A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sábado, 6 de agosto de 2011

MASERATI 250 F Superleggera - Ocarro que deu a Fangio seu 5º titulo mundial 1957

Fangio tocando com toda sua maestria, notem o contagiros.

O ano 1957 , Juan Manuel Fangio completaria 47 ( quarenta e sete ) anos , já havia sido Campeão do Mundo de Formula I quatro vezes , em 1951 pilotando uma Alfa Romeo , 1954 com Maserati e depois Mercedes Benz , em 1955 com a Mercedes Benz e 1956 com a Lancia Ferrari . Foi contratado pela Maserati para o lugar de Stirling Moss que iria para a Vanwvall . Iria pilotar a Maserati 250 F Superleggera , com esta denominação a Maserati corria na F I desde 1950 só que este carro era totalmente reformulado e conhecido como T 2 . 

O eixo traseiro DeDion com as molas semi elípticas transversais, cambio traseiro também transversal. Seu motor era um seis cilindros em linha , alimentado por três Weber duplos horizontais , duplo comando de válvulas no cabeçote , dupla alumage e virava 8.000 rpm rendendo então 270 hp .


  Ao longo dos anos este carro foi aprimorado , chegando a 1957 com uma silhueta mais suave , mais baixo e com a frente e traseira mais longas . A suspensão dianteira era de braços triangulares , amortecedores com molas e barra estabilizadora . A traseira era baseada no sistema De Dion com feixe de molas transversal . Cambio e diferencial eram na traseira . Seu chassi uma especialidade Maserati era todo construído de finos tubos de aço soldados . O T 2 era tido como um carro rápido em todo tipo de curvas e de pilotagem suave .

A beleza de suas linhas suaves.

Fangio em Monza.
Com ele Fangio chegou em primeiro em quatro corridas do Mundial de 57 , Argentina , Mônaco , França e a antológica vitória de Nurburgring no G P da Alemanha .
Jean Behra.
Largada do GP da Alemanha em Nurburgrig 1957, Fangio larga para ser campeão.

Alguns links para posts sobre Fangio, do Caranguejo e meus.


4 comentários:

  1. Ótimo post para um grande carro e um piloto mágico.Parabéns.
    Aqui em Salvador esta tudo bem.
    Abraços meu amigo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Rui. Tenho que fazer uma série de atualizações no blog, andei muito atrapalhado esses dias, mas volto a todo vapor já nessa semana. grande abraço !!!

    ResponderExcluir
  3. Essas fotos antigas coloridas são sempre bem vindas.

    Valeu

    ResponderExcluir
  4. Um carro lindo, rápido e nervoso.
    E aqui, no Brasil, o pessoal da pesada colocava uma motorzão Corvette de 4.500 cc com mais de 300 cavalos. Era uma loucura ver o Camillo, Gallucci, Ciro Caires, Ademarzinho, Carlos Aguiar descer o retão de Interlagos "segurando a barata".....Que saudade!

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr