A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

domingo, 23 de abril de 2023

FIRESTONE ou GOODYER

 

A polêmica chegada, #2 McLaren/Amon, #1 Miles/Hulme, # 5 Bucknum/Hutcherson. Quem venceu? Oras quem primeiro recebeu a bandeirada, mas parece que o combinado era outro, um dia contamos.



Nos anos sessenta, os fabricantes de pneus faziam seus acordos tratando diretamente com os pilotos e não com as equipes. Nas 24 Horas de Le Mans de 1966, os pilotos da Shelby American Inc. tinham opções diferentes. Bruce McLaren e Chris Amon eram pilotos Firestone e Ken Miles e Denny Hulme, iam de Goodyear. Todos sabemos que a dupla de "Kiwis", Bruce e Chris foi a vencedora polêmica da prova e eles largaram com seus Firestones no GT-40 mas terminaram com os...Goodyear?!




Pista úmida, os pneus Goodyear eram superiores aos Firestone nestas condições. O esperto Bruce McLaren percebeu que tinham um problema quando notou seus Firestone dechapando na Reta Mulsanne, a mais de 338 km/h. A situação exigia uma atitude rápida e McLaren pessoalmente foi negociar a troca das gomas, numa das vezes em que passou o volante a Chris Amon. Trato feito, era preciso tirar o atraso na pista e lá foi Amon meter o pé no porão, depois de Bruce gritar para ele quando saiu dos boxes: "Go like Hell!!"


 Nessa foto, podemos os quatro pilotos da Shelby American e o brincalhão Ken Miles está destapando o macacão de McLaren, para mostrar o "sticker" da Firestone em seu peito, embora todos estejam com o abrigo da Goodyear...


Com sua mulher Henry Ford II e os vencedores. Era tudo mais simples, mais bonito. 


Milles

Carlos Henrique Mércio - Caranguejo




2 comentários:

  1. Que história! Trocar de marca de pneu durante a prova, uma loucura total.

    Só mesmo o McLaren para aprontar uma dessa.

    " Era tudo mais simples, mais bonito." Isso aí! Imaginem o presidente da Ford em cima de um tablado de compensado, sem glamour, sem marcas, só isso: um tablado de compensado. Uma história assim, bruta, vira filmes e mais filmes, ao passo que a chatice anódina de hoje, não vira muita coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duas coisinhas Walter...Assistia uma categoria de formula quando o locutor disse de um piloto "vai para Europa com seu preparador fisíco, massagista e ..." na outra depois do podiun antes de subir no carro veio alguém da equipe e colocou um tapete no local, obiviamente com o logo do patrocinador!
      Para vc meu amigo só digo uma coisa, citando Eduardo Dusek, grande figura, "acorda, me trás um café que o mundo acabou..."

      Excluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr