A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 4 de agosto de 2020

F1 - eis por que Senna não foi para a Ferrari. Prost bypassou a hierarquia e se fez recontratar pelo Agnelli.

Ayrton e Luca

 "O então presidente Pietro Fusaro revela os verdadeiros motivos. Estava tudo pronto! Senna deveria ir para a Ferrari em 1991 depois de ter vencido seu segundo campeonato. Teria sido a apoteose, mas alguma coisa deu errado. Na primavera de 1990, Cesare Fiorio já tinha feito os contatos iniciais com o brasileiro. Fiorio apresentou o acordo para a cúpula da Ferrari e para o grupo FIAT, em detalhes, mas a assinatura nunca veio. E por que não veio, explica Fusaro: "O contrato estava nas minhas mãos, mas o Alain Prost não respeitando a hierarquia, pediu um encontro com o Agnelli. Na saída desse encontro, Prost declarou oficialmente que estava recontratado para a temporada de 1991. Fusaro diz que foi pego no contrapé por essa declaração e, por respeito a hierarquia da empresa, consultou Cesare Romiti quanto a assinatura no contrato do Senna, mesmo porque a renovação do Prost excluía automaticamente a contratação do campeão brasileiro. Disse ele que tentou convencer a FIAT que a contratação do Senna teria enorme vantagem também para a filial brasileira. A repetida insistência se alongou por muito tempo para concluir-se ao final com um NÃO! e com o aviso de que a confirmação de Prost não deveria nem ser colocada em discussão, haja vista que, certa ou errada, tinha sido uma escolha do Agnelli. Ao final, a escolha de não contratar Senna foi ratificada pelo comitê executivo que na época era composta por Pietro Fusaro, Piero Ferrari, Cesare Romiti e Luca di Montezemolo. Por ironia do destino, no ano seguinte, o francês foi afastado ainda na metade do seu contrato depois de ter declarado que a Ferrari era "um caminhão" após ter chegado em 4º lugar a 1´20"de distância do vencedor Berger com Mclaren. O casamento Senna-Ferrari permanece como uma das maiores frustrações da F1. Já no tempo do Enzo Ferrari, o nome do Ayrton circulava em Maranello. Em 1984, depois do incrível segundo lugar em Montecarlo com a Toleman, o Drake ficou impressionado, mas preferiu confirmar Arnoux. Também em 1986 existiram outros contatos, mas o contrato nunca se concretizou. Finalmente, um outro episódio contado pelo Montezemolo. O ex-presidente fez mais uma tentativa antes do trágico acidente de Imola em 1994. "O Ayrton disse que o seu sonho era vir para a Ferrari, portanto tentaria liberar-se da Williams e que falaríamos depois de Imola."




Tradução Milton Bonani

Miltão-" Rui, vc viu esta reportagem?"
Eu - "Não Miltão"
Miltão-"Vou traduzir e enviar..."

Pois bem aí está, na bela tradução de meu amigo a história, no Corrieri,  da ida de Ayrton para Ferrari.
Os desdobramentos...

Obrigado Miltão, pelo carinho e amizade de sempre.

Rui Amaral Jr

OS DESDOBRAMENTOS

1990 Suzuka - Prost Ferrari 641 e Ayrton McLaren MP4/5B
1991- Prost e a Ferrari 643 a "carroça"!







  



10 comentários:

  1. Respostas
    1. Biju, o fofoqueiro da casa é o Caranguejo, aliás o Cuca também!!!!rsrsrsrsr

      Abração meu irmão....bem mais velho!!!!

      Excluir
  2. Acho que esse é um grande sonho de Ferraristas e Sennistas. Uma pena não ter se tornado realidade.

    ResponderExcluir
  3. Diferente do Rui, não sou fã da Ferrari, ao contrário. Não teria gostado de Senna pilotando oara o Cavalino Rampante.

    Claro que seria a soma dos mitos.

    A Ferrari escolheu Prost e foi a soma dos micos...

    Sou muito impressionado com a rodada que Prost dá na volta de apresentação em Imola, um vexame imperdoável.

    Mais adiante, a Ferrari imortalizou a cena de arrancar o adesivo com o nome Prost, para documentar a demissão do professor.

    Emerson bateu a Ferrari, Piquet também, Senna não foi diferente.

    Para completar meu choro anti Ferrari, lembro que Massa e Barrichelo foram prejudicados pela Scuderia.

    Mas um registro tem.que ser feito: na blogosfera brasileira, só o Histórias fez esse registro, que gera interesse no Brasil e no mundo todo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro amigo Walter, é uma acusação muito grave esta de que sou Ferrarista!rsrsr Acontece que tenho muitos amigos naquela "honorável sociedade" que atua na bela Itália, e fico prevenido ao comentar sobre a casa do Vecchio Mafioso!!!!rssrsrr

      Não suporto Prost, um campeão cujas atitudes extra pista sempre foram execráveis!

      Obrigado pelo carinho e amizade de sempre, um abraço.


      Excluir
  4. Meu amigo Rui sempre trazendo relatos maravilhosos de uma era de Ouro do automobilismo... Senna na Ferrari seria sensacional, mas na McLaren foi um mito e marcou a sua imagem como o melhor da sua geração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado meu amigo Danilo, pelo prestigio de sua audiência, amizade e carinho.
      Também acredito que fez mais na McLaren...

      Um abração.

      Excluir
  5. bom dia Rui ferrari e sempre ferrari pessoal de sangue quente como todo povo latino ate errados acham que tem razao infelizmente rubens e massa nunca foram do nivel de senna depois desses episodios via radio que passei a detestar a equipe nao os carros quem viu as 312 v12 em interlagos com seus urros vai entender o que escrevi um abraçao Rui

    ResponderExcluir
  6. È vero João Carlos, os dois, Rubens e Felipe, eram coadjuvantes, aceitaram e isto nos entristeceu.

    Muito obrigado pelo prestigio que seu comentário nos trás.

    Um abraço

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr