A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Formula 3 – Hoje

 


 Pode ser que esteja muito enganado, afinal sobre a Formula 3 dos anos 1970 escrevo de memoria e lá se vão cinquenta anos. Em 1973 ou 74 recebi uma carta de meu amigo Teleco – Luiz Antonio Siqueira Veiga -, nela conta que depois de sua temporada de estreia na categoria, correndo com um March, havia recebido uma oferta para correr a temporada seguinte pela equipe oficial da marca, e que deveria levar um patrocínio de US$25.000,00, algo que corrigido para os dias atuais seria em torno de US$185.000,00, para correr os principais campeonatos ingleses e o europeu. No contrato tudo incluso, carro, motor, pneus, inscrições, viagens, menos suas despesas pessoais, seria o segundo patrocínio já que a March corria com as cores da STP.

No final do ano quando ele voltou ao Brasil conversamos muito, revimos o orçamento, e as possibilidades dele nos campeonatos.

Na época fabricávamos um salgadinho, líder de vendas do seguimento e em nossa verba publicitária destinada a ele caberia muito bem tal alternativa e mais os custos de divulgação aqui no Brasil, infelizmente para meu amigo, e para mim, o projeto não avançou.

Nesta época amigos que corriam na F3, FF e outras categorias de fórmula com equipes próprias, geralmente tinham o carro, obviamente, no máximo dois motores e poucas peças de reposição, uma carreta, carro de apoio, um mecânico, e assim se mandavam num mesmo final de semana para uma ou duas corridas, nas pistas os fornecedores de equipamentos, motores e outros, sempre estavam presentes para vender seu produtos. Neste ponto não posso deixar de pensar e homenagear o saudoso amigo Antônio Ferreirinha que nesta época ajudou a muitos.

Havia uns dez fabricantes de chassis, cinco ou seis montadoras que forneciam motores homologados, e uma ou duas dezenas de preparadores desses motores. A guerra entre eles era ferrenha.

Pilotos e mecânicos tinham que acertar seus carros em muitos itens, da calibragem dos pneus até o ângulo das asas, daí saíram os grandes acertadores como Emerson e Nelson.

E hoje?

Bem, outra vez vou escrever sem pesquisar a fundo, apenas que mostrar como tudo mudou. Depois de 2007 se não me engano, um campeonato mundial foi estabelecido, as corridas dez ou doze, em datas do Mundial de F.Um, onde segundo a FIA os pilotos teriam grande visibilidade, os grandes chefes da F.Um poderiam observá-los. Fora outros campeonatos disputados mundo afora.

Para este modesto observador o primeiro grande erro foi tornar a categoria monomarca, coisa que sou totalmente contra. O chassi deve ser o Dallara, o motor Mecachrome, cambio Hewland, pneus Pirelli, ora, o pacote já vem pronto, e onde vamos buscar a verdadeira competição, onde a capacidade de acerto de um equipamento vinha da equipe e do piloto, para mim tudo nivelado por baixo.

As grandes equipes da F.Um também estão presentes neste mundial, como na F.2, geralmente patrocinam pilotos desde o kart, como o caso de Hamilton e tantos outros. Hoje um certo Candango, chegado de longe, tendo em duas temporadas trabalhado com afinco, acertado carros e motores com sua esperteza nata nem seria notado, aliás, nem um certo Rato, ou Pace, ou Wilsinho, ou Ayrton..

Valeu Walter!




O pacote com o chassi Dallara F3-2009 rodando, com cambio Hewland de seis marchas, o motor Mecachrome V6 de 3,4 litros e 380 hps custa cerca de duzentos mil euros, e o mundial com as corridas precedendo as de F.Um cerca de um milhão de euros, vejam que é mais de cinco vezes o valor que cito acima para o começo da década de 1970.

Minha critica à monomarca desta forma é que nivela por baixo tudo, vejam que a Super-Vê, V, Fórmula Ford, Fiat e outras usavam motores de cada uma das marcas, massssss ... com chassis de várias procedências, aqui no Brasil projetados e feitos por entre entre outros por meus amigos Ferreirinha, Minelli, Avallone e Ricardo Achcar que com seu Polar, totalmente projetado e feito no Brasil dominou a categoria, inclusive sobre os Austro-Kaimann importados. Além dos grandes preparadores que nela atuaram, como os amigos Ferreirinha, Manduca, Chapa, Jr Lara, Gigante e tantos outros.

É ... hoje a mesmice tomou conta, tem até um príncipe, presidente de nossa máxima entidade, que gosta de aparecer mais que os verdadeiros atores do circo. Comissários que repreendem pilotos que falam palavrões nos rádios em situações de estresse, e atuam de forma atabalhoada quando fazem valer regras absurdas.

 

Escrevendo vou lembrando dos amigos; Ao Manduca, Chapa, Teleco. Baixinho e Ferreirinha, foi bom demais dividir tantas com vocês, ficou a lembrança e a saudade.

 

Abraços a todos.

 

Rui Amaral Jr   


7 comentários:

  1. Texto melhor que esse é impossível 👏👏👏

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  2. Que maravilha Rui, ver o Emerson e sua Lotus abrindo a matéria... perfeito o texto, digno de quem vive o automobilismo não apenas como espectador, mas como protagonista... tudo mudou, a F1 é um negócio de poucas equipes e muito dinheiro nos bastidores.
    Mas falta coração, emoção... tudo é artificial, bem diferente daqueles anos 1070 quando os pilotos sentavam numa banheira de gasolina e buscavam os resultados na bota.m na coragem. Falando nome feio rsrsrsrs
    Abraço meu amigo e todos aqueles que formam um grid saudosista e maravilhoso!!!

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    1. Muito obrigado Danilão, forte e fraterno abraço.

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  3. Pois é... o pior é que n ão me parece saudosismo...

    A Fórmula 1 de hoje recusar a inscrição de uma equipe como a Andretti soa como coisa de criança: se é esporte, se é competição, quem quiser entra e compete, que vença o melhor. Se as equipes podem vetar competidores, vira um showzinho, estilo globetroters, que dão demonstrações, mas que não competem.

    A lista dos caras que, entre 1968 e 1974 foram para a Europa vencer corridas, começando com Avallone e sua carteirinha de piloto britânico, passando por Luis Pereira Bueno, Ricardo Achcar, Francisco Lameir ão, os queridos Emerson e Wilson, Carlos Pace (que pegou o avião errado no dia errado, bem na hora em que acertou o Brabham Alfa), Jose Pedro Chateaubriand, Teleco, é uma lsta de feras MUITO feras, que o HISTÓRIAS resgata nessa sequencia sbre F órmula 3.

    Correndo o risco de ser muito injusto, eu (que sou tiete do Lameir ão), colocaria o Achcar no topo do podium porque, vendo que a vaga de piloto seria comercialmente inviável para ele, construiu o Polar, o melhor monoposto brasileiro.

    Valeu, Rui!

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    1. E não é Walter! A história da equipe Andretti que vc lembrou é apenas uma pequena parte da situação. Hoje e F.Um é de um fundo norte americano, a FIA dirigida por um principe dos Emirados Arabes e não se interessam por uma equipe americana cobstituida por um dos maiores nomes do automobilismo mundial, tem caroço neste angú!
      Entre os preparadores esqueci o nome de um grande amigo, amanhã conto mais.
      Abração

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  4. Bela reflexão sobre o automobilismo mundial atual e bela lembrança de nossos amigos que fizeram parte no automilismo especial meus amigos chapa e Minelli, que convivi com eles ndivvisao 3e fvea época de ouro da D33

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Rui Amaral Jr