A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 21 de abril de 2020

Ferrari 156 - Shark Nose

Phil Hill
Carlo Chiti e equipe observam sua criação.


Criada para Formula Dois de um litro e meio – 1,500cc – a Shark Nose como conhecemos a bela Ferrari 156 ( 1,5=cilindrada, 6= nº de cilindros ) , foi utilizada no novo regulamento da Formula Um, à partir de 1961, que usaria motores desta cilindrada. Foi o primeiro carro da equipe com motor traseiro entre eixos.
Seu motor proporcionava um baixo centro de gravidade, era de tocada suave e principalmente o primeiro feito para a nova regulamentação da categoria. Seu chassi tubular já vinha na contramão dos projetos de então, vide Lotus, mas o conjunto bem acertado levou a Ferrari à vencer cinco das oito corridas do Mundial de Formula Um de 1961, em Spa fez os quatro primeiros, sagrando Phill Hill campeão numa acirrada disputa com Von Tripps, que infelizmente pereceu na corrida de Monza.
Em 1962 o carro foi um fracasso, e a história conta que descontente Il Comendatore mandou destruir os carros a machadadas!
Foi o último trabalho de Carlo Chiti e equipe para casa de Maranello, sendo ele e outros dispensados numa confusão digna de uma famiglia italiana. Aliás, o Caranguejo – Carlos Henrique Mércio – nos conta sobre em um de nossos posts.  

Foto Ferrari, corrida extra campeonato....
Von Trips
Hill
Ricardo Rodriguez
Olivier Gendebiem 
Von Trips
Richie Ginther
Giancarlo Baghetti
Wily Mairesse
Nesta foto de Willy Mairesse na frente parece um vidro maior atrás do parabrisa. 


Spa 1961
link


Largada Monza, von Trips na pole e Ricardo Rodriguez ao seu lado. 
Von Trips era o agora da Ferrari, pereceu na primeira volta da corrida, Ricardo o futuro...


Von Trips


Von Trips, Laura Ferrari e Phil Hill
A MULHER DE SATURNO
Texto Caranguejo - Carlos Henrique Mércio


O CARRO
As informações técnicas do carro tirei do site da Ferrari. Porém examinando detidamente este raio x, notei que na dianteira, à frente do radiador onde existem dois tubos, um segura o radiador e no outro me parece claramente uma barra estabilizadora, não citada pela Ferrari.
  
PS: Ainda sobre a barra estabilizadora; procurando em meus arquivos encontrei esta foto que mostra claramente que na suspensão traseira também havia uma barra estabilizadora. Vou corrigir nas especificações técnicas. Valeu Leone.


Motor
Posterior, longitudinal, 6V 120°
Diâmetro x Curso 73 x 58.8 mm
Cilindrada unitária 246.10 cm3
Cilindrada 1476.60 cm3
Taxa de compressão 9.8 : 1
Potencia máximas 190 CV a 9500 giros/min
Potencia especifica  129 CV/litro
Dois comandos de válvulas por cabeçote, 2 válvulas por cilindro
Alimentação 2 carburadores Weber 40 IF3C triplos
Lubrificação por cárter seco
Frição Multidisco


Chassi tubular em aço
Suspensão dianteira independente, com  quadriláteros (triângulos) transversais, molas helicoidais e amortecedores telescópicos e barra estabilizadora.
Suspensão traseira independente, quadrilátero (triângulos) transversal, molas helicoidais, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora.
Freios a disco nas quatro rodas.
Cambio cinco marchas + ré
Caixa de direção pinhão e cremalheira
Reservatório de combustível 150 litros
Pneus dianteiros 5.00 x 15
Pneus traseiros 6.00 x 15


Rui Amaral Jr

Fotos: Ferrari e arquivos

Um comentário:

  1. Obrigado Leone! O interessante é que depois de escrever este post, consultando o site da Ferrari, sem querer encontrei em casa um livro "O Carro" onde citam barras estabilizadoras na dianteira e traseira. Não gostei muito das informações técnicas, mas lá eles citam barras na dianteira e traseira. A dianteira encontrei no raio x, e a traseira numa foto que vou anexar ao post.

    Um abraço.

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr