A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 11 de abril de 2013

D3 algumas fotos...

que apareceram em nosso grupo da D3 no Facebook

 Interlagos, Teleco roda na saída do Laranja seguido por Mario Pati Jr, Gigante e Castro Prado...
Dado Andrade

As quatro fotos acima são do Fabiano Guimarães. 
Carlos Manzetti, Amadeu Rodrigues e ... 
Manzetti e Dimas em Jacarepaguá.
Opala entrando na Ferradura, as três fotos acima são do Manzetti.
 Ricardo Mogames quase na tomada da curva Três 
 Jaime Figueiredo
 Edson Yoshikuma
Ricardo Mogames, Yoshikuma, Jr Lara Campos e Amadeo Campos... nas fotos de Christian Gerschkovitch


quarta-feira, 10 de abril de 2013

Museu Le Mans

No ano passado meu amigo Luiz Fernando Lapagesse numa visita ao museu quando foi assistir as 24 Horas, abaixo algumas das fotos, um dia ele conta mais... 

Largada de 1968...
POLE #31  Jo Siffert/Hans Herrmann - Porsche 908
2º  #33  Rolf Stommelen/Jochen Neerpasch - Porsche 908
3º  #32  Gerhard Mitter/Vic Elford - Porsche 908
4º  #9    Pedro Rodriguez/Lucien Bianchi Ford GT40
5º  #24  Johnny Servoz-Gavin/Henri Pescarolo - Matra-Sports 630M
6º  #10  Paul Hawkins/David Hobbs - Ford GT40
7º  #34  Joe Buzzetta/Scooter Patrick - Porsche 908
8º  #27  Mauro Bianchi/Patrick Depailler - Alpine A220 Renault
9º  #11  Brian Muir/Jackie Oliver - Ford GT40
10º  #8  Willy Mairesse/"Jean Beurlys" - Ford GT40
11º  #28 Henri Grandsire/Gérard Larrousse - Alpine A220 Renault


 No belo painel o Porsche 917K que correu em 1970 com Brian Redman e Jo Siffert
 A Matra-Simca MS670B com que Henri Pescarolo e Gerard Larrousse venceram em 1973, atrás a Matra Sinca MS670 com que Pescarolo e Graham Hill venceram em 1972. 

 Jaguar XJR-9 LM de Jan Lammers/Johnny Dumfries/Andy Wallace vencedor em 1988
Ford GT40 da Ford France SA pilotado por Pierre Dumay/Henri Greder no ano de 1967, quebrou na volta 129. 

 Renault-Alpine A442A de Guy Fréquelin/Jean Ragnotti/José Dolhem/Jean-Pierre Jabouille 4º colocado em 1978.
Peugeot 908 HDi FAP de David Brabham/Marc Gene/Alexander Wurz vencedor de 2009



Renault 4CV - Rabo Quente

O 4CV, para nós no Brasil "Rabo Quente" de Élvio Ringel empurra o KG-Porsche de Moco nas MM Brasileiras de 1966. 

Outro dia ao mostrar a foto do Renault 4CV o Rabo Quente, nas Mil Milhas Brasileiras empurrando o KG-Porsche da Dacon algum amigo, aqui ou no Face, perguntou se fora do Brasil esse carro participava de competições. Pois bem, não encontrei muita literatura à respeito, mas em compensação logo após meu amigo Juanh mostra algumas fotos de Le Mans 1951 quando alguns deles aparecem e ontem à noite conversando com meu amigo Luiz Fernando Lapagesse o assunto veio à baila e ele me contou de sua visita ao museu das 24 Horas e enviou algumas fotos, agora mostro as fotos do 4CV, depois mostro as outras fotos e conto da visita. 


 Le Mans 1951

Luiz Fernando Lapagesse no museu
 Le Mans 1950, o 27º colocado de Just-Emile Vernet e Roger Eckerlein
O 4CV de Jacques Lecat e Louis Pons

Le Mans 1950

Posição 

24º  #46  Renault 4CV - Jean Sandt/Hervé Coatalen
Vencedor do Index de Performance na Classe 751 à 1.00cc

25º   #48 Renault 4 CV - Jacques Lecat/Louis Pons - 760cc Classe S 1.1 - 170 voltas
 
27º  #45 Renault 4 CV - Just-Emile Vernet/Roger Eckerlein - 760cc Classe S 1.1 -158 voltas

Mais quatro Renault 4CV correram.
Vencedor na geral o Talbot Lago T26GS de Louis Rosier/Jean-Louis Rosier completou 256 voltas.


Le Mans 1951

24º  #50  Team Renault - Renault 4 CV - Francois Landon/André Briat - 747cc Classe S750 2668.755 KM percorridos
Vencedor do Index de Performance na Classe 501 à 1.100cc

Mais quatro Renault 4CV correram.
Os vencedores Peter Walker/Peter Whitehead pilotando um Jaguar XK-120C completaram 3.611 KM

Encontrei mais três 4CV nas Mille Miglia de 1951





terça-feira, 9 de abril de 2013

Na F. VEE com Heitor

Heitor Luciano Nogueira Filho

Após a segunda etapa do Campeonato Paulista de FVee, onde nosso motor foi aberto na verificação técnica, aproveitamos para fazer uma revisão e descobrimos que as bronzinas já apresentavam algum desgaste e resolvemos trocá-lãs. Isso nos obrigou a fazer um novo amaciamento no primeiro treino da quinta feira, o que logicamente foi feito " de acordo com o manual " kkkkkk
Nos treinos seguintes fomos avaliando se não ocorreram mudanças significativas no comportamento do motor o que implicaria em um ajuste do mapa da injeção. Depois do segundo treino notamos que o motor estava trabalhando mais " pobre" e demos uma pequena " enriquecida" no mapa.
Na sexta feira pela manhã caiu uma bela chuva em SP e com isso resolvemos não participar do primeiro treino, já que tínhamos feito alguns ajustes no alinhamento do carro visando conseguir aumentar nossa velocidade de contorno nas curvas, e com essa condição de piso molhado, não teríamos as condições para avaliar a mudança. Felizmente a chuva parou e a pista começou a secar rapidamente e para o segundo treino a pista já estava em cerca de 85% das condições, apresentando apenas alguns pontos ainda com umidade. Saímos para a pista e logo nas primeiras voltas já senti os efeitos da mudança e num primeiro momento nossos tempos pioraram ao invés de melhorarem, mas comecei a entender melhor o comportamento do carro e modifiquei um pouco a minha pilotagem e no meio do treino já tínhamos alcançado uma marca semelhante à melhor que eu tinha feito com o alinhamento " antigo" . Parei nos boxes e alterei um pouco a calibragem dos pneus visando aproveitar melhor o novo comportamento do carro. Entrei novamente na pista e agora com a calibragem dos pneus mais acertada, comecei a exigir o máximo do carro e fui gradativamente abaixando o tempo até chegar a uma marca de 2.03.35, que era meio segundo mais rápido do que a marca anterior !!!! Finalizamos nosso trabalho de sexta feira e fomos descansar para estarmos 100% no sábado.
O sábado amanheceu com sol forte e já anunciava que os motores boxer refrigerados a ar passariam por uma prova de fogo !!!





Logo que abriram os boxes para a Tomada de Tempos já entrei na pista e andei forte. Logo após minha primeira volta, quando entrei no S do Senna pude notar alguns carros batidos e em uma fração de centésimos de segundo já fiquei alerta sobre algo de estranho que estava acontecendo...quando mudei a trajetória para fazer a segunda perna do S e a suspensão apoiou no lado esquerdo, imediatamente começou a escorregar de frente. Havia muito óleo na pista. Na minha cabeça passou o filme de o carro saindo da pista e espatifando-se junto com os outros, tive o reflexo de voltar o volante para a posição reta e acelerei tudo para tentar " alongar" a rodada e sair fora do lado externo da curva. Por um milagre a manobra deu certo e acabei rodando bem longo, indo parar no lado externo do Sol, escapando do guard-rail externo da segunda perna do S. Ainda desengatei o carro e deixei ele ir rodando de marcha ré para me afastar o mais longe possível daquele cenário de destruição.....quando o carro entrou na grama, acionei os freios , vi que não vinha ninguém, engatei a primeira e me mandei dali. As bandeiras vermelhas já estavam por toda a pista. Entrei nos boxes e o Guerra me informou que havíamos assinalado a melhor volta até aquele instante e ficamos aguardando a decisão da direção de prova. O que ocorreu foi o rompimento de uma mangueira de óleo do radiador do carro 7 exatamente entre a primeira e segunda perna do S e foi vazando óleo até o fim da reta oposta. Logo depois veio o carro 12 , escorregou no óleo e bateu de frente nos pneus, 5 segundos depois veio o 36 e ia bater no meio do 12, mas o piloto teve o reflexo de virar levemente para a esquerda e com isso bateu nos pneus e não no 12. Mais 3 segundos e veio o 82 e bateu a 1 metro do local que estava o 36. Cinco segundos depois foi a minha vez de passar pelo local, felizmente sem conseqüência alguma além do susto. Ai já agitaram a bandeira de pista escorregadia e em seguida a bandeira vermelha.



Após vinte minutos, espalharam o produto para absorver o óleo e liberaram a pista, embora ainda estivesse com resíduos do óleo e do produto. Fui fazendo as voltas e indo de forma gradual no local do acidente, pois não queria correr o risco de bater o carro. Fui aumentando a velocidade até o ponto da ultima volta a pista já estar praticamente 100% e consegui uma boa volta com 2.03.195, o que deixou com a POLE-POSITION da 3a Etapa !!!
Finda a Tomada de tempos, não havia nada a ser feito no carro além do abastecimento e foi exatamente o que fizemos....apenas abastecemos o carro.
Após realizarmos a volta de apresentação, alinhei o carro na marca do Pole e aguardei pelas luzes vermelhas . Uma, duas, três, quatro e APAGARAM !!! Larguei bem não deixando o carro destracionar demasiadamente e já tomei a linha do meio para entrar no S do Senna. Fiz toda a primeira volta em primeiro, mas na hora da subida após a Junção sofri o inevitável, eu sendo o líder era o único que estava " de cara pro vento" e com isso todos de trás usaram o vácuo menos eu...pouco antes da linha de chegada fui ultrapassado por três carros, caindo para quarto, mas não me preocupei pois sabia que isso iria acontecer. Agora que estava atrás de alguém, era a minha vez de usar o vácuo, e assim o fiz...Ultrapassei dois carros e o terceiro quebrou, me deixando na liderança até com uma certa folga, deixando o segundo longe do meu vácuo. No entanto após umas três voltas, senti o carro perder estabilidade principalmente nas curvas para a esquerda e também uma queda na eficiência dos freios. O segundo começou a encostar novamente e eram dois carros , o Nenê e o Gláucio. O comportamento foi piorando e na 10 volta quando tentei defender a posição na freada do Lago as rodas dianteiras bloquearam devido ao problema nos freios e eu passei reto, fazendo a volta na área de segurança o que me fez perder a liderança , o segundo e terceiro lugares, caindo para quarto. Entendi que havia algo bem errado e imaginei que teria que mudar meus pontos de frenagem, antecipando-os em 50 metros para não correr novamente o risco de perder novamente a freada. 



Rapidamente me adaptei à nova situação e comecei a encostar no terceiro, o Zaza com o carro 71. Dei o bote nele no Bico de Pato e comecei a encurtar a distancia dos dois ponteiros reduzindo a desvantagem de 5 segundos para 1 segundo na última volta, mas sem tempo para fazer mais nada, preferi ficar com a terceira posição , que foi muito bom devido à situação do carro. Após o término da corrida , imediatamente sai do carro e fui ver o que tinha causado essa queda de performance na suspensão e nos freios. Descobrimos que o cubo de roda traseiro direito estava danificado, gerando uma excessiva folga de mais de 3 graus para todos os lados !!!! Com essa folga toda além de logicamente acabar com a precisão da suspensão, o disco movendo-se nas retas afastava as pastilhas e no momento da freada, ao invés dele frear instantaneamente, ele tinha que primeiro " encostar" novamente as pastilhas e só depois iniciaria a frenagem....
Depois que vi o tamanho do problema, fiquei bem satisfeito em ter finalizado em terceiro lugar, o que me tirou da sétima colocação do campeonato e me colocou na terceira posição, apenas quatro pontos atrás do líder Fernando Monis.

Heitor Luciano Nogueira Filho


Gláucio, Nenê e Heitor


GRID

1o.- Heitor Nogueira Filho - # 55 - HT Guerra/MK - 2m03s195
2o.- Matheus Jacques - # 14 - Vivo Sabor/Kalena - 2m03s265
3o.- Luis Nenê Finotti - # 0 - LF Comp. - 2m03s790
4o.- Fernando Monis - # 34 - Monis Racing/TJ Comp. - 2m.05s.146
5o.- Rodrigo Rosset - # 19 - Ramazza Seguros - 2m05s522
6o.- Marco Vale - #44 - San Race - 2m05s.607
7o.- William Daulisio - #71 - Epenezer/Wessler - 2m05.702
8o.- Arthur Leme - #51 - Alfia Peças - 2m06s.243
9o.- Glaucio Doreto - #89 - Emilio Conf - 2m06s493
10o.-Sandro Freitas - # 17 - San Race - 2m06s702
11o.-Kenner Garcia - #12 - Competikar - 2m.07s369
12o.-Daniel Ebel - #32 - TJ Comp. - 2m.08.s323
13o.-Bruno Leme - 378 - Alfia Peças - 2m08s.335
14o.-Marcelo Chamma - #30 - LF Comp. - 2m08s.479
15o.-Cristiano Gameiro - # 82- Vee Racing - 2m08s994
16o.-Flávio Matheus - #36 - TJ Comp. - 2m10s.741
17o.-Eduardo Dias - # 8 - San Race - 2m10s973
18o.-Eduardo Leal -  #13 - 2m.16s463
19o.-João Tubino Neto - #50 - s/tempo


FINAL

1o.- Luis Nene Finotti - # 0 - LF Comp. - em 12 voltas e 25m27s585
2o.- Glaucio Doreto - #89 - TJ Comp/Emilio
3o.- Heitor Nogueira Filho - #55 -HT Guerra/MK
4o.- William Daulisio - #71 - Epenezer/Wessler
5o.- Kenner Garcia - # 12 - Competikar
6o.- Eduardo Dias - #8 - San Race -
7o.- Sandro Freitas - #17 - San Race
8o.- Marcelo Chamma - # 30 - LF Competições
9o.- Emilio Padrón - # 7 - EF Preparações
10o.-João Tubino Neto - #50 - Tj Competições




FOTOS: Ana Luiza Andreoni, Rodrigo Ruiz, Pavan Fotografia, Diogosil e Marcus Pavan.




segunda-feira, 8 de abril de 2013

SÁBADO...

um bando de amigos se reuniu, fomos assistir entre outras a corrida do Heitor na F. VEE, algumas boas corridas e as arquibancadas vazias. Mas o que ficou foram essas imagens dos amigos, mais tarde o Heitor vai contar sua corrida...

A seguir as fotos do bando, ops perdão, famiglia, ops, os amigos, faltou o Fritz Jordan, que tive o baita prazer em conhecer e o Ceregatti que está de castigo pois não deixou ninguém em paz! 

Joel Marcos Cesetti, eu, Chico Pellegrino, Paulo Tohmé...
 Fernando "Hiperfanauto"Fagundes, Joel, Heitor, Chico e eu...
 Joel, Tohmé, Chico e Paulo Aidar...
 Joel, Chico, eu e Chico Lameirão...
Parece que Chico quer desbancar o Milton na NASCAR!

Nosso fotografo, Fabrizio Pellegrino...
 Fernando conversa com Ricardo Bock e Duran enquanto Ricardo Bifulco conversa com Chico e Joel faz pose!
Regi NatRock - Reginaldo Vitulo - conversa com Roberto Zullino, atrás Claudinho Carignato, eu e Ricardo Bock...
Duran para variar não para de falar nem para foto, os Ricardos, Bock e Bifulco e Fernandão parece não acreditar no que ouve!!!!rs 
 Ricardo e Jacob Kounrouzan...
 Pois é Chico passei o Duran por fora naquela curva...
 Duran, Chico, os Ricardos e eu, rsrsrsr...
Duran, falando...os Ricardos e Fernando

FOTOS: Joel e Fabrizio

Pio, Pio, Pio...


Meu saudoso pai, Wilson Souto Maior, conheceu o Expedito na Mercedes-Benz em São Bernardo dos Campos, éramos vizinhos, e ai nasceu a nossa amizade.
O serviço deles, incluía viajar e visitar diversas concessionárias, a grande maioria no sul do pais. Essas viagens eram feitas num fusquinha “pé de boi” da Mercedes sempre pelos dois, mas, houve uma única vez, em que um piloto de teste chamado Celso Graminha foi junto não sei porque razão.
Meu pai já estava acostumado a andar com o Marazzi e sabia do que ele era capaz de fazer com um simples fusquinha, e segundo ele, o Celso era um excelente piloto de testes.
A certa altura da viagem, o Celso pela primeira vez pegou o carro. Meu pai, um grande “barbeiro seguro” segundo o Marazzi, nunca dirigia. Expedito foi meio que deitado e entediado no banco de traz, meu pai, lógico no carona. No meio de uma serra, Expedito quase que dormindo disse:

-Tá lento...

O Celso olhando pelo espelho retrovisor perguntou em tom de brincadeira:

-Você faz melhor ?

-Mais rápido e melhor.

O Celso parou o carro imediatamente abrindo a porta e descendo do carro.

-Então vem e faz.

Meu pai meio que rindo sem graça disse:

-Não faz isso não Celso...

Expedito foi para o volante e o Celso para o banco traseiro.

Bom, da para imaginar o que o Marazzi fez com o carro.

Depois de uns cinco minutos, o Celso Graminha começou a pia sem parar.

-Pio, pio, pio, pio...

Meu pai irritado perguntou:

-Tá piando porque ?

-Bom “seu” Wilson, já ouvi falar de tanta gente que morre sem dar um pio que estou dando todos os que posso.

Claro, todos caíram na gargalhada, e jamais um piloto experiente como o Celso ficaria com medo do que o Expedito estava fazendo. Mas segundo meu pai, a coisa era muito assustadora, e, só quem conhecia e já andava há muito com o Expedito ficava tranqüilo.

Meu pai; o velho “Seu” Souto, contava esta historia sempre, as vezes na frente do Expedito que ria a valer, ao que meu velho sempre dizia:

-Você tá rindo, pois não era você que estava no banco do carona segurando no PQP.

Mario Cuca

Podium de Turismo 5.000 Expedito de macacão azul, em 1º Ney Faustini e de macacão branco e azul João Lindau.
#88 Expedito em Jacarepaguá...