A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

FITTIPALDI

Emerson , Wilson , Chico Rosa e os FITTI Vê
Em poucos anos ele seria Campeão do Mundo de F 1

Transportando o F Vê e o KG PORSCHE
Roger Rezny, Emerson , Darcy , Chico Rosa
Agradeço aos amigos Manoel Diegues e Julio Carone , por estas fotos .
Escrever sobre o Emerson é um pouco difícil ou muito fácil , seria chover no molhado contar sua carreira e suas vitórias . Assim sendo escrevo como fã . Vemos nestas fotos seu inicio de carreira junto a seu irmão Wilsinho quando eles corriam de Formula Vê junto a eles sempre Chico Rosa . Poucos anos depois ele já estaria na Europa correndo de F. FORD e pouquíssimos anos após sua estreia na F.F ele já estaria na F 1 . Bi-campeão do mundo em F1 montou com seu irmão a COOPERSUCAR-FITTIPALDI , um sonho dos dois , uma equipe brasileira de F1 . Depois do fracasso desta equipe , muita gente dizia " o Emerson acabou " , motivo de gozação para alguns seres mal intencionados e que na vida nada fizeram , pegou seu boné e recomeçou sua carreira nos E.U.A correndo na F INDY . Lá virou ídolo ganhou outro monte de corridas e duas vezes INDIANAPOLIS . Este é o Emerson ídolo de todos nós .

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

PAPELÃO



A 50 de Justino e Vitório , a 18 do Camilo e a BMW spider da CEBEM que foi pilotada pelo grande Ciro Cayres












Parece impossível mais o pessoal da Paperslotcar , consegue fazer essas réplicas de papelão , o Fábio seu pai Nelson e outros "malucos" fazem Fuscas , formulas , caminhões e principalmente carreteras , todos recortados de papelão e o melhor é que andam em pistas de Autorama e andam forte , eles promovem corridas só de replicas ,à noite com faróis ligados é uma maravilha .

Tenho outros amigos que correm ou lidam com slot car , o Homero seu filho Chico , o Jacob Kourozan e outros , só que para mim é AUTORAMA mesmo , escrevendo deles lembrei de um fato .

No começo dos anos 1960 eu tinha uma pista de quatro fendas , feita toda de madeira como estas de agora , em 64/65 entrei no Colégio Paes Leme , na esquina da Augusta com a Paulista e lá conheci o Júlio Caio de Azevedo Marques que também tinha uma pista igual a minha , só que a reta da dele era maior . E começamos a realizar competições . O grande problema é que elas sempre terminavam em briga , invariavelmente .

Certa vez na casa do Júlio , ele morava na R Banibas perto da praça Panamericana e eu na R Morro Verde no Pacaembu , fizemos uma competição com carreteras , eu tinha uma DKW feita num chassi COX de GT 40 , parecia a MICKEY MOUSE . A corrida transcorria em certa harmonia , até que não sei o motivo mais minha carretera foi parar na testa do Júlio , ai começou a confusão , não sei por que , no desenho MIKEY MOUSE também voava . Terminamos esta corrida , o Carlos Alberto meu amigo e eu indo embora para casa a pé , não deu nem para ligar para D. Arinda ir nos buscar . No caminho , que era longo , tivemos de ir até a Rebouças para pegar um taxi , e já era noite , o Carlos reclamava "tinha que acertar a testa dele " e nós andando com todas nossas tralhas na mão .

O Júlio é meu amigo até hoje , embora não o veja a muito tempo . Lembro que no meu ultimo pódio no automobilismo , recebi de suas mãos meu troféu .











sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Dante Di Camilo

O Dante esta precisando de doação de sangue , acesse http://paperslotcar.blogspot.com/ e saiba mais . Força Dante .

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Victório Azzalin


A esquerda Victório e a MASERATI LANCIA comprada de Euclides Pinheiro , cenas das Mil Milhas e a direita embaixo a 50 nos boxes.




Hoje pela manhã tive uma surpresa , a Cláudia me diz "ligou o Sr Victório Azzalin " , meu coração disparou , não o conhecia pessoalmente , mais ouvi várias histórias suas contadas pelo Expedito Marazzi , liguei de volta e conversei com o piloto que ganhou junto com Justino de Maio as Mil Milhas de 1965 . Este encontro só foi possível por obra do Fabio Poppi que me colocou em contato com Marcelo Azzalim filho do Campeão . Simpático conversamos um pouco e fiquei de ligar à tarde , confesso que fiquei emocionado , quantas vezes eu havia guiado aquela carretera pensando nele e no Justino , quantas histórias já ouvi daquelas Mil Milhas e agora falava com o Herói daquela vitória . Vitório você e eu ainda vamos correr juntos uma Mil Milhas , duro vai ser conter a emoção . O relato a seguir é da preparação para as Mil Milhas , a história da corrida em si vem em outra postagem , com tudo que ela merece .
" Comprei a carretera do Caetano Damiani , eu queria a 34 só que ele não quis me vender . Levei ela para oficina , estava acabada , e comecei a refazê-la . Um dia aparece o Justino e me convida para correr as Mil Milhas . Levamos a carretera para sua bela oficina , onde pusemos um motor Corvette bem forte e com ajuda do Gordinho mecânico de primeira terminamos a preparação . Lembro daquele motor , era tão forte que nem o contagiros aguentava , acabamos correndo sem , os freios , ora , na hora de frear ela passarinhava , ia de um lado para outro , mais uma coisa era certa ela andava muito "
Victorio obrigado por este depoimento , em meu nome , do Fabio Poppi e de todos seus admiradores .