A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

CAMPEÃO

Celidonio recebe a bandeirada e Camilo vibra!

Camilo e seu tio Chico Landi
Escrevi o texto "Amarelo 18" e postei logo que comecei o Historias, três anos atrás, depois mostrei mais uma vez. Hoje no Facebbok um amigo escreveu algo sobre o Camilo e mostrei à ele.  
Algum tempo depois de postar, tive a oportunidade de comentar o post com dois amigos, ambos envolvidos diretamente nesta historia, o Jan -Jan Balder- e Mestre Crispim, um querido amigo.
Confesso a vocês, que anos mais tarde, já conhecendo o Camilão, me desiludi um pouco com sua tocada, para algum tempo depois voltar a admirar sua garra e força de vontade para fazer o que gostava e sabia muito bem!
Hoje guardo no coração algumas vezes que estive com ele e alguns de nossos papos, não foram muitos, mas muito mais do que isto, hoje sei que naquele dia estava certo, Glória Eterna a você Camilo, nosso campeão!    

 Duas fotos de meu amigo Mike Mercede, no alto Celidonio volta à corrida depois de abastecer, ele já vinha tocando e Camilo não quis substitui-lo. A outra acredito que na Ferradura.


AMARELO 18

“O ano era 1966, eu então com 13 anos, já vinha perturbando minha mãe,"quero ir assistir as Mil Milhas o Camilo vai ganhar", ela não me deixou ir assistir a largada que era a meia noite, assim que amanheceu pedi para alguém me levar até Interlagos, que na época era no fim do mundo, não lembro quem me levou. Do lado de fora do autódromo, já entrando, o amigo que tinha ido comigo e eu falávamos ao ouvir o ronco dos motores, “é o Camilo“. Devia ser umas 9h, e para nossa decepção não era ele quem liderava. Suprema ousadia, a prova era liderada pelo Pace com KG-Porsche seguido se não me engano pela dupla Jan Balder/Emerson Fittipaldi com Malzoni, para nós na época, simples figurantes no palco montado para vitória de nosso campeão. Não sabíamos nós de todas as glórias que estes três rapazes nos trariam no futuro, já estávamos vendo uma página da história. De repente a liderança passou ao Emersos/Jan, e lá vinha o Camilo, com aquele ronco ensurdecedor do V8, e nós torcendo. Acho que eles nem sentiram o gosto da liderança, um problema no motor os fez parar logo depois, e para nossa alegria lá vinha o Amarelo 18 na liderança. Se não me falha a memória, depois foi só entregar o carro ao Celidonio e comemorar a bandeirada de vitória.
Posso estar muito enganado, mas no troféu das Mil Milhas está escrito "Gloria eterna aos vencedores das Mil Milhas" deve ter sido o Barão, Wilson Fittipaldi que idealizou e realizou as Mil Milhas quem a escreveu.
Neste dia a gloria, para nossa felicidade, foi da dupla Camilo/Celidonio. Voltamos para casa felizes, tivemos que descer até o Largo do Socorro para pegar um táxi, uma baita caminhada, só falávamos da vitória do Amarelo 18 do grande Camilo Cristófaro.”


Rui Amaral Jr

NT: As Mil Milhas Brasileiras foram idealizadas e realizadas por Wilson Fittipaldo e Eloy Gogliano. 



quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Rolf Stommelen


Com o Eifelland Caravans -March 721 Cosworth- Mônaco 1972

Outro dia comentando sobre o Eifelland Caravans de Rolf Stommelen, no blog do Chico, me referi ao carro como uma tranqueira com um grande piloto, o carro era apenas um March 721 com alguns afrescos, mas o piloto, um senhor piloto!
Para quem acompanha somente a Formula Um, uma carreira de 54 Gps, e os poucos 14 pontos marcados em seus nove anos na categoria, e seu único podium em Zeltweg no GP da Áustria em 1970, não sejam uma referencia exata para a tocada desse piloto vitorioso. 
Aos vinte e três anos, numa época em que os pilotos começavam a se destacar com mais idade, venceu a Targa Flório de 1967, e continuou ao longo da carreira colecionando vitórias nos carros Esporte e Protótipos. .
Venceu muito, com Alfa, Porche...
Em 1978 correu as 24 Horas de Le Mans pilotando um Porsche 935 "Moby Dick" e foi o primeiro carro a alcançar a velocidade de 365 km/h na reta de Mulsanne, e em 1979 correndo com o Porsche 935/77A com o ator/piloto Paul Newman e Dick Barbour, chegaram em segundo lugar, quando poderiam ter vencido não fossem os 25 minutos parados no Box por causa de uma roda que teimava em não sair.
Um carreira sem duvida vitoriosa, que terminou aos 40 anos à bordo de um Porsche 935 em Riverside.    

1970 o único podium, na Austria em Zeltweg com Brabham BT33, 3º lugar.
 Com  o belo Arrows FA1 em 1978 em Kyalami
Seu Embassy Hill após a panca em Montjuich 1975 
Correndo para Hill no Embassy GH1 em Monza 1975
Aos 23 anos vencendo a Targa Florio 1967 com Paul Hawkins no Porsche 910/6
 Paul e Rolf nas 24 Horas de Le Mans 1979, abaixo o Porsche 935 da dupla.

 Rolf com a Alfa T33 em Brands Hatch 1971
 Com a Alfa TT33/3 12 cilindros nos 1.000 KM de Nurburgriing
Com o Porsche 935 da Equipe Georg Loos


Apenas um pouquinho de sua grande carreira!

Rui Amaral Jr


terça-feira, 27 de novembro de 2012

CAMPEÃO...


Adrian, Vettel e Christian Horner

Já repeti mil vezes; quem vê de fora nunca sabe o que acontece num carro de corridas!
No domingo na decisão do mundial de Formula Um, algo aconteceu no Red Bull de Vettel depois da batida na primeira volta. 




Transcrevo a seguir um depoimento de Adrian Newey...

Adrian Newey : "To be perfectly honest after the first lap I thought it was probably all over. I was pretty surprised to see the car going. Sebastian radioed in thinking he wasn't going to be able to get going. We then photographed the car going past and saw all the bodywork damage, and more worryingly almost, a huge crease in the exhaust system. Normally that sort of damage the exhaust is going to crack and the bodywork will catch fire and that will be the end of that. All we could do was change the engine mapping to keep the exhaust as cool as we could. We obviously lost performance with all that damage which is why in the middle stint we put him on the hard tyre hoping that would last longer but of course with all the damage the balance of the car was so good. So he went to the point where he had to come in because the tyres had gone but we knew it could rain any minute. But as usual you can only put on the tyres that are appropriate for the weather conditions - you can't rely on the weather forecast. And of course one lap later it was raining and we needed intermediates. But by then the radio had gone, Sebastian arrived in the pit lane unexpected and wanting intermediates."  

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Minha tradução, algo parecida!

Honestamente, após aquela primeira volta, fiquei muito surpreso ao ver o carro de Sebastian ir tão rápido quanto ia. Em seguida fotografamos o carro quando passava e vi um rasgo enorme na carroceria, e o mais preocupante, um vinco enorme no sistema de escape. Normalmente um dano desses vai fazer a carroceria pegar fogo e é o fim de tudo. Tudo que podíamos fazer era mudar o mapeamento do motor, para manter aquele escape numa temperatura mais amena. Obviamente que perdemos desempenho, e paramos para colocar pneus mais duros, assim o equilíbrio do carro não era o ideal.
Novamente ele teve que trocar os pneus, e mesmo sabendo que poderia voltar a chover em qualquer instante, sabíamos que correríamos um risco colocando pneus slicks novamente. O rádio de Sebastian não funcionava e quando ele chegou inesperadamente ao PT, sinalizou querendo os pneus intermediários...” 


Assim se faz um Campeão, com competência e sorte!

Obrigado Doris, bjs

Rui Amaral Jr 

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Chico e Ricardo

Sexta Feira passada no programa Sob Nova Direção, Chico Lameirão e Ricardo Achcar, entrevistados por Ricardo Bock e por este pretenso escritor. Foi muito bom, o papo fluiu solto, com esses dois ícones de nosso automobilismo, Chico campeão brasileiro de Formula Ford, Formula Super Vê entre tantos outros títulos, e  Ricardo como piloto campeão de Formula Vê e construtor do Polar, que entre a Divisão 4 e Formula Vê fez tanto sucesso. 


Gláucio, eu, Chico, Ricardo e Ricardo após o programa.

 Chico com o Polar em Interlagos, atrás o amigo Julio Caio

link para vários posts sobre Chico 


Nelson Piquet e o Polar

Ricardo no Historias 

Agradeço aos amigos Gláucio, Sergio e Cássio a acolhida.

NT: No momento preparo o projeto de um programa, em que falaremos e mostraremos apenas o automobilismo de competição, em minha cabeça um lugar em que os amigos poderão falar livremente do automobilismo atual e do passado, para isso conto com a ajuda de meus amigos do Programa Sob Nova Direção.





  

domingo, 25 de novembro de 2012

GP Brasil 2012 ESPETACULAR!



 Tião é Tri!

Não sei vocês, mas eu assisti uma grande corrida, corrida não de um único campeão, mas de vários! Mesmo na pistinha em que se transformou nosso TEMPLO, ela foi digna de um grande final de campeonato, e por fim venceu esse menino com seu jeito alegre e simples e que hoje é tri campeão do mundo de Formula Um; Sebastian Vettel. 
Campeonato difícil e bem disputado, no começo a Ferrari claudicou, a McLaren que era um ótimo carro teve inúmeros problemas, assim como as Red Bull, mas três nomes se sobressaíram, Vettel, Hamilton e Alonso, fora grandes tocadas dos sempre competentes Button, Kimi.
Até Schumacher em um gesto simpático se despediu das pistas levando uma bandeira quando se dirigia ao grid, e depois emocionado ficou um tempão ao lado de Vettel, via-se em seu rosto a alegria!
Da corrida poderia ficar aqui escrevendo uns dois dias, e nunca conseguiria descrevê-la! A Force India liderando e depois Hulk se envolvendo com Hamilton, a chuvinha que foi e voltou, a volta de Massa à luta, e por final a vitória de um grande piloto, Janson Button. 
Vamos esperar agora 2013.

Com fotos de minha amiga Lucia e do amigo Alysson, postadas no Facebook, dedico este post com carinho a todos meus amigos, especialmente ao João Carlos Bevilacqua e Milton Bonani. 

1ª volta, Bruno encontra Vettel. 
 Sinceramente Bruno, vai para casa, histórias para contar aos netos já são muitas!
Vettel vê tudo ao contrário!
2ª volta Alonso passa Webber e Massa.
Button, outra grande corrida.

Assim terminou o Red Bull de Vettel.

No link 16m de uma bela corrida!

É só abaixar o som para não ouvir asneiras e assistir novamente o espetáculo!

Resultado 

1 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes): 1h45m22s656 (71 voltas)
2 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari): a 2s754 (71)
3 - Felipe Massa (BRA/Ferrari): a 3s615 (71)
4 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault): a 4s936 (71)
5 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes): a 5s708 (71)
6 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault): a 9s453 (71)
7 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes): a 11s907 (71)
8 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari): a 28s653 (71)
9 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari): a 31s250 (71)
10 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault): a 1 volta (70)
11 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault): a 1 volta (70)
12 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth): a 1 volta (70)
13 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari): a 1 volta (70)
14 – Heikki (HOL/Caterham-Renault): a 1 volta (70)
15 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes): a 1 volta (70)
16 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth): a 1 volta (70)
17 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth): a 2 voltas (69)
18 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth): a 2 voltas (69)
19 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes): a 3 voltas (68)

A você Caranguejo, que gostou muito do resultado, aliás eu também!

FOTOS: AP , Reuters , AFP
TERRA FORMULA UM




GP Brasil 2012

Parabéns Campeão!

sábado, 24 de novembro de 2012

GP Brasil 2012 -grid

 Hamilton

Vettel
Alonso

GRID


1: Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min12s458 
2: Jenson Button (ING/McLaren) - 1min12s513
3: Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min12s581
4: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) -1min12s760
5: Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min12s987 
6: Nico Hulkenberg (ALE/Force India) - 1min13s206
7: Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min13s253
8: Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) -1min13s298
9: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min13s489
10: Paul Di Resta (ESC/Force India) - 1min14s121
11: Bruno Senna (BRA/Williams) - 1min14s219 
12: Sergio Pérez (MEX/Sauber) - 1min14s234 
13: Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1min14s334 
14: Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - 1min14s380 
15: Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) - 1min14s574 
16: Pastor Maldonado (VEN/Williams) - 1min13s174 (punido pela FIA em dez posições)
17: Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso) - 1min14s619
18: Romain Grosjean (FRA/Lotus) - 1min16s967 
19: Vitaly Petrov (RUS/Caterham) - 1min17s073 
20: Heikki Kovalainen (FIN/Caterham) - 1min17s086 
21: Timo Glock (ALE/Marussia) - 1min17s508 
22: Charles Pic (FRA/Marussia) - 1min18s104 
23: Narain Karthikeyan (IND/HRT) - 1min19s576
24: Pedro de la Rosa (ESP/HRT) - 1min19s699


FOTOS: Reuters , AP

TERRA FORMULA UM 

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Ricardo e Chico

Chico e Ricardo

Hoje às 17h no programa Sob Nova Direção os amigos tão caros, Chico Lameirão e Ricardo Achcar serão entrevistados por outro amigo o Sérgio Albuquerque e seus convidados. Imperdível, infelizmente não poderei comparecer, mas estarei vendo e ouvindo atentamente.

17h


quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Ao Mestre com carinho.

 O eterno Luiz e seu Berta
 Emerson vencendo em Watkins Glen

OS ALICATÕES

 Jr Lara
 Ricardo Bock
 José Ferraz
 Duran

Francis
Eu, ôpa! Não sou Alicatão!rsrsr
Orlando, Rui, Duran, Ferraz, Jr

Um forte abraço Mestre, da Alicatada reunida!



Ferrari no GP Brasil 2012




GP del Brasile - Massa: "Cercherò di conquistare la terza vittoria qui”. Alonso: “Mi comporterò come un fine settimana qualunque”


Interlagos, 22 novembre – Iniziata a metà marzo a Melbourne, in Australia, la stagione più lunga nella storia di questo sport culminerà qui a San Paolo questa domenica. E sarà un finale vero, dato che c’è ancora in palio il titolo Piloti, circostanza per cui i due contendenti rimasti in lizza, Fernando Alonso e Sebastian Vettel, sono stati entrambi chiamati alla conferenza stampa della FIA di oggi sul circuito José Carlos Pace. E non sarebbe Brasile senza Felipe Massa, compagno di squadra in Ferrari di Fernando. 

Come era prevedibile, non ci sono state molte domande per il Paulista, perché l'attenzione è tutta focalizzata sul duello al vertice; resta comunque chiaro dalle risposte di Felipe che è molto motivato per affrontare la sua gara di casa. Alla domanda su cosa potrebbe fare domenica per aiutare il suo compagno di squadra, ha risposto: “Prima di tutto, cercherò di vincere qui per la terza volta. È sempre il modo migliore per affrontare tutte le gare, ovvero pensando sempre alla possibilità di vittoria. Naturalmente, questo è un posto molto speciale per me e cercherò di vincere. Spero che Fernando arrivi secondo e vinca il campionato senza problemi!” Alla domanda su un bilancio della stagione appena passata, il brasiliano ha ammesso che è stato un periodo difficile. “Questo è stato un anno complicato e, anche in gare in cui stavo andando bene, per vari motivi, i risultati non arrivavano. Ma, dopo il mese di agosto, tutto è andato meglio, ottenendo il giusto risultato in quasi ogni gara, quindi è stata un’ottima seconda parte di stagione e una buona preparazione per il prossimo anno”. 

Per quanto riguarda Fernando, lo spagnolo ha respinto le voci sul fatto di subire molta pressione. “Mi comporterò come fosse un fine settimana qualunque, cercando di conquistare più punti possibile”, ha esordito il pilota della Ferrari. “Sarebbe bello finire sul podio con un punteggio minimo di 15 punti e poi, una volta tagliato il traguardo, vedere dov’è Sebastian e cercare di fare i calcoli. Così, finire sul podio e conquistare più di 13 punti è la nostra priorità. Quello che farà la Red Bull non è nelle nostre facoltà: noi non abbiamo molto da perdere, possiamo solo vincere e cercare di fare del nostro meglio”. 

Interrogato sulla penalità relativa al cambio che il team ha optato per Massa ad Austin, Fernando con sicurezza ha giustificato la scelta presa. “Penso che abbiamo visto molte squadre, quest’anno e in passato, fare determinate cose per ottenere un vantaggio strategico, sfruttando i limiti del regolamento”, ha dichiarato lo spagnolo. “Quella di portare entrambe le vetture sul lato pulito della pista è stata una decisione strategica, dato che c’era in palio anche il titolo Costruttori. Ha funzionato abbastanza bene e, anche se qualche persona ha storto il naso, io sono sempre orgoglioso della mia squadra, perché dice sempre la verità su ciò che fa”. 

Il paragone con il finale di stagione di Abu Dhabi 2010 è naturale in questo fine settimana: allora nel Golfo era Fernando ad avere un vantaggio significativo rispetto a Vettel, con il pilota tedesco che però avrebbe poi conquistato il titolo. “Questa volta la situazione è diversa, perché ora abbiamo a disposizione DRS e KERS, che rendono il sorpasso più facile e, anche partendo dietro in griglia, si possono guadagnare posizioni, come del resto abbiamo visto nel GP di Abu Dhabi quest’anno, quando Seb è partito in ultima posizione finendo sul podio”, ha detto Fernando. “Questa è la Formula 1, questo è lo sport e può succedere di tutto fino alla bandiera a scacchi. Noi cercheremo di fare del nostro meglio e di salire sul podio. Se vinceremo saremo molto felici, ma sappiamo che abbiamo bisogno di qualche strana combinazione di risultati. Se non vinceremo, ci congratuleremo con lui (Vettel) e riproveremo l’anno prossimo. Se la gara avverrà in circostanze normali finirà nel secondo modo, perché sarà molto difficile recuperare 13 punti. Se succede qualcosa, invece, forse possiamo vincere il campionato. Ma, dato che non tutto dipende da noi, la pressione è decisamente inferiore”. 

Anche se questa stagione non è ancora giunta al termine, i pensieri già si spostano al 2013 e Fernando ha spiegato quale dovrebbe essere l’obiettivo per la Scuderia Ferrari durante l’inverno. “Da quando è scesa in pista a Jerez, non siamo rimasti soddisfatti della vettura, ma siamo riusciti a migliorarla abbastanza da finire per lottare per il titolo, quindi ci saranno molti cambiamenti per il prossimo anno. Rispetto alle altre squadre, dovremo lavorare di più durante l'inverno per colmare il divario”. 

Tra i presenti alla conferenza FIA di oggi, anche Michael Schumacher, che domenica calerà il sipario su una carriera lunga vent’anni. Alla richiesta di un commento, Fernando ha offerto questo elogio al suo grande rivale. “È stato un privilegio correre contro Michael, il cui record farà parte della storia della Formula 1 per molto tempo. Abbiamo avuto alcuni grandi battaglie e Michael ha sempre “intimato” grande rispetto in pista e ha cambiato un po’ questo sport”.


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Enquanto Alonso diz que é um fim de semana qualquer, Massa procura sua terceira vitória.
A Ferrari comenta a tranquilidade de Alonso, que diz esperar a largada para ver o comportamento de Vettel, para depois tentar descontar os pontos necessários para ser campeão, se possível.
Quanto à manobra da equipe para tirar Massa de sua frente em Austin, Alonso diz ser natural, pois ele briga pelo campeonato, e em outras equipes fariam a mesma coisa.
Diz que agora é diferente pois a Ferrari dispõe do DRS e KERS, ao contrário de Abu Dhabi, quando Vettel saiu da última posição e terminou no podium.
Ao final Alonso diz que será muito difícil recuperar os treze pontos, e que tudo não depende dele e da equipe!

Me desculpem por não traduzir o texto integralmente.

Rui Amaral Jr