchos e de todos nós que o vimos pilotar . O Miguel Crispin , grande personagem um cavalheiro , só quem como eu o ouviu contar a história do record do Carcará e outras tantas pode se dar conta do trabalho e dedicação com que ele se lançava aos projetos . O Chapa , meu preparador de motores , com ele ficava horas , vendo-o enquadrar um comando de válvulas , coisa que faz como poucos . Deles ainda escreverei muito . Hoje quero dedicar esta postagem ao grande Roger Rezny# , na minha juventude ele era o grande nome na preparação de motores , desde os FITTI-VÊ dos irmãos Fittipaldi , passando pelos AC de Angi Munhos , Zé Pedro Chateaubriant ( grande cara ) , trabalhou motores também para o Chico Lameirão ( outro grande cara ) Marivaldo Fernandes e outros tantos pilotos que com seus motores ganharam muitas corridas . Já falecido deixo a ele aqui minha homenagem , e a tristeza de nunca ter pilotado com um de seus motores .

sábado, 21 de fevereiro de 2009

GLORIA IMORTAL AOS VENCEDORES DAS MIL MILHAS BRASILEIRAS

Direto da casa do Victorio e seu filho Marcelo Azzalin depois de uma hora de papo , não poderia deixar de escrever alguma coisa , antes de chegar aqui atrasado , foram três horas de papo com o Carlos de Paula , que a esta hora deve estar voando para Miami . Ouvir o Victorio é voltar no tempo , é relembrar uma época saudosa de nossa vida . Ele me falou de de seu irmão Rubens Azzalin , que correu com uma CISITÁLIA 1300 cc , do Justino de Maio vencedor com ele das MIL MILHAS de 1965 , seu grande amigo e segundo ele um ótimo piloto tão rápido quanto ele . Das MIL MILHAS que correu com o Expedito Marazzi e de um monte de amigos , Ayres Bueno Vidal , Nelson Marcilio , filho do Totó , segundo ele todos grandes pilotos aqui do Tatuapé e todos segundo ele "grandes xaropes" . Estou aqui escrevendo e o Victorio me contando suas histórias , agora é do Ayres , que foi correr em Araraquara com um STUDBAKER e o Victório foi com um DKW , como o Ayres tinha que marcar pontos , começou a andar muito forte e acabou batendo numa estátua na frente do estádio que tinha acabado de ser inaugurada , ele ri muito e diz que que o motivo da batida foi uma suspensão quebrada . Ele já me contou como tomou a ponta nas MIL MILHAS de 65 , do gaúcho Victorio Andreatta , que naquela prova fazia dupla com seu pai Catarino , dois grandes pilotos gaúchos sendo o Catarino vencedor das M.M de 57 , junto com Breno Fornari . A ultrapassagem foi na curva Ferradura , na entrada da segunda perna tendo Victorio Andreata batido na traseira de seu carro . Ouvindo aqui ele contando , seus olhos brilhando parece que foi ontem . Aguardem que ai vem com fotos e tudo toda história daquelas MIL MILHAS .
O Marcelo e eu assinamos em baixo . Só faltou o Fabio , para completar .

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

CARRETERA FIAT

CARRETERA FIAT foto Julio Carone

Esta carretera FIAT correu na década de 50/60 a seguir sua descrição feita pelo Victorio Azzalin.

" Ela era muito rápida , foi feita pelo Luciano Bonini depois vendida ao Emilio Zambelo e Rugero Peruzzi que correram com ela . O Bonnini a construiu num chassi de FIAT Millecento e sua carroceria era de um FIAT Topolino , seu motor um FIAT com cabeçote STANGUELINI 1.300cc 4 cilindros com duplo comando no cabeçote , rapidíssimo , em 64 ou 63 ela chegou a liderar uma MIL MILHAS , e sempre nos deu muito trabalho nas corridas , já que era pequena , ágil e andava muito bem , mesmo entre as carreteras de maior potencia .O Bonini foi um otimo construtor , só que não tinha condições de competir com seus carros , então construía e vendia ."

Grande Victório , obrigado mais uma vez.E de novo obrigado Manoel Diegues . E para o pessoal da PAPERSLOTCAR , quero ver uma réplica dela .

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

FITTIPALDI

Emerson , Wilson , Chico Rosa e os FITTI Vê
Em poucos anos ele seria Campeão do Mundo de F 1

Transportando o F Vê e o KG PORSCHE
Roger Rezny, Emerson , Darcy , Chico Rosa
Agradeço aos amigos Manoel Diegues e Julio Carone , por estas fotos .
Escrever sobre o Emerson é um pouco difícil ou muito fácil , seria chover no molhado contar sua carreira e suas vitórias . Assim sendo escrevo como fã . Vemos nestas fotos seu inicio de carreira junto a seu irmão Wilsinho quando eles corriam de Formula Vê junto a eles sempre Chico Rosa . Poucos anos depois ele já estaria na Europa correndo de F. FORD e pouquíssimos anos após sua estreia na F.F ele já estaria na F 1 . Bi-campeão do mundo em F1 montou com seu irmão a COOPERSUCAR-FITTIPALDI , um sonho dos dois , uma equipe brasileira de F1 . Depois do fracasso desta equipe , muita gente dizia " o Emerson acabou " , motivo de gozação para alguns seres mal intencionados e que na vida nada fizeram , pegou seu boné e recomeçou sua carreira nos E.U.A correndo na F INDY . Lá virou ídolo ganhou outro monte de corridas e duas vezes INDIANAPOLIS . Este é o Emerson ídolo de todos nós .